Investir em uma franquia de cosméticos pode ser um ótimo negócio pra quem deseja iniciar um novo negócio.
Em primeiro lugar o mercado de franquia de cosméticos está em alta e o setor da beleza é um dos que mais crescem, nesse sentido os retornos são altos e com grandes chances de sucesso.
Contudo você até pode pensar que produtos de beleza são caros e por isso seu público poderá ser limitado, porém o mercado hoje oferece uma infinidade de opções para todos os bolsos.
Sendo assim uma franquia de cosméticos é uma ótima opção de negócio além do setor da beleza ser um mercado em franca expansão.
Enfim, o auto cuidado está diretamente ligado com a beleza e esse assunto está cada vez mais popular e amplo, atrai muitos consumidores de todas as classes sociais e regiões do brasileiras.
O mercado está aquecido e deve continuar em franca expansão, o setor de franquia de cosméticos atende a todas as idades, homens e mulheres e até pessoas veganas.
Democrático e em crescimento o segmento de franquia de cosméticos é uma ótima oportunidade de negócio e vamos falar tudo sobre esse assunto nesse texto agora!
A franquia de cosméticos, o bem estar e o empoderamento pela beleza
Em primeiro lugar vamos ampliar nossos conceitos de beleza, afinal nos dias de hoje beleza vai além das capas de revista.
Logo, a beleza está atrelada a conceitos mais profundos, ligadas ao bem estar, a saúde mental, a realização de atividades físicas prazerosas onde os cosméticos entram como ativadores principais desse estado de espirito refletindo de dentro pra fora a beleza que já existe e está sendo bem cuidada.
Uma franquia de cosméticos vai estar diretamente ligada a esses conceitos e deve estar conectada aos seus clientes como forma de enaltecer todas as belezas, sem impor regras.
Nesse sentido, ao investir no mercado de franquia de cosméticos o franqueado estará diretamente ligado não apenas às tendências de mercado, mas sim aos seus clientes, suas necessidades e atividades de bem estar.
Por exemplo, um cliente que gosta de corridas, além de consumir produtos anti transpirantes, poderá ter acesso a protetores solares, hidrantes especiais para peles expostas ao sol etc.
Do mesmo modo, o giro de clientes de nichos diferentes poderá acontecer. Uma franquia de cosméticos pode atender jovens ou pessoas maduras na mesma loja, por exemplo, sendo assim, o franqueado e sua equipe deverão estar antenados das necessidades do mercado para prestar um serviço de alta qualidade, obtendo sucesso garantido.
O bem estar e beleza empoderam
Você já deve ter ouvido essa palavra: empoderamento.
A princípio ela era direcionada ao público feminino, mas hoje já podemos observá-la sendo usada na pluralidade que ela mesma propõe. Uma franquia de cosméticos, como O Boticário por exemplo, já utilizou em slogans para dia das mães, dia dos pais, para promover lançamento de base com ampla paleta de cores de pele e etc.
Mas afinal, o que é o empoderamento e como uma franquia de cosméticos está ligada a esse conceito?
À princípio a palavra empoderamento esteve bastante atrelada à luta feminina por igualdade, porém como já falamos, essa palavra que é um movimento não se restringe apenas a questões de gênero.
O empoderamento tem relação com grupos de diversas áreas.
Por isso, conhecer os princípios do empoderamento são um fator importante para quem deseja empreender em uma franquia de cosméticos.
O empoderamento é uma ação que comtempla emancipação pessoal, por meio de conscientização onde a pessoa desenvolve habilidades praticando autonomia nas opiniões e decisões.
Portanto, se pensarmos pelos diversos benefícios, o empoderamento traz pontos que são fundamentais para a vida pessoal e para os ambientes de trabalho, ou seja, uma pessoa empoderada, diferente do que se pensa, está muito mais apta a ter boas ideias, a mediar conflitos e estar presente nas tomadas de decisões, fazendo valer realmente o ditado ‘’corpo são, mente sã’’.
É aí que o mercado de franquia de cosméticos entra com forte atuação.
Afinal, se o produto de beleza complementa o processo do bem estar ela não se coloca como um mero coadjuvante.
Isso por que, as representações que os produtos de beleza podem atingir são muito grandes, afinal vivemos em uma sociedade cada vez mais complexa, onde a diversidade é ampla e acontece em vários segmentos, gêneros e locais.
Uma franquia de cosméticos tem papel fundamental nesse processo. Ela pode fornecer produtos masculinos e femininos, que vão desde a prática de esportes a festas como desodorantes a brumas finalizadoras, produtos capilares para queda masculina ou diversos tipos de cachos, paletas para vários tons de pele, produtos veganos e muito mais.
Enfim, empoderar pela beleza, atravessando todos os públicos, com produtos acessíveis e que contemplem essa diversidade enorme de consumidores é papel fundamental da franquia de cosméticos.
Um mercado que cresce muito e a cada ano, um ótimo investimento em um segmento importante o de franquia de cosméticos.
Entenda, portanto, como é o mercado de franquia de cosméticos.
O mercado de franquia de cosméticos está em franca expansão: saiba mais!
O mercado de franquias de cosméticos tem se mostrado cada vez mais promissor, impulsionado pela crescente demanda por produtos de beleza e bem-estar. Em 2023, o mercado global de cosméticos foi avaliado em impressionantes US$ 313,22 bilhões, e as projeções indicam que esse número deve subir para US$ 417,24 bilhões até 2030, segundo dados da Cosmetic Innovation. Além disso, um relatório da McKinsey aponta que o setor pode atingir US$ 580 bilhões até 2027, com uma taxa de crescimento anual de 4,2%.
No Brasil, o cenário também é animador. Em 2022, a indústria de cosméticos e produtos de higiene pessoal do país reuniu mais de 3.000 empresas, gerando uma receita bruta de R$ 54 bilhões e exportando R$ 4,1 bilhões, segundo levantamento da TCP Partners. A expectativa é que esse mercado continue em expansão, com projeções da Statista indicando que as vendas de cosméticos e produtos de higiene pessoal no Brasil podem ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026.
Esse crescimento está diretamente relacionado ao aumento da conscientização sobre autocuidado e bem-estar. Cada vez mais, os consumidores buscam produtos que promovam saúde física e mental, além de resultados comprovados. Uma pesquisa da Mintel revelou que 81% dos brasileiros acreditam que as marcas de beleza devem fornecer mais evidências científicas que comprovem os benefícios de seus produtos.
Tendências do mercado de cosméticos
1. Autocuidado e saúde
O autocuidado se consolidou como uma das principais motivações para o consumo de cosméticos. A tendência “neuro glow” reflete esse movimento, ao propor uma abordagem de beleza que prioriza o bem-estar e o equilíbrio entre saúde física e mental. Produtos que promovem a sensação de bem-estar e alívio de estresse, como cremes faciais e itens para skincare, estão em alta.
2. Belez-IA (Inteligência Artificial)
A tecnologia vem desempenhando um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de novos produtos de beleza. A Inteligência Artificial (IA) permite que as marcas analisem dados e padrões de comportamento dos consumidores, criando soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada cliente. Com o uso da IA, espera-se que os feedbacks dos consumidores sejam considerados diretamente no processo de desenvolvimento de novos produtos.
3. Aromatização individual
O perfume deixou de ser um elemento apenas social e passou a ser uma expressão pessoal. Com o aumento da demanda por fragrâncias que refletem a individualidade de cada consumidor, essa tendência se expande para diversos produtos, como shampoos e cremes hidratantes. A aromatização agora é usada para comunicar identidade e emoções, especialmente entre a Geração Z, que tem explorado novas combinações olfativas.
Oportunidades para investir em franquias de cosméticos
Com o mercado de cosméticos em constante crescimento, investir em uma franquia no setor se torna uma excelente oportunidade de negócio. O aumento da demanda por produtos de autocuidado, a incorporação da tecnologia no desenvolvimento de novos itens e a personalização das fragrâncias são fatores que continuarão a impulsionar o mercado nos próximos anos, tornando as franquias de cosméticos uma opção atrativa para quem busca um investimento seguro e lucrativo.
Cosméticos naturais: a beleza natural chega com força no mercado
No setor da beleza, é possível encontrar cada vez mais os consumidores que se importam com o impacto que os produtos que compram. Não apenas o meio ambiente, mas preocupações com origem dos produtos, melhor aproveitamento dos produtos naturais e o lifestyle natural têm feito a diferença na vida do consumidor de produtos de beleza. Como resultado disso, o mercado de cosméticos naturais cresceu muito nos últimos anos, e o segmento de franquia de cosméticos está seguindo essa tendência.
Desse modo, investir no mercado da beleza e cosmética natural pode ser muito vantajoso, ainda mais quando e avalia o mercado e suas possibilidades.
Entenda então, quais são os impactos desse segmento no mercado consumidor:
Sustentabilidade
Primeiramente é importante compreender que a preocupação e a conscientização ambiental têm se tornado cada vez mais presente no discurso do consumidor, acredita-se que com as informações e a tecnologia voltada ao desenvolvimento de produtos de baixo impacto ambientais são importantes nesse fator.
Porém o setor se vê rodeado por consumidores que buscam as sensações de bem estar ao utilizar produtos de origem natural, com embalagens reutilizáveis e com disgns que traduzem um sentimento de satisfação e aconchego.
Em segundo lugar e muito importante, os consumidores dão atenção muito maior às matérias primas e às origens dos produtos que querem adquirir. Recentemente uma pesquisa apontou que mais de 50% dos consumidores preferem adquirir produtos naturais que sejam orgânicos, terapêuticos, a base de ervas, sem sulfato e não poluentes.
Definitivamente, consumir produtos naturais se caracteriza como estilo de vida que causam sentimentos de bem estar e consciência social, ou seja consumidores que buscam esse nicho de mercado querem sentir que estão consumindo uma atitude e não apenas um produto.
E para você que se interessa em buscar uma franquia de cosméticos para investir deve compreender que as campanhas de marketing devem se alinhar esses valores.
Nesse sentido, a comunicação honesta das marcas um fator importante, por que esse tipo de consumidor aprecia compreender o que está no rótulo do produto e quais são seus ingredientes.
Sendo assim, uma embalagem objetiva e claras são muito bem aceitas para esse nicho de mercado.
Saúde
Compreender que muitos consumidores se atentam para substâncias presentes nos cosméticos convencionais é muito importante e essa atenção não se dá apenas por motivos de sustentabilidade. Primeiramente a busca por produtos de melhor qualidade é o que mias movimenta os consumidores. Quem utiliza produtos de beleza orgânicos sente a diferença que vão das cores a textura, passando por aromas e desing .
Vale lembrar que Ingredientes que empresas que não consideram os impactos ambientais têm sido cada vez mais colocadas de lado em todos os nichos de mercado e, é nessa hora que os produtos naturais e orgânicos com ganham grande espaço no mercado.
Tendência mundial
Estudas apontam que alguns pontos desse mercado surgem fortes no âmbito global sendo eles a sustentabilidade e os ingredientes naturais sendo assim as projeções são de que o mercado mundial desse segmento deve atingir a marca de US$ 25,11 bilhões em faturamento até 2025, sendo os cosméticos naturais os mais promissores.
Enfim, a tendência da beleza natural é nitidamente uma revolução para a indústria dos cosméticos naturais e transforma os hábitos de beleza.
Portanto apontar para o mercado da beleza e encontrar uma franquia de cosméticos que se aproxime do seu perfil é uma ótima chance de iniciar seu negócio próprio.
Agora que você já conhece esse mercado promissor, entenda agora quais são os tipos de franquia de cosméticos e saiba qual se encaixa em seu perfil.
Quais os tipos de franquia de cosméticos
– Franquia de cosméticos para salão
Em primeiro lugar, as franquias de cosmético para salão de beleza são as mais conhecidas e presente no mercado. Geralmente voltado as empresas do ramo e, por isso, é um bom negócio para se investir.
Portanto, a variedade de produtos e marcas faz com que seja necessário uma boa pesquisa antes de abrir uma franquia de cosméticos.
– Franquia de cosméticos para clínicas de estética
Esse é também um nicho do mercado bastante específico.
Os produtos são aprovados pela ANVISA e atendem basicamente as clínicas de estética, outro mercado em franca expansão. Sendo assim, investir em uma franquia de cosméticos para clínicas de estética pode ser bastante lucrativo.
– Franquia de maquiagens
São franquias de cosmético bastante difundidas que trabalham com a distribuição de linhas completas para maquiagem.
Produtos que podem ir desde a preparação e hidratação da pele até brumas finalizadoras e demaquilantes.
São produtos que acabam diretamente na mão do consumidor final, portanto poder um mercado bem exigente, porém, algumas marcas são muito conhecidas no mercado como a O Boticário, sendo assim, uma ótima oportunidade de negócio.
– Franquia de perfume
Como o próprio nome já sugere, elas distribuem no mercado perfumes e colônias para o consumidor final.
– Franquias de produtos para higiene pessoal
São franquias que chegam possuir em suas marcas produtos para banho, hidratação de pele, produtos para cabelos, barba e até unhas. Um ótimo segmento, por é um dos setores que mais cresce no mercado.
– Franquia de cosméticos naturais
Como já falamos por aqui, uma tendência mundial esse tipo de franquia pode ser uma boa escolha para quem quer investir neste estilo. Assim, é uma maneira ainda melhor de se conectar ao seu público.
– Franquia de cosméticos veganos
O Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que consiste em não consumir nada que tenha origem animal, seja direta ou indiretamente (na sua fabricação ou teste por exemplo) e em qualquer setor do consumo, desde a alimentação até a vestimenta.
Ou seja, os produtos para a beleza, acabam sendo mais que um consumo, sendo então uma forma de vida.
Melhores opções para investir
Onodera Estética
O trabalho da rede é trazer cada vez mais inovação e alta capacitação para atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza e autoestima. Oferecem 40 anos de experiência, equipamentos de última geração, um time de especialistas altamente qualificados e um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que busca tecnologias e garante certificação a um extenso portfólio de tratamentos. A rede de franquias conta com mais de 50 clínicas espalhadas por 10 estados brasileiros e mais de 500 mil atendimentos conquistados ao longo da trajetória.
- Lucratividade: 20%
- Existente desde: 2000
- Faturamento mensal: R$ 130.000,00
- Payback (Retorno): 18 meses
- Modo de negócio: Loja
GIOlaser
A GiOlaser foi fundada em 2013 pela atriz Giovanna Antonelli e outros dois sócios. Nasceu do sonho de criar uma empresa de estética e beleza que pudesse fornecer depilação a laser, tratamentos faciais e corporais que unissem preços acessíveis com a mais alta tecnologia em equipamentos. Já são 305 clínicas em 21 estados!
- Lucratividade: 30%
- Existente desde: 2013
- Faturamento mensal: R$ 100.000,00
- Payback (Retorno): 24 meses
- Modo de negócio: Full
Plena Face
Tratamentos Faciais que levam a beleza interior a seu pleno alcance. A alta qualidade do nosso serviço garante os melhores padrões de atendimento e a capilaridade da nossa marca traz proximidade a todas as regiões e preços justos e acessíveis.
- Lucratividade: 20% a 30%
- Existente desde: 2019
- Faturamento mensal: R$ 80.000,00
- Payback (Retorno): 12 a 24 meses
- Modo de negócio: Momento, Plena e Harmonia
Franquia de cosméticos Água de Cheiro
A marca Água de Cheiro surgiu em 1976, com uma pequena loja de perfumaria na cidade de Belo Horizonte. O sucesso foi imediato e, em 1980, a empresa já contava uma rede de 45 lojas. Pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria, iniciou o processo de franchising na década de 80, e já na década de 90, era líder de mercado no segmento de beleza. Hoje com mais de 40 anos no mercado, a Água de Cheiro é reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. Investimento a partir de R$ 70 mil.
Franquia de cosméticos Yes! Cosméticos
Moderna, jovem, colorida, alegre, acessível. A Yes! Cosmetics é uma empresa brasileira de cosméticos em atuação desde 2000. Começou com o modelo de venda direta, ou seja, através de catálogos e consultores. O ponto de partida foi o sonho de três sócios: Cândido Espinheira, Felipe Espinheira e Ketty de Jesus, com apenas 12 deo colônias e 15 cores de batons. Hoje, são mais de 250 itens, entre perfumaria, produtos de cuidados corporais e faciais, maquiagens e acessórios.
A Yes! é uma empresa de cosméticos pernambucana em atuação desde 2000 que começou com o modelo de Venda Direta, ou seja, através de catálogos e consultores. Em 2010 fechou a parceria com a apresentadora Sabrina Sato que continua até hoje. Ampla linha de produtos com mais de 300 itens. Investimento a partir de 175 mil
Franquia de cosméticos O Boticario
A Franquia O Boticário está há mais de 35 anos no sistema de Franchising. Hoje é a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo em perfumaria e cosméticos. Para conseguir este marco, a parceria com os franqueados é fundamental. Esse é um dos motivos pelos quais a marca tem a preferência na abertura de novas lojas. A franquia acredita que a beleza tem o poder de transformar acontecimentos simples em momentos mágicos. Tudo começou em 1977, quando o recém-formado bioquímico Miguel Krigsner resolveu abrir sua própria farmácia de manipulação na rua Saldanha Marinho, centro de Curitiba. O nome do negócio foi uma homenagem aos antigos farmacêuticos, que manipulavam medicamentos de forma artesanal. Uma marca, uma grande história, uma franquia de sucesso. Investimento a partir de R$ 110 mil.
Franquia de cosméticos Turquesa Esmalteria
A Turquesa Esmalteria está no mercado desde 2014 para entregar uma experiência diferenciada para clientes que procuram serviços especializados de manicure. Suas referências são sempre ligadas à beleza e ao bem estar. O cliente da Turquesa percebe que está em um ambiente diferenciado à partir de detalhes que vão desde o atendimento, o cuidado com biossegurança, a apresentação dos profissionais, os mimos oferecidos ao cliente e o ambiente bonito e confortável. A rede conta com mais de 60 unidades distribuídas em vários estados brasileiros. Investimento a partir de R$ 82,4 mil.
Franquia de cosméticos Sóbrancelhas
A Sóbrancelhas oferece serviços de estética facial e uma linha exclusiva de produtos. Se destaca pela oportunidade de negócio de alta rentabilidade. A Sóbrancelhas é uma empresa especializada no embelezamento do olhar e da face. Fundada pela empresária Luzia Costa, com mais de 20 anos de experiência no mercado de empreendedorismo e estética, desenvolveu uma visão empreendedora e percebeu a necessidade do mercado no setor beleza, voltado para o serviço personalizado para sobrancelhas. Sendo uma das melhores franquias 2021 para investir seu dinheiro. Investimento a partir de R$ 130 mil.
Franquia de cosméticos Bellaza
Trabalha com mais de 50 marcas de maquiagens e produtos nacionais e importadas. São variedades de pincéis, paletas de sombra, bases, corretivos, batons, acessórios, produtos para o cabelo e muito mais. Sendo uma das melhores franquias 2021. A Bellaza cria um site personalizado para cada franqueado com todos os produtos já cadastrados, prontos para a venda. Investimento a partir de R$ 9 mil.
Franquia de cosméticos Unhas Cariocas
A Unhas Cariocas é a rede de franquia de esmalterias Criado com o propósito de qualificar o mundo das vendas, o IEV tornou-se a maior escola de vendedores do Brasil, atuando por meio de metodologia prática em cursos de especialização, congressos, seminários e workshops. Mais de 60 UNIDADES, entre 2017, quando inaugurada, e 2021.Através dos métodos únicos e exclusivos. Disponível atualmente em 26 cidades e 7 estados pelo Brasil, a Unhas Cariocas carrega a missão de levar ainda mais autoestima para a mulher, através de seus valores: agilidade, biossegurança e claro, qualidade. Visando assim, tornar-se a maior e melhor empresa de cuidado e tratamento das unhas e serviço estéticos. dinheiro. Investimento a partir de R$ 95 mil.
Franquia de cosméticos Lady & Lord
Com 35 anos de atuação no setor de beleza, o Lady&Lord é uma das maiores redes de salões de beleza do Brasil. Com 19 lojas espalhadas em 5 estados brasileiros e possui o Centro de Formação de Profissionais da Beleza Lady&Lord, que qualifica a mão de obra do setor e forma diversos profissionais. O Lady&Lord é referência nacional em administração, com software próprio que dispensa o uso de comandas para suas clientes, os serviços são registrados pelos profissionais via celular. As lojas seguem um alto padrão de qualidade na mão de obra e a mesma linha de excelência de atendimento. Neste segmento, é a rede que possui a maior loja dentro de Shopping Center, na América Latina. Em processo de expansão, a rede dispõe dos mais modernos processos de qualificação de mão de obra e gestão. Investimento a partir de R$ 120 mil.
Franquia de cosméticos Instituto Embellezze
A maior rede de franquias de cursos profissionalizantes da área da beleza da América Latina, o Instituto Embelleze atua em um segmento que cresceu 56% nos últimos cinco anos. Fundado em 1998, na Baixada Fluminense, o Instituto Embelleze partiu do empreendedorismo de Itamar Serpa, fundador da Embelleze, uma das maiores empresas de beleza do País. Em 2003, Serpa uniu toda a expertise que acumulava no setor de beleza à experiência do empresário José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO Franquias.
Nesta nova fase, os sócios expandiram o negócio e consagraram o Instituto Embelleze, que hoje já formou mais de 2 milhões de alunos, e está presente em todo território nacional e com operação no Equador e Estados Unidos. Com a consolidação dos negócios, cerca de 50% dos franqueados possuem mais de uma unidade da marca. O segmento é forte, gera oportunidades de empregos e a realização do sonho do negócio próprio. Além de oferecer cursos, os franqueados do Instituto Embelleze podem também vender os produtos da marca. Além de oferecer cursos, os franqueados do Instituto Embelleze podem também vender os produtos da marca. Investimento a partir de R$ 91 mil.
Franquia de cosméticos Orgânica Body Spa
A Orgânica Body & Spa trabalha com cosméticos veganos e acessórios para corpo e banho, com foco em bem estar. O portfólio da marca conta com mais de 100 produtos, incluindo sabonetes, hidratantes, perfumaria, pentes, buchas vegetais, xampus, entre outros.
- Investimento inicial a partir de R$ 25,9 mil
- Faturamento: 9,2 mil
- Royalties: 10% sobre a compra
Franquia de cosméticos Anna Pegova
a Anna Pegova é uma rede que vende cosméticos de marca própria, como maguiagens, perfumes, linhas de tratamento para pele e produtos especialmente voltados ao público masculino. A rede nasceu há mais de 70 anos na França e está há mais de quatro décadas no Brasil.
- Investimento inicial a partir de R$ 620 mil
- Faturamento: R$ 100 mil
- Royalties: Não cobra
Franquia de cosméticos Fator 5
A Fator 5 é uma rede especializada em perfumes e cosméticos inspirados em tendências olfativas. Fundada em 1995, a marca iniciou sua expansão por licenciamento em 2019 através do modelo de quiosques.
- Investimento inicial a partir de R$ 75 mil
- Faturamento: R$ 50 mil
- Royalties: Não cobra
Franquia de cosméticos Simple Organic
Fundada em 2016 pela publicitária Patricia Lima, a marca foi lançada oficialmente na maior semana de moda do Brasil: São Paulo Fashion Week. Ao levar o conceito de cosméticos orgânicos e veganos para a passarela, se tornou a marca orgânica mais conhecida do Brasil. A marca foi concebida a partir do desejo da fundadora em criar uma marca sustentável, com impacto social positivo. A ideia surgiu após a maternidade da Patrícia, que decidiu buscar um novo caminho para sua vida, pensando no futuro das próximas gerações, inspirada em sua filha (com seis anos atualmente). Com 15 franquias em operação, as unidades são em formato quiosque e loja.
- Investimento inicial a partir de R$ 110 mil
- Faturamento: R$ Não informado
- Royalties: 3% do faturamento
Franquia de cosméticos V Beatty
As franquias que trabalham com produtos e serviços de beleza, promovem a autoestima e celebram o prazer em cuidar de si. Os produtos de altíssima qualidade, garantem um resultado de salão de beleza profissional, em casa. Muita praticidade para o dia a dia da mulher. Com grande experiência no mercado da beleza, os fundadores da V Beauty, atuaram no varejo por mais de dez anos, desenvolvendo e distribuindo eletro portáteis voltados ao seguimento da beleza (secadores de cabelo, chapinha, pranchas etc.) aos grandes varejistas do Brasil.
Hoje a V Beauty trabalha com a produção de secadores de cabelo, pranchas, escovas alisadoras, reparador de pontas, modelador de cachos, extrator de cravos, além de cosméticos voltados para limpeza e cuidado dos fios: shampoos, condicionadores, termo protetor, fixador de cachos, leave-in e máscaras de tratamento. Com 53 operações com uma média de 4 operações por franqueado, o que demonstra a satisfação com o modelo de negócio e o apoio fornecido pela franqueadora.
- Investimento inicial a partir de R$ 95 mil
- Faturamento: R$ 65 mil
- Royalties: 10%
Franquia de cosméticos Dermage
De uma pequena sala em Copacabana para 60 lojas no país, entre próprias e franquias, além da distribuição em farmácias e na gigante multimarcas Sephora. Mais que um case de sucesso, a franquia Dermage é a demonstração do poder do empreendedorismo feminino. Todos os produtos são desenvolvidos com ativos de alta eficácia, sem testes em animais, resultado de extensas pesquisas, com eficácia comprovada para a pele brasileira e fórmulas premiada.
- Investimento inicial a partir de R$ 112 mil
- Faturamento: R$ 65 mil
- Royalties: 26,5%
Franquia de cosméticos Aneethun
Especializada na fabricação e venda de produtos cosméticos profissionais, exclusivamente para salões de beleza, a Annethun atua como franqueadora desde 2001.Atualmente, conta com franquias de distribuição espalhadas em todo o Brasil e seus produtos estão em mais de 70 mil salões de beleza e barbearias.
- Investimento inicial a partir de R$ 170 mil
- Faturamento: R$ 200 mil
- Royalties: 17% das compras
Franquia de cosméticos Amávia
A Amávia é uma rede de franquias de cosméticos especializada em cabelos, com produtos diversos de cuidados capilares. As franquias podem ser no formato de loja (a partir de nove metros quadrados) ou quiosque (a partir de seis metros quadrados) e devem contar com uma equipe de quatro unidades, incluindo o líder.A Amávia foi fundada em 2011, com o objetivo de provocar uma revolução na área de estética capilar, com inovações e soluções para o mercado de cosméticos. Como novo conceito de marca, a empresa está sustentada pelos pilares do Amor e Viabilidade, sempre em busca da satisfação do cliente.
Com fabricação 100% própria, a indústria se destaca entre as mais modernas da América Latina. Possui reatores e equipamentos de alta performance, além de estar em constante avanço em inovação, tecnologia e pesquisa. A expansão com franquias iniciou há cinco anos, e hoje a franqueadora soma mais de 90 operações, dentre quiosques e lojas, estrategicamente posicionados em 13 estados e Distrito Federal.
- Investimento inicial a partir de R$ 123 mil
- Faturamento: R$ Não informado
- Royalties: R$ 10% das compras
Franquia de cosméticos Adcos
Marca brasileira criada em 1993, a ADCOS Cosmética de Tratamento desenvolve dermocosméticos para atender especialmente as necessidades dermatológicas da pele e o clima brasileiro e tem no seu DNA a inovação e eficácia desde a sua fundação pela Dra. Ada Mota. Todos os produtos são desenvolvidos com cuidado, pesquisa e a tecnologia necessária para seremos melhores e oferecerem aos consumidores uma máxima eficácia, sensorial diferenciado, ampla gama de texturas e tonalidades para levar soluções em saúde com beleza. A marca comercializa produtos, principalmente, para o varejo e para profissionais do mercado de beleza e estética. A rede busca franqueados com experiência com varejo e gestão de pessoas. A franquia Adcos hoje possui duas linhas de produto com foco em públicos diferentes: Consumidor Final e Profissional, com portfólios e pontos de venda distintos.
Cuidado, eficácia e educação são os pilares centrais da Adcos desde sua origem e a tornam uma marca única.
- Investimento inicial a partir de R$ 470 mil
- Faturamento: R$ 145 mil
- Royalties: 7% das compras
Franquia de cosméticos L’occittane em Provence
Com mais de 40 anos de mercado, a L’occitane en Provence é uma marca criada na França que se consolidou no setor global de cosméticos e beleza. Entre os produtos vendidos, estão produtos de cuidados faciais, para banho, tratamentos, corpo, fragrâncias, spa e uma linha especialmente voltada ao público masculino.
- Investimento inicial a partir de R$ 400 mil
- Faturamento: R$ 120 mil
- Royalties: 38% das compras
Franquia de cosméticos Cheflera
A Cheflera é uma rede de franquias de cosméticos que oferece produtos de cuidados para rosto, corpo e cabelos, além de perfumes e nutricosméticos. Além da venda de produtos, também é possível oferecer tratamentos estéticos nas unidades.
- Investimento inicial a partir de R$ 60 mil
- Faturamento: R$ Não informado
- Royalties: R$ R$ 800
Franquia de cosméticos Adlux
A Adlux é uma rede de franquias de cosméticos e perfumaria. Fundada em 2008, a companhia oferece modelos de franquias em lojas físicas e home office em três modelos diferentes.
- Investimento inicial a partir de R$ 1 mil
- Faturamento: R$ 15 mil
- Royalties: Não cobra
Franquia de cosméticos Flora Fiora
é uma rede de franquias especializada em cosmeteria com produtos naturais. A marca foca na venda de matéria-prima para produção personalizada de cosméticos 100% naturais, além de fornecer conteúdos gratuitos para auxiliar os clientes na criação.
- Investimento inicial a partir de R$ 90 mil
- Faturamento: R$ 38 mil
- Royalties: 12%
Franquia de cosméticos Clinanci
a Clinanci investe em expansão por franquias, sendo reconhecida como a primeira franquia vegana do país especializada em cosméticos profissionais e home care para o público masculino. A marca conta com uma ampla linha de produtos focados no tratamento dos incômodos dos homens na barba, cabelo e pele. A franqueadora trabalha com três modelos de franquia com possibilidade de atuação home based, que variam de acordo com o porte da localidade escolhida para instalação.
- Investimento inicial a partir de R$ 10 mil
- Faturamento: R$ 20 mil
- Royalties: R$ 400
Franquia de cosméticos The Body Shop
Primeira marca de beleza a se inspirar e buscar na natureza os melhores ingredientes do mundo para os seus produtos naturais, 100% vegetarianos e nunca testados em animais. Com lojas em mais de 65 países, a The Body Shop é especializada na venda de produtos de marca própria, incluindo cosméticos para o rosto e para o corpo, além de perfumaria e acessórios voltados tanto para o público feminino quanto para o público masculino. Todos os produtos da marca são cruelty free. A franqueadora oferece dois modelos de negócio: loja e quiosque.
- Investimento inicial a partir de R$ 99 mil
- Faturamento: a partir de R$ 41 mil
- Royalties: 60%
Franquia de cosméticos Maybelline New York
A Maybelline nasceu em 1915, quando os irmãos William e Maybel criaram a primeira máscara para cílios do mundo, que ainda hoje permanece como carro chefe da marca. Desde então, os produtos lançados pela marca foram se tornando cada vez mais populares nos Estados Unidos.Essa fama atraiu grandes empresas, dentre elas a L’Oréal, que incorporou a marca em 1996. Reconhecida como a marca nº 1 em maquiagem no mundo, a Maybelline está presente em 90 países e comercializa seus produtos em diversos pontos de venda, como quiosques, farmácias e lojas de departamento.
O Brasil é o 5º maior mercado de maquiagem do mundo, e cresce ano após ano. A força do Grupo L’Oréal, aliada à crescente tendência de vendas em lojas de marca, torna o investimento na Maybelline uma das melhores alternativas para quem busca um negócio sólido no segmento de beleza.
A Maybelline New York é uma rede de franquias de maquiagem. O mix de produtos conta com itens para olhos, rosto e lábios, com diversas opções de cores e tipos. Parte do grupo L’Oréal desde 1996, a marca está presente em 90 países. No Brasil, a franqueadora opera exclusivamente com franquias de quiosque.
- Investimento inicial a partir de R$ 140 mil
- Faturamento: R$ Não informado
- Royalties: 38% das compras
Franquia de cosméticos Quem disse, Berenice?
Quem disse, berenice? é uma marca de cosméticos do Grupo Boticário lançada em 2012. O projeto foi desenvolvido por dois anos antes de ser lançado e ganhou os primeiros pontos de venda em São Paulo. Com produtos variados e preços atraentes, a marca foi conquistando uma clientela fiel. Desde o surgimento, a Quem Disse, Berenice? se preocupa em atender as consumidoras com diferentes tons de pele, encontrando produtos que se encaixem bem a cada tonalidade. A marca tem como proposta quebrar certos conceitos sobre make, como a própria marca se define através da mensagem em suas redes sociais: “Maquiagem não tem regra e pra sermos nós mesmas só precisamos dar o primeiro passo, sem medo de errar. Coragem! Errou? Tenta de novo! Se joga!” a Quem disse, Berenice? é uma marca de cosméticos que trabalha principalmente com itens de maquiagem – batons, sombras, bases, corretivos, delineadores, entre outros. Além disso, a marca oferece cosméticos para cuidados com o rosto e os cabelos, fragrâncias e acessórios de beleza.
- Investimento inicial a partir de R$ 109 mil
- Faturamento: R$ Não informado
- Royalties: 25% sobre compras
Franquia de cosméticos Mahogany
Com foco em produtos inovadores e tecnologia de ponta, o Laboratório Sklean do Brasil, amplia seus canais de distribuição através das Franquias MAHOGANY, objetivando oferecer nestes locais soluções para as diversas necessidades dos seus consumidores. A estratégia focada e consistente e os inovadores e constantes lançamentos fazem o sucesso da marca MAHOGANY. O Sistema de Franquias MAHOGANY foi estruturado de acordo com os conceitos do `Business Format Franchising`, consistindo numa rede nacional de lojas com todo o apoio ao franqueado em todas as fases da operação. A Mahogany tem portfólio que conta com mais de 50 fragrâncias masculinas e femininas, além de sabonetes líquidos e em barra, hidratantes, produtos para tratamento dos cabelos e do corpo, maquiagem e linhas dedicadas ao público masculino. A franqueadora trabalha com franquias de quiosque e de loja, com oportunidades para cidades pequenas.
- Investimento inicial a partir de R$ 100 mil
- Faturamento: R$ 24 mil
- Royalties: 40%
Franquia de cosméticos Hinode
O Grupo Hinode possui duas marcas consolidadas no mercado com cerca de 600 produtos, dentre eles perfumaria, bem-estar, higiene pessoal, maquiagem e cosméticos. As franquias Hinode, hoje conhecidas como Hinode Center, foram criadas com o objetivo de facilitar a logística e a distribuição de produtos para os consultores da empresa.
Com estruturas modernas que contam com sala para treinamento e reunião, as franquias da Hinode são uma verdadeira “mão na roda” para os consultores, os quais podem retirar seus produtos na hora, garantindo que seus clientes sejam atendidos com agilidade. Além de ser um ponto de retirada de produtos, as franquias Hinode servem como ponto de apoio para o consultor, o qual pode fazer reuniões e agendar apresentação do plano de negócios. Muitas franquias também oferecem treinamento sobre produtos e sobre os 10 passos para o sucesso.
Fundada em 1988, a marca Hinode surgiu quando a costureira Adelaide Rodrigues resolveu revender produtos para melhorar sua renda. Entre os mais de 300 itens em catálogo, a empresa oferece itens para higiene pessoal, maquiagem, perfumaria, bem-estar e cosméticos. Para entrar na franquia Hinode, o primeiro passo é ser um consultor ativo.
- Investimento inicial a partir de R$ 699 mil
- Faturamento: R$ 500 mil
- Royalties: Não cobra
Franquia de cosméticos: Franquias do futuro
A Franquias do Futuro é um negócio para quem deseja investir em uma franquia virtual. O negócio é simples: você escolhe o que quer vender pela internet, e então a empresa prepara um site exclusivo.
Em seguida, a franqueadora oferece todo o suporte para o marketing do portal, suas vendas e gerenciamento do negócio. Não é preciso ter estoque dos produtos que serão vendidos. Afinal, a marca dos produtos será responsável pela logística de entrega. Enquanto isso, você só vai receber os lucros das vendas realizadas pelo site. Franquias do Futuro é uma startup fundada em 2018 na cidade de Curitiba (PR), que tem o objetivo de centralizar e divulgar diversas empresas que trabalham com modelo de franquia digital, sem a necessidade de local físico e investimento em estoque de produtos.
- Investimento inicial a partir de R$ 9 mil
- Faturamento: R$ 5 mil
- Royalties: 15% média
Franquia de cosméticos Contém 1g
Contém1g é uma empresa brasileira do ramo de cosméticos. Fundada em 1984 na cidade de São João da Boa Vista, produz artigos para maquiagem, fragrâncias e cuidados para a pele.
Atualmente conta com mais de 500 produtos em seu portfólio, todos de fabricação própria. São 120 pontos de vendas em todo o Brasil e a loja virtual Beauty Store.
Em 2017 inaugurou seu canal de Marketing Multinível (Venda Direta) já atuante com mais de 30 mil consultores. A Contém 1g trabalha com a fabricação e comercialização de maquiagens e acessórios para maquiagem, com um mix de produtos que inclui batons, sombras, iluminadores, máscaras de cílios, bases, corretivos, pincéis, entre outros. As franquias podem ser de loja ou quiosque.
- Investimento inicial a partir de R$ 192 mil
- Faturamento: R$ 50 mil
- Royalties: 20%
Franquia de cosméticos Bioflora
A rede Bioflora foi fundada no ano 2013, a partir da experiência de mais de 20 anos de indústria farmacêutica e de suplementos alimentares. Essa rede agregou mais o valor ao negócio com a expertise em administração, estratégia e contabilidade dos sócios. A marca possui conceito de cuidar de saúde por meio de suplementação balanceada, prezando sempre o bem estar das pessoas.
Diante de um mundo hiper conectado e a necessidade de utilizar as mídias sociais para fortalecer os relacionamentos com os clientes, surgiu também um novo modelo de negócios para franquia digital, com investimento baixo e total aparato para o franqueado
- Investimento inicial a partir de R$ 12 mil
- Faturamento: R$ 12 mil
- Royalties: Não informado
Franquia de cosméticos Orgânica
A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.
A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.
- Investimento inicial a partir de R$ 30 mil
- Faturamento: R$ 5 mil
- Royalties: Não informado
Franquia de cosméticos Acqua Aroma
A Acqua Aroma é uma empresa fundada em 2004 que, atualmente, conta com 22 unidades espalhadas pelo Brasil.
Sua linha de cosméticos é bem variada, voltada para perfumar ambientes, com linhas para o quarto do bebê, para parte externa e outros cômodos da casa.
A empresa possui muito espaço para crescimento, sendo uma boa maneira de investir o capital e se tornar um franqueado.
- Investimento inicial a partir de R$ 250 mil
- Faturamento: R$ Não informado
- Royalties: Não informado
Franquia de cosméticos Ares Perfumes
A Ares Perfumes é uma empresa brasileira especializada em perfumes finos que está em expansão pelo país.
Além de perfumes, possui em seu portfólio cremes para as mãos, velas perfumadas e acessórios. Possui 29 unidades e grande potencial para crescimento, tendo em vista que ainda há muito território a ser explorado.
- Investimento inicial a partir de R$ 50 mil
Franquia de cosméticos L’occitane Au Brésil
Já bem consolidada no Brasil, a franquia é uma ótima opção de investimento para quem quer abrir uma franquia de cosméticos.
Do mesmo modo, possui 188 unidades com os mais variados produtos para corpo e banho, cremes, cuidados capilares e difusores para casa.
- Investimento inicial a partir de R$ 110 mil
Franquia de cosméticos Empório Essenza
Uma empresa familiar, fundada em março de 2005, tem como objetivo a fabricação de cosméticos e aromas de qualidade e o comprometimento com a ética, transparência e respeito com seus consumidores. Além disso, cada produto, ao ser fabricado, é minuciosamente estudado e testado para que se consiga uma boa textura, um perfume delicioso, e um agradável toque na pele. Produz cosméticos que utilizam os ativos extraídos da uva e do vinho, aproveitando suas propriedades essenciais, aliadas da pele e do corpo. Uma combinação harmônica que estimula o cuidado com o corpo através de texturas e aromas delicados, proporcionando a alegria e autoestima.
- Investimento inicial a partir de R$ 145 mil
- Faturamento: R$ 45 mil
- Royalties: não informado
Franquia de cosméticos Amigliss
a empresa tem como objetivo o bem estar das pessoas, principalmente mulheres, com uma linha de produtos que abrange desde tratamentos capilares, linha pele, linha casa a suplementação alimentar.
- Investimento inicial a partir de R$ 60 mil
Franquia de cosméticos Estrela Beauty
Acreditando no poder das cores, do brilho e da diversão, nasce a Estrela Beauty, em 2018. Uma marca de play make-up e acessórios, pensados e desenvolvidos para a criança, que valoriza a diversidade, a experimentação e a autoconfiança. Recheada de mensagens otimistas, busca inspirar e encorajar as crianças a explorarem sua própria personalidade.Seu portfólio de produtos conta atualmente com diversas categorias, dentre elas, batom, gloss, blush, sombra, gel antisséptico e esmalte, além de acessórios, como mochila, nécessaire e maleta.
Todas as maquiagens são dermatológica e clinicamente testadas, hipoalergênicas, livres de fragrância e testes em animais.
- Investimento inicial a partir de R$ 605 mil
Franquia de cosméticos Rosa Make
A Rosa Make nasceu com intuito de oferecer a todos maquiagens com preços acessíveis e de qualidade, transformando a autoestima de várias pessoas. A empresa foi fundada por uma vendedora/empreendedora que teve grande sucesso em uma empresa de grande porte no Brasil. A Rosa Make tem no seu diferencial o atendimento, qualidade e a variedade do seu mix de produtos, sendo 95% da loja é preço unico de R$ 10,00 e uma seção de linha premium como marca Maria Maria, Bruna Tavares e outras e a cada dia vem procurando a fazer a diferença no mercado de empreendedorismo.
Investimento inicial a partir de R$ 155 mil
Franquia de cosméticos Jan Rosê
a Jan Rosê é uma franquia de cosméticos e semijóias que opera pelo sistema de marketing de rede, com sede no Paraná.
- Investimento inicial a partir de R$ 40 mil
Franquia de cosméticos Lady Perfumaria
a Lady é uma rede de varejo especializada em perfumes, maquiagens e cosméticos do segmento seletivo e semisletivo. Atua no mercado de saúde e beleza desde 2012.
- Investimento inicial a partir de R$ 135 mil
Franquia de cosméticos Lord
Atua no mercado de varejo de perfumaria masculina seletiva de multimarca, desde 1964.
- Investimento inicial a partir de R$ 80 mil
Franquia de cosméticos Touti
A Touti atua no mercado produtos na área de beleza de alto desempenho com uma boa relação custo-benefício. No segmento das franquias atua no modelo de microfranquias de baixo investimento e alto desempenho.
- Investimento inicial a partir de R$ 12 mil
Franquia de cosméticos Extrato da terra
A franquia de cosméticos Extratos da Terra trabalha com um conceito de sustentabilidade, produzindo mercadorias que contêm itens naturais em suas composições. A empresa foi criada em 1990, mas tornou-se uma franqueadora somente no ano de 2010, contando com mais de 20 unidades em todo o território nacional.
- Investimento inicial a partir de R$ 75 mil
- Faturamento: R$ 45 mil
Franquia de cosméticos Cazo
A Cazo é uma das marcas mais conceituadas na venda de itens de maquiagens e perfumes. A empresa foi criada no ano 2001, mas transformou-se em uma franquia somente em 2005. Atualmente, ela conta com mais de 113 unidades em todo o país, se diferenciando por não cobrar taxa mensal e nem valores adicionais para publicidade.
- Investimento inicial a partir de R$ 103 mil
- Faturamento: 40 mil
Franquia de cosméticos Maria Cheirosa
A Maria Cheirosa é um caso de franquia de cosméticos mais recentes e que vem crescendo rapidamente.
A empresa foi criada em 2007, mas começou a operar como franquia somente no ano de 2012, destacando-se por comercializar produtos de boa qualidade com preços baixos, um dos principais fatores que levaram ao seu crescimento repentino. A marca tem a pretensão de se expandir nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
- Investimento inicial a partir de R$ 50 mil
- Faturamento: 20 mil
- Royalties: não cobra
Franquia de cosméticos L’Ácqua di Fiori
a L’acqua Di Fiori é uma das principais marcas de cosméticos do Brasil, conquistando o público com as suas novidades e bons preços.
A empresa conta com mais de 120 unidades espalhadas pelos estados brasileiros. Estando há mais de 30 anos no mercado, ela investe em renovação constante, acompanhando as principais tendências nacionais e internacionais em perfumes e maquiagens. Na atualidade, a marca visa se expandir por todos os estados brasileiros.
- Investimento inicial a partir de R$ 145 mil
- Faturamento: R$ 45 mil
Franquia de cosméticos NYX
franquia é da rede internacional NYX, marca que surgiu em 1999 nos EUA. Essa franquia de cosméticos admite instalações em lojas ou quiosques. A franquia busca parceiros que estejam dispostos para trabalhar com todos os desafios do varejo atualizando-se constantemente.
- Investimento inicial a partir de R$ 30 mil
Franquia de cosméticos Ketura
A Franquia é destaque no ramo dos cosméticos para pequenos empreendedores e procura franqueados que tenham força de vontade, sejam criativos e espírito empreendedor para fazer da Ketura uma grande marca. A franquia oferece para sua instalação software de gestão, palm top e impressora mobili, estoque inicial, kit para inauguração e suporte.
- Investimento inicial a partir de R$ 60 mil
Afinal, como abrir uma franquia de cosméticos?
Antes de mais nada faça uma boa pesquisa de mercado e um bom planejamento. Para isso, existem órgãos e consultorias específicas que podem te auxiliar a elaborar o seu plano de negócios.
Em segundo lugar, organize suas ideias. Isso é fundamental para que você tenha sucesso. Depois de colocar no papel o planejamento, estipule metas antes de iniciar a sua jornada no empreendedorismo. Pense também em qual nicho de mercado gostaria de atuar.
Entenda o passo a passo para investir em uma franquia:
-Acione a marca (normalmente via site);
-Envie material com informações básicas sobre o sistema e solicita cadastro ao candidato;
-Analise o cadastro do candidato;
-Solicite de referências;
-Realize entrevista pessoal;
-Acompanhe apresentação do negócio de forma mais detalhada e tira dúvidas;
-Analise do perfil;
-Realização de novas entrevistas do candidato com diferentes profissionais na empresa;
-Aprovação ou não o candidato;
-Se aprovado é feita a entrega a Circular de Oferta de Franquia e Minuta do Contrato;
-Aguard0 da decisão do candidato;
-Assinatura do contrato de franquia.
A decisão de se empreender em uma franquia de cosméticos deve ser encarada como uma estratégia de expansão dos seus negócios. E essas são algumas vantagens de se tornar um franqueado:
- Uso de marca testada e reconhecida (reduzindo erros comuns de iniciantes).
- Controle de padrões
- Participação em uma rede (garante aumento de poder de negociação).
- Menores riscos já que o investimento é em um modelo testado.
- Orientação e assistência na administração do negócio com treinamentos, manuais e consultoria de campo.
- Maior concentração nas vendas
- O mercado está aquecido: se acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o modelo de franquias vem tendo um crescimento contínuo em resultados. Em 2018, o faturamento do franchising em território nacional chegou a mais de R$ 174 bi, totalizando 7,1% de alta em relação a 2017. Em 2019 o crescimento foi de 8 a 10% maiores. E mesmo em meio a pandemia o setor cresceu e para 2022 o faturamento deve passar de R$ 201 bilhões de reais um aumento de 9% em relação a 2021.
Afinal, abrir uma franquia no setor de cosméticos dá lucro?
Como todo negócio, não há uma fórmula mágica para ganhar dinheiro. Para que você tenha rentabilidade com uma loja de cosméticos, é seu dever como empreendedor ter disciplina e foco.
Entenda que existem diversas empresas de cosméticos que atuam com o sistema chamado de “marketing multinível”.
Sendo assim, ao abrir a própria franquia de cosméticos ou entrando em uma empresa deste segmento, pesquise e invista quando se sentir seguro.
Em segundo lugar, converse com outros proprietários de franquias semelhantes à sua.
Ao fazer uma visita, explique a atual situação de abertura de sua empresa. O empreendedor poderá esclarecer as principais dificuldades e acertos do negócio.
Por fim, pesquisa, planejamento e dedicação são a fórmula preciosa para o sucesso nos negócios. Lembre-se que para obter sucesso será necessário dedicar um bom tempos ao seu investimento.
Motivos para abrir uma franquia de cosméticos
– Mercado em expansão
Um dos principais pontos positivos da indústria de cosméticos é a sua solidez. Essa é uma área que todos os anos apresenta resultados positivos no quesito vendas, tendo sempre um aumento na sua expressão no mercado.
Percebe-se isso quando, nos últimos 20 anos, apenas em 2015 ocorreu uma retração de 6% no mercado. Nos demais anos sempre ocorreu uma forte expressão de crescimento, mesmo em períodos de crise. Isso demonstra a solidez do segmento.
E também não é para menos. O Brasil é o terceiro mercado mundial no setor de beleza, o que o torna extremamente favorável para quem deseja investir nessa área.
Diferente de outras áreas, portanto, é possível se dispor a mudar o roteiro da sua vida completamente sem tanto receio de poder ter prejuízos posteriores. Devido a estabilidade da área de beleza, é possível garantir que, mesmo com dificuldades, você conseguirá se sair bem, de forma a alcançar seus objetivos a curto e a longo prazo.
– Muitas opções dentro do segmento de mercado
Por ser uma área com diversos segmentos, a indústria de cosméticos permite trabalhar com múltiplas possibilidades, expandindo horizontes ou então especializando sua atuação.
- Produtos capilares de cuidados em casa;
- Produtos capilares profissionais;
- Maquiagem;
- Cremes cosméticos;
- Linhas vegetarianas e animal friendly;
- Tratamento de beleza;
- Redução de linhas de expressão e anti-idade;
- Produtos profissionais para massagens;
- Produtos profissionais para tratamento dermatológicos;
- Suplementos alimentares
– Inovação
Devido as suas diversas áreas de atuação e, principalmente, pelo fato de o Brasil ter um público extremamente exigente com os produtos desse setor e ser bem vaidoso, as empresas produtoras se dedicam a constantemente criarem produtos novos e melhores.
Isso significa que há uma renovação constante na área, seja através da melhoria dos existentes (como, por exemplo, o surgimento dos shampoos sem sal e/ou sem parabenos) ou através de novas criações.
Ou seja, há sempre a possibilidade de levar produtos novos para seus clientes, atraindo sua atenção e conduzindo-os a compra constante, fidelizando-os
– Resultados positivos
É sabido que os cuidados com beleza trazem resultados extremamente positivos na recuperação da autoimagem, empoderando e trazendo de volta a sensação de segurança e bem-estar consigo mesmo, através de uma visão positiva sobre si.
Para aqueles que gostam de trabalhar com algo que incentive seus princípios pessoais e que agregue não só financeiramente, mas que traga valor pessoal, que agregue significado para si, essa área pode ser extremamente proveitosa.
Então, como ter uma franquia de cosméticos?
Em primeiro lugar, ser um franqueado, ou seja, ter uma franquia de cosméticos é aderir como pessoa jurídica a uma rede franquias, realizando o pagamento do investimento inicial, já determinado pela marca que transfere todo o know how competindo ao franqueado executar as normas e procedimento a risco para implementação do negócio.
Sendo assim, mesmo em meio ao momento de insegurança causada pelas incertezas da pandemia, o setor obteve crescimento de 48% no segundo trimestre de 2021 e segue com ótimas projeções para 2022, segundo dados publicados pelo Portal do Franqueado. Os setores de alimentação e lazer dispararam em crescimento, mas o segmento de cuidados pessoais e moda mostram resultados cada vez maiores.
Portanto, o investimento em franquias é considerado um dos mais seguros por que seu formato garante a fraqueado e franqueador, oportunidades de expansão, de trocas entre parceiros e otimização da gestão, garantindo resultados positivos.
O modelo de franquias é um negócio pronto para ser replicado. Após encontrar uma franquia que atenda ao seu perfil, o franqueado pode aproveitar as vantagens e oportunidades desse modelo de investimento.
Por fim, ter uma franquia significa que você optou em comprar uma licença de uma empresa já reconhecida no mercado para iniciar o seu negócio. Também significa que você terá acesso a todo o know-How da empresa através de instruções, manuais e diretrizes de utilização e padronização da marca, e capacitações e treinamentos.
Em contrapartida, você como franqueado passa a pagar uma taxa de franquia para o franqueador, que pode ser um valor fixo acordado em contrato, ou um percentual no valor do faturamento da sua franquia.
Entenda que empreender uma franquia de cosméticos é investir em um mercado que cresce cada vez mais que oferece segurança no investimento e garantia de resultados. Sua diversidade de setor e possibilidades atendem muitos perfis proporcionando escolhas de sucesso
Saiba que ao abrir uma franquia de cosméticos você irá trabalhar diretamente com beleza e auto estima, portanto esteja atendo às necessidades do mercado.
E pra finalizar
O segmento de franquias de cosmético vem se destacando não apenas porque é lucrativo, mas também por todas as vantagens no setor.
Porém, é preciso entender que todas as vantagens das franquias de cosméticos vêm acompanhadas de um bom trabalho que deve ser desempenhado pelo franqueado. Até porque, de nada adianta tantas vantagens se elas não forem bem aproveitadas pelos gestores.
Investir nas franquias de cosméticos é seguro graças ao planejamento de cada marca, que repassa seu know-how ao franqueado. Basta que o empreendedor siga todo o planejamento estratégico de acordo com o que foi definido previamente pela empresa.
Aproveite para clicar no botão abaixo e conhecer nossas oportunidades no mercado de cosméticos: