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Franquias para cidades pequenas

Franquias para cidades pequenas: saiba em qual marca investir no interior

Existem franquias para cidades pequenas? Muitas vezes, ao pensar sobre onde investir no franchising, tem-se a crença de que isso precisa ser feito em grandes centros urbanos, que comportam shoppings centers e centros comerciais cheios de clientes. Essa ideia vem do fato de que algumas marcas de franquias, principalmente as maiores, estabelecem regras de abertura somente em cidades com uma quantidade mínima de habitantes.

Porém, essa crença não é verdadeira. Apesar de serem muitos os casos de franquias para cidades grandes e grandes centros urbanos, também existem franquias para cidades pequenas, e acredite, elas podem ser franquias lucrativas tanto quanto as outras.

Na verdade, uma tendência não só do franchising mas do comércio como um todo atualmente tem sido se expandir para os interiores, porque eles têm mostrado mais potencial de crescimento e de conquista de novos clientes. Afinal de contas, nos centros urbanos, a concorrência é sempre maior, e isso acaba influenciando muito no sucesso do negócio. Para se ter uma ideia, o IPC (Índice de Preços do Consumidor) mostra que no Brasil as cidades pequenas cresceram 8% a mais nos últimos 5 anos que as cidades grandes.

Por isso, se você mora em uma cidade pequena, ou tem intenção de se beneficiar das vantagens do interior, esse post é pra você! Nele vamos falar sobre as principais oportunidades que uma cidade pequena oferece para o franchising, e também vamos listar as melhores marcas para você investir no interior. Venha conosco!

O que é franquia?

Para falar de franquias para cidades pequenas, vamos começar pelo básico: o que é franquia? Porque, afinal de contas, não estamos falando simplesmente de negócios convencionais para investir no interior, nem das vantagens e circunstâncias de empreender em uma cidade pequena. Estamos falando especificamente do franchising, e precisamos nos delongar sobre ele.

Uma franquia é uma marca que se expande por meio do franchising. Esse sistema permite que uma empresa abra outras unidades de sua marca pertencentes a outras pessoas, outros empreendedores, chamados de franqueados. Assim, por meio do franchising, uma marca vende o direito de uso da sua patente para outras unidades. Essas filiais são de uma mesma marca, mas de donos diferentes.

Porém, é claro, que no franchising as filiais pagam taxas para a franqueadora, que é a empresa original. No início do contrato, paga-se um montante que representa a taxa de franquia mais os custos de instalação. Depois, são pagos mensalmente royalties (e talvez algumas taxas mais, como a de propaganda) para a matriz.

Nesse sistema, são muitos os benefícios. Primeiramente, a matriz consegue uma expansão muito mais rápida e barata do que se fosse, paulatinamente, abrindo novas unidades pertencentes ao mesmo dono. Isso porque ela precisaria juntar toda a estrutura financeira, geográfica e administrativa para isso. Com o auxílio de novos empreendedores, a marca fica maior muito mais rápido.

Em contrapartida, o novo franqueado não precisa começar nada do zero. Ele é beneficiado de pegar um negócio já estruturado, formalizado, bem pensado, e que funciona (afinal já é uma franquia, certo?). Assim, fica muito mais fácil e seguro ter seu próprio negócio, sem precisar acumular todo o know-how com erros e acertos ao longo do tempo. Além do mais, geralmente os clientes já estão interessados na marca, e torna-se ainda mais fácil.

Porém, um dos maiores benefícios do franchising é a segurança. De acordo com dados da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, uma empresa comum tem até 80% de chances de falir nos primeiros 5 anos de abertura. Já uma franquia tem apenas 15% de chances. Isso se deve ao fato de que uma rede de apoio entre empreendedores é formada, e é muito mais difícil ter prejuízo com ela.

Algumas das principais dificuldades do franchising, no entanto, são que não há tanta liberdade para inovar, nem para pensar o negócio do seu jeito. Se seu sonho é abrir uma empresa inovadora, com uma ideia original, e passar por toda a personalização e aprendizagem do seu negócio, o franchising pode não ser para você. Nele, você deverá seguir um modelo pré-estabelecido, e também pode não participar das principais decisões da empresa, como da publicidade.

franquias para cidades pequenas

O franchising é só para cidades grandes?

Até 2019, era preciso que uma cidade tivesse mais de 250 mil habitantes para receber uma unidade do McDonald’s ou do Burger King. Depois dessa data, as marcas decidiram explorar franquias para cidades pequenas, e afrouxou a regra para 100 mil habitantes. É claro que uma cidade deste porte não é pequena, mas já é um grande passo para as marcas, que são globais, decidirem estar presentes em cidades médias.

É preciso considerar, no entanto, que a maior parte das cidades do Brasil (e do mundo) são pequenas. No Brasil, considera-se cidade pequena aquela que tem até 99 mil habitantes, cidade média entre 100 mil e 500 mil habitantes, cidade grande as que têm entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, e metrópoles as que têm mais de 1 milhão de habitantes, e que exerça influência regional, nacional ou internacional.

De acordo com o IBGE, são quase 40% das cidades brasileiras as cidades pequenas. Além delas, existem os distritos, as cidades satélites, e as cidades médias, que muitas vezes não recebem as franquias tradicionais.

Mas é claro que o franchising também chega a essas cidades. Existem, inclusive, marcas especialmente feitas para atender às necessidades das cidades pequenas. Também, existem franquias para cidades pequenas que funcionam no modelo home-based, em que o franqueado trabalha de casa e só precisa de computador e internet, as minifranquias.

Elas também se encaixam a qualquer lugar, inclusive às cidades pequenas. Ainda, existem as microfranquias, que são franquias mais baratas e com uma estrutura menor que as franquias de grande porte. Geralmente, elas estão mais disponíveis para cidades pequenas que as outras.

Ou seja, se você leu até aqui, já sabe que pode empreender de onde quer que esteja! Com os benefícios e segurança do franchising, você ainda consegue estabilidade para instalar franquias para cidades pequenas, com opções diferentes de marca para cada necessidade.

O que é Geomarketing?

Um conceito fundamental para continuar nossa discussão sobre franquias para cidades pequenas  é o geomarketing. O Geomarketing é um estudo complexo que visa determinar a melhor localização para instalar uma empresa. Esse estudo é realizado por uma equipe de especialistas de diferentes áreas que analisam fatores como demanda local, mercado financeiro, fluxo de pessoas, concorrência e outros aspectos geográficos que podem influenciar o sucesso do negócio.

O geomarketing é crucial para o sucesso de uma empresa, pois a escolha do ponto comercial errado pode levar ao fracasso do empreendimento nos primeiros anos de operação. Por exemplo, abrir uma loja de roupas em uma rua pouco movimentada pode não atrair a clientela, mesmo que a qualidade dos produtos seja excelente. Da mesma forma, uma loja de materiais de construção em uma rua frequentada por estudantes provavelmente não terá muita demanda.

Quando estamos falando de franquias para cidades pequenas, o Geomarketing se torna uma palavra chave. Porque, afinal, é estrategicamente positivo para uma marca ir para uma cidade pequena? Pode ser que sim, e pode ser que não.

Essa decisão vai levar em conta o nicho da marca, a demanda naquela região, a proximidade de fornecedores, rodovias, recursos naturais, tendências do mercado, concorrência, etc. Pense, por exemplo, em uma franquia de sorvetes, ela pode estar em qualquer lugar, certo? Porém, uma loja de roupas de grife terá menos clientes por número de habitantes.

A localização geográfica é um fator crítico para o sucesso de um negócio, e o geomarketing pode fazer toda a diferença. A Goakira Consultoria é uma empresa especializada em serviços de geomarketing para franquias e varejistas. Entre em contato conosco para solicitar uma proposta personalizada e aumente suas chances de sucesso no mercado.

geomarketing para franquias para cidades pequenas

Vantagens de abrir franquias para cidades pequenas

Você deve estar pensando que pode ser menos vantajoso abrir franquias para cidades pequenas. Isso porque, supostamente, elas seriam menos lucrativas ou menos frequentadas que nas cidades grandes. Porém, isso é uma grande mentira. Existem muitos benefícios de abrir uma unidade de uma marca no interior, como estar num lugar mais calmo, não ter muitos concorrentes, e conseguir a fidelidade dos moradores locais. Venha entender mais sobre cada um desses tópicos aqui:

  1. Você pode ficar na sua cidade natal

Para muitos empreendedores ou aspirantes a empreender, ter que sair de seu círculo de conhecimento é muito difícil. Por exemplo, fazer um negócio crescer numa cidade grande, em que não conhece ninguém, nem tem amigos ou família. Porém, com as franquias para cidades pequenas, você não precisa disso. Se você mora em uma cidade pequena, pode ficar no conforto do seu lar, e ainda aproveitar o seu conhecimento da população local para fazer vendas e contatos. 

Além disso, essa possibilidade não exclui moradores de cidades pequenas de grandes marcas. Por exemplo, algum tempo atrás, os estabelecimentos de cidades pequenas eram sempre de marcas próprias e empreendimentos independentes, desconexos de grandes redes conhecidas por todo mundo.

Mas com as franquias para cidades pequenas, mesmo cidades médias e pequenas podem ter marcas conhecidas no mundo todo, e podem participar do fluxo comercial que integra o país.

  1. Tem menos concorrência

Talvez o maior benefício de se empreender em uma cidade pequena é que não há tanta concorrência. Pense, por exemplo, o que significa abrir uma franquia de roupas em São Paulo, que já tem tantas lojas e tantas marcas, e provavelmente até já tem inúmeras unidades da mesma franquia que a sua, e abrir a mesma franquia de roupas em uma cidade pequena. Provavelmente, no segundo caso você levará novidade para aquele local, e novidade sempre vende.

Além disso, você não precisa ficar fazendo enormes campanhas de marketing, promoções, cobrir preços da concorrência, porque você será um dos poucos ali, e talvez o único a oferecer aquele produto ou serviço.

  1. Clientes fidelizados

Outra ótima vantagem de abrir franquias para cidades pequenas é que nas cidades do interior é possível que você tenha clientes fiéis. Isso porque no cotidiano mais pacato, é possível que você faça parte da vida dos moradores da cidade, de suas rotinas, e que eles comprem sempre ali.

Isso pode acontecer por vários fatores, por passar todos os dias na frente da franquia, por gostar da qualidade do trabalho, pela ausência de concorrentes, ou até por uma feição pessoal com o dono ou funcionários da franquia.

  1. Custos mais baixos

Outro fator que pode pesar na hora de escolher empreender em uma cidade grande ou pequena é o custo do negócio. Primeiramente, para instalar uma franquia, quando há loja física, pode ser bastante caro. É preciso arcar com o valor do aluguel ou compra do local, construção, compra de móveis, decoração, arquitetura, estoque, maquinário e primeiros produtos. Depois disso, também é preciso manter o negócio, com matéria-prima, mão de obra, etc.

Tudo isso pode acabar sendo mais barato em uma cidade pequena. Por exemplo, é possível que os valores de compra e aluguel de imóveis em cidades menores sejam mais tranquilos que em grandes centros urbanos. Também a mão de obra pode ser mais barata, então contratar funcionários acaba sendo mais fácil. Outros produtos e serviços também podem ter valores menores.

Isso acontece porque os preços em um local dizem muito respeito a quais são os acessos ali disponíveis. Por exemplo, em São Paulo, que é a maior cidade da América Latina e se tem acesso aos maiores hospitais, aeroportos, sedes de empresas e centros culturais, as coisas tendem a ser muito mais caras.

  1. Vida longe da loucura das metrópoles

Não custa lembrar também que, ao abrir franquias para cidades pequenas, você estará fugindo de toda a loucura, movimentação, agitação e trânsito de cidades grandes e metrópoles. Em algumas cidades pequenas você pode até se locomover a pé ou de bicicleta, sem necessidade de transporte.

Além disso, fatores como poluição sonora, poluição do ar, horas no trânsito, filas enormes e índices maiores de criminalidade ficam totalmente fora do seu cotidiano. E isso é uma tranquilidade almejada por muitas pessoas e empreendedores, que as franquias para cidades pequenas podem oferecer.

franquias para cidades pequenas

Tipos de Franquias para cidades pequenas

Como já falamos rapidamente, existem mais de um tipo de franquia no franchising. Elas são separadas por características em comum, forma de organização, valor de investimento e como será o trabalho do franqueado. Entender mais profundamente como funciona cada tipo de franquia é importante na hora de decidir em qual investir em uma cidade pequena. Vale lembrar, contudo, que todos os tipos podem ser franquias lucrativas.

Microfranquias

As microfranquias têm ganhado destaque como uma excelente opção para empreendedores em cidades pequenas. Com um investimento inicial mais acessível do que as franquias tradicionais, este modelo de negócio é especialmente atrativo para quem deseja iniciar um empreendimento em locais onde o mercado ainda é emergente. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma microfranquia é definida como uma franquia de baixo custo, com um valor inicial de até R$ 135.000, o que representa até três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) anual médio por habitante do país.

O baixo custo das microfranquias é um fator determinante para quem busca empreender em cidades pequenas, onde o poder aquisitivo da população e a disponibilidade de capital para grandes investimentos são geralmente mais limitados. Essas franquias oferecem uma oportunidade real de sucesso, mesmo em mercados menores, onde a demanda por certos produtos ou serviços ainda está em desenvolvimento.

Outro ponto que torna as microfranquias ideais para cidades pequenas é a inovação constante no setor de franchising. As marcas estão sempre buscando novas maneiras de expandir suas redes, encontrando nichos de mercado ainda inexplorados em localidades menores. Com a previsão de que 36% das redes que ainda não possuem modelos de baixo custo pretendem desenvolver opções nesse formato, o futuro das microfranquias em cidades pequenas é promissor.

As microfranquias também oferecem vantagens práticas para o empreendedor em uma cidade pequena. Muitos desses negócios podem ser operados em formatos home office ou em pequenos espaços comerciais, o que é ideal para locais com menor disponibilidade de grandes imóveis comerciais. Isso reduz significativamente os custos operacionais, tornando o empreendimento mais viável e sustentável a longo prazo. Além disso, as franqueadoras oferecem suporte completo ao franqueado, incluindo treinamento e orientação, o que é crucial para o sucesso em mercados menores, onde o know-how local pode ser mais limitado.

Empreender em uma microfranquia em uma cidade pequena permite ao investidor uma maior flexibilidade e adaptabilidade. A possibilidade de gerir o próprio negócio com uma estrutura enxuta, aliada à força de uma marca reconhecida, facilita a penetração no mercado local e aumenta as chances de sucesso. Em cidades pequenas, onde a concorrência muitas vezes é menor, uma microfranquia bem posicionada pode rapidamente se tornar a principal referência em seu segmento.

Em resumo, as microfranquias são uma alternativa viável e promissora para empreendedores em cidades pequenas que desejam aproveitar o potencial do mercado local sem a necessidade de grandes investimentos. Com a expansão desse modelo de franquia e a adaptação das redes às demandas de localidades menores, as microfranquias se consolidam como uma excelente opção para quem quer empreender com segurança e eficiência em cidades de pequeno porte.

Minifranquias

As minifranquias surgiram como um conceito novo e ganharam popularidade durante a pandemia de covid-19. Com o isolamento social, os proprietários de negócios precisaram se adaptar e começaram a vender também pela internet. Isso resultou no surgimento das franquias online, que operam completamente em um ambiente de home-office.

Uma das principais vantagens das minifranquias é que elas costumam ser ainda mais acessíveis do que as microfranquias, pois oferecem uma forma de trabalho totalmente independente. Tudo funciona por meio do home-office, o que economiza em custos de funcionários, estoque e ponto comercial.

Na maioria dos casos, o franqueado é responsável apenas pelas vendas e pela divulgação da empresa, sem precisar se preocupar com as entregas ou os produtos. Por causa desses fatores, as minifranquias têm um investimento inicial mínimo, com franquias de até 10 mil.

Isso torna esse modelo uma opção ainda mais acessível para aqueles que desejam iniciar um negócio com baixo investimento, e tudo o que é necessário é um computador e acesso à internet para começar a trabalhar.

Nanofranquias

As nanofranquias são, talvez, um modelo híbrido entre os dois apontados acima. De maneira geral, elas são um modelo muito mais barato de franquias baratas. E nada disso significa que ela não será uma franquia lucrativa, ou um ótimo negócio para investir. As nanofranquias são aquelas em que o investimento inicial é de até de R$ 25 mil, o que permite que muitas pessoas consigam se tornar empreendedoras do próprio negócio dentro do franchising.

Além disso, as nanofranquias são ótimas franquias para cidades pequenas, pois possibilitam investimentos para mais pessoas, e geralmente possuem modelos de fácil operação em qualquer lugar.

Conheça 30 franquias para cidades pequenas:

  1. Dogueria Perdizes

A Dogueria Perdizes é uma das melhores opções de franquias para cidades pequenas, visto que pelo menos um terço da população brasileira pede delivery toda semana, pelo menos é o que dizem os dados de um estudo realizado pela Kantar no ano passado. E a rede tem um modelo perfeito para atender essa demanda.

franquias para cidades pequenas

O negócio tem baixa complexidade operacional e a fraqueadora oferece suporte na busca pelo ponto comercial. Assim, o franqueado aumenta as chances de atingir os  2 mil pedidos por mês, e uma média de R$ 43 por pedido. 

Se você mora em uma cidade pequena e quer faturar até R$ 1 milhão ao ano, a Dogueria Perdizes é uma excelente escolha. Vamos aos números:

  • Valor do investimento: a partir de R$130 mil
  • Prazo para retorno: 12 a 18 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 62 mil
  1. CNA

O CNA é uma das opções de franquias para cidades pequenas pois agora contam com modelos de negócios exclusivos para cidades de até 35 mil habitantes: a microfranquia CNA e o modelo Studio. A rede é uma das mais tradicionais no ensino de idiomas, com 50 anos de histórias e quase 700 unidades pelo Brasil.

Para os franqueados, não é necessário ser professor de línguas estrangeiras para integrar a marca. A franqueadora oferece todo o treinamento e suporte necessário. Além disso, investir nessa franquia para cidades pequenas é uma forma de levar o ensino de idiomar para o interior do Brasil, que em muitos casos tem falta desse serviço. Invista nela com:

  • Valor do investimento: R$ 35 mil
  • Prazo para retorno: 12 a 24 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 95 mil
  1. Achei no Pão

A microfranquia de comunicação Achei no Pão oferece um método de publicidade que consiste em colocar propagandas em embalagens de produtos de panificação. O método tem sido bem-sucedido, já que os sacos de pão são frequentemente vistos pelas pessoas e o produto é biodegradável. A marca foi criada em 2013 por um casal de empresários do interior de São Paulo e atualmente possui mais de 50 unidades franqueadas. A empresa oferece suporte completo aos franqueados, incluindo treinamento em sua própria universidade.

A vantagem de ser franqueado desse negócio é que você vende apenas o espaço publicitário no pacote e pode trabalhar em casa, o que significa que o valor do investimento é baixo, sem a necessidade de montar uma loja física. Para começar, é necessário um investimento inicial de R$ 4.500, com retorno financeiro garantido em 1-4 meses após o início da franquia

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.750
  • Faturamento médio mensal: R$70.000
  • Retorno do investimento: de 1 a 6 meses
  1. Acquazero

A Acquazero é uma franquia de limpeza com foco na estética de automóveis, além de atuar em outros tipos de veículos e higienização de estofados residenciais. Com uma proposta ecológica, a marca faz sucesso em todo o mundo, tendo crescido 153% em 2020 e sendo considerada uma das melhores franquias para 2022, com possibilidade de margem de lucro de até 40%.

A empresa é fiel à promessa de seu nome, oferecendo serviços de limpeza e polimento de carros sem uso de água e com o mínimo de poluição. A Acquazero também recebeu recentemente o título de “franquia internacional” pela ABF Franchising.

A franqueadora oferece treinamento para seus franqueados, com expertise de mais de 1800 franqueados no Brasil e 144 especialistas que entregam o modelo exato que deve ser seguido.

https://www.youtube.com/watch?v=OEfylXWtsQk&t=1s

A Acquazero disponibiliza três opções de franquia: microfranquias home-office, loja física e desenvolvedor. A opção home-office não requer espaço físico dedicado, enquanto a loja física oferece mais de 15 serviços para até 4 veículos na versão Standard e também há a possibilidade da versão prime, com espaço médio de 150 m² a 500 m². Em ambas, é necessário um ponto comercial com uma estrutura padronizada. A última opção disponível é a Desenvolvedor, que se concentra na consultoria às unidades franqueadas, auxiliando na expansão da marca e no treinamento de novas unidades. O desenvolvedor recebe ganhos em relação ao comércio das unidades em sua região.

  • Valor do investimento: R$ 29 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 e 24 meses
  1. inFlux

A inFlux é uma franquia brasileira especializada no ensino de idiomas. A marca oferece metodologia exclusiva para os estudantes, e os franqueados são responsáveis por toda a gestão da escola.

Fundada em 2004, hoje a inFlux possui mais de 150 franquias em todo o Brasil, além de uma unidade em Portugal. A rede se tornou cada vez mais necessária com a crescente necessidade de uma segunda língua, já que menos de 5% dos brasileiros fala inglês de forma fluente. Com mais de 17 selos de excelência em franchising, é uma opção segura para quem deseja investir em franquias de educação.

  • Investimento inicial: R$ 155 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses
  1. Aham! Forneria

A Aham! Forneria é uma franquia de alimentação “family friendly”, ou seja, com um ambiente tranquilo e familiar, que produz e comercializa pizzas premium. Lá é um restaurante que serve pizzas especiais, coisa que seu fundador percebeu que faltava no mercado quando decidiu criar a marca. A rede de restaurantes começou a se expandir por meio do franchising em 2020. O slogan da pizzaria é “tudo começa com pizza” e ela tem sede no Rio de Janeiro.

  • Investimento inicial: R$ 205 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de retorno: 22 meses
  1. Bella Gulla

A Bella Gula é uma franquia de alimentação especializada em delícias doces, como tortas, cafés, brigadeiros e muito mais. Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a empresa surgiu há 29 anos com um casal. Bernardo, engenheiro, e Daniella, estudante de turismo, sempre tiveram o sonho de abrir uma empresa. Foi então que decidiram se aproveitar do dom natural de Daniella para a confeitaria.

Abriram a primeira unidade no Shopping Bourbon Assis Brasil, e desde então têm feito muito sucesso e se espalhado pelo Brasil. A franquia já foi chancelada 10 vezes com o selo de excelência da ABF franchising, inclusive na última, de 2022. Além disso, a Bella Gula foi eleita uma das melhores franquias do Brasil pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios em 2022.

A meta da Bella Gula era de se consolidar até 2023 como uma das melhores franquias do Brasil, e podemos dizer que esse resultado foi atingido. Hoje, ela está em processo de internacionalização, com a abertura de sua primeira unidade fora do Brasil, em Boston, EUA.

O franqueado tem um modelo de fácil gestão, e tem uma lucratividade entre 10% e 20%. No site da empresa, é apontado que o franqueado pode lucrar até R$ 1,2 milhão por ano, ou mais com essa opção de franquias para cidades pequenas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 390 mil
  1. Bellaza

A Bellaza é uma franquia líder em beleza no Brasil, especializada em maquiagem online. Oferece um modelo de minifranquia de baixo custo, fácil de operar e altamente promissor. A marca possui mais de 100 franquias em todo o país e colabora com várias marcas de cosméticos.

A Franquia Bellaza se destaca pelos seus padrões de trabalho que levam a bons resultados e são fáceis de serem aplicados. Os franqueados são responsáveis por promover o site e fazer vendas. A partir do momento em que o pedido é feito, os produtos são enviados diretamente da matriz, eliminando a preocupação do franqueado com a entrega do produto. Para se tornar um franqueado Bellaza, é necessário apenas ter um computador com acesso à Internet.

  • Investimento inicial: a partir de R$9.000
  • Faturamento médio mensal: R$5.000
  • Retorno do investimento: de 12 a 24 meses
  1. Bioflora Suplementos Naturais

A Bioflora tem como objetivo ser a maior franquia de suplementos naturais do Brasil até 2025. Esta franquia oferece produtos alimentícios naturais de baixo custo e opera exclusivamente online, sendo o principal desafio atrair clientes para a plataforma. No entanto, as vendas pessoais também são uma opção.

A maioria dos produtos vendidos são da marca própria, com sete linhas diferentes de suplementos disponíveis. Os produtos Bioflora são de alta qualidade e destinam-se a complementar a alimentação e atender as necessidades nutricionais com ingredientes naturais.

  • Investimento inicial: R$12.490
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses
  1. BR Mania

A BR Mania é uma franquia de padaria e uma marca que provavelmente você já conhece. A franquia de alimentação é uma loja de conveniência localizada em postos de gasolina da Petrobrás em todo o Brasil, com mais de mil unidades espalhadas pelo país, atualmente cerca de 1250. Além dos produtos de padaria, é possível encontrar opções para almoçar, jantar e comprar itens de mercearia.

  • Investimento: R$ 190 mil até R$ 950 mil
  • Faturamento:
  • Prazo de Retorno: 24 até 36 meses
  1. Brasil Nutri Shop

A maior franquia de suplementos alimentares e produtos fitness da América Latina é a Brasil Nutri Shop. A marca opera no modelo digital e oferece uma franquia para cidades pequenas, onde os franqueados trabalham exclusivamente online. Seu foco está em oferecer produtos que enriquecem a dieta e a saúde dos consumidores e complementam o estilo de vida fitness.

Fundada em 2016 em Curitiba-PR, a Brasil Nutri Shop segue o modelo home-based, no qual os franqueados são responsáveis apenas pelas vendas dos produtos. Todo o restante, como estoque e entrega, é gerenciado pela franqueadora. Com mais de 700 unidades espalhadas pelo Brasil, a franquia trabalha com produtos de 60 marcas, oferecendo aos clientes variedade e qualidade. A Brasil Nutri Shop oferece suporte completo aos franqueados, incluindo treinamento inicial, assessoria em marketing, logística e esclarecimento de dúvidas do dia a dia. Uma grande vantagem é a margem de lucro, que fica entre 15% e 20%.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
  1. Cacau Show

Franquias de alimentação de baixo custo têm grande sucesso no mercado brasileiro, visto que o setor é um dos que mais cresce e fatura no país. A Cacau Show é uma marca reconhecida no Brasil por seus chocolates especiais e está presente em grande parte das cidades do país. Recentemente, a marca lançou um novo modelo de franquia online, ou microfranquia de distribuição, onde os franqueados podem atuar sem precisar de um negócio físico, realizando a distribuição dos produtos da marca em residências e empresas. Esse modelo foi feito especialmente para ser uma franquia para cidades pequenas.

  • Investimento inicial: R$ 24 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses
  1. Casa de Bolos

A maior franquia de bolos caseiros do Brasil é a Casa de Bolos, pioneira nesse ramo no país. Com 423 lojas espalhadas por 183 cidades, a marca oferece 110 sabores de bolos caseiros frescos, que saem do forno todos os dias. Essa marca tem o principal objetivo de se expandir pelo máximo de cidades possível, se tornando assim, facilmente uma franquia para cidades pequenas.

Fundada em 2010 em Ribeirão Preto-SP, a ideia de abrir a primeira loja surgiu quando um dos filhos da Vó Sônia ficou desempregado e decidiu compartilhar os deliciosos bolos da avó com o mundo. O negócio cresceu rapidamente, e em 2011 a Casa de Bolos iniciou seu modelo de franchising. 

Em 2018, a marca recebeu o selo de excelência da ABF Franchising e entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil. A Casa de Bolos continua crescendo, com foco em abrir novas unidades e oferecer a experiência de saborear bolos caseiros frescos em todo o país.

Para o franqueado, a Casa de Bolos oferece suporte completo, que é inclusive um dos seus diferenciais, e 3 modelos de investimento: standart, fit e mini, permitindo uma flexibilidade nos valores de investimentos.

Investimento: R$ 95.000 até R$ 169.000

Faturamento: R$ 25.000 a R$ 60.000

Prazo de Retorno: 24 meses

  1. China in Box

Com mais de 150 unidades no Brasil, a China in Box é a maior rede de comida chinesa para viagem da América Latina. A ideia surgiu em 1987, quando o proprietário Robinson Shiba viajou para os Estados Unidos e percebeu a demanda pela comida chinesa em embalagens cartonadas. Como esse modelo não existia no Brasil na época, viu uma oportunidade de negócio e em 1992 abriu a primeira unidade em Moema, São Paulo. Desde então, a China in Box se tornou uma das franquias de maior sucesso no Brasil, tendo ingressado na ABF Franquias nos anos 2000 e conquistado 22 medalhas de excelência.

  • Valor do investimento: R$ 720 mil
  • Prazo para retorno: entre 3 e 4 anos
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 220 mil
  1. Chiquinho Sorvetes

A Chiquinho Sorvetes é uma franquia especializada em sorvetes, presente na maioria dos shoppings e cidades do Brasil, uma das melhores franquias para cidades pequenas

Criada por Francisco de Oliveira em 1980, na cidade de Frutal, Minas Gerais, a marca logo expandiu para Guaíra, São Paulo. Em 2010, tornou-se uma franquia e hoje possui 500 unidades em 25 estados brasileiros. 

A Chiquinho Sorvetes é conhecida por seus sorvetes soft com sabores exclusivos, além de sundaes, milk-shakes, casquinhas, petit gateau e outros 80 produtos. 

A franquia oferece diferentes modelos de negócios, incluindo quiosques, lojas básicas, lojas em shoppings e lojas franqueadas. Os franqueados são cobrados com taxas de 2% do faturamento para fundo de propaganda e 5% como royalties.

  • Valor do investimento: R$ R$ 290 mil a R$ 380 mil
  • Prazo para retorno: –
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 45 mil
  1. Portal da Cidade

Dentre as franquias para cidades pequenas, o Portal da Cidade tem como objetivo oferecer serviços de comunicação em cidades que não possuem meios próprios de notícias. Utilizando vários sites de notícias de diferentes cidades, a franquia viabiliza a comunicação em locais conhecidos como “desertos de notícias”. 

Com 18 unidades franqueadas atualmente, os franqueados trabalham no modelo home office, escrevendo notícias em casa. O Portal da Cidade produz anúncios de notícias, vagas de emprego, marketing e divulgação de empresas com agilidade e qualidade, visando ser o melhor portal de notícias do Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R $22,5 mil.
  1. Echosis

A Echosis é uma empresa especializada em estratégias digitais, atuando no mercado de Marketing Digital desde 2010. Com diversas unidades espalhadas pelo Brasil e uma unidade nos Estados Unidos, oferecem serviços como social media, produção de conteúdo, otimização de SEO, e-mail marketing, remarketing, entre outros.

O modelo de franquia da Echosis é home based, o que significa que não é necessário um escritório físico dedicado para o trabalho, podendo ser realizado a partir de casa. 

A empresa oferece treinamentos para capacitar seus franqueados, tornando possível iniciar no Marketing Digital mesmo sem experiência prévia na área. Além disso, o modelo de trabalho flexível permite a conciliação com outro emprego, se assim desejar o franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 44 mil
  1. Encontre sua viagem

A rede de agentes de viagens Find Your Travel é uma franquia especializada em pacotes de viagem completos, incluindo passagem aérea, hospedagem e passeios. Com diversas parcerias com grandes empresas de viagens em todo o mundo, a marca oferece uma ampla gama de serviços aos clientes. Originária de Belo Horizonte-MG, a franquia Encontre sua viagem agora possui mais de 500 unidades no Brasil e Itália, oferecendo dois modelos de franquia: loja física e online. Além de atender aos clientes e conquistar novos, os franqueados do modelo online também devem colaborar com a comunicação e marketing da empresa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
  1. Fisk

A Fisk, franquia de educação, é uma referência no ensino de idiomas no Brasil há 58 anos. Tudo começou quando o americano Richard Fisk se apaixonou pelo país durante uma visita e decidiu permanecer no Brasil, ensinando inglês e desenvolvendo um método próprio para solucionar as principais dificuldades que os brasileiros tinham com o idioma. A fundação Richard Fisk foi criada em 1992, e a Fisk foi estabelecida em 1998.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: –
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses
  1. Gigatron

A franquia Gigatron é especializada em serviços de tecnologia e possui um modelo de baixo custo. Fundada em 1998, oferece soluções em tecnologia para empresas de diversos segmentos, com a instalação de softwares e melhorias no desempenho através de recursos tecnológicos. A empresa conta com duas opções de franquia, ambas no modelo online, podendo ser considerada uma franquia para cidades pequenas.

Na franquia Gigatron de tecnologia, o franqueado deve ter afinidade com tecnologia e ser capaz de atender e oferecer suporte a empresas. Nesse modelo, ele trabalha de casa, captando e atendendo clientes. Já na franquia de software modelo habitacional, o investimento é de R$ 2 mil e é destinado a cidades com até 100 mil habitantes. Para cidades maiores, há o modelo premium, que exige investimento de R$ 10 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2 mil
  • Faturamento médio mensal:  relativo
  • Prazo de retorno: entre 1 mês e 1 ano
  1. GoNext

Fundada em 2010, a GoNext é especializada em implementar sistemas de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Muitas vezes, quando há uma empresa na família, a morte do fundador pode criar incertezas sobre a continuidade do negócio, pois os filhos podem não ter interesse em assumir o comando. A GoNext oferece soluções para esse problema, possibilitando que a empresa seja gerida de forma profissional e responsável, sem prejudicar os membros da família. Além disso, a empresa também ajuda a criar estratégias empresariais para impulsionar o crescimento e a atuação das empresas no mercado.

  • Investimento: R$ 20.000
  • Faturamento: R$ 13.500
  • Prazo de Retorno: 6 até 12 meses
  1. Guia-se Agências Digitais

Se você tem interesse em marketing digital, essa franquia é para você! A Guia-se Agências Digitais é um negócio voltado para atender outras empresas, oferecendo serviços de marketing digital, como criação de conteúdo para redes sociais, criação de sites, planejamento de marketing, e-mail marketing, entre outros. Dessa forma, a agência ajuda outras empresas a crescer e se consolidar no mundo digital.

O franqueado pode se concentrar apenas na prospecção de novos clientes ou pode receber treinamento para oferecer serviços de marketing. Além disso, há a opção de contratar funcionários específicos para a franquia que realizarão o trabalho de comunicação.

Com a possibilidade de trabalho home-based e a crescente importância do marketing digital para qualquer negócio, a Guia-se Agências Digitais se torna uma franquia de baixo custo e alta rentabilidade para 2022.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
  1. Home Angels

A franquia Home Angels é especializada em cuidados para idosos, uma demanda cada vez mais presente na sociedade. Com profissionais capacitados e comprometidos, a empresa oferece um atendimento humano e responsável, preocupado com o bem-estar emocional dos pacientes. Os cuidadores são supervisionados pela marca, que realiza visitas semanais na casa dos pacientes.

Com o envelhecimento populacional, muitas famílias têm idosos com limitações que precisam de cuidados externos, enquanto os familiares precisam trabalhar. A Home Angels é uma solução inteligente e humana para essas situações, proporcionando tranquilidade para as famílias.

Para se tornar um franqueado, é preciso ter afinidade com a área de cuidados para idosos e gostar do público-alvo. O franqueado será responsável por prestar serviços de cuidados aos clientes da franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal:
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses
  1. Instituto Brasileiro de Línguas

A rede do Instituto Brasileiro de Línguas é composta por mais de 20 unidades franqueadas em todo o Brasil e oferece cursos de idiomas em sete línguas, incluindo inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e português. A marca, que existe há 30 anos, emprega uma metodologia própria que se concentra em estímulos sensoriais para facilitar o aprendizado dos alunos. Com mais de 5.000 alunos no Brasil e em Portugal, a franquia utiliza jogos e plataforma gamificada, além de salas de aulas com poucos alunos e a ênfase na conversação. O curso é concluído em apenas 2 anos úteis e está disponível tanto na modalidade presencial quanto online. O franqueado pode escolher quais cursos oferecer e em qual modalidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 55 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses
  1. Jin Jin

A franquia de alimentação Jin Jin é uma alternativa ideal para cidades menores, já que está presente em vários locais, incluindo shoppings centers, e oferece opções mais econômicas, como quiosques. Especializada em culinária oriental, a marca segue o modelo fast-food, onde a comida é preparada rapidamente e servida imediatamente. Além do sushi, a Jin Jin oferece uma variedade de pratos, como yakisoba, rolinhos, temakis e bentôs.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 505 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 170 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses
  1. Lien

A Lien é uma franquia de Corretora de Seguros sediada no Paraná, que já conta com 39 unidades franqueadas. A empresa atua no setor de serviços e outros negócios, de acordo com a ABF Franchising, e oferece seguros para automóveis, imóveis residenciais e comerciais, e vida, bem como planos de previdência complementar e saúde, consórcios, financiamentos e investimentos.

Fundada em 2010, a Lien atende à crescente necessidade dos brasileiros de garantir sua segurança, propriedades e entes queridos. A marca trabalha com mais de 30 companhias de seguros e busca fornecer transparência e facilidade. Oferece 95 ramos de seguros e é certificada com o selo de excelência da ABF Franchising.

Existem duas opções de franquia: home-office e standard. Na primeira opção, o franqueado trabalha em casa e não precisa abrir uma estrutura física, atendendo os clientes em seus lares. Esse modelo oferece treinamento exclusivo para um representante da franquia e royalties de R$150 por mês no primeiro ano e R$300 a partir de então.

Já na opção Standard, é necessário um local físico e é restrito a apenas uma franquia por cidade com menos de 50 mil habitantes. Nesse modelo, os royalties são de R$240 no primeiro ano e R$500 a partir de então.

  • Investimento inicial: a partir de R$10.000
  1. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma franquia barata especializada em serviços de limpeza e cuidados domésticos. Com 450 unidades em todo o Brasil, a empresa é a maior franquia da América Latina no segmento de limpeza residencial e foi premiada quatro vezes consecutivas com o selo de excelência da ABF Franchising. Desde sua criação em 2013, a marca já realizou mais de 60 mil atendimentos por mês, com 37 mil vendas online e mais de 1 milhão de clientes satisfeitos.

A Maria Brasileira oferece diversos serviços, como faxina, limpeza pós-obra e limpeza empresarial, entre outros. O franqueado pode escolher entre o modelo de franquia com loja física ou a franquia online. Em ambos os casos, é responsável por gerenciar e administrar a unidade, contratando profissionais para realizar os serviços de limpeza. Para se tornar um franqueado da marca, é necessário seguir alguns requisitos.

  • Investimento inicial: entre R$ 42,9 mil e R$ 70,9 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 14 meses
  1. Mazze Semijóias

A Mazze é uma franquia que oferece semi jóias exclusivas e funciona no modelo home office. Fundada em 2013 em Curitiba-PR, abriu para o franchising em 2019 e já conta com 59 unidades em todo o Brasil.

A franquia atua por meio de um site personalizado para o franqueado, onde as vendas são feitas online e divulgadas em todo o país. A entrega é realizada pela central da empresa, sem burocracias para a unidade. O lucro é destinado ao franqueado após a venda das peças. O foco principal da unidade é a venda de novas semi jóias.

Entre as vantagens de adquirir uma franquia Mazze estão o baixo custo de investimento, cerca de R$ 9 mil, que pode ser parcelado, a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, sem estoques ou local físico, além do site personalizado e da agilidade na abertura das vendas, em torno de 30 dias após a assinatura do contrato. Semanalmente, o franqueado recebe imagens para usar nas redes sociais sem custos adicionais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 anos
  1. Omie

Atualmente, é essencial que todas as empresas tenham presença online, seja por meio de redes sociais ou websites. A franquia Omie, especializada em tecnologia, ajuda as empresas a alcançarem esse objetivo e a se consolidarem nesse mundo cada vez mais digital. 

A Omie oferece um software de gestão para empresas, que auxilia nas questões administrativas, gerenciamento de espaço, funcionários e clientes. Os franqueados da marca são responsáveis pela captação de novos clientes e pelo atendimento ao cliente. A Omie oferece a opção de trabalhar em um modelo físico ou em home office, perfeito para trabalhar de qualquer lugar!

  • Investimento: R$ 14 mil até R$ 180 mil
  • Faturamento: R$ 80 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de Retorno: 6 até 18 meses
  1. Prospecta Obras

A Prospecta é uma minifranquia inovadora que oferece um serviço único. Sua origem remonta ao empresário Wanderson Leira, que teve a ideia de criar um aplicativo que mapeia todas as obras em andamento no Brasil. Com isso, ele fundou a marca que se destaca no mercado devido à sua proposta singular.

Para utilizar o aplicativo, os clientes precisam pagar uma taxa ou mensalidade, e os franqueados são responsáveis pelo mapeamento das obras em sua região. Atualmente, a Prospecta conta com quase 100 unidades franqueadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  1. Monedd

Inaugurada em 2019, a Monedd se destaca como uma fintech revolucionária, especializada em serviços e soluções de pagamento. Atualmente em expansão por todo o Brasil, a Monedd se diferencia ao oferecer uma abordagem abrangente no universo das transações financeiras, tornando-se uma das principais opções para franquias para cidades pequenas.

Diferentemente das empresas tradicionais de maquininhas, a Monedd vai além da simples fornecimento do dispositivo; ela apresenta uma solução completa e integrada para a gestão de pagamentos, proporcionando segurança e conveniência para todas as partes envolvidas. Seu foco está em simplificar e otimizar todo o processo de gerenciamento financeiro.

Essa abordagem holística não só fortalece a posição da Monedd no mercado, mas também atende de forma eficaz às crescentes demandas por inovação e praticidade no cenário financeiro atual.

Além disso, a Monedd se destaca no campo tecnológico ao implementar avançadas medidas de segurança em sua plataforma, garantindo a proteção dos dados financeiros e a confidencialidade das transações.

  • Investimento inicial: R$ 10 mil
  • Faturamento médio: R$ 20 mil
  • Tempo estimado de retorno do investimento: 12 meses
  1. Nova Medtec

Fundada em 1990 para suprir a demanda por atendimento exemplar, variedade de produtos e preços competitivos em São Paulo, a Nova Medtec é uma referência no setor Cirúrgico e Hospitalar. Atendendo médicos, clínicas e hospitais, a franquia oferece produtos inovadores e de alta tecnologia.

Para consolidar sua posição como líder do setor, a Nova Medtec se destaca ao proporcionar atendimento de qualidade e excelentes serviços. Com uma ampla gama de mais de 7 mil produtos nas áreas Médico Hospitalar, Ortopédica, Fisioterapia, Vascular, Dermatologia, Cirúrgica, Esportiva, entre outras, a Nova Medtec oferece originalidade e segurança em cada item.

Todos os produtos são genuínos e armazenados com máxima segurança, garantindo a preservação da mais alta qualidade.

  • Investimento inicial: R$ 234.600
  • Faturamento médio: R$ 80 mil
  • Tempo estimado de retorno do investimento: 24 a 36 meses
  1. L’acqua di Fiori

Com mais de 40 anos de tradição na indústria de perfumaria, L’acqua Di Fiori é reconhecida como a segunda maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria no Brasil. Pioneira no modelo de franquias no país, desempenhou um papel crucial na evolução do franchising nacional.

Com um portfólio extenso de mais de 300 itens, a marca atende a uma vasta gama de públicos, sendo uma escolha ideal para franquias em cidades menores. Apesar do foco principal em perfumes, a marca também oferece produtos para cuidados com a pele, prometendo lançamentos futuros para seus consumidores.

Além da tradição, a força e o reconhecimento da marca são sustentados por um centro exclusivo de pesquisa e desenvolvimento, demonstrando um compromisso contínuo com a inovação e a qualidade.

Recentemente, a marca introduziu o modelo de quiosque, proporcionando uma opção mais compacta para os franqueados que buscam uma operação simplificada. Essa estratégia visa facilitar a entrada de empreendedores interessados em fazer parte do sucesso da marca.

  1. Royal Face

Para empreendedores que buscam uma opção de franquias para cidades pequenas na área de estética, a Royal Face se destaca como uma das melhores escolhas devido ao baixo investimento e alto retorno financeiro que oferece. Especializada em procedimentos acessíveis, a Royal Face torna a estética de qualidade uma realidade para todos.

Com um modelo de negócio eficiente, os franqueados desfrutam de um retorno financeiro significativo, consolidando a marca como uma opção inteligente de investimento. A solidez do negócio é evidenciada pelo fato de que 40% dos franqueados da Royal Face possuem mais de uma unidade. Isso não só demonstra a alta lucratividade do investimento, mas também a confiança dos empreendedores no modelo de negócio.

A Royal Face oferece uma ampla variedade de procedimentos estéticos, permitindo que os franqueados atendam às diversas necessidades de seus clientes. Desde tratamentos faciais até procedimentos corporais, a marca abrange um amplo espectro de serviços.

Abrir uma unidade da Royal Face é mais acessível do que se imagina. Com números que se ajustam ao seu orçamento, você terá a oportunidade de fazer parte de uma rede de sucesso e transformar o setor de estética em sua região.

  • Investimento inicial: R$ 169 mil
  • Faturamento médio: R$ 110 mil
  • Tempo estimado de retorno do investimento: 14 a 20 meses
  1. Sua Saúde

A franquia Sua Saúde se destaca por simplificar o processo de implantação e operação do negócio para o franqueado. Trata-se de uma franquia de cartão de saúde, na qual o franqueado é encarregado de atrair clientes que não possuem convênio médico e buscam cuidar da saúde de maneira acessível e eficaz.

Considerando que a maioria das cidades pequenas não é atendida pelos planos de saúde mais renomados e consolidados, investir nesta microfranquia representa uma oportunidade única de ingressar no mercado de saúde e bem-estar com um investimento inicial atrativo, um modelo de negócio comprovado e uma marca estabelecida.

Um ponto relevante a ser destacado é a importância das parcerias para o sucesso de uma franquia Sua Saúde. A rede já estabeleceu parcerias pré-existentes oferecidas pela franqueadora, que garantem uma ampla rede de benefícios em diversas áreas do bem-estar. No entanto, é fundamental que cada franqueado desenvolva sua própria rede local de parcerias, e isso é muito mais viável de realizar em cidades menores.

franquias para cidades pequenas - sua saúde
  • Investimento inicial: R$ 42 mil
  • Faturamento médio: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 15 meses
  • Lucratividade: 50% 

O que devo estar atento na hora de escolher uma franquia?

Agora que você teve contato com inúmeras marcas e possibilidades de franquias para cidades pequenas, pode estar se perguntando como decidir qual é a certa para você. São vários os fatores que devem ser levados em consideração, como o histórico da empresa, o valor de investimento inicial, se existe um formato ideal para você (home-based ou não), estratégias de crescimento da marca, etc. Todas essas informações e muito mais você encontra em um documento importantíssimo.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento essencial que contém informações detalhadas sobre a franquia. A COF é um dos principais temas mencionados na Lei de Franquias e deve incluir todos os detalhes sobre a marca, como sua história, valores de investimento, tipos de suporte que oferece, opções de pagamento, planos futuros, estratégias, modelo de negócios e uma lista de todas as unidades e ex-franqueados, juntamente com seus números de telefone.

A COF é a chave para entender o investimento necessário para adquirir uma franquia e, portanto, é uma das principais ferramentas para ajudar a decidir se é uma opção adequada. Além disso, a COF geralmente contém informações adicionais, como prêmios e selos de excelência que a marca ganhou. Portanto, quando você se interessa por uma marca, é importante solicitar a COF e estudá-la cuidadosamente. Se necessário, consulte um advogado especializado em franquias para ajudá-lo a entender todas as informações disponíveis na COF, que inclui os valores e modelos de franquia oferecidos pela marca.

Conclusão

As franquias para cidades pequenas podem ser ótimos negócios para investir, tanto para o franqueado, quanto para a cidade e para a marca. Uma franquia faz a cidade crescer, e expandir para o interior pode ser muito positivo para que uma marca cresça. Sem contar também que o franqueado tem todo o conforto e tranquilidade do interior.

Se depois de ler esse texto você está pensando em abrir o próprio negócio em uma franquia para cidades pequenas, mas ainda tem dúvidas sobre os próximos passos, não se preocupe. Abrir um negócio nunca é fácil e requer muita atenção e cuidado em relação à tomada de decisões, cumprimento da lei e outros aspectos detalhados da franquia.

No entanto, é possível criar um negócio de sucesso sem correr tantos riscos. Para isso, é recomendável contar com profissionais especializados em franchising que possam orientá-lo durante todo o processo.O Grupo Goakira é especializado em franchising e varejo e oferece consultoria em franquias, formatação de franquias, geomarketing, design, arquitetura, serviços jurídicos, live commerce e outros serviços relacionados ao comércio. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo a abrir sua franquia de forma segura e com sucesso.