Se você mora em São Paulo, provavelmente já viu essa fachada vermelha e amarela em alguma esquina. E se não mora, prepare-se, pois cedo ou tarde ela deve aparecer em sua cidade. Fundada no México, a rede de mercados Oxxo chegou com tudo no Brasil no final de 2020, e sua estratégia de expansão tem sido tão agressiva que até virou meme nas redes sociais, graças aos inúmeros comentários em tom de humor feitos por internautas surpresos com o rápido surgimento de novas unidades no país.
Mas até que ponto a chegada dessa gigante latinoamericana ameaça nossas mercearias de bairro, um dos negócios mais tradicionais no Brasil? É isso que vamos discutir ao longo deste texto. Mas antes de começar a falar dos impactos da sua entrada no mercado, vamos entender o que é a rede Oxxo.
O que é a Rede Oxxo?
A Oxxo é uma das principais redes de conveniência da América Latina. Fundada em 1977, ela nasceu a partir de uma pequena mercearia na Cidade do México e rapidamente se espalhou por todo o país com uma proposta de levar produtos de forma acessível ao consumidor.
No início, a marca comercializava principalmente itens básicos, como cigarros, refrigerantes e artigos de higiene pessoal. Com o tempo, porém, a empresa passou a ter uma oferta cada vez mais variada, incluindo alimentos frescos, congelados, padaria, doces, snacks, entre outros. Assim, a rede foi se popularizando até se transformar em uma das maiores e mais conhecidas do México, com cerca de 19 mil unidades que, em sua maioria, funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana.
A expansão para a América Latina teve início na década de 1990, quando surgiram as primeiras lojas em países como Colômbia, Peru e Equador. De olho no potencial do mercado brasileiro, a companhia iniciou sua presença por aqui em dezembro de 2020, na cidade de Campinas, interior de São Paulo.
Quais os planos da Oxxo para o Brasil?
Segundo o próprio site da Oxxo, a proposta da marca no Brasil é ser uma empresa que revolucione o mercado, apostando na proximidade, na qualidade no serviço e em atender às diversas necessidades do consumidor através de uma experiência de compra prática e a preços justos.
Mas será que isso realmente representa uma ameaça para os nossos mercadinhos de bairro? Segundo dados do Sebrae, no ano passado o Brasil contava com mais de 400 mil mercearias registradas em todo o país. Além disso, esse tipo de empreendimento registrou um crescimento de 12% entre 2020 e 2021.
Ou seja, se compararmos esses dados com as 20 mil unidades que a Oxxo possui em toda a América Latina, fica fácil perceber que, por mais que a rede multiplique sua presença, dificilmente vai alcançar a escala e a penetração que as mercearias têm em todo o território nacional.
Por outro lado, o modelo de negócio da Oxxo bate de frente com a proposta dos negócios para abrir em bairros pequenos, que sempre se destacaram das grandes redes por oferecer o que precisamos de forma urgente e prática. Nesse sentido, será fundamental que as mercearias busquem se atualizar para não correr o risco de desaparecer diante desse novo cenário que vem se desenhando. Para isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar o pequeno empresário nessa missão.
Oxxo é franquia?
Com a inauguração de sua 500ª loja em São Paulo no último mês de março, a Oxxo despertou a curiosidade de muitos empreendedores: afinal, a Oxxo opera com franquias no Brasil?
A resposta pode surpreender: as lojas Oxxo não são franquias. Na verdade, elas são próprias e operadas pelo Grupo Nós, uma joint-venture entre duas gigantes, Raízen e FEMSA Comercio.
Atualmente, a rede está presente em 15 cidades do estado de São Paulo, empregando quase 5 mil pessoas. E as perspectivas de crescimento são animadoras. De acordo com um comunicado recente à imprensa, a estratégia da Oxxo para 2024 é continuar expandindo no estado, explorando novas regiões com potencial para seu formato de proximidade.
Além da capital paulista, a Oxxo já marca presença na Baixada Santista desde outubro do ano passado e no interior, na região de Campinas, onde inaugurou sua primeira unidade brasileira em 2020.
A trajetória da Oxxo começou no México em 1978 e hoje conta com mais de 20 mil unidades espalhadas pela América Latina. No Brasil, a marca adaptou-se ao gosto local, oferecendo produtos típicos como pão francês, pão de queijo e coxinha, itens que não fazem parte do portfólio original mexicano.
Apesar de não operar com franquias da marca Oxxo, o Grupo Nós tem outra marca que cresce amparada nesse formato: a Shell Select. Com 1,3 mil unidades em todo o país, tanto próprias quanto franqueadas, a rede de lojas de conveniência vem expandindo seu alcance. No ano passado, até lançou o Shell Café, oferecendo serviços de alimentação em algumas unidades.
No cenário brasileiro, poucas redes de supermercado adotam o modelo de franquias. A rede espanhola Dia — que recentemente anunciou o fechamento de mais de 334 unidades, entrou com pedido de recuperação judicial e anunciou a venda das suas operações brasileiras — foi uma das primeiras a apostar nesse formato. Hoje, das 244 lojas restantes em São Paulo, 123 são operadas por franqueados. O Carrefour também ingressou nesse mercado, lançando o formato de proximidade Carrefour Express para franquias no ano passado.
Relação com o cliente
Ao contrário de uma grande rede que chega na região do dia para a noite, o diferencial das mercearias está na relação de proximidade com o cliente. Afinal, os donos geralmente são pessoas que todos conhecem e vivem no bairro há muitos anos. Por isso, é fundamental estimular e fortalecer esses laços, seja com promoções, descontos exclusivos ou através da criação de clubes de fidelidade.
Oferta de produtos diferenciada
Outra dica que pode ajudar demais a ganhar competitividade é conversar com os clientes para saber sobre suas preferências e assim adaptar o que fica exposto nas prateleiras. É muito difícil para uma grande marca atender as necessidades mais pontuais do consumidor, pois ela geralmente pensa em uma escala maior, adotando medidas voltadas para toda a rede.
Nesse sentido, contar com uma oferta diversificada, que inclua itens naturais e orgânicos ou que privilegie produtores locais e artesanais podem fazer toda a diferença para que seu negócio se destaque.
Parcerias e associações
Mesmo cobrando preços um pouco mais elevados, nossos mercadinhos sempre conseguiram competir com as grandes redes por conta da conveniência. No entanto, diante de uma marca como a Oxxo, que também aposta na proximidade com o cliente, isso não é mais possível.
A boa notícia é que, por se manter aberta por 24h, a Oxxo acaba repassando parte desse custo em seus preços, que também costumam ser um pouco mais elevados do que os cobrados pelos grandes mercados. Então uma boa saída para as mercearias é se associar com outros comércios similares para realizar compras de maior volume junto aos fornecedores e, assim, conseguir preços um pouco mais competitivos.
Tecnologia
Como a disputa entre as mercearias e a Oxxo se dá no campo das facilidades para o consumidor, será cada vez menos aceitável deixar o cliente esperando na fila porque o sistema caiu ou não oferecer aquela opção de pagamento que ele deseja. Isso significa que o empreendedor vai ter de recorrer à tecnologia para tornar sua operação mais eficiente, investindo em sistemas de gestão de estoques e pagamentos online, por exemplo.
Sustentabilidade
Por fim, com os consumidores mais atentos e exigentes em relação ao meio ambiente, adotar práticas sustentáveis pode ser uma ótima maneira de contar com a sua preferência no momento da compra.
Oferecer opções de embalagem ecológica, promover o uso de sacolas reutilizáveis, disponibilizar espaços para destinação adequada de baterias e óleo de cozinha, recorrer a fontes renováveis de energia, como painéis solares, e instalar sistemas de captação de água da chuva são alguns exemplos que vão ajudar a ganhar a simpatia dos clientes que também se preocupam com essas questões.