Blog Goakira Invest
franquia de farmácia

Franquia de farmácia: saiba como investir nesse setor sólido do franchising

O setor de franquia de farmácia nos mostra que, realmente, o franchising está por toda parte. São muitos os segmentos em que é possível investir em uma franquia, desde prestação de serviços ao varejo, com minifranquias, microfranquias, franquias online, e também em grandes redes de destaque. No Brasil, são mais de 150 mil franquias funcionando atualmente, distribuídas em 11 segmentos, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising.

Existem franquias em todas as áreas, e no campo farmacêutico não seria diferente. Existem dezenas de franquias de farmácia que podem ser encontradas em diversas cidades e estados do Brasil, e é fácil se lembrar de uma porção delas. Drogasil, Drogarias São Paulo, Pague Menos, Droga Líder, Ultrafarma, Compre Certo, etc. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, existem, no Brasil, cerca de 90 mil farmácias e drogarias. Cabe destacar, também, que o Brasil possui o 6º maior mercado farmacêutico do mundo, e a expectativa é que, nos próximos anos, o país passe a ser o 4º maior.

O setor de franquias de farmácia foi um dos poucos que sobreviveram à pandemia de Covid-19 sem prejuízo. Esse fator se deve à importância que serviços voltados à saúde, de forma que eles não sejam abalados, mesmo em situações críticas. Em emergências sanitárias, os serviços farmacêuticos se tornam ainda mais importantes.

Se você pensa em investir em uma franquia de farmácia, e não sabe por onde começar, preparamos esse post para você, com todas as informações necessárias! Venha conosco, e boa leitura!

O que é franquia?

Antes de irmos direto ao ponto, é importante entender o que é franquia. O franchising é uma forma pela qual um empreendedor decide expandir sua empresa criando novas unidades, vendendo os direitos de marca e patente para um ou mais novos empreendedores. O proprietário original é chamado de franqueador, enquanto a nova filial é chamada de franqueado. Não há vínculo empregatício entre o franqueado e a franqueadora, e o franqueado paga uma taxa mensal (chamada de royalties) à franqueadora para utilizar a marca e manter o funcionamento do negócio.

Uma característica marcante das franquias é a uniformidade de suas unidades, que podem estar localizadas em diferentes lugares, como na internet, na mesma cidade ou em estados e países distintos. No entanto, todas as unidades devem seguir os mesmos padrões em relação a cores, insumos, produtos e processos produtivos. Essa padronização cria uma experiência consistente para os clientes, fazendo com que eles se sintam sempre em uma loja familiar e fortalecendo a unidade da marca.

Além disso, o sistema de franquias tem a capacidade de gerar grandes lucros sem exigir um investimento tão alto de uma única pessoa. O modelo de franchising permite a criação de uma rede colaborativa entre investidores que compartilham uma marca de sucesso. Dessa forma, tanto o franqueador quanto o franqueado têm maiores chances de alcançar o sucesso empresarial. Por exemplo, esse modelo de negócio se destaca em termos de sucesso quando comparado a outros. De acordo com o SEBRAE, enquanto 80% das micro e pequenas empresas fecham nos primeiros cinco anos de fundação, no mercado de franquias essa taxa cai para 15%.

Franquia de farmácia: como funciona?

Muitas vezes pode parecer que o setor de saúde não tem espaço para franquias, por exigir um rigor científico e uma relação direta com as diretrizes do Ministério da Saúde. Porém, as farmácias fazem parte do dia a dia da população de maneira muito assídua, gerando uma grande demanda por medicamentos. Isso faz com que muitas pessoas possam (e queiram) ser donas de farmácia. Vale lembrar, contudo, que toda farmácia precisa do trabalho de um farmacêutico formado e registrado no Conselho Federal de Farmácia, de acordo com a lei 13.021/2014.

Diante de tanta demanda, é natural que o setor se organize de acordo com tendências de sucesso do mercado, como é o franchising. De maneira geral, uma franquia de farmácia funciona como qualquer outra. Uma pessoa cria uma farmácia, e decide expandir a empresa para outros lugares, por meio da venda do direito de uso da marca e patente para outros empresários. Assim, surgem novas unidades em locais diversos do país (ou do mundo) que carregam o mesmo nome, forma de atuar, valores, produtos, identidade visual, etc.

E as franquias de farmácia fazem muito sucesso, uma vez que o cliente passa a conhecer e a ser íntimo daquela marca. Quando viaja, e encontra a mesma rede que já conhece em sua cidade, o consumidor sente mais confiança em comprar os produtos onde já tem familiaridade.

As franquias de farmácia fazem parte do segmento de saúde, beleza e bem-estar no Brasil, de acordo com a ABF. Segundo o relatório da ABF de balanço do ano de 2022, o segmento de saúde, beleza e bem-estar obteve um faturamento 21,5% maior que em 2021. Além disso, houve um aumento de 5,6% no número de unidades no Brasil. Tudo isso mostra o quanto o setor de franquias de farmácia é promissor e tem perspectivas de continuar crescendo.

Vantagens de investir em uma franquia de farmácia

Até aqui, já falamos de algumas vantagens de investir em uma franquia de farmácia, porém, elas não param por aí. Por ser um setor consolidado no Brasil e no mundo, é esperado que sejam muitas as oportunidades para o empreendedor que decide abrir uma unidade franqueada no ramo farmacêutico. Acompanhe abaixo as principais vantagens, e decida se elas se adequam a você.

Solidez do mercado

Talvez a principal vantagem de investir em uma franquia de farmácia seja que o mercado é muito sólido. Mesmo diante de crises sociais, econômicas, sanitárias etc, as pessoas continuam comprando medicamentos, uma vez que eles são sempre uma prioridade no orçamento e na vida da maioria das pessoas. Sem contar que muitas pessoas tomam medicamentos de uso contínuo, o que faz com que elas sejam clientes recorrentes da farmácia. É possível observar nos dados já apresentados do setor de saúde, beleza e bem-estar, e também do segmento de farmácias, que a expansão é contínua, sem perspectiva de abalo.

Alta demanda

Como já falamos, o Brasil é um dos países que mais consomem remédios e produtos farmacêuticos do mundo. Nesse sentido, a população sempre está em busca de soluções estéticas e de saúde que são encontradas no universo farmacêutico, e que fazem com que as vendas estejam sempre a todo vapor. Não se trata de um ramo em que as lojas ficam vazias e as vendas acontecem esporadicamente. Pelo contrário, é quase unânime encontrar filas nas franquias de farmácia em qualquer horário.

Negócio bem estruturado

As franquias de farmácia já possuem um negócio bem estruturado, que faz a rede funcionar. Afinal de contas, ter uma farmácia (e ainda mais uma franquia de farmácias) é algo rigoroso e que demanda muita organização, critério e observação das normas públicas, além de cuidado com a saúde das pessoas. Portanto, ao abrir uma franquia de farmácia, você economiza o tempo e dispêndio de energia que seria organizar sua farmácia independente desde o zero, e já evolui com um negócio bem organizado previamente.

Não é preciso ser farmacêutico para investir

Um ponto positivo, se você está pensando em abrir uma franquia de farmácia, é que você não precisa ser formado em farmácia. O que geralmente é exigido, como perfil do franqueado, é uma habilidade sólida em administração, visto que ela precisará ser feita rigorosamente. Mas é possível fechar parceria com um farmacêutico, ou contratar um para sua unidade. Porém, importante: não é possível atuar por nem um período sem um profissional credenciado em farmácia.

Oportunidade financeira

Provavelmente, também, uma das grandes vantagens de investir em uma franquia de farmácia é que o investimento certamente será menor que começar uma farmácia independente do zero. Afinal de contas, são muitos os gastos para colocar uma drogaria de pé, desde alvarás, compra do ponto comercial, instalação da estrutura interna, compra de produtos, etc. Ao fechar com uma franquia de farmácia, é possível realizar um investimento mais modesto, apesar de não ser barato.

O franchising é mais seguro

Uma grande vantagem de investir em qualquer franquia, em detrimento de começar um negócio independente, é que é mais seguro. Com o franchising, você herdará todo o conhecimento e estrutura construídos ao longo de anos de experimentação e erro, e economizará muitos prejuízos e trabalho. Além disso, o franchising oferece uma rede que está ao lado do franqueado, tirando dúvidas com um suporte, além de geralmente oferecer um treinamento oficial, destinado a preparar o novo integrante da marca. Com isso, as chances de falir nos primeiros anos de existência são menores.

Desafios de investir em uma franquia de farmácia

Assim como todo negócio e decisão, existem desvantagens de investir em uma franquia de farmácia. O que cabe a qualquer candidato é pesar quais são os benefícios mais relevantes e necessários para ela, e quais dificuldades são muito difíceis, tomando uma decisão alinhada com seu perfil e realidade pessoal. As franquias de farmácia representam alguns desafios para quem quer investir, veja:

Muita concorrência

Isso é claro: é só andar na rua de qualquer cidade (especialmente as grandes) para perceber que existem muitas farmácias, muitas vezes, muito perto umas das outras. O cliente tem muitas opções, e é preciso representar um diferencial competitivo para que ele tenha preferência pela sua unidade ou marca. Por isso, talvez um dos grandes desafios de investir em uma franquia de farmácia é que é necessário lidar com um grande número de concorrentes, inclusive, da mesma marca ou de outras grandes franquias.

Mercado rigoroso

É claro que esse é um dos maiores pesos na hora de investir em uma franquia de farmácia: é preciso seguir à risca as diretrizes de saúde prescritas pelos órgãos responsáveis. E isso implica uma criteriosidade e atenção ativa no dia a dia dos negócios. Afinal, você estará lidando com uma coisa muito séria: a saúde das pessoas. Por exemplo, vender remédios errados pode causar problemas graves, pelos quais você poderá ser responsabilizado. Então, uma franquia de farmácia pode não ser um bom negócio para quem quer pouco envolvimento com o trabalho, como algumas outras franquias oferecem.

Altos investimentos

Abrir uma farmácia não é uma coisa barata, mesmo que seja uma franquia. Isso ocorre porque é preciso contar com uma unidade bem estruturada e apropriada para atender às necessidades dos clientes. Para quem está procurando investir em uma franquia barata, esse não é o caso. De acordo com dados do SEBRAE, o custo médio para abrir uma farmácia de pequeno porte é de R$ 160 mil.

Retorno financeiro demorado

Como o investimento em franquias de farmácia costuma ser alto, reaver esse valor na prática pode ser demorado, e, geralmente, as redes prometem um retorno que não está entre os mais rápidos do franchising. Por isso, se você é um investidor que tem pressa de ter seu dinheiro de volta, ou está com um orçamento apertado, talvez outros setores sejam mais apropriados. Por outro lado, as franquias de farmácia são muito rentáveis a longo prazo, já que a demanda por medicamentos é alta continuamente, como já comentamos.

Mercado farmacêutico no Brasil e no mundo

O mercado de farmácias no Brasil tem se destacado como um dos segmentos de varejo mais dinâmicos e resilientes, demonstrando um crescimento constante ao longo dos últimos anos. De acordo com o levantamento do IQVIA, ao final de 2023, o Brasil contava com 92.282 farmácias, gerando um faturamento anual de R$ 199,01 bilhões. Esse número reflete um aumento significativo no setor, que, em 2019, possuía 79.410 estabelecimentos, e desde então, expandiu-se continuamente.

Entre 2019 e 2023, houve um crescimento de 16,21% no número de farmácias, com a abertura de 12.872 novos pontos de venda. Em termos médios, isso representa a inauguração de aproximadamente 2.574 farmácias por ano. Este crescimento, alinhado ao Censo Demográfico do IBGE de 2022, que indicou uma população de 203,1 milhões de pessoas no Brasil, significa que há uma farmácia para cada 2.200 habitantes no país.

Crescimento do faturamento

O aumento no número de farmácias foi acompanhado por um robusto crescimento no faturamento do setor. Em 2019, o varejo farmacêutico no Brasil faturou R$ 126,12 bilhões. Esse valor cresceu consistentemente nos anos seguintes, atingindo R$ 142,55 bilhões em 2020 e R$ 157,76 bilhões em 2021. Em 2022, o faturamento saltou para R$ 184 bilhões e, em 2023, alcançou o marco de R$ 199,01 bilhões. No período de cinco anos, o crescimento total do faturamento foi de 58%, o que se traduz em uma média anual de 11,85%.

Esse desempenho é impulsionado principalmente pelas grandes redes de farmácias, que dominam o mercado. As redes associadas à ABRAFARMA, por exemplo, faturaram cerca de R$ 90,84 bilhões em 2023, representando 45,6% do total de vendas do varejo farmacêutico no Brasil. Em termos de presença física, essas redes possuem 15.388 lojas, o que corresponde a 11,2% do total de farmácias no país.

Importância das associações e franquias

Outro aspecto relevante do mercado de farmácias no Brasil é o papel das associações e franquias. Do total de farmácias em operação no país, cerca de 25.119 são parte de redes associativistas ou operam sob o modelo de franquias, gerando um faturamento anual de R$ 46,72 bilhões em 2023. Isso significa que 27,2% do mercado de varejo farmacêutico é composto por esses modelos de negócio.

Dentro deste segmento, a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (FEBRAFAR) possui uma participação significativa. Com 15.208 lojas, a FEBRAFAR representa 16,5% do mercado, tendo gerado um faturamento de R$ 30,45 bilhões em 2023, o que corresponde a 15,3% do faturamento total do setor. A presença da FEBRAFAR é notável, com suas redes associadas atuando em mais de 60% dos municípios brasileiros.

Expansão do e-commerce

A transformação digital também tem impactado o mercado de farmácias, especialmente com o crescimento do e-commerce. Entre 2022 e 2023, as vendas online no varejo farmacêutico cresceram 36,8%, passando de R$ 9,3 bilhões para R$ 12,8 bilhões. Observando um período mais curto, entre o quarto trimestre de 2021 e o quarto trimestre de 2022, o faturamento online do setor praticamente dobrou, saltando de R$ 1,9 bilhões para R$ 2,8 bilhões, um crescimento de 95,1%.

Franquias de farmácia: conheça 10 marcas para investir

Drogasil

Talvez a franquia Drogasil seja a mais famosa quando se pensa em franquia de farmácia. A marca faz parte, junto à Droga Raia, do Grupo RD Farmácias, o maior do Brasil. O grupo também é dona da marca Onofre de farmácias. A Drogasil é o carro chefe do grupo RD, e possui mais de 2 mil unidades em todo o Brasil. No terceiro trimestre de 2022, a RD faturou R$ 8 bilhões, com um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Drogasil é uma ótima oportunidade de investir em franquias de farmácia, já que é conhecida e respeitada pela maior parte dos brasileiros.

O grupo RD não divulga números em relação ao seu valor de investimento, tempo de retorno ou faturamento médio mensal, e é preciso solicitar a COF da marca.

Pague Menos

Com o slogan “Minha farmácia do meu jeitinho”, a Pague Menos é a maior franquia de farmácias do Brasil. Ela surgiu em 1981, e é ativa em todo o território nacional com mais de 1.000 lojas, 24.000 colaboradores e presença em mais de 350 cidades do país. É possível ser filiado da Pague Menos, e realizar vendas online. Porém, a marca não divulga valores de investimento, e é necessário entrar em contato para ter dados numéricos.

Ultrafarma Popular

A Ultrafarma é uma franquia de farmácia conhecida no Brasil inteiro, fundada nos anos 2000 por Sidney Oliveira. Com a criação da Ultrafarma Popular, a rede começou a expandir seu negócio por meio de franquia. A marca foi uma das primeiras a começar com o sistema de vendas online, e é conhecida pelos preços populares.

A marca possui um diferencial, que é permitir que você possa adaptar a sua farmácia independente a uma unidade da Ultrafarma, com um investimento mais baixo. A marca busca se expandir, e estar nos quatro cantos do Brasil. Para isso, ela conta com um catálogo extenso, e promete para os investidores treinamento, compra e venda barata de produtos. Confira os valores da marca:

  • Valor de investimento: aproximadamente R$ 700 mil para nova loja e R$ 400 mil por para conversão
  • Faturamento médio mensal: R$ 500 mil
  • Retorno do investimento: de 12 a 24 meses

Compre Certo

Fundada em 2010, a Compre Certo é uma franquia de farmácia que promete um investimento mais baixo, um processo simplificado e sem burocracias para selecionar novos franqueados, treinamento e suporte. A marca está presente em 13 estados brasileiros com cerca de 100 unidades. Vários produtos estão nas estantes da Compre Certo, como artigos de perfumaria, medicamentos, dermocosméticos e artigos de conveniência. Para ser um franqueado, invista:

  • Investimento: R$ 285.000 até R$ 492.000
  • Faturamento: R$180.000
  • Prazo de Retorno: 18 até 36 meses

Farma Conde

A Farma Conde é uma franquia de farmácias do sudeste, presente principalmente no estado de São Paulo. São mais de 300 lojas que trabalham tanto como drogarias quanto com manipulação. A marca tem mais de 30 anos de mercado, e foi fundada em 1993. São alguns os aspectos que a diferenciam, como ter sido a pioneira em farmácia móvel no país, e hoje já conta com 4 unidades. Além disso, alguns processos na rede são automatizados, como a distribuição de produtos nas prateleiras.

  • Investimento: a partir de R$ 420 mil.

Droga VET

Para quem ama animais, a DrogaVet é uma ótima franquia para investir! A franquia de farmácia trabalha com manipulação de medicamentos para animais. Lá é possível encontrar biscoitos, cápsulas, xaropes, etc, tudo com recomendação veterinária. A marca é do Paraná, e é referência na exportação e importação de medicamentos para pets. Veja os valores da marca:

  • Investimento: R$ 250.000 até R$ 300.000
  • Faturamento: R$ 80.000
  • Prazo de Retorno: 30 até 36 meses

Farmais

A franquia de farmácia mais antiga do Brasil, a Farmais é uma rede com mais de 400 unidades em 210 municípios brasileiros. São vários produtos oferecidos, como medicamentos, cosméticos, itens para cuidados, maquiagem, itens de higiene, etc.

  • Valor de investimento: a partir de R$ 80 mil para conversão / R$ 490 mil para nova loja
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Retorno do investimento: 36 meses

Drogarias Max

Típica do estado do Rio de Janeiro, a franquia de farmácia Drogarias Max prioriza medicamentos genéricos a preço popular. Com isso, ela consegue atingir grande parte do mercado, e possui 125 unidades em operação. A marca é de excelência, e já ganhou o selo de excelência da ABF franchising 8 vezes consecutivas em seus 37 anos de mercado.

Para investir, é possível recorrer a dois modelos: Bandeira Max, em que é feito a mudança de layout e acesso a todos os serviços; e a Selo Max, com um modelo mais enxuto, sem conversão de bandeira. Veja os valores de investimento:

  • Investimento inicial: aproximadamente R$ 400.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 240.000
  • Prazo de Retorno: 24 até 36 meses

Farmácia Roval

Com 30 anos de atuação na região nordeste do Brasil, a Farmácia Roval atua com manipulação de medicamentos, com foco em tecnologia e desenvolvimento de fórmulas. São cerca de 50 unidades, que passaram a ser franqueadas a partir de 2009. Para o franqueado, a marca oferece apoio no geomarketing, seleção e recrutamento da equipe, compra inicial, e também com um suporte contínuo.

  • Investimento: R$ 400.000 até R$ 500.000
  • Faturamento: R$ 150.000
  • Prazo de Retorno: 24 até 30 meses


Farmácia Artesanal

Há mais de 40 anos no mercado, a Farmácia Artesanal atua principalmente com a manipulação de medicamentos, mas também com chás, shakes e produtos de beleza. A marca é uma das franquias de farmácia mais premiadas, acumulando o título de Great Place to Work, Selo de Excelência da ABF franchising, prêmio Pop List, entre outros. A Farmácia Artesanal também oferece dezenas de produtos exclusivos, sem lactose, adoçantes artificiais, conservantes, corantes, sódio, glúten, parabenos ou gorduras trans, com foco em emagrecimento e vida saudável.

Para o franqueado, é possível realizar a conversão de um ponto comercial, ou comprar uma franquia do zero. Confira os valores:

  • Investimento: R$ 350.000 até R$ 510.000
  • Faturamento: R$ 100.000
  • Prazo de Retorno: 28 até 40 meses


Farma & Farma

A Farma & Farma é uma rede de farmácia com um legado de 25 anos no mercado, estendendo sua presença por 16 estados com mais de 160 unidades operacionais. Oferecendo uma modalidade de conversão acessível, é uma opção atrativa para empreendedores que buscam ingressar no setor farmacêutico.

  • Investimento: A partir de R$ 50.000
  • Faturamento: não informado
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

Farmatotal

Fundada em 2007 na região metropolitana de Curitiba, a Farmatotal destaca-se como uma das franquias de farmácia mais acessíveis do mercado. Com 99 unidades franqueadas em todo o país, oferece uma oportunidade sólida para empreendedores interessados no setor farmacêutico.

  • Investimento: A partir de R$ 205.000
  • Faturamento: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

FarMelhor

Com sede em São Paulo e atuação desde 2011, a FarMelhor conta com uma rede de 170 unidades franqueadas. Além de medicamentos, seu amplo mix de produtos inclui cosméticos, itens de higiene e serviços, oferecendo oportunidades tanto para conversão quanto para novas lojas.

  • Investimento: A partir de R$ 150.000 para conversão / R$ 350.000 para nova loja
  • Faturamento: não informado
  • Prazo de retorno: De 18 a 30 meses

Farmácias Brasil Poupa Lar

Especializada em medicamentos genéricos e de baixo custo, a rede Brasil Poupa Lar possui 160 unidades franqueadas em diversos estados. Com uma estratégia de conversão que reduz consideravelmente o investimento inicial, oferece uma entrada acessível no mercado farmacêutico.

  • Investimento: R$ 250.000
  • Faturamento: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 36 meses

Farmácias São Rafael

Originária de Chapecó, Santa Catarina, a Farmácias São Rafael já conta com mais de 11 unidades franqueadas. Seu amplo mix de produtos abrange desde medicamentos até itens de beleza e cuidados especiais, proporcionando uma oportunidade versátil de investimento.

  • Investimento: A partir de R$ 169.000 para conversão / R$ 307.000 para nova loja
  • Faturamento: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 38 meses

Vet Fórmula

A Vet Fórmula é pioneira no segmento de farmácia de manipulação voltada para o cuidado veterinário, oferecendo uma proposta única no mercado. Com mais de uma década de experiência e dez unidades franqueadas, representa uma oportunidade promissora para empreendedores interessados na área animal.

  • Investimento: A partir de R$ 150.000 para conversão / R$ 350.000 para nova loja
  • Faturamento: R$ 90.000 (média mensal)
  • Prazo de retorno: De 24 a 32 meses

A Fórmula

Reconhecida como uma das melhores franquias de farmácia do Brasil, A Fórmula é especializada em serviços de manipulação, revenda de cosméticos e produtos de beleza. Com mais de três décadas de experiência e 88 unidades franqueadas em todo o país, oferece uma oportunidade consolidada de investimento no setor farmacêutico.

  • Investimento: A partir de R$ 400.000
  • Faturamento: A partir de R$ 150.000 (média mensal)
  • Prazo de retorno: De 24 a 36 meses

Drogashop

Atuando há uma década no mercado de franquias, a Drogashop conta com 100 unidades franqueadas distribuídas em três estados brasileiros e no Distrito Federal. Com o objetivo de se tornar uma das maiores franquias do país, oferece uma oportunidade de investimento com potencial de crescimento significativo.

  • Investimento: A partir de R$ 205.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: De 24 a 36 meses

Amo Vacinas

Focada na prestação de serviços de vacinação humanizada, a Amo Vacinas atua em um mercado promissor e lucrativo. Com um investimento inicial a partir de R$ 60.000, oferece uma oportunidade sólida para empreendedores interessados em um setor com alto potencial de crescimento.

  • Investimento: A partir de R$ 60.000
  • Faturamento: A partir de R$ 100.000 (média mensal)
  • Prazo de retorno: De 18 a 24 meses

Farmafórmula

A Farmafórmula é uma rede tradicional de farmácia, oferecendo uma ampla variedade de produtos que vão desde medicamentos até itens de cuidados com o corpo e cabelo. Com suporte contínuo da franqueadora, representa uma oportunidade atrativa para empreendedores em busca de uma franquia sólida no setor farmacêutico.

  • Investimento: A partir de R$ 180.000
  • Faturamento: R$ 80.000 (média mensal)
  • Prazo de retorno: De 18 a 24 meses

Animalia Farma

Especializada em manipulação veterinária, a Animalia Farma oferece uma variedade de medicamentos especializados para animais de estimação. Com um faturamento médio mensal entre R$ 60.000 e R$ 90.000, representa uma oportunidade única para empreendedores interessados no segmento de saúde animal.

  • Investimento: R$ 250.000
  • Faturamento: De R$ 60.000 a R$ 90.000 (média mensal)
  • Prazo de retorno: 24 meses

Farmácias FTB

Especializadas em medicamentos genéricos e preços acessíveis, as Farmácias FTB ocupam o nicho de farmácias populares. Com mais de mil unidades próprias e 31 unidades franqueadas, oferecem uma oportunidade sólida de investimento em um mercado em constante crescimento.

  • Investimento: R$ 195.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: De 22 a 28 meses

Farma Container

Inovadora, a Farma Container oferece unidades de farmácia dentro de contêineres, proporcionando praticidade e mobilidade aos consumidores. Com um investimento a partir de R$ 398.000, oferece uma oportunidade única de investimento em um modelo de negócio diferenciado.

  • Investimento: De R$ 398.000 a R$ 550.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: De 24 a 36 meses

Companhia da Fórmula

Especializada em manipulação de fórmulas, produtos de beleza e bem-estar, a Companhia da Fórmula atende a um amplo público, incluindo humanos e pets. Com um investimento inicial a partir de R$ 190.000, oferece uma oportunidade única para empreendedores qualificados na área de farmácia.

  • Investimento: De R$ 190.000 a R$ 260.000
  • Faturamento: R$ 60.000 (média mensal)
  • Prazo de retorno: De 18 a 24 meses

Drogarias Ótima Farma

Com dois modelos de negócio disponíveis, a Ótima Farma oferece uma ampla gama de produtos, desde medicamentos genéricos até itens de beleza e higiene pessoal. Com um investimento inicial a partir de R$ 161.000, representa uma oportunidade sólida de investimento em um mercado diversificado.

  • Investimento: De R$ 161.000 a R$ 480.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: De 24 a 36 meses

The Vitamin Point

Especializada em vitaminas, minerais, suplementos alimentares e produtos fit importados, a Vitamin Point opera no modelo de quiosques. Com um investimento inicial entre R$ 85.000 e R$ 98.000, oferece uma oportunidade única de investimento em um segmento de mercado em constante crescimento.

  • Investimento: De R$ 85.000 a R$ 98.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: 24 meses

Rede Central Farmácia e Manipulação

Atuando em um modelo híbrido, a Rede Central Farmácia e Manipulação oferece tanto medicamentos industrializados quanto medicamentos manipulados. Com pelo menos 15 unidades franqueadas em operação desde 2020, representa uma oportunidade de investimento em um mercado consolidado.

  • Investimento: A partir de R$ 268.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: Não informado

Pharmapele

A Pharmapele destaca-se como uma das principais redes de farmácia de manipulação do país, com presença em todo o território nacional através de 130 unidades franqueadas. Reconhecida pela excelência e pela produção própria de dermocosméticos, oferece uma oportunidade sólida de investimento.

  • Investimento: A partir de R$ 150.000 para conversão / R$ 350.000 para nova loja
  • Faturamento: R$ 160.000 (média mensal)
  • Prazo de retorno: De 18 a 32 meses

Farmagnus

Sediada em Santa Catarina, a Farmagnus conta com uma extensa rede de mais de 200 unidades franqueadas em 120 municípios. Com um modelo de negócio que inclui financiamento pelo Banco do Brasil, representa uma oportunidade acessível e estruturada para investidores interessados no setor farmacêutico.

  • Investimento: A partir de R$ 220.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: Não informado

Santa Marta

Com quase meio século de história, a Drogaria Santa Marta expandiu seu modelo de negócio para franquias, contando atualmente com cerca de 100 lojas em operação. Com um investimento inicial de R$ 500.000, representa uma oportunidade consolidada de ingresso no mercado farmacêutico.

  • Investimento: A partir de R$ 500.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: Não informado

Vico Farmácia de Manipulação

Especializada na manipulação de fórmulas alopáticas e homeopáticas, além de serviços de farmácia veterinária, a Vico Farmácia de Manipulação possui mais de três décadas de experiência. Com 8 unidades em operação, oferece uma oportunidade única para empreendedores com interesse na área de saúde e bem-estar.

  • Investimento: A partir de R$ 255.000
  • Faturamento: de R$ 200.000 a R$ 500.000 (média mensal)
  • Prazo de retorno: De 18 a 24 meses

Phitofarma

Com meio século de tradição, a Phitofarma destaca-se como uma das principais redes de farmácia de manipulação do país. Presente em todas as regiões, com 28 unidades franqueadas, oferece uma oportunidade sólida de investimento em um setor em constante crescimento.

  • Investimento: A partir de R$ 270.000
  • Faturamento: Não informado
  • Prazo de retorno: Não informado
Dicas para investir numa franquia de farmácia

Defina o seu perfil de empreendedor

O primeiro passo para investir em uma franquia qualquer, inclusive em uma franquia de farmácia, é definir quais são suas prioridades enquanto investidor. Você quer investir em um negócio que possa ser aberto na sua cidade? Quer investir em uma marca famosa? Qual sua disponibilidade financeira? Tudo isso precisa ser levado em conta, assim como seu gosto pessoal. É preciso ter certo interesse pelo ramo em que você pretende atuar como franqueado, porque possui um negócio consume muito mais que 8 horas por dia! Será preciso planejar, pensar, estudar, fazer balanços, reuniões, treinamentos. Por isso, é importante que você se identifique com o assunto.

Pesquise sobre – COF

Uma das coisas a se fazer quando se pensa em franquear é exatamente isto que você está fazendo aqui: pesquisar. Pesquise sobre o mercado, sobre o franchising em si, e também sobre as marcas que te interessam!

Se alguma das franquias listadas aqui é uma possibilidade para você, entre em contato com a marca e solicite a Circular de Oferta de Franquia – COF. Afinal de contas, os números expostos aqui são apenas estimativas, e é possível que a empresa tenha dados atualizados e detalhados para te oferecer. É prescrito pela Lei de Franquias que o futuro franqueado receba a COF com, pelo menos, 10 dias de antecedência em relação à assinatura do contrato, para que possa tomar uma decisão definitiva de forma informada.

A COF é um conjunto de informações abrangentes sobre a franquia. Ela aborda aspectos como o número de unidades existentes, suas localizações, os valores de investimento, as taxas de franquia, os requisitos para os franqueados, os métodos de pagamento, a história da marca, os planos de expansão, os prazos e formas de pagamento, as taxas e os royalties, bem como os tipos de suporte oferecidos aos franqueados, entre outros detalhes. Também, na COF é possível encontrar uma relação com os nomes e telefones de todos os franqueados e ex-franqueados, com quem você pode entrar em contato e pedir informações extras.

Escolha o ponto comercial

A escolha do ponto comercial é algo mais que fundamental para uma franquia de farmácia. Geralmente, é preciso que a unidade fique em um local com grande fluxo de pessoas, ou em um ponto estratégico, como próximo de um hospital. Por isso, o aconselhado é realizar um profundo estudo de geomarketing.

O geomarketing consiste em um conjunto de estudos interdisciplinares, realizados por especialistas na área, em que dados geográficos são estudados com vistas a iniciativas de marketing. A questão é que alguns pontos comerciais são estrategicamente melhores para a venda de alguns negócios que outros, e o geomarketing é a matéria responsável por descobrir quais são esses pontos.

Vários fatores são considerados, como a localização da concorrência, de fornecedores, qual é o fluxo de pessoas daquele local, demanda local, etc. Para fazer o geomarketing, são utilizados dados de GPS e também dados coletados dos consumidores, que, por meio das tecnologias digitais, informam exatamente onde estão e quando. Então, é possível descobrir qual é o público que frequenta determinado local, etc.

Algumas estratégicas de geomarketing mais evidentes são, por exemplo, abrir um restaurante mais barato perto de um caro (que se beneficiará dos clientes que descobrem o preço ao adentrar o local), abrir um negócio similar perto de um concorrente, para que as pessoas possam comparar preços, abrir um bar perto de outro que está sempre lotado (e que as pessoas costumam desistir da fila), e abrir uma farmácia perto de um hospital, por exemplo.

Invista em delivery!

Uma grande tendência do mercado de franquias de farmácias é atender pedidos por telefone e enviar o produto por delivery até a casa do cliente. Esse hábito já era existente, mas se intensificou muito com a pandemia da covid-19. Portanto, se você vai abrir uma franquia de farmácia, vale muito a pena investir em um sistema organizado de delivery, com entregadores contratados e bem pagos, que consigam manter o fluxo de entregas contínuo.

Nesse texto entendemos que as franquias de farmácia são tendência no mercado brasileiro e, para quem tem disponibilidade financeira, é uma ótima forma de investir em um negócio robusto e com ótimas projeções de retorno. Porém, cabe ficar atento a todos os requisitos necessários para abrir uma franquia de farmácia, e ter um negócio de sucesso.

As franquias de farmácia são uma oportunidade para quem quer investir sem riscos de ser abalado pelo mercado, e para quem tem disponibilidade de dedicar tempo e energia para alinhar o negócio com todas as exigências do mercado. Além disso, vale lembrar que escolher pelo franchising te alivia de muitos perigos, e também de muito investimento exacerbado, que pode ser economizado unindo os esforços de várias unidades unidas em uma só marca.

Por isso, na hora de decidir abrir uma franquia, conte com profissionais especialistas no mercado como a Goakira Invest, para não correr riscos de esbarrar no erro! Aqui, te ajudamos a encontrar a melhor franquia para o seu perfil!