Ter o próprio negócio para fazer uma grana extra é o sonho de muitos brasileiros. O Brasil inclusive está listado como um dos melhores países para empreender, e é até considerado o melhor da América Latina! Mas pra você tocar um negócio precisa escolher um que vai dar certo pra não acabar só gastando tempo e dinheiro. Por isso, enumeramos 20 negócios que dão certo em qualquer lugar.
1.Produção e venda de produtos metalizados e folheados
Esse é um nicho que eu descobri e comecei a pesquisar há pouco tempo, são os negócios que produzem itens de metal e também folheados, isso porque a técnica para metalização e folheação pode ser aplicada em praticamente qualquer objeto, como torneiras, talheres, emblemas de carros, bijuterias e muito mais.
Ou seja, são itens extremamente comuns e necessários no dia a dia das pessoas, tem um enorme público consumidor para explorar, sendo um dos 20 negócios que dão certo em qualquer lugar.
E uma franquia que é ótima opção nesse nicho é a Alquimia Moderna. Foi fundada em 1990, e é uma rede de metalização e folheação a ouro e outros metais que é capaz de metalizar praticamente qualquer material.
A Alquimia Moderna trabalha com 11 tipos de tecnologias diferentes e também oferece serviços para polimentos, banhos de ouro para bijuterias e semijoias, tintas de efeito cromo, vernizes e pigmentos especiais.
A franquia oferece Treinamento presencial no showroom da marca, suporte constante por telefone, e-mails e WhatsApp, suporte pós-venda, realização de reciclagens e atualizações, apoio administrativo, treinamentos personalizados e individuais, suporte de marketing inicial e atendimento sempre que o cliente final precisar.
Com equipamentos compactos e portáteis, é possível atender o consumidor a domicílio, o que permite que os profissionais da Alquimia Moderna by Cardinale atuem em esquema home office.
A marca não exige contratação de funcionários, pagamento de royalties ou taxa de franquia, o que também reduz consideravelmente os custos da operação e impulsiona o lucro do negócio.
Ficha Técnica:
- Investimento inicial: R$ 2.480 até R$ 398.000;
- Faturamento mensal: R$ 2.000 a R$ 200.000;
- Retorno sobre Investimento: 1 a 12 meses.
2.Venda de cosméticos naturais e artesanais
Na onda da consciência ambiental e busca por produtos sustentáveis, os cosméticos naturais estão ganhando destaque no mercado de beleza e tornaram-se um dos 20 negócios que dão certo em qualquer lugar.
Segundo um estudo da plataforma Teads publicado em 2020, 62% dos brasileiros acreditam que os cosméticos deveriam ser formulados apenas com ingredientes naturais e orgânicos.
3.E-commerce de informática
O segmento do e-commerce com maior aumento de ticket médio na pandemia foi o de produtos de informática segundo um relatório Webshoppers da Nielsen.
As lojas online da categoria tiveram um aumento de 50% no valor médio de compra dos clientes e um crescimento de 101% no faturamento no 2º trimestre de 2020, sendo um dos 20 negócios que dão certo em qualquer lugar.
Esse tipo de negócio pode ser focado na venda de computadores e notebooks prontos, além de peças e acessórios, ou na montagem de computadores sob encomenda.
4.Comércio de roupas
Ter um negócio no segmento de moda é uma boa ideia, principalmente se for e-commerce, isso porque esse setor está crescendo cada vez mais para facilitar sua vida. Separei uma franquia muito boa de e-commerce de roupas, é a franquia Camisetas da Hora.
Ela é home office, ou seja, você trabalha com a venda de camisetas pela Internet, ela trabalha a técnica de dropshipping, então não existe a necessidade do mesmo ter um espaço para estoque. Todo o processo, desde a confecção da camiseta até o envio das mesmas, a franqueadora realiza.
O franqueado fica responsável somente pela prospecção de novos clientes. O investimento inicial total é de R $25 mil, e a previsão de retorno é 6 meses.
5.Venda de Wearables
Esse negócio que é difícil de falar são dispositivos vestíveis, como relógios tecnológicos, são aquelas pulseiras que registram batimentos cardíacos e velocidade da corrida, óculos com assistentes pessoais e relógios que obedecem comandos. O Faturamento das vendas de wearables no primeiro trimestre de 2020 alcançou a marca de R$ 438 milhões. Então esse é um bom negócio para abrir! Uma loja de smartwatches e fitbands.
6.Venda de produtos vegetarianos e veganos
O mercado vegetariano já vinha crescendo e continua sendo uma aposta certeira para esse ano. Segundo a pesquisa mais recente do Ibope sobre hábitos de alimentação, publicada em 2018 no G1, 14% da população brasileira já se declara vegetariana. São em torno de 30 milhões de pessoas.
Nos pequenos negócios, crescem os restaurantes vegetarianos, empresas de marmitas sem produtos de origem animal, empresas de cosméticos veganos, fabricantes de produtos plant-based e vários outros segmentos repletos de oportunidades.
Eu vou falar aqui uma dica de franquia que atua nesse ramo de healthy food pra você dar uma olhada se tiver interesse, é a franquia Vida Leve, uma das principais redes de comida saudável no Brasil.
As lojas da marca oferecem produtos naturais que ajudam em uma saúde mais equilibrada e são um dos 20 negócios que dão certo em qualquer lugar.
Ficha Técnica:
- Investimento inicial: a partir de R$9,9 mil;
- Investimento inicial: a partir de R$9,9 mil;
- Retorno sobre investimento: 3 a 5 meses (variável).
7.Serviços de TI
O mercado de serviços de TI cresceu 4,1% em 2020, segundo dados do IDC Brasil, os segmentos que impulsionaram o mercado foram o de cloud computing e segurança da informação, que tiveram um papel essencial na implementação do home office em empresas durante a quarentena e se tornaram um dos 20 negócios que dão certo em qualquer lugar.
8.Delivery de comida
Não tem momento melhor do que agora para investir num negócio de alimentação com delivery. O aumento de gastos com delivery no Brasil em 2021 foi de mais de R$ 40,5 bilhões.
De franquia de delivery eu indico a Dogueria Perdizes, eu conheço os franqueadores e posso confirmar que é uma franquia de qualidade. Pra você ter uma ideia eles tem em média mais de 2 mil pedidos por mês.
A Dogueria Perdizes vende lanches diferentes, grandões, e com recheios muito bons… E também sobremesas personalizadas.
Então se você quer um negócio de alimentação no modelo delivery que é um dos 20 negócios que dão certo em qualquer lugar, procura lá a Dogueria Perdizes! O faturamento médio anual é de mais de meio milhão, e o investimento é a partir de R$ 130 mil. Clique no botão abaixo e saiba mais sobre a Dogueria Perdizes!
9.Papelaria e produtos para trabalho
Papelarias é um negócio que tem que ter em todo lugar, isso porque as pessoas precisam de itens de papelaria e escritório o tempo todo. Por isso tem potencial de dar certo até em bairros fora do centro das cidades.
Um exemplo de franquia de papelaria é a Magnólia. A Magnólia Papelaria é um quiosque de papelaria focado em organização, planejamento e produtividade. O investimento inicial é de 85 mil, e o faturamento médio mensal gira em torno de R$ 46.000,00.
10.Negócios automotivos
As Franquias do segmento de serviços automotivos são muito promissoras e um dos 20 negócios que dão certo em qualquer lugar. Para você ter uma ideia, esse segmento faturou mais de 6 bilhões ano passado.
Um exemplo bom de franquia nesse segmento é a Acquazero, a maior franquia de limpeza ecológica do mundo, que tem margem de lucro de até 70% e retorno bem rápido pro investidor. O investimento na Acquazero é bem baixo, a partir de R$ 25,6 mil, fica a dica!
11.Desenvolvimento de games para celular
Um dos mercados que explodiu durante a pandemia foi o de games, com faturamento recorde de R$ 851 bilhões em 2020, segundo dados da Newzoo publicados no jornal IG. Só o segmento mobile faturou R$ 402,5 bilhões, graças ao aumento de downloads de jogos para celular.
Por isso, o desenvolvimento de games para celular se torna um negócio em potencial. Os apps podem ser publicados pelo Google Play, App Store e Windows Phone Store, você só precisa se registrar como pessoa física ou jurídica e pagar uma taxa única para publicar e vender o aplicativo.
12.Clube de assinatura
No Brasil, o mercado de clubes de assinatura cresceu 10% em 2020, segundo dados da Betalabs publicados na Valor Investe. Em 2015, existiam apenas 300 empresas no setor, e hoje o número estimado é de quase 4 mil clubes.
As possibilidades de clubes de assinatura são muitas, como vinhos, cervejas, doces, produtos naturais, kits de maquiagem, cosméticos, acessórios para pets, itens para churrasco, entre outros.
13.Doceria
Vender doces é uma ideia que pode ser boa, dependendo de como você estruturar seu negócio pode dar certo até em bairros pequenos, um exemplo de franquia de doces é a franquia Casa de Bolos.
A primeira unidade da rede foi em Ribeirão Preto/SP, inaugurada em 2010, o sucesso da rede foi imediato e em pouco tempo, outras unidades foram abertas na região. Hoje já tem mais de 400 unidades em operação.
A franquia é chancelada com o Selo de Excelência da ABF desde 2018!
Ficha Técnica:
- Investimento inicial: a partir de R$ 75.000,00;
- Faturamento: R$ 25.000,00 a R$ 60.000,00;
- Retorno sobre investimento: 18 a 24 meses.
14.Loja de bebidas to go
Já pensou em abrir um negócio super rentável de bebidas?
Tô te falando, esse é um negócio que dá certo em todo lugar. No ano de 2021 as vendas de bebidas cresceram 7,6% pra você ter uma ideia.
E o modelo de negócio to go é aquele que a pessoa compra e leva pra casa, então traz uma certa eficiência pra vida do consumidor.
Um bom exemplo de franquia nesse modelo é a Pit Stop Skol, a maior do Brasil. Aliás temos um vídeo sobre essa franquia, clique aqui pra assistir!
15.Cafeteria
O Brasil é o 2º maior consumidor de café do mundo! Por isso eu falo que ter uma cafeteria pode ser um ótimo negócio se você estruturar o negócio de forma bem feita.
Se você quer uma marca que já tem uma estrutura boa, eu indico a franquia de cafeteria Root’s Coffee, o faturamento de uma franquia Root’s Coffee é 3x maior que a média brasileira! isso porque eles são super modernos, inclusive é a 1º Cafeteria Comfort Food do Mundo.
Ficha Técnica:
- Faturamento médio: R$ 130 mil;
- Lucratividade: 15 a 19%;
- Taxa de Royalties: 5%;
- Taxa de Marketing: 2%;
- Investimento: partir de R$ 230.000.
16.Restaurante de espetos
Um negócio em que você vende espeto é uma boa ideia, e pode dar certo em bairros que não são comerciais!
As pessoas adoram comer um espetinho né, por ser uma refeição simples e gostosa. Um exemplo de franquia desse segmento é o Espetto Carioca, uma rede de bar especializada em espetos né, óbvio!
As franquias vendem mais de 1.000 combinações de pratos, com mais de 30 sabores de espetos que variam entre o tradicional e o premium, passando por sabores vegetarianos e veganos.
Pra todos os gostos! a rede foi chancelada com o selo de excelência em franchising pela ABF, e também foi uma das franquias premiadas pelo Pequenas Empresas Grandes Negócios como Melhores Franquias do Brasil.
Ficha Técnica:
- Lucratividade: 12% a 20%;
- Retorno sobre investimento: 24 a 36 meses;
- Investimento: R$ 230 mil.
17.Serviço de transporte e logística
Você sabia que as vendas de comércio virtual cresceram mais de 35% em 2021?
E você sabe o que aumenta com o crescimento de compras na internet?
Isso mesmo, o sistema de entrega e logística! Inclusive, existe franquia de logística que cresceu mais de 250% nesse último ano.
18.Restaurante de frango frito no pote
Frango frito de pote é uma comida que caiu no gosto do brasileiro nos últimos anos, hoje é super consumido na rotina das pessoas, e é um tipo de restaurante que não tem muita concorrência em muitas cidades pequenas, por isso é uma ótima oportunidade.
Hoje o Brasil é o 4º país que mais consome frango no mundo. O brasileiro gosta de frango, hein!?
Aqui já existem algumas franquias fortes de Frango Frito, como o KFC e o Popeys, que vieram de outro país, e já estão consolidadas no mercado.
19.Clínica de estética
Nem todo mundo sabe disso, mas o Brasil é referência no mercado de estética do mundo todo. Esse segmento de beleza é um dos que mais crescem no Brasil. Atualmente mais ou menos um milhão e meio de cirurgias estéticas são feitas por ano.
E esse é um segmento tão em disparada que a história de abrir negócios só em grandes centros urbanos é coisa do passado, as cidades pequenas e de interior também tem grande público para franquias do segmento.
20.Venda de produtos personalizados
Abrir um negócio que vende produtos personalizados e artesanato pode dar muito certo, principalmente se você fizer uma boa divulgação nas redes sociais.
Pode ser a venda de camisetas personalizadas, bolsas, joias, entre outras opções. O segredo é vender esses itens na internet, para atingir um bom público.