As franquias baratas de alimentação tiveram um boom em 2021, de acordo com pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). E dados apontam para uma tendência ainda mais forte para os próximos anos nesse segmento de mercado.
Em 2022, uma pesquisa feita recentemente pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), após momentos de dificuldades no mercado, as vendas do setor cresceram 2,5% e devem dobrar esse resultado neste ano. A entidade prevê ainda a criação de mais de 1.481.885 mil postos de trabalho até dezembro deste ano.
E quanto se trata do mercado de franquias os apontadores são ainda melhores. No ano passado, o setor registrou um faturamento superior a 185 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). E o setor de alimentação estava no topo representando 43,735 bilhões de reais em faturamento.
E para injetar mais ânimo no mercado, as franquias baratas de alimentação invadiram o setor.
As franquias baratas de alimentação são tipos de empresas que oferecem aos empreendedores oportunidades muito interessantes pois trazem baixo valor de investimento inicial e oferecem modelos facilitados para sua implementação no mercado.
O uso de tecnologia na interação com o consumidor também deve se fortalecer. Logo, pedidos online, totens de atendimento, QR Cods e equipamentos como tablets serão ainda mais comuns nos próximos anos. Não esquecendo de manter o olhar para os deliverys que vieram com força na pandemia a tendência e ficarem cada vez mais presentes, incluído variedade de apps de entrega.
Além disso, os cardápios também acompanham as tendências de mercados, e podemos nota cada vez mais a presença opções veganas, vegetarianas, não alergênicos, especiais para intolerantes, opções regionais com toda força a presença visual na apresentação final do prato.
A alimentação é uma das coisas mais importantes para o brasileiro. O custo benefício dos produtos, atendimento, layout das lojas, apresentação final do prato, tudo é levado em conta. Por isso, investir em uma das franquias baratas de alimentação requer muito trabalho.
Não podemos esquecer que somos os consumidores mais exigentes do mundo e quando se trata de alimentação essa exigência dobra de tamanho assim como o crescimento do consumo no setor.
O mercado é promissor e está cheio de novidades, por isso preparamos uma lista para você saber tudo sobre esse setore sobre as melhores oportunidades de franquias baratas de alimentação para você investir!
O que são franquias baratas de alimentação?
Primeiramente, o franqueado em potencial precisa ficar atento a diversas características antes de finalizar o contrato com franquias baratas de alimentação. Dessa forma, além de saber quais são os suportes proporcionados pela empresa franqueadora, é necessário levar em consideração a experiência no ramo e certificar se há público para a franquia de alimentação que pretende escolher, é preciso levar em conta o o alimento que vai oferecer e sua posição no mercado consumidor.
Assim, lembre-se de que nem sempre negócios inovadores são a opção mais eficiente. Nesse sentido, há franquias de alimentação que aparentam ter elevado potencial, mas, no fundo, consistem em algo momentâneo. Portanto, é importante avaliar esse aspecto.
Além disso, outra questão que precisa ser levada em conta é a instalação do ponto comercial. Assim, é imprescindível que a loja seja bem estruturada, com uma cozinha devidamente montada e de acordo com as normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Então, verifique as regras da sua cidade ou do local onde deseja montar a franquia. Em termos de legislação, todo zelo é pouco.
Nesse sentido, vale destacar que quem está buscando atuar na área precisa se dedicar exclusivamente à organização. Assim, o profissional que investe no setor tem de lidar com diversas pessoas ao mesmo tempo, portanto a liderança de equipe é uma característica primordial.
Saiba que o investidor será o responsável por repassar orientações aos colaboradores e deve ter uma ótima comunicação para lidar com os principais consumidores.
O marcado de alimentação
Desde que a pandemia de Covid-19 chegou ao país, em março de 2020, o delivery foi incorporado à rotina dos brasileiros.Projetando um faturamento na casa de R$ 166,9 bilhões, a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) estima, para este ano de 2022, um crescimento do food service de 28%.
Segundo a Agencia Brasil, a indústria brasileira de alimentos fechou o ano de 2021 com faturamento de R$ 922,6 bilhões, resultado 16,9% superior ao registrado em 2020. O montante representa 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para o ano passado. Os dados, divulgados hoje (15), são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
De acordo com o levantamento no setor da alimentação as vendas em 2021 cresceram 3,2% e a produção, 1,3%. Considerando apenas as vendas para o mercado interno, que representam 73,5% do faturamento, o aumento foi de 1,8%. Já as exportações, que representam 26,5% do faturamento, aumentaram 18,6% e atingiram o patamar recorde de US$ 45,2 bilhões.
A indústria brasileira de alimentos fechou o ano de 2021 com faturamento de R$ 922,6 bilhões, resultado 16,9% superior ao registrado em 2020. O montante representa 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para o ano passado. Os dados, divulgados hoje (15), são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
De acordo com o levantamento, as vendas no mercado de alimentação em 2021 cresceram 3,2% e a produção, 1,3%. Considerando apenas as vendas para o mercado interno, que representam 73,5% do faturamento, o aumento foi de 1,8%. Já as exportações, que representam 26,5% do faturamento, aumentaram 18,6% e atingiram o patamar recorde de US$ 45,2 bilhões.
Um mercado potente, que se reinventou durante a pandemia e nessa levada trouxe o ramo de franquias baratas de alimentação com uma tendência muito forte para o ano de 2022. Entenda agora o mercado de franquias baratas de alimentação.
O mercado de franquias baratas de alimentação
Em 2019, a Associação Brasileira de Franchising, ABF, registrou um faturamento de R$ 48, 3 bilhões. Ou seja, um crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior. Mesmo em 2020, com todas as mudanças relacionadas à pandemia e à crise econômica, os números continuaram favoráveis.
Diante desses cenários, no terceiro semestre de 2020, o setor de alimentação faturou cerca de R$ 10,8 bilhões. Se compararmos com o terceiro semestre de 2019 (com faturamento em R$ 12,2 bilhões) em que tínhamos uma situação estabilizada, vemos que o setor conseguiu se manter.
As franquias baratas de alimentação com marcas fortes e modelos operacionais focados em expansão estão diante de um cenário extremamente favorável para ampliar seu faturamento.
No último ano, as redes que foram rápidas em se adaptar à nova realidade de consumo consolidaram sua posição de mercado e ganharam espaço no competitivo no mercado,
Entre as tendências mais promissoras do segmento está o conceito de Comfort Food, que leva a restaurantes em pontos estratégicos e refeições com o apelo da “comida de casa”, bem ao gosto do brasileiro
As expectativas para 2022 é de crescimento contínuo, principalmente pela tendência do delivery. Confira agora o que se as franquias esperam do franqueado.
Perfil dos franqueados no ramo de alimentação
Ao se tornar um franqueado, o empreendedor conta com uma rede de apoio que o auxilia na implantação de todo o negócio, desde a escolha do ponto comercial até o repasse de know-how e tecnologias de gestão e controle financeiro.
O modelo de franquias de alimentação não é atraente apenas para quem deseja empreender e ser dono do seu próprio negócio. Esse mercado também é promissor para investidores que buscam uma excelente tese de retomada da economia para obter ganhos consistentes e acima da média.
Qualquer investidor pode lucrar com a expansão acelerada de franquias de alimentação sem se envolver diretamente na operação do negócio.
Se você deseja se tornar um franqueado se atente ao que exige o perfil:
- Perfil empreendedor;
- Afinidade com o ramo de franquia que escolheu: o franqueado de franquia de alimentação, por exemplo, não precisa ser cozinheiro, mas precisa gostar da dinâmica do negócio;
- Criatividade;
- Proatividade, para resolver todos os problemas do dia-a-dia;
- Pesquise, estude, entenda se o seu perfil é adequado para a marca que deseja investi
- Liderança e empatia para lidar com pessoas
- Disciplina e comprometimento para cumprir regras e seguir as normas
Analise a franquia:
- Analise o mercado
- Entenda o sistema de Franchising
- Analise a Franquia
- Analise o Suporte ao Franqueado
- Atente aos Programas de Capacitação
- Confira a avaliação da marca na ABF (Associação Brasileira de Franchising)
- Leia as avaliações dos franqueados
- Avalie os investimentos necessários
- Confira o processo de seleção da marca
Anotou?
O segmento de alimentação é diverso, saiba um pouco sobre a diversidade e
Franquias baratas de alimentação: um mundo de possibilidades
Dos grandes mercados mundiais, o Brasil é o que tem o segmento de alimentação mais diversificado. Entre as inúmeras cozinhas que fincaram suas bandeiras em território nacional, a italiana, japonesa, árabe e portuguesa já tem seu espaço garantido.
Os hábitos de alimentação saudável estão cada vez mais em pauta entre os consumidores. O que muitos não sabem é que, para o público, a alimentação saudável é mais do que uma questão de saúde, mas também de sustentabilidade.
Eventualmente, surgirão novas tendências e demandas para que o mercado sempre consiga se adequar. A comida orgânica, por exemplo, que antes era caro e não muito acessível, hoje já existe na maioria dos mercados e com preços acessíveis para todos.
Produtos sem glúten e sem lactose que também estão ganhando popularidade à medida que entram no mercado tradicional. Essa é uma tendência madura para lucros, em especial se você capitalizar com produtos que são únicos na categoria.
Há também o mercado de bebidas, que estão no segmento de alimentação e ganham força e boas projeções. As bebidas participam significativamente dos nossos hábitos e cultura. As principais bebidas para esse mercado no Brasil são os refrigerantes, cervejas esuco de laranja. Somente os dois primeiros, juntos, representam aproximadamente 80% do volume de bebidas produzido e quase 75% das vendas do ramo. Além da cerveja, bebida alcoólica fermentada, as bebidas destiladas somaram, aproximadamente, mais de 640 milhares de litros.
Um segmento diverso. Pense sempre o ramo que mais tem proximidade com suas experiências e personalidade para investir.
Franquias baratas de alimentação
O mercado de franquias baratas de alimentação está antenado ao mercado e às tendências, confira agora as 42 franquia baratas de alimentação que separamos pra você.
Franquias baratas de alimentação: Dogueria Perdizes
A Dogueria Perdizes é uma franquia de hot dog fundada em São Paulo. Até o final de 2024, a Dogueria Perdizes conta com a meta de alcançar o marco de 30 unidades.
Além disso, a empresa propõe uma ideia inovadora de produzir hot dogs diferenciados e elaborados, com ingredientes especiais- por isso superam a expectativa dos clientes. É possível, para os clientes, montar seu próprio lanche na Dogueria Perdizes, dessa forma contando com uma experiência personalizada e única.
Para os franqueados, a Dogueria Perdizes oferece uma franquia barata, também no formato microfranquia, com operação simples, mas lucrativa. Com a franquia, é possível lucrar até 1 milhão de reais ao ano, o que demonstra o potencial da marca para os franqueados.
Suporte ao franqueado
Uma grande vantagem de investir na Dogueria Perdizes é a marca oferecer um grande suporte aos seus novos franqueados. Assim, você não estará sozinho para começar o negócio do zero, mas terá todo o acompanhamento e o know-how da empresa.
Dessa forma, a Dogueria Perdizes se torna muito mais segura e tem mais chances de dar certo nos primeiros anos e é uma das melhores opções de franquias baratas de alimentação.
Além disso, a franquia conta com outras formas de suporte. Confira o suporte que a Dogueria Perdizes oferece:
- Suporte nas áreas estratégicas
Toda franquia tem um plano de crescimento estratégico, e as áreas miradas pela empresa, como o mercado de franquias de fast-food, delivery, etc. Essas áreas serão especialmente assistidas pela franqueadora, ensinando e ajudando os franqueados a desenvolvê-las.
- Treinamento nos sistemas de operação da rede
Cada empresa tem sistemas próprios de operação nas redes internas, e a Dogueria Perdizes orienta os franqueados a aprender a usar esses sistemas.
- Auxílio na estrutura da equipe da unidade
Quantos funcionários você irá precisar? Para quais funções? Qual é o perfil ideal? A Dogueria Perdizes te ajuda a estruturar sua equipe própria da unidade da franquia de alimentação.
- Assistência remota
E mesmo que a unidade franqueada esteja instalada em uma cidade distante da sede, não se preocupe: caso haja dúvidas, dificuldades, etc, a assistência remota consegue te ajudar.
- Treinamento in loco para a equipe
E para garantir que o padrão da marca seja seguido e que a franquia de lanches seja executada da melhor maneira possível, a Dogueria Perdizes oferece treinamento in loco para as equipes das novas unidades franqueadas. Quer saber mais sobre a franquia? clique no botão abaixo!
Agora, talvez o assunto mais definitivo para quem quer se tornar um franqueado de uma marca, são os valores de investimento. A Dogueria Perdizes pode ser considerada uma franquia barata, e ainda oferece o modelo de microfranquia.
- Delivery
Investimento inicial: R$ 130 mil
- Loja de Rua:
Investimento inicial: R$ 202 mil
Tempo de retorno do investimento: entre 12 e 18 meses
Franquias baratas de alimentação: Oggi Sorvetes
A Oggi Sorvetes foi inaugurada em 2015 e foi a primeira franquia de sorvete no formato loja da fábrica o formato fideliza seus clientes, incentiva o consumo em casa, e combate a sazonalidade. O grande diferencial da franquia é a simplicidade na implementação.
A Oggi Sorvetes, acompanha o franqueado em todas as etapas, proporcionando segurança e direcionamento nas ações a serem implantadas. Atualmente a rede de franquias Oggi Sorvetes, possui mais de 700 lojas em funcionamento. O sucesso do modelo está se comprovando a cada dia que passa. A Oggi preza pela facilidade na implantação do negócio e por preços acessíveis. Investimento a partir de R$ 60 mil.
Franquias baratas de alimentação: Green Station
a Green Station é a primeira e maior rede defast saladdo Brasil. Para além do clichê popular, a Green Station realmente nasceu para evoluir, do sonho de dois amigos em abrir o próprio negócio à maior rede de fast salad do país.
A marca comercializa saladas, wraps e sucos no formato fast food. Foi pioneira ao introduzir o conceito de salada por quilo no Brasil, preparada na hora e na frente do consumidor. Investimento a partir de R$ 110 mil.
Franquias baratas de alimentação: Açaí Concept
a marca Açaí Concept foi fundada em 2014 e hoje é a maior rede de franquias de açaí do mundo. A empresa foi criada depois de sentir no mercado a carência de produtos de fast-food saudável para o consumidor exigente. São mais de 240 unidades no Brasil, bem como mais de 20 no exterior. Recentemente também adicionaram a tapioca ao cardápio.
Assim, a primeira vista, esse já é um modelo de sucesso e com valor de investimento bem baixo se comparado ao faturamento. Investimento a partir de 120 mil.
Franquias baratas de alimentação: Let’s Wok
o Let’s Wok comercializa opções de culinária saudável com influências asiática. Pioneira no mercado, fácil de operar, ótima rentabilidade, investimento baixo, retorno rápido e muito mais. O negócio que deu início às atividades da Franqueadora começou em janeiro de 2011, com a inauguração da unidade piloto na cidade de Santos, em São Paulo.
O conceito que está por trás da marca abrange a ideia de uma culinária fresca, rápida, saudável e saborosa, considerando que a correria do dia-a-dia Além de produtos integrais, o cardápio conta com muitos vegetais e pouquíssima gordura. Juntamente com o preparo visual aberto ao cliente, a unidade e o cardápio chamam bastante atenção. Investimento a partir de R$ 95 mil.
Franquias baratas de alimentação: Casa da Empada
a Casa da Empada está no mercado desde 1987. A empresa, pioneira no conceito de loja, já conta com 7 selos de excelência ABF e é especializada em empadas com muito know-how sobre o modelo de negócios.
Todas as lojas da rede são abastecidas pela central de produção da marca. Dessa forma, todos os produtos têm a mesma qualidade, seja na sede, seja em uma unidade franqueada. Investimento a partir de R$ 107 mil.
Franquias baratas de alimentação: N1 Chicken
Franquia de frango 100% brasileira, a N1 Chicken é especialista em frango frito e a primeira franquia desse segmento no país. São mais de 200 unidades pelo país e também no exterior. Com o conceito Dark Kitchen (cozinha escura), a empresa tem focado no delivery. Hoje, o cardápio é bem variado: hambúrgueres, pratos de almoço, molhos, bebidas e também sobremesas.
A prioridade do N1 Chicken é dar suporte e meios para que os franqueados tenham o delivery mais famoso de suas cidades, atuando em um modelo de negócio enxuto e inovador, através do modelo Dark Kitchen (100% delivery), seguindo uma premissa básica: o franqueado tem que ganhar dinheiro, o N1 tem uma operação simplificada, com baixo custo de investimento e mensal, além de necessitar de apenas 3 pessoas na unidade. Investimento a partir R$ 169 mil.
Franquias baratas de alimentação: Bubble Mix Tea
cada vez mais o chá está sendo popularizado no paladar brasileiro. Sabendo desse novo hábito que deixa para trás o cafezinho da tarde, foi fundada a Bubble Mix Tea. O bubble tea (chá de bolhas) é um tipo de bebida taiwanesa que a base é o chá, com mistura de frutas ou leite.
A marca oferece opções geladas de diferentes sabores e também quentes. A marca é extremamente inovadora tratando-se de sabor. Hoje, o cardápio possui bubble tea de mousse, fresh e até mesmo de cheescake de amora. Investimento a partir de R$ 115 mil.
Franquias baratas de alimentação: Café MAEG
o café é a bebida preferida do brasileiro. A marca Café MAEG pertence ao grupo de empresas Fontanillas Group e é uma opção de negócio enxuto e lucrativo. O modelo de negócio é a partir de um carrinho de café, posicionando-se onde o franqueado preferir, com a liberdade para incluir produtos no mix.
Não é preciso funcionários e nem um ponto comercial, podendo-se trabalhar sozinho. Investimento a partir de R$ 6.987 mil.
Franquia Doce Convívio
se você tem interesse de trabalhar com produção de doces, a franquia Doce Convívio é uma alternativa. A marca trabalha exclusivamente com sobremesas, doces de festa, bolos e tortas.
Pode-se atender tanto o consumo próprio como também de encomendas. Os franqueados possuem três opções de modelos de negócios. Investimento a partir de 105 mil.
Franquia Only Mule
é especializada em drinks e coquetéis, tendo como carro chefe o Moscow Mule, bebida que tem se tornado cada vez mais popular. Vários de seus drinks são servidos em canecas de cobre, uma forma especial de consumo deste tipo de bebida. Com receita exclusiva da espuma que acompanha os drinks, como é o caso do Moscow Mule.
A Only Mule apresenta um modelo de negócio enxuto, que não exige muito espaço nem funcionários. E ainda conta com atrativos para os clientes. O franqueado e seus colaboradores recebem treinamentos para conhecer a operação da marca bem como para aprender como fazer os drinks e coquetéis do cardápio.
São três modelos de negócio para o empreendedor escolher. Um voltado para quiosque, outro para loja e um terceiro para bicicleta. Neste último, o franqueado leva os drinks para a saída de eventos e outros locais de grande movimento. Investimento a partir de 54 mil.
Franquia Cream Berry
a Cream Berry nasceu na cidade de Varginha em Minas Gerais, com o nome de Akasa do Açaí. E desde que entrou para a holding Encontre Sua Franquia alterou o seu nome. Além da receita exclusiva do açaí, a franquia possui um grande cardápio de acompanhamentos. Por exemplo, cremes de frutas variados, chocolates, cereais, entre outros.
Do mesmo modo, cada loja da rede conta com um projeto arquitetônico para que fique com a cara da marca. Além disso, a disposição do mobiliário é montada para que seja o mais eficiente para facilitar o dia a dia do franqueado. A única no mercado com marketing ativo.
É o autêntico sabor do Pará em um açaí cremoso, e um cardápio variado com mais de 70 possibilidades. Investimento a partir de 90 mil.
Franquia Maria Açaí
A Maria Açaí começou a sua história em Joinville, Santa Catarina. Assim, por meio da vontade de comercializar o mais puro açaí. Se diferenciando dos sorvetes industrializados com o sabor de açaí. Com uma fórmula original, com até quatro vezes mais concentração da fruta.
Os fornecedores são credenciados pelo Ministério da Agricultura e possuem certificações internacionais, que permitem exportar açaí orgânico para seis continentes. Este mesmo açaí que encanta o mundo é distribuído aos nossos franqueados, que comercializam um produto livre de qualquer agente nocivo. A estrutura da franquia oferece um modelo de negócio rentável e de fácil operação. Investimento R$ 120 mil.
Franquia Brasil Nutri Shop
maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina. A Brasil Nutri Shop iniciou no mercado em 2016 com a venda de suplementos alimentares através de e-commerce. Em menos de um ano de operação, já se destacava em Curitiba entre as maiores empresas do setor, tendo em vista o modelo inovador adotado de marketing e venda.
O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física. Com mais de 200 franqueados, novos centros de distribuição para atender a rede e um escritório administrativo com mais de 50 colaboradores para atender os franqueados da rede.
Atualmente, a empresa é a maior franqueadora de suplementos alimentares da América Latina e continua crescendo muito acima do mercado. Todos os dias compartilham as estratégias exclusivas de negócio para que os franqueados tenham cada vez mais retorno e sucesso em suas franquias. Investimento a partir de R$ 10.900 MIL.
Franquia Chicken in House
é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas. O franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos.
Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais. Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros. Investimento a partir de R$ 70 mil.
Franquia Exagerado Fried Chicken
desde 2012, a Exagerado passou a franquear a terceiros o direito de fabricar, comercializar ou revender seus deliciosos produtos. Todos os insumos são fornecidos por fornecedores credenciados. Diante da ausência de limitações logísticas, a franqueadora intenciona abrir unidades por todo Brasil, com foco nos Estados do ES, MG e da Região Nordeste.
A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro. O franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país. Investimento a partir de R$ 40 mil.
Franquia Nutty Bavarian
Em 1989, durante uma viagem à região da Bavária, o americano John Mauter foi seduzido pelo irresistível sabor e perfume das nuts glaceadas, feitas de forma artesanal nas ruas daquela região da Alemanha. De volta aos Estados Unidos, largou o emprego em uma multinacional e transformou a paixão em negócio, criando a Nutty Bavarian, em Orlando – Flórida.
A ideia foi comprada por um ex-engenheiro da NASA, David Brent, que desde então é o presidente da Nutty Bavarian nos Estados Unidos. Os produtos da franquia Nutty Bavarian têm conquistado milhares de consumidores no mundo todo, com mais de 800 pontos de venda espalhados por shoppings centers, aeroportos, feiras, centros de convenções, estádios, e parques de diversão como os da Disney e Universal Studios.
As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade. Investimento a partir de R$ 40 mil.
Franquia Pede.ai
aplicativo de delivery para médias e pequenas cidades ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento. Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.
O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais. O licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca. Investimento a partir de R$ 5 mil.
Franquia RapChef
uma rede de delivery de comida saudável e congelada, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde. Caso queira investir, o franqueado não precisará cozinhar.
O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery. Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação. Investimento a partir de R$ 10,9 mil.
Franquia Timol
atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água. O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente.
Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação. Investimento a partir de 1.3 mil.
Franquia X Costela e Cia
atua no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches. Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood.
Além disso, as unidades são de fácil operação e administração. O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. Investimento a partir de R$ 80 mil.
Franquia Mr. Fit
atua no mercado de comidas saudáveis. A franquia trabalha com um amplo cardápio, oferecendo alimentação de baixa caloria. Uma opção que tem se tornado cada vez mais atrativa para os consumidores. Investimento a partir de R$ 6 mil.
Franquia 10 Pastéis
a marca entrou para o franchising em 1996 e tem modelos de franquias que podem ser instalados em lojas de rua, containers ou com operação dedicada ao delivery. Hoje com 40 lojas abertas em nove estados do Brasil, a empresa já tem mais sete franquias em processo de abertura e projeto de expansão para 70 lojas.
Investimento a partir de R$ 32.5 mil.
Franquia Cacau Show
fundada em 1988, a Cacau Show tornou-se a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, conta com mais de 2.800 lojas nos principais shoppings, avenidas e ruas comerciais de todo o Brasil. Especialista em chocolates com diferentes intensidades de sabor, a Cacau Show está em constante inovação e oferece uma variedade de produtos para todos os gostos e momentos.
Ser franqueado Cacau Show é fazer parte da história da maior rede de chocolates finos do mundo, líder do segmento e dona de produtos de alto giro. A empresa do ramo que mais investe em mídia no Brasil. É a segurança que seu investimento precisa, com modelos de negócio de acordo com o seu perfil. Investimento a partir de R$ 60 mil.
Franquia Baff’s
com cerca de 70 unidades franqueadoras, a Baff´s é uma franquia especializada em pão de queijo e salgados. Em seu cardápio, conta também com bebidas como sucos e café. Em 2006, foi aberta a primeira loja para atender diretamente o consumidor final, dando início à operação de varejo da marca.
Em 2018 iniciou-se o processo de formatação da marca para a expansão através do modelo de franquias, atualmente com 27 unidades franqueadas. A BAFF´S é uma empresa consolidada, atuando há 15 anos no segmento de varejo, com mais de 70 lojas em operação em várias cidades do país, atuando em estações de metrô, CPTM, calçadões de comércio popular, empresas, call centers, entre outros.
Com um quadro de aproximadamente 400 colaboradores diretos e indiretos, a BAFF´S realiza mais de 10.000 atendimentos todos os dias com vendas na ordem de milhares, tais como: Minis pães de queijo 260.000 por mês e coxinhas 200.000 por mês. Investimento a partir de R$ 77,5 mil.
Franquia Fábrica Bolo da Vó Alzira
em 2008, Dona Alzira Ramos, com 60 anos já era Avó do Guilherme e como todos nós em algum momento da vida, passava por uma dura perda familiar e por dificuldades financeiras. Tinha todos os motivos do mundo para reclamar da vida, mas resolveu ir atrás de seu sonho e ajudar no sustento de sua família.
Seu dom e sua paixão era pelo Bolo Caseiro. Esse é a história que defini essa franquia. Até se chegar na fórmula ideal, vários ingredientes foram usados, vários bolos foram jogados fora, mas nunca faltou Dedicação, Amor e Carinho. No começo foram 5 bolos na mercearia de um amigo.
Rapidamente passaram a 30, 300 e hoje graças a vocês nossos amigos, já passam de 300.000 bolos mês em todo o Brasil. Investimento a partir de R$ 80 mil.
Franquia Empada Brasil
é uma marca que possui um grande cardápio de empadas, com mais variados recheios. Entre eles frango, carne seca, camarão, além de goiabada, chocolate, tomates secos, entre diversos outros. O franqueado trabalha em um negócio enxuto com dois formatos.
Um deles voltado para quiosque e outro para loja tradicional. Além do perfil empreendedor, o candidato deve ter facilidade com regras da franquia e trabalhar em conjunto com sugestões de melhoria. Experiência com comercio e alimentação é um grande diferencial. Investimento a partir de 89,5 mil.
Franquia Amore Milho
a marca trabalha com o milho e acompanhamentos como bacon, cebola crispy, entre outros. A franquia Amore Milho apresenta um tipo de produto pouco comum no mercado, que é a venda de milho no pote.
O franqueado trabalha com um modelo de negócio enxuto e espaço pequeno de até dois funcionários. Investimento a partir de R$ 96 mil.
Franquia Calzoon Mini Calzones
maior rede de calzones do Brasil. Com modelo fast food de alimento saudável, a Calzoon, desde 1999, marcou presença e conquistou o público de 26 estados do País. A rede de franquias é especializada em calzones e sucos e é considerada uma marca rápida, prática e eficiente no atendimento de um público diversificado.
A rede de franquias tem layout moderno, diferenciado e dispõe de 3 modelos de negócio: express, loja e shopping. Oferecer um produto que atende vários públicos, sem manipulação de alimentos ou desperdícios, são alguns dos pontos vantajosos da franquia de sucesso. Investimento a partir de 220 mil.
Franquia Chicken Town
a Chicken Towné uma rede de franquia de frango frito empanado do estilo Americano que atua no segmento de alimentação, com foco em delivery e refeições rápidas, estilo fast food. Nasceu em Uberlândia cidade do interior de Minas Gerais, está no mercado desde 2019.
Com apenas dois anos de operação, já possui mais de 21 unidades distribuídas pelo país, sua meta para 2022 é mais que dobrar o número de unidades. A qualidade incomparável e crocância dos nossos produtos com uma receita inglesa ultrassecreta. Além de contar com uma excelente qualidade, trabalhamos com diversas opções servindo porções individuais até combos que atendem diversas pessoas, ideal para promover o encontro de amigos, reuniões de família, confraternizações de empresas etc.
Aos franqueados, aChicken Town garante treinamento completo para preservação de qualidade nos serviços, marketing e atendimentos da rede. O empreendedor investe em um modelo de negócio já testado e consolidado no segmento de alimentação, com bons índices de rentabilidade.A franqueadora auxilia na praticidade da gestão dos modelos de franquia, além de treinamentos teóricos e práticos. Investimento a partir de R$ 95 mil.
Franquia Los Mex
Paixão pela cultura, alegria e culinária mexicana fazem parte da franquia Los Mex desde 2010, quando o sonho de fornecer o melhor da cozinha mexicana aos brasileiros foi concretizado com o nome de Los Cabrones. Pensando em se aproximar ainda mais do país no qual o inspirou, em 2017 o Los Cabrones tornou-se Los Mex.
Hoje, a franqia Los Mex possui mais de 58 unidades comercializadas em todo Brasil, dividindo-se em tês opções: standard, express, container e food truck. Com um cardápio variado, ótimo atendimento e ambiente agradável. Investimento a partir de R$ 75 mil.
Franquia Sterna Café
o conceito da Sterna Café vem do mundo das viagens. Assim como a ave, seus fundadores viajaram o mundo por mais de 60 países, vivenciando diferentes culturas e experimentando novos sabores, principalmente por meio do café, bebida que e´ sinônimo de receptividade e acolhimento.
Apresentado ao mercado em 2015, o conceito da Sterna Café proporciona aos consumidores uma experiência única, aliando ambiente agradável e bons momentos com um cardápio de qualidade e excelência.
Atualmente a rede conta cerca de 90 franqueados presentes em SP (capital e interior), RJ, MG, DF, PE, PA, TO e PR. E segue crescendo. anqueados e as suas equipes têm ao seu alcance o conteúdo completo da Universidade Sterna Café. São mais de 300 vídeos para treinamento e reciclagem a qualquer momento. Investimento a partir de R$ 86,7 mil.
Franquia Nação Verde
há 10 anos no mercado de alimentação saudável. Com vários formatos de comércio. De microfranquia a superloja um investimento pra quem gosta de alimentação saudável e natural, fabricação própria e brasileira. Investimento a partir de R$ 26 mil.
Franquia Monster Dog
O Monster Dog surgiu com a idéia de unificar a comida rápida de rua com a qualidade e garantia de marcas reconhecidas no mercado. Sempre servindo os melhores lanches com qualidade, agilidade, simpatia e o diferencial de ter preços acessíveis.
A marca Monster Dog foi criada em 2007 com sua primeira loja no terminal rodoviário urbano Vila Nova Cachoeirinha, atualmente além dessa contamos com mais duas unidades da marca no mesmo local. Investimento a partir de R$ 130 mil.
Franquia Snack Saudável
a trajetória da Snack Saudável começou no início de 2016 em Ji-Paraná, Rondônia, quando a assistente social Larissa Souza dos Santos encontrou dificuldades para criar lanches saudáveis para as filhas pequenas levarem para a escola.
Após uma breve pesquisa com um grupo de pais de alunos de alguns colégios sobre os alimentos que as crianças levavam em suas lancheiras, a empreendedora diagnosticou que 80% dos itens oferecidos eram ultrapassados e artificiais como achocolatados, biscoitos recheados, e refrigerantes, etc.
Com o modelo de franquia, a marca passou também a atender adultos fazendo entregas em empresas e eventos, atualmente contando com mais de 30 unidades em operação, pretendendo inaugurar mais 15 franquias em 2020. Investimento a partir de R$ 108 mil.
Franquia Go Juice
rede especializada em alimentação saudável, tudo fresquinho e natural. A Go Juice oferece uma rica variedade de sucos e lanches naturais. São mais de 250 opções para escolher a mais apropriada para cada momento. A GO Juice é uma franquia de alimentação saudável e completa, onde o cliente encontra desde Açaí, até sucos verde e detox, com praticidade, excelente atendimento, tudo de primeira linha.
O investimento em uma franquia de alimentação saudável e de baixo custo é uma garantia de retorno de capital e tem um risco reduzido uma vez que você contará com uma marca sólida e equipe devidamente qualificada e treinada para auxiliar em todo o processo de implantação. Uma grande oportunidade é levar as franquias para o interior, onde a concorrência é menor, e o público é carente de opções diferenciadas.
A Go Juice possui diversos modelos de negócios que se adaptam facilmente ao seu perfil de investimento, além de uma previsão realista para recuperar o capital investido. Investimento a partir de R$ 95 mil.
Franquia Honest Market Brasil
em 2013, em uma viagem para a Austrália, Murilo Specchio se deparou pela primeira vez com mercados de autoatendimento, amadureceu a ideia e após testar o conceito com uma empresa de refeições ultracongeladas, em 2020, junto aos sócios Ana Paula Moraes e Gustavo Sartott, fundou a startup Honest Market Brasil, focada na experiência do consumidor, levando alimentos , bebidas e produtos de uso diário para ambientes comerciais e residenciais usando tecnologia.
Ir ao mercado sem precisar sair do ambiente residencial ou corporativo, escolher e pagar pelos produtos sem atendentes ou câmeras, assim são os mercados de conveniência baseados na honestidade, modelo conhecido como honest market que vem se popularizando no mundo. O objetivo é facilitar as compras pontuais, sem que as pessoas precisem se deslocar para outros endereços ou aguardar o delivery, otimizando o principal ativo que elas têm, o tempo.
Além de condomínios residenciais, principal aposta da Honest Market. Investimento a partir de R$ 22,5 mil.
Franquia Vivenda do Camarão
a Vivenda do Camarão leva ao alcance de todos o riquíssimo valor proteico e as baixas calorias do camarão. É muito importante destacar que os camarões utilizados pela Vivenda são cultivados em fazendas especializadas e não recebem nenhum tipo de conservante. Trata-se de um alimento altamente saudável, sem químicas e da mais alta qualidade.
A Vivenda do Camarão recebeu pelo 10º ano consecutivo o Selo de Excelência em Franchising da ABF, o ISO 9000 das franquias. A rede também foi condecorada com o troféu Hors Concours na categoria Restaurante do Prêmio Alshop, por ganhar três vezes consecutivas, pelo voto do consumidor, além de ter ficado em 2º lugar no prêmio cedido pela PEGN no quesito Melhores Franquias do Brasil.
Em 2011 recebeu o título inédito de Melhor Franqueadora do Ano, entre todas as categorias, também cedido pela ABF. Em 2017, recebemos mais um reconhecimento, fomos vencedores no Prêmio ABF + RDI Desing, na categoria Ouro, como melhor Visual Merchandising de loja. Com uma marca conhecida e apreciada em todo o país, atualmente a rede tem mais de 150 lojas da Vivenda do Camarão nas principais cidades brasileiras, além do Paraguai.
Com uma marca conhecida e apreciada em todo o país, atualmente a rede tem mais de 150 lojas da Vivenda do Camarão nas principais cidades brasileiras, além do Paraguai e Portugal. Investimento a partir de R$ 60 mil.
Franquia Mais 1 Café
cafeteria com sistema de atendimento TO GO, por meio de auto atendimento, com entrega de cafés especiais. Gestão simplificada com a necessidade de apenas 2 colaboradores e 12 metros quadrados. A Mais 1 Café é uma rede de franquias chegou ao mercado em 2019 e em menos de um ano se destacou por trazer um conceito muito consolidado em grandes capitais mundiais ao Brasil: o Coffee To Go.
O modelo To Go basicamente é a ideia de que a pessoa compre o seu produto para consumir na rua. No caso da Mais 1 Café, é comprar o café para tomar a caminho do trabalho ou de algum outro compromisso. Ou seja, não existe a necessidade de se sentar para consumir no local.
Essa proposta já ia ao encontro da modernidade e desse novo padrão de comportamento para otimizar o tempo ao máximo no dia a dia. Porém, se tornou tendência absoluta com a pandemia, pois sabemos que o comportamento de consumo do brasileiro mudou significativamente em decorrência da COVID-19.
Além disso, trabalhamos com produtos de altíssima qualidade, importados de diversos lugares do mundo, o café utilizado é da categoria especial, produzido em fazendas premiadas com o Prêmio Internacional de Melhores Produtores de Café do Brasil! Tudo isso para garantir a melhor qualidade ao cliente e fidelizar o mesmo.
Dentro de todo esse cenário, a Mais 1 Café se destaca pelo seu baixo valor de investimento inicial e alta rentabilidade. Investimento a partir de R$ 115 mil.
Franquia Bubblekill
Mundialmente falando, as casas de Bubble Teas conquistaram o paladar Asiático no final da década de 1980. Quando uma receita inusitada em Taiwan deu origem ao Pobá, mais conhecido como tapioca negra, que ao passar do tempo deu-se a criação de uma bebida deliciosa e que já têm milhões de seguidores apaixonados por esse tradicional Bubble Tea
. O sucesso partiu de Taiwan para o mundo, conquistou a Ásia, Europa e a América do Norte. Ao entrar em contato com as diferentes culturas, novas receitas foram criadas com sabores cada vez mais surpreendentes.
A Bubblekill cresceu e em 3 anos possui mais de 70 unidades espalhadas por todo país e logo se tornou a maior rede de franquias deste segmento no Brasil, presentes em 16 estados brasileiros a maior rede de casa de bubble tea do Brasil. Investimento a partir R$ 180 mil.
Franquia Jack Chicken
fundada em 2019, a rede Jack Chicken nasceu para atender a premissa de comercializar frango frito de uma forma acessível. A primeira unidade piloto foi instalada no Tatuapé, em São Paulo. Pelo rápido sucesso de público, veio a ideia de expandir no esquema de franquias.
A equipe do Jack Chicken, contando com uma vasta experiência de mercado, procura oferecer toda a ajuda necessária na estrutura e no crescimento dos fraqueados, pois acredita que o método know how é uma vantajosa aposta econômica para ambas as partes.
Um dos diferenciais é a loja poder ser implantada no espaço físico residencial dos franqueados. Investimento a partir de R$ 98 mil.
Franquia Brasileirinho Delivery Comida Típica
a Brasileirinho Delivery se propõe mais do que investir no ramo de franquias, nosso objetivo é oferecer um produto diferenciado e de qualidade na ramo de alimentação.
Esse foi o desafio abraçado pelo empresário Jhonathan Ferreira no início de 2013. A tarefa não foi fácil, afinal, a alimentação é um dos ramos mais concorridos da franchising brasileira e buscar seu espaço dentro das grandes redes exige muito fôlego e determinação.
O diferencial do Brasileirinho Delivery teve inspiração em uma das mais bem-sucedidas redes de franquia nacional. o cardápio são mais de 40 opções, dentre eles a linha Tradicional, a linha Premium, a linha de Massas, a linha de Veganos e a linha +Saudável, esses últimos tendo sido adicionados recentemente ao cardápio. A rede oferece um forte programa de treinamento, não só para os franqueados, mas também para gerência da unidade e a equipe da cozinha.
Em um formato online, o treinamento proporciona uma preparação para a operacionalidade da unidade, inclusive em relação ao preparo dos alimentos e a logística para entrega. Trabalhando na modalidade delivery, hoje a rede de franquias do Brasileirinho Delivery está presente em mais de 19 estados brasileiros, com mais de 90 unidades em operação. Investimento a partir de R$ 199 mil.
Franquia CeoFood
fundada em 2017, está presente em mais de mais de 20 estados com mais de 300 franquias no Brasil. Com escritório em São José do Rio Preto e São Paulo SP, atende todo território nacional.
A Ceofood atua no segmento de Delivery com um aplicativo de alta performance [semelhante aos grandes players do mercado, porém com delivery de tudo], que conecta bares, restaurantes, farmácias, pet shop, supermercados e outros lojistas com os seus clientes. Buscamos entregar consultoria, agilidade e praticidade.
O franqueado além de entrar para um time de sucesso com baixo investimento inicial, receberá treinamento, suporte e consultoria totalmente humanizada de segunda à sexta-feira das 08h às 18h.
A Ceofood dispõe de equipe altamente preparada, amplo know-how com mais de 20 anos de experiência. Investimento a partir R$ 11,5 mil.
Franquia Mr. Fit
Rede de fast-food de alimentação saudável. No formato de home office, o franqueado pode vender marmitas congeladas por meio de aplicativos de entrega.
Valor de investimento: R$ 4.520
Prazo de retorno: de 4 a 8 meses
Franquia Nutty Bavarian
Marca especializada em castanhas glaceadas com quiosques em shoppings, aeroportos e grandes varejistas. Conta hoje com mais de 160 pontos de venda espalhados pelo país.
Valor de investimento: R$ 99 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Franquia Mordidela Burger Grill
A empresa pertence ao grupo ZNTT e é especializada em comida rápida para todos os horários, do café da manhã ao jantar.
Valor de investimento: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 12 meses
Franquia Itália no Box
Marca que oferece receitas tipicamente italianas, entre massas e carnes. Fundada em 2016, tem 70 unidades em funcionamento atualmente.
Valor de investimento: R$ 120 mil
Prazo de retorno: 18 meses
Franquia Splash Bebidas Urbanas
Cafeteria especializada em bebidas, que também oferece opções de doces, salgados e itens veganos. Fundada pelo casal Brunna Farizel e Lucas Moreira, a marca tem a apresentadora Sabrina Sato como sócia e oferece um modelo store in store, que pode funcionar dentro de outras empresas.
Valor de investimento: R$ 90 mil
Prazo de retorno: de 15 a 18 meses
Franquia Vida Leve
Pertencente ao Grupo ZNTT, a marca é especializada em alimentação saudável e está presente em vários estados brasileiros.
Valor de investimento: R$ 20 mil
Prazo de retorno: 5 meses
Franquia Borda & Lenha
Rede especializada em fast-pizza, que permite ao cliente personalizar o produto, com mais de 25 opções de toppings.
Valor de investimento: R$ 105 mil
Prazo de retorno: 18 meses
Franquia Espetto Carioca
Empresa de espetinhos do Grupo Impettus, especializada em bares e restaurantes. No modelo vending machine, o franqueado pode vender os espetos congelados.
Valor de investimento: R$ 37 mil por máquina (são necessárias três máquinas para a implantação do projeto)
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Franquia Bendito Cookies
Marca especializada em cookies, brownies, cafés e salgados, que pertence ao Grupo Impettus. O modelo de microfranquia consiste em um carrinho, no qual o próprio franqueado pode operar, sem necessidade de funcionário.
Valor de investimento: R$ 127 mil
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Franquia Crepefy
Marca de alimentação especializada no modelo europeu de crepe francês, com um cardápio de mais de 30 sabores doces e salgados.
Valor de investimento: R$ 80 mil
Prazo de retorno: de 9 a 18 meses
Se prepare para seu negócio
Após superar os imensos obstáculos da pandemia, as melhores franquias baratas de alimentação estão mais maduras e resistentes a turbulências econômicas. Prova disso foi o aumento das redes do segmento no mercado de franchising em 2020, passando de 35% para 37%, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Como acabamos de ver acabamos de ver, este é um bom momento para se investir no bilionário mercado de alimentação. A pior fase da pandemia passou e os indicadores mostram que a recuperação do setor já começou.
Além disso, é possível enxergar tendências que vieram para ficar.
Sem dúvida, o mercado de foodservice é bastante lucrativo
Investir numa franquia de alimentação, o caminho é mais fácil e seguro, uma vez que você estará trabalhando com uma marca já consolidada no mercado e receberá todo o suporte necessário da franqueadora, que possui bastante experiência no mercado para a operar.
Escolha o ramo que está mais próximo de suas experiências, vontades e desejos. Pesquise o mercado, estude e bons negócios.