BLOG
franquia oggi sorvetes

Franquia Oggi Sorvetes: a inovação em sobremesas geladas no Brasil

A primeira unidade foi inaugurada em 2015, em um ponto estratégico na capital paulista. No ano seguinte, a marca passou a franquear. Em 2019, atingiu o posto de 37ª maior rede de franquias do Brasil, em número de lojas, segundo o ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A franquia Oggi Sorvetes é a primeira rede de franquias no formato Loja de Fábrica, um supermercado de sorvetes que oferece ao consumidor produtos de alta qualidade, grande variedade e valores acessíveis.

Mas antes de saber mais sobre essa franquia de sucesso, que tal conhecer a história do sorvete?

História do sorvete, o mercado que cresce há milênios

Muitas são as histórias que se conta sobre a origem do sorvete.

A primeira vez que se ouviu falar sobre uma sobremesa congelada foi no Oriente. Os chineses costumavam fazer uma pasta de leite misturada com neve, parecida com a raspadinha.

Outro relato data de 1900 anos atrás, que conta que o imperador Nero mandava seus escravos para as montanhas em busca de neve para congelar mel e frutas.

Conta-se que Alexandre, o grande foi quem apresentou o sorvete a Europa ao trazer da China uma mistura de frutas com mel, guardadas em potes de barro e enterradas no chão eram mantidas frias na neve.

Mas foi no século 14 que Marco Polo voltou de sua viagem ao Oriente e além do macarrão trouxe uma receita para fazer sorvetes de água, algo muito parecido com o sorvete que consumimos hoje.

A primeira sorveteria do mundo foi inaugurada em Paris por Procopio Coltelli , considerado o gênio por trás do sorvete. Segundo algumas histórias, dizem que no século 16 o sorvete ainda era fabricado com água, sem leite, nem ovos ou creme e aromatizantes, ingredientes, que são relacionados ao Chef Pâtissier do Rei Carlos II, DeMirco, que era alucinado na sobremesa e queria tanta exclusividade que conseguiu tornar ilegal o consumo da sobremesa fora da corte real, mas com o fim do reinado de Carlos II, logo as novidades foram divulgadas, e então em 1686 surge Procópio inovando com uma cafeteria e sorveteria para consumo da população com cerca de 80 variedades em sabores, produzidos por uma máquina que ele mesmo inventou, onde ela homogeneizava os ingredientes tornando o sorvete daquela época muito próximo ao que consumimos atualmente.

Com o passar do tempo, o sorvete cruzou o Oceano Atlântico e a primeira sorveteria inglesa foi aberta em 1757, na Berkeley Square, Londres, pelo Chef- Pâtissier o italiano Domenico Negri, com o nome de Pot & Pine Apple. Além de levar ao público a sobremesa gelada mais consumida e mais saborosa, Francesco Procópio dei Coltelli mudou a arte de produzir sorvetes através de sua criatividade, coragem e seu empreendedorismo, criando também a primeira máquina para produção da sobremesa levando ao mundo uma infinidade de sabores combinados.

Com a melhoria dos transportes, do surgimento do mercado de produtos e da exportação, as receitas foram se espalhando pelo mundo, com variações e inovações.

Em 1851, nos Estados Unidos, o leiteiro Jacob Fussel abriu na cidade de Baltimore a primeira fábrica de sorvetes em larga escala, mudando assim o mercado de sorvetes. Em 1879, também nos Estados Unidos foi inventado o Ice Cream Soda e o surgimento da casquinha tem duas versões uma de que surgiu na Itália em 1896 a outra que foi nos Estados Unidos em 1904.

Já o nosso queridinho e refrescante picolé teria surgido por acidente. Relato contam a história de que o garoto de 11 anos Frank Epperson em uma noite muito fria na cidade de São Francisco, estava mexendo um suco em uma xícara de brincadeira. Ele mexia o líquido com um pauzinho de madeira, cansou de brincar e esqueceu a xícara com o palitinho de madeira na varanda da casa e na manhã seguinte o primeiro picolé do mundo estava lá. Algumas versões da mesma história, dizem que líquido era refrigerante em pó com água e que o palitinho de madeira era uma colher de cozinha. O fato é que a brincadeira virou verdade em 1905, quando em sua festa de 18 anos, o a garoto serviu a brincadeira aos amigos de Eppisicle, uma mistura do nome com com ‘’ icicle’’ que significa pingente de gelo. Anos depois o garoto resolveu transformar sua invenção em negócio e os filhos do inventor batizaram a iguaria como Popsicle, que seria como ‘’gelinho do papai’’. Epperson patenteou a marca em 1924 e vendeu a patente para uma companhia que tem marcado e influência ainda nos dias de hoje no Estados Unidos e Canadá e popsicle se tornou substantivo para picolé nos países de língua inglesa.

Entenda a história do mercado de sorvetes no Brasil

Por aqui a primeira sorveteria brasileira surgiu em 1835 quando um navio chegou ao Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo e dois comerciantes compraram a mercadoria para vender sorvetes de frutas. Na época por aqui, não tinha como manter a mercadoria congelada, por isso as sorveterias anunciavam o horário para os clientes irem tomar seus sorvetes.

O sorvete no Brasil é revolucionário por se tornar motivo da criação dos movimentos femininos pois para poder saborear a sobremesa gelada as mulheres frequentavam bares e confeitarias, lugares até então frequentado apenas por homens.
O mercado de sorvetes em larga escala, só aconteceu em 1941 na cidade do Rio de Janeiro com a U. S. Harkison do Brasil, começou a produzir o famoso selo Kibon e Ski-bom.

Desde então a população brasileira só aumentou o consumo de sorvetes e dados recentes apontam que o país chega a consumir 200 mil toneladas de sorvete por ano. Isso explica o aquecimento do mercado e o surgimento de franquias da delícia gelada por todo território nacional.

Como você já percebeu, a história do sorvete é repleta de personagens e datas. Muitas mudanças e muitas inovações. Franquias como a Oggi Sorvetes estão por dentro de toda essa necessidade que surge com a sobremesa gelada mais querida pelo brasileiro.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse mercado, fica por aqui que separamos informações valiosas que podem mudar o rumo dos seus investimentos.

Dados do mercado de sorvetes

A ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) aponta que no Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$13 bilhões por ano.

Segundo a analista de Pesquisa da Euromonitor International no Brasil, Caroline Kurzweil, o país detém 40% do mercado de sorvetes na América Latina, registrando um consumo de 5,3 litros por habitante/ano e a tendência é que haja crescimento.

Com todo o aquecimento apontado para o setor, empresas especializadas em capacitação de sorveteiros, empresas especialistas em maquinários entre outros saem na frente, e o mercado de franquias não ficaria de fora. As franquias de sorvete estão entre as mais rentáveis com lucro e alto crescimento. De acordo com a ABF (Associação Brasileira do Franchising), existem mais de 2.700 redes de franquias, mais de 160 mil unidades franqueadas e um faturamento que ultrapassou a casa do 186 bilhões de reais no segmento de franquias de alimentação em que estão inseridas as franquias de sorvete.

Se você já é um empreendedor ou tem o sonho de empreender pensando em investir no mercado de sorvetes, esse é o momento.

No palito, na casquinha, no potinho, de frutas ou de leite, com cobertura, creme de leite, chantilly, jujubas e geleias, recheio cremoso ou tradicional, sorvete é tão gostoso, que muitos nem precisam que esteja calor para consumir. Na verdade, é até mito acreditar que frio não é sinônimo de tomar essa sobremesa gelada, quem suas variações já possuem caldas quentes e sorvetes fritos.

E agora que você já conheceu a história do sorvete, que tal conhecer a franquia que inovou o mercado de franquia de sorvetes, é brasileira e tem um dos crescimentos mais altos por ano? Vem conhecer a franquia Oggi Sorvetes.

Conheça agora a franquia Oggi Sorvetes

franquia oggi sorvetes

Como dito lá no início do artigo, a Oggi é a primeira rede de franquia no formato loja de fábrica, um supermercado de sorvetes que oferece ao consumidor produtos de alta qualidade, grande variedade e valores acessíveis.

O modelo de negócio fideliza o cliente e incentiva o consumo doméstico do sorvete e, o diferencial da Franquia Oggi Sorvetes, é a simplicidade na implantação e operação. A Oggi Sorvetes acompanha o franqueado em todas as etapas do processo de abertura e operação e o formato é inovador no mercado nacional, chamando a atenção de pequenos empreendedores.

A Oggi Sorvetes conta com profissionais especializados, com vasta experiência em Franchising, e acompanha o franqueado em todas as etapas, proporcionando segurança e direcionamento nas ações a serem implantadas.
Atualmente, a rede de franquias Oggi Sorvetes possui mais de 800 lojas em funcionamento em 10 estados, comprovando o sucesso do modelo que atua a apenas 8 anos.

A rede também investiu no mercado delivery, que se firmou como um importante canal de venda ao longo de 2020. Antes da pandemia, o mercado de entrega de sorvetes não era um ponto considerado por boa parte dos varejistas e os consumidores não tinham o hábito e nem a confiança de utilizar o canal para o consumo mas, após a implementação, algumas lojas cresceram 30% inserindo o delivery como uma oportunidade de vendas e os consumidores criaram a confiança de receber o produto em perfeitas condições de consumo.

Se interessou nessa mistura de mercado que mais cresce com a franquia de maior sucesso no setor brasileiro?

Saiba agora como abrir uma Franquia Oggi Sorvetes

  • A Oggi Sorvetes é uma das franquias que mais cresce no Brasil e oferece suporte desde os primeiros passos da contratação;
  • Pra quem se interessa em investir, vale a pena conferir o site da Oggi Sorvetes: franquias.oggisorvetes.com.br, lá possui um passo a passo para se cadastrar e iniciar o processo de investimento.
  • Mas para que não reste dúvidas, separamos aqui uma listinha sobre o perfil franqueado Oggi e o processo de seleção:

Perfil do franqueado Oggi Sorvetes

  • Ter espírito empreendedor e identificar-se com a marca;
  • Possuir recursos próprios para a abertura da franquia;
  • Disposição para seguir padrões, procedimentos e processos pré-definidos;
  • Ser o operador ou apresentar sócio operador residente na região de interesse.

O processo de seleção cumpre as seguintes etapas:

  • Cadastrar-se no site da empresa: franquias.oggisorvetes.com.br;
  • Participar de uma reunião de apresentação do modelo de negócio;
  • Preencher a Ficha de Pré-Qualificação, FPQ. Após aprovação do perfil será enviada COF para avaliação;
  • Análise de mapeamento: será apresentado o mapeamento feito pela empresa franqueadora com os melhores locais para montar sua unidade;
  • Pré-Contrato: é assinado um pré-contrato para reservar a área de interesse no mapa;
  • Busca de Ponto: a equipe OGGI auxilia na busca de ponto e negociação;
  • Implantação e Inauguração: após a obra de melhoria no imóvel a Oggi Sorvetes deixa sua loja montada em até 60 dias após assinatura do contrato de locação do imóvel.

Quanto Custa uma Franquia Oggi Sorvetes

Segundo o site da marca, o desembolso inicial para a abertura de uma unidade é de R$50.000, com projeção de retorno de investimento entre 18 a 24 meses.

franquia oggi sorvetes

Produtos Oggi

A Franquia Oggi Sorvetes está constantemente em busca de inovações em seus produtos e hoje conta com mais de 90 opções de sabores distribuídos em 17 sensacionais linhas de picolés e potes, como:

  • Sensa: A crocancia da casquinha de chocolate e a cremosidade do sorvete, juntas formam uma magnifica sobremesa no palito.
  • Delícia: suas sobremesas favoritas no palito mais saborosos e cremosos.
  • Fazenda: sabores do campo, extraídos de ingredientes selecionados da fazenda no palito.
  • Frutos: o picolé mais natural e refrescante, com muito sabor de fruta no palito.
  • Tradicional 2L: sabores tradicionais do dia-a-dia para todas as famílias.
  • Seleções 2L: sabores selecionados para paladares mais apurados.
  • Duetto 2L: um mix sorvete e cobertura criando a dupla perfeita
  • Açaí: linha com potes individuais e tamanho família para agradar a todos.
  • Giratto: sorvete cremoso, envolvido em uma casquinha crocante
  • Top Sundae: copo de sorvete com cobertura e lascas de amendoim

Oggi Fest

A Oggi também pode estar presente em eventos através do Oggi Fest, que oferece carrinhos de sorvete para festas e eventos, pensando nos momentos especiais que o sorvete pode proporcionar em eventos familiares e coorporativos.

Para saber mais basta entrar contato pelo site ou pelas redes sociais da franquia.