Já pensou em investir em franquias de artigos esportivos? Então, conheça a Franquia Bayard.
O franchising é um modelo de negócio que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Pelo empreendedor não ter a necessidade de montar uma ideia completamente do zero, é considerado um tipo de investimento mais seguro, sendo uma boa opção em vários segmentos.
A Bayard, por exemplo, é uma empresa tradicional de artigos esportivos que trabalha há mais de 65 anos com as melhores marcas. Recentemente, com a ajuda da Goakira, essa marca entrou para o mercado de franquias e vem conseguindo bons resultados. Nesse post, contaremos mais sobre a história da Bayard e sua entrada no mundo do franchising.
E aí, se interessou por esse negócio? Continue lendo para saber mais!
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A história da franquia Bayard
A Franquia Bayard é uma franquia de artigos esportivos que está presente no mercado de varejo esportivo do brasil há quase 70 anos. Consolidada em seu segmento, fortaleceu seu nome em São Paulo, fornecendo produtos de qualidade aos consumidores.
A franquia Bayard possui uma equipe de vendas que é especializada nos produtos encontrados nas lojas, investindo bastante em treinamentos para que os consumidores tenham uma experiência única de compras, contando com uma operação logística terceirizada.
As operações da franquia Bayard foram iniciadas em São Paulo, nos principais shoppings da capital paulista. O objetivo da marca é levar aos consumidores um estilo de vida mais saudável, trabalhando com os melhores fornecedores do Brasil e do mundo em um estilo de atendimento que, segundo a empresa, se resume em duas palavras: paixão e excelência.
Bayard e Goakira: uma parceria de sucesso
Com mais de 60 anos de vida e uma presença consolidada no mercado paulistano por meio de lojas próprias nos principais shopping centers, a Bayard acreditava ser possível desenvolver uma nova chance de crescimento através do mercado de franquias. Transformar a ideia em realidade, no entanto, dependia de encontrar o parceiro certo.
Os responsáveis pela expansão da marca em uma franquia de artigos esportivos discutiu bastante sobre essa possibilidade de franquias, pois batia de frente com muitos paradigmas e preconceitos internos e do mercado. Normalmente, as franquias casam muito bem com lojas de pequeno porte, especialmente quando vendem itens monomarca. A Bayard, uma rede multimarcas com lojas grandes, definitivamente não se encaixava nesse padrão.
Após entrarem em contato com diversas consultorias, os executivos da empresa se sentiram seguros ao encontrar a Goakira, que se mostrou um parceiro disposto a fazer um projeto sólido e comprovar a viabilidade do modelo de franquias. Ao atuar com lojas de mais de 100 metros quadrados, que faturam acima do limite do Simples, as franquias passam a trabalhar em um regime tributário de lucro real ou presumido, o que não é comum entre as franquias.
Enquanto a Bayard questionava a viabilidade do projeto de se transformar em uma franquia de artigos esportivos, o grupo JHSF entrou em contato com a empresa, querendo contar com uma unidade da rede em um de seus shoppings. A marca chegou, então, a fechar um acordo com um modelo de operação semelhante a uma franquia, até com pagamento de royalties. Com o auxílio da Goakira, foram definidos os parâmetros jurídicos e as partes chegaram num denominador comum onde todas saíram ganhando.
Uma vez que ficou claro que a conta fechava com a JHSF, a Bayard passou a conversar com a Goakira para expandir o modelo de negócios para outros mercados. O responsável pela expansão da marca considerou uma parceria muito interessante, pois a Goakira instiga a Bayard para que o funil de vendas seja alimentado e que seja mantido um ciclo de captação, prospecção e fechamento.
Em 2021, foi fechado o primeiro contrato da franquia Bayard, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Já no ano seguinte, em 2022, a expansão ganhou fôlego com a recuperação pós-pandemia e outros 5 contratos foram fechados até setembro — sem a necessidade de investimentos em publicidade.
O momento é promissor para a franquia Bayard, pois a Goakira trabalhou os contatos que haviam sido estabelecidos durante a pandemia e os resultados se mostraram bastante positivos. Agora, a marca já está consolidada como uma franquia de artigos esportivos, entrando numa fase onde é necessário ser mais agressivo comercialmente.
Quais são os valores de investimento na franquia Bayard?
Para se tornar um franqueado da Bayard e entrar no mercado de franquias de varejo esportivo, é necessário que o investidor faça um aporte de R$ 1,2 milhão. Ou seja, é um negócio que exige investidores com um pouco mais de expertise e capital. Neste valor, estão embutidos R$ 658 mil de estoque inicial, R$ 300 mil de capital de giro, R$ 700 mil de obras, equipamentos e instalações, R$ 300 mil de taxa de franquia e R$ 3 mil do marketing inaugural.
Além disso, o faturamento médio da franquia Bayard é de R$ 400 mil por mês, a lucratividade fica em torno de 10% e o prazo de retorno do investimento (conhecido também como payback) demora entre 30 e 36 meses.
Vale a pena investir em uma franquia Bayard?
A resposta é: sim! Pois a franquia Bayard é uma empresa consolidada há mais de 60 anos no mercado do varejo esportivo, trabalha com marcas renomadas e conhecidas no mundo inteiro, como Nike, Adidas, New Balance, Mizuno e muitas outras e tem um futuro promissor no mercado de franquias com a ajuda da Goakira.
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