Franquia de roupa fitness acompanha uma tendência mundial de pessoas buscando uma vida mais saudável e dentro dos padrões de beleza. Assim, as redes sociais ficam cheias de influenciadores postando sobre seus treinos, suplementos, desempenho, e sempre vestidos adequadamente para isso. Surfando nessa onda, as marcas de roupa fitness atendem a essa necessidade, deixando o praticante de atividade física confortável para se exercitar.
O Brasil é um dos países que mais se importam com a aparência do mundo. Foi a partir de 2020, principalmente, que o setor de franquia de roupa fitness passou a se tornar relevante no mercado, e, atualmente, ocupa 20% do segmento de moda. Ou seja, é importante dar atenção para esse segmento, e pensar sobre a sua viabilidade financeira, se é lucrativo ou não, e se as marcas são boas franquias para investir!
Foi pensando nisso que preparamos esse texto para você, contando um pouco mais sobre o mercado de franchising, sobre o setor de franquias de moda, e, mais especificamente, sobre franquia de roupa fitness, e um conglomerado de marcas que são ideias para investir. Fique conosco!
O que é franquia?
Uma franquia é um negócio que se expande colaborativamente através de um grupo de empreendedores unidos por um objetivo comum. Quando um empreendedor cria uma marca bem-sucedida, mas percebe que será difícil expandi-la sozinho pelos métodos convencionais, ele pode decidir transformá-la em uma franquia. Dessa forma, ele permite que outras pessoas abram novas unidades de sua empresa, mediante o pagamento de uma taxa, estabelecendo assim uma conexão com a marca.
Em outras palavras, se você já se perguntou o que é franquia, no sistema de franchising, ocorre a venda do direito de uso da marca e da patente para outros empreendedores, conhecidos como franqueados. Esses franqueados, por sua vez, abrem unidades do negócio e pagam uma taxa mensal de royalties para a empresa-mãe, ou seja, a franqueadora.
No entanto, essas novas unidades não funcionam de forma independente em relação à matriz. Embora os lucros, as decisões gerenciais e o próprio negócio pertençam ao franqueado, a loja franqueada atua na mesma direção que a matriz, compartilhando o mesmo objetivo. Por exemplo, as campanhas de marketing, o planejamento estratégico para o crescimento da marca e a identidade do negócio são definidos em conjunto por toda a rede. Dessa forma, a empresa franqueada não pode tomar decisões autônomas.
Entretanto, o sistema de franchising é projetado para apoiar os novos franqueados que ingressam na marca, tornando o processo de se tornar empreendedor muito mais fácil e seguro. De acordo com a revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, uma empresa tradicional tem uma taxa de até 85% de falência nos primeiros 5 anos de vida, enquanto uma franquia tem apenas 15% de chance de enfrentar esse mesmo destino.
Isso ocorre porque, ao se tornarem franqueados, os novos empreendedores não precisam começar do zero. Eles não precisam desenvolver uma estratégia de expansão do negócio e conquistar clientes desde o início. Geralmente, os clientes já conhecem e têm afinidade com a marca. Além disso, as franqueadoras oferecem treinamentos no início da operação e suporte contínuo às unidades. Assim, ao ingressar em um modelo de negócio que já foi testado e comprovado ao longo dos anos, você reduz consideravelmente as chances de falência.
Portanto, é por esses motivos que o franchising é considerado um modelo mais seguro. A ausência da necessidade de realizar experimentos no início do negócio torna muito menos provável que a empresa acabe enfrentando problemas financeiros no futuro.
Franquias de moda
As franquias de moda estão entre as opções mais tradicionais e procuradas por empreendedores no setor de franchising no Brasil. Não é surpresa que esse setor seja um dos que mais apresenta faturamento, tanto no passado quanto atualmente! No segundo trimestre de 2022, as franquias de moda registraram um crescimento de mais de 15%, um aumento de 13,2% no número de unidades e alcançaram um faturamento de R$ 4,9 bilhões, demonstrando a força desse segmento.
Investir em uma franquia de moda pode ser um excelente negócio, pois promete resultados satisfatórios. O mercado é promissor e as franquias de moda estão entre as opções mais acessíveis para investimento, com marcas disponíveis a partir de R$ 10 mil! Além disso, essas franquias atraem empreendedores que desejam estar próximos das pessoas e se manter atualizados sobre as tendências do mundo da moda.
Há uma variedade de franquias de moda para atender a diferentes preferências, incluindo roupas, calçados, lingerie, modelos online, opções mais econômicas e marcas renomadas! Ao trabalhar com aquilo que você ama, ser seu próprio chefe e operar dentro das condições ideais, é possível alcançar satisfação profissional.
Existem diversos fatores que contribuem para o contínuo sucesso das franquias de moda, especialmente no momento atual. Primeiramente, o vestuário é considerado um item essencial para a sociedade. As pessoas têm como prioridade se vestir adequadamente, o que diferencia esse setor de vendas de outros em que é necessário criar a necessidade do produto nos clientes.
Em segundo lugar, as franquias já têm um lugar especial no coração dos consumidores, pois são marcas reconhecidas. Não é necessário que eles testem ou comprem primeiro para decidir se gostam das peças. Por já serem conhecidas, os clientes têm familiaridade e tendem a dar preferência a essas marcas.
Além disso, as redes sociais e a disponibilidade de informações têm popularizado cada vez mais os conceitos de moda, fazendo com que as pessoas busquem estar sempre bem vestidas e seguir as tendências da época. Inclusive, atualmente, os homens têm demonstrado uma preocupação maior com a estética, ampliando ainda mais o público-alvo das franquias de moda.
Sobre franquia de roupa fitness
De acordo com o Relatório da Associação Internacional de Saúde, Raquete e Clube Esportivo (IHRSA), o mercado fitness movimenta cerca de US$ 99,9 bilhões por ano no mundo, sendo um mercado em crescimento de cerca de 8,7% ao ano. E no Brasil não é diferente. Sendo o IBGE, um terço da população brasileira pratica atividades físicas atualmente. E não para por aí: ainda de acordo com o IHRSA, o Brasil tem cerca de 34 mil academias, com quase 10 milhões de alunos.
Dentro desse contexto, a indústria têxtil desenvolveu tecnologias que facilitassem e proporcionassem conforto, mobilidade e segurança para as pessoas que praticam atividades físicas. Ou seja, uma franquia de roupa fitness é uma marca que projeta, fabrica e vende as mais diversas peças feitas para proporcionar as melhores condições para se exercitar.
Geralmente, as roupas para práticas físicas são feitas de tecidos mais leves, com alta absorção de suor, alta respiração, mobilidade nas juntas, oferecendo conforto e flexibilidade. Afinal de contas, não dá pra treinar com uma roupa que limita os movimentos, machuca ou promove a transpiração excessiva.
Nesse sentido, as franquias de roupa fitness promovem o atendimento de uma necessidade específica da população, gerada pela adoção de hábitos típicos da vida contemporânea. Para os investidores, pode ser interessante apostar em um mercado em crescente ascensão, e altas demandas. Porém, como um nicho exigente e bastante específico, os custos e esforços podem ser grandes. Acompanhe abaixo as vantagens e desvantagens de um mercado como o de franquia de roupa fitness.
Franquia de roupa fitness: marcas para investir em 2023
Yogini
A Yogini é uma franquia de roupa fitness voltada para as práticas de yoga, fundada em 2005 e com mais de 15 anos no mercado. Ela faz parte do grupo Bayard Esportes, e já possui 7 lojas nos principais shoppings centers de São Paulo. A palavra Yogini, em Sânscrito (língua utilizada nas práticas de yoga), se refere àquela pessoa que pratica o yoga em busca do autoconhecimento, leveza de ser e sabedoria. A pronúncia é Yoguíni.
- Investimento inicial: R$700 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 250 mil
- Prazo de retorno: 25 a 36 meses
Bayard Esportes
A Bayard Esportes é uma renomada franquia de roupas fitness no Brasil, com uma presença especialmente forte em São Paulo. A marca tem um compromisso firme em oferecer alta qualidade aos clientes, proporcionando uma experiência de compra excepcional. Seu catálogo de produtos é amplo, incluindo camisetas de times, chuteiras, bolas e outros itens voltados para diversas modalidades esportivas.
A Bayard se beneficia do atual momento em que a conscientização sobre a importância da atividade física está aumentando tanto no Brasil quanto no mundo, o que abre oportunidades no mercado. No entanto, investir em uma marca tão consolidada requer um investimento significativo. Na verdade, trata-se de um dos investimentos mais altos disponíveis no mercado de franquias do Brasil. Veja abaixo os detalhes:
- Investimento inicial: a partir de R$ 1.250.000
- Prazo de retorno: entre 30 e 36 meses
- Faturamento médio mensal: R$ 400 mil
Camisetas da Hora
A Camisetas da Hora é uma opção de franquia barata que se dedica à criação de camisetas personalizadas. Com mais de 5 mil estampas disponíveis, abrangendo desde opções engraçadas e com personagens até modelos inteligentes, estilosos e nerds, a empresa atua tanto online quanto por meio de lojas físicas, oferecendo flexibilidade de escolha ao franqueado. Geralmente, os franqueados são jovens empreendedores com espírito empreendedor.
Fundada em 2005 por Marcelo Ostia, em São Paulo, a Camisetas da Hora começou como uma empresa de personalização de camisetas online. O sucesso foi tão grande que evoluiu para uma franquia, contando atualmente com 96 unidades em operação.
A empresa proporciona aos franqueados um treinamento prévio completo, juntamente com um acompanhamento constante na gestão da loja. Além disso, a marca se destaca como uma franquia acessível e lucrativa, pois o franqueado tem a oportunidade de vender um grande volume de camisetas a um preço justo.
- Investimento total: R$ 3950 (franquia online) ou R$ 20 mil (loja física)
- Faturamento médio: R$ 7 mil
- Prazo de retorno: 6 a 12 meses
Extreme Ladies
A Extreme Ladies é uma franquia de roupa fitness de São Paulo, que começou em 2015, quando duas amigas, Claudia Ferreiro e Caroline Castellano começaram a vender roupas fitness no banheiro da academia em que treinavam juntas. O negócio fez tanto sucesso que, em pouco tempo, estavam lucrando R$ 6 mil em um dia. Dentro de um ano, abriram uma loja na academia, e, logo depois, começaram a franquear, levando a marca para outros lugares.
- Investimento total: R$118 mil
- Faturamento médio: R$20 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Dr. Shape
A franquia Dr. Shape é uma marca especializada em produtos fitness, com venda de suplementos, moda fitness, produtos naturais à granel e produtos esportivos. A marca existe há mais de 20 anos, e é a maior franquia fitness de artigos esportivos e suplementos da América Latina. Além dos produtos oferecidos, a Dr. Shape também disponibiliza atendimento no nutricionista e clínica de estética para seus clientes. Para os franqueados, é possível investir no modelo delivery, loja física, pontos de venda e serviços especializados. Veja os valores de investimento:
- Investimento total: R$192 mil
- Faturamento médio: –
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Live
A Live é uma franquia de roupa fitness que nasceu em 2002 em Santa Catarina. Desde então, a marca é conhecida por sua qualidade, tecnologia dos produtos, conforto e performance. A franquia fitness também oferece coleções de moda beachwear e casual. Para os franqueados, a marca oferece suporte constante, com assessoria, consultoria e assistência, auxilia na escolha do ponto comercial (geomarketing), e um treinamento periódico da equipe. Além disso, é possível escolher entre a franquia, com investimento mais alto, e o estúdio, mais modesto. Veja os valores de investimento:
- Investimento total: a partir de R$350 mil
- Faturamento médio: R$ 120 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Zero Açúcar
A Zero Açúcar é uma franquia de roupa fitness criada em 2014 no Paraná. Desde sua criação, a marca não parou de crescer, e hoje já possui cerca de 700 unidades em todo o território brasileiro. A marca trabalha com moda fitness de alta tecnologia, e também com beachwear e moda casual. Segundo as palavras da fundadora, “não vendemos roupas, vendemos qualidade de vida”, a marca é voltada para levar o esporte e os exercícios físicos para as pessoas. Para o franqueado, é possível escolher entre a loja conceito, de 120m², e a loja padrão de franquia, de 70m². A margem de lucro prometida fica entre 20% e 30%. Invista com:
- Investimento total: a partir de R$ 280 mil
- Faturamento médio: a partir de R$ 50 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Hope
A Hope é uma das maiores franquias de moda do Brasil, com mais de 50 anos de história e 200 lojas em todo o país, e foi criada em 1996. A marca busca empoderar as mulheres de dentro para fora por meio de suas peças, com roupas que entregam segurança, conforto e bem-estar para as mulheres.
Os produtos são diversificados, atendem à procura por lingerie, moda fitness e maquiagem, e servem à classe A e B de mulheres.
O franqueado tem todo o suporte, porém, também é esperado muito dele. O franqueado ideal da Hope Lingerie é dedicado exclusivamente à marca e tem habilidades como convivência com público, como bom relacionamento interpessoal e capacidade para lidar e motivar sua equipe. Agregue ao time com:
- Investimento: a partir de R$ 260 mil
- Faturamento médio mensal: –
- Prazo de Retorno: –
Como abrir uma franquia de roupa fitness
Para abrir qualquer franquia, é preciso ter muita cautela e se preparar financeiramente, pessoalmente, e também intelectualmente para investir em um negócio que dê certo. Nesse sentido, preparamos um passo a passo para você que quer abrir uma franquia de roupa fitness, pensando no sucesso total. Acompanhe nossas principais dicas:
Descubra o seu nicho de mercado
Antes de abrir um negócio, é essencial refletir sobre a área na qual você tem interesse em trabalhar. Conhecer esse aspecto é fundamental, uma vez que empreender exigirá que você dedique a maior parte do seu tempo e atenção a ele, não apenas superficialmente, mas em todas as horas do seu dia-a-dia. Além disso, uma empresa requer planos para o futuro, inclusive a longo prazo, portanto é importante que você tenha prazer em lidar com aquela área, caso contrário, dedicar-se ao negócio será um fardo.
Portanto, invista em áreas que estejam alinhadas com suas paixões e também com seus conhecimentos. É necessário, por exemplo, ter entendimento em tecnologia e programação para investir em uma franquia desse ramo. Assim, estude, pesquise, analise e, se necessário, busque orientação profissional para direcionar sua carreira.
Tenha o suporte de um advogado
Este é um passo crucial que jamais deve ser esquecido. Seja como franqueador ou franqueado, independentemente do tamanho da franquia (micro, pequena ou grande), você precisará do auxílio de um advogado em muitos momentos. Tudo começa quando você decide assinar um contrato de franquia ou ler/elaborar a Circular de Oferta de Franquia (COF). É essencial contar com orientação jurídica para garantir que você não esteja violando nenhuma lei ou sendo enganado. Esteja atento a isso!
Realize uma análise de mercado
O mercado nem sempre está favorável ao tipo de negócio que você está considerando abrir. Em alguns momentos, pode não ser o melhor momento para investir em uma empresa devido a flutuações cambiais, aumento da inflação ou outros fatores. Além disso, o local em que você pretende estabelecer uma franquia pode não ser ideal para o segmento escolhido, caso a população local não tenha o hábito de consumir o produto ou serviço oferecido. Além disso, o nicho em que você deseja investir pode estar em declínio ou em ascensão.
Portanto, é fundamental ter um entendimento preciso sobre a situação do mercado financeiro e a demanda pelo produto ou serviço que você pretende oferecer. Esteja atento, acompanhe revistas e jornais especializados em economia, consulte profissionais da área e conduza pesquisas. É importante conhecer o terreno antes de mergulhar de cabeça!
Busque conhecimento no ramo de atuação
Outro ponto de extrema importância é se dedicar ao estudo do campo em que você pretende atuar. Mesmo que você já tenha formação na área, procure por cursos, treinamentos e orientações relacionadas ao tema. Acompanhe páginas na internet, leia posts em blogs especializados como a Goobiz. Além disso, é altamente recomendado buscar uma graduação ou especialização na área de franchising, caso ainda não possua.
Por exemplo, se você pretende abrir uma franquia de materiais de construção, busque conhecimento sobre esse setor, como materiais e processos de construção. Se estiver considerando abrir um salão de beleza, faça um curso de cabeleireiro ou manicure. Se for trabalhar com confeitaria, aprenda a fazer os produtos que serão vendidos. Quanto maior o seu conhecimento, maior será o seu domínio sobre o seu negócio.
Forme uma equipe de especialistas confiáveis
Um aspecto fundamental para o sucesso de um negócio é contar com uma equipe igualmente bem-sucedida. Portanto, busque profissionais que sejam capazes de desempenhar um excelente trabalho, que demonstrem vontade de aprender e trabalhar, e que também sejam confiáveis.
Além disso, se você for o franqueador, procure por franqueados que atendam aos requisitos mínimos para operar uma filial de forma bem-sucedida.
Conclusão
As franquias de roupa fitness são uma categoria dentro das franquias de moda, que tem se destacado por causa da crescente demanda da população por consumo de roupas feitas para a prática de exercícios físicos. Por isso, investir nesse setor pode ser uma ótima ideia, uma vez que ele não apresenta previsões de queda. Porém, é sempre importante pensar nas especificidades de cada investimento, afinal, as franquias de roupa fitness também exigem grande investimento inicial, em tecnologia, e uma inovação constante.
Se você pensa em abrir uma franquia de roupa fitness, conte com profissionais que entendem do assunto! Entre em contato e teremos o prazer de encontrar a franquia ideal para você!