“Compre uma franquia e não trabalhe nunca mais!”, “Fature mais de 1 milhão por ano!”, “Invista agora mesmo em um negócio de risco zero e lucro garantido!”, você com certeza já leu ou ouviu pelo menos uma dessas promessas mirabolantes ligadas ao mundo das franquias.Mas a verdade sobre franquias ninguém tem coragem de dizer.
Apesar dessas frases pintarem um mundo lindo para quem sonha em entrar para esse universo, a verdade sobre franquias é que as coisas não funcionam exatamente assim na prática. Mas mesmo que investir em franchising não garanta o sucesso, o modelo é capaz de reduzir bastante as chances de as coisas saírem errado.
Segundo levantamento realizado pelo Sebrae em julho de 2022, 29% dos microempreendedores individuais fecham após cinco anos de atividade. Entre as microempresas, o percentual fica em 21,6%, enquanto o índice de fechamento das empresas de pequeno porte é de 17%. Por outro lado, um estudo promovido pela ABF também em 2022 mostra que a taxa de mortalidade é muito menor no franchising, atingindo apenas 2,9% dos negócios.
Todos esses números como as franquias podem sim ser de grande ajuda ao empreendedor. Porém, é preciso saber separar isso das falsas promessas ligadas. Veja a seguir algumas das verdades sobre franquias que ninguém tem coragem de dizer e evite cair em ciladas da hora de abrir o seu negócio
Verdade sobre franquias: conheça as 5 principais
1. Não precisa mais trabalhar
Franquia não é sinônimo de aposentadoria. Muito pelo contrário. Ainda que exista uma série de vantagens em aderir a uma rede já consolidada no mercado, como ter por trás uma marca reconhecida pelo público e contar com um modelo de negócio testado, o sucesso da empresa ainda está totalmente vinculado ao esforço e dedicação do franqueado.
Não por acaso, muitas redes sérias costumam fazer uma seleção rigorosa do perfil de interessados antes de permitir que a pessoa compre uma unidade, avaliando se ela tem condições de se dedicar integralmente ao negócio e também se os seus valores estão alinhados com os da marca. Por um lado, isso traz mais garantias para ambos os lados, mas por outro pode significar uma quantidade extra de trabalho e responsabilidades.
Além disso, com novos produtos surgindo e hábitos de consumo mudando a todo instante, é necessário sempre se atualizar e repensar as práticas adotadas em sua unidade para que ela continue se mantendo competitiva.
No final das contas, ter uma franquia envolve boa parte das obrigações de um negócio tradicional. Ainda que o suporte da franqueadora seja de grande ajuda, a pessoa vai precisar estar à frente do negócio, acompanhar de perto a operação e se manter sempre atualizada para alcançar o sucesso.
2. Lucro garantido
Todas as vezes que você ouvir a palavra “garantido” no mundo dos negócios, desconfie. Na prática, para alcançar o sucesso, você vai precisar trabalhar duro. Afinal, ter uma franquia não significa que basta ficar de braços cruzados atrás do balcão para choverem clientes no seu estabelecimento.
No entanto, mesmo que não existam certezas, é possível buscar formas de ampliar ao máximo suas chances de sucesso. No caso do franchising, isso pode ser feito com uma boa pesquisa antes de assinar o contrato, privilegiando marcas de renome, com boa reputação junto ao público e que reúnam diferenciais competitivos e um modelo de negócio testado e aprovado. Para completar, considere bem o mercado, avaliando se ele tem boas perspectivas e se há demanda na região em que planeja empreender.
3. Risco zero
Assim como não existe lucro garantido, a grande verdade é que ter uma empresa também envolve assumir alguns riscos. Isso porque, por mais que você se dedique e realize um ótimo trabalho, uma série de coisas pode dar errado no meio do caminho e prejudicar o andamento do seu negócio.
Por exemplo, uma crise econômica, o surgimento de uma nova tecnologia dentro de sua área de atuação ou mesmo o fato de o público da região ter um comportamento muito diferente e não abraçar seu negócio como o esperado. A verdade sobre franquias é que nem mesmo a Franquia Mc Donald’s, por exemplo, está isenta de riscos.
Para evitar que isso aconteça, mais uma vez é preciso investir bastante em pesquisa e capacitação. Só assim você terá as ferramentas necessárias para lidar com os inúmeros desafios que surgem pelo caminho.
Contar com uma franqueadora que ofereça um bom suporte também será fundamental para superar as adversidades, especialmente no caso daqueles que estão em seu primeiro empreendimento e ainda não se habituaram às rotinas burocráticas e dificuldades de administrar uma empresa.
4. O negócio se toca sozinho
Se você é daqueles que escolheu uma franquia por acreditar que basta contratar alguns funcionários e contabilizar os lucros no fim do mês, é melhor rever seus conceitos. Mesmo que a franqueadora conte com um manual de operações detalhado e um bom plano de negócios, cabe ao franqueado seguir essas orientações e implementá-las de uma forma que garanta o bom desempenho do negócio.
Ou seja, a marca até pode ajudar oferecendo treinamento, suporte e orientação, mas a operação sempre será de responsabilidade do franqueado. Isso significa que o sucesso da unidade depende diretamente da sua capacidade de gerenciar a operação e atender às expectativas e metas criadas pela franqueadora.
5. Faturamento não é lucro
Por fim, vale fazer um último alerta. Muitas redes divulgam números grandiosos de faturamento, mas é sempre bom lembrar que esse não é o dinheiro que fica para o franqueado no final do mês.
Ainda que sua unidade registre ótimas vendas, é preciso considerar uma série de custos, como salário de funcionários, pagamento de fornecedores e aluguel do ponto de venda, sem falar nas taxas e royalties cobrados pela própria franqueadora.
No final das contas, ao se colocar na ponta do lápis todas as despesas, pode ser que o lucro não seja tão interessante quanto parecia à primeira vista. Além disso, é preciso também ficar atento às entrelinhas do contrato, que podem trazer condições que limitem o seu negócio.
A obrigação de adquirir materiais diretamente da franqueadora, restrições de competição com outros franqueados ou mesmo a limitação de atuar apenas em uma determinada área são alguns fatores que às vezes passam despercebidos, mas vão fazer toda a diferença no momento em que você estiver à frente do negócio.
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