O universo do franchising no Brasil continua a evoluir e a se expandir, e, dentro desse cenário, as microfranquias têm se destacado de forma significativa. Esse modelo de negócio, caracterizado por exigir um investimento inicial mais acessível, tem conquistado tanto empreendedores de primeira viagem quanto aqueles que buscam um formato de operação mais enxuto e eficiente. Um dos maiores atrativos das microfranquias é a possibilidade de gestão simplificada, sendo muitas delas operadas por apenas uma pessoa e, em alguns casos, diretamente de casa. Com isso, elas oferecem a flexibilidade necessária para quem deseja equilibrar vida pessoal e profissional ou não tem experiência prévia com a gestão de negócios de maior porte.
Mas o que exatamente diferencia as microfranquias das demais? A resposta pode ser encontrada na sua estrutura financeira. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma microfranquia é definida como aquela cujo investimento inicial não ultrapassa R$ 135.000, o que corresponde a cerca de três vezes o PIB per capita anual do Brasil. Esse limite de investimento reduzido é o que torna esse modelo de negócio mais acessível, abrindo portas para uma maior diversidade de empreendedores, inclusive aqueles que não têm acesso a grandes quantias de capital.
Além do custo inicial mais baixo, as microfranquias também costumam demandar uma estrutura operacional mais simples, com menos exigências em termos de equipe, espaço físico e equipamentos. Isso as torna ideais para quem deseja começar pequeno, com menos riscos, mas ainda assim dentro de um mercado testado e validado, com o suporte de uma marca já estabelecida. É um modelo que combina a segurança do franchising com a flexibilidade de um investimento reduzido, algo especialmente atrativo em um cenário econômico desafiador.
Nos últimos anos, as microfranquias têm se mostrado cada vez mais viáveis e lucrativas, mesmo em períodos de crise. A tendência é que esse setor continue a crescer, com um número crescente de redes buscando desenvolver modelos de baixo custo para atrair novos franqueados. De acordo com a ABF, 36% das redes de franquias que ainda não possuem um modelo de microfranquia demonstram interesse em entrar nesse mercado, o que indica que o futuro das microfranquias no Brasil é promissor.
Essa ascensão se deve, em grande parte, à capacidade das microfranquias de inovar e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado, explorando novos nichos e oferecendo soluções que atendem às demandas de um público cada vez mais diversificado. Saiba mais sobre microfranquias neste post.
Ter o próprio negócio não significa ter um salário muito alto e regular e o retorno financeiro de uma pequena empresa pode levar tempo. As microfranquias são modelos de negócio que apontam os investimentos reais necessários para iniciar e na maioria das vezes projetam os potenciais retornos.
Mas afinal, você sabe o que são microfranquias?
Nos últimos anos, o crescimento do setor de franquias obteve um crescimento de grande expressividade. E impulsionada pelo quadro de recessão econômica e por incrível que parece o aquecimento no mercado de investimento nos modelos de negócios das franquias, as microfranquias vieram com tudo.
Esse modelo de negócio, possui investimento inicial de é R$ 80 mil reais (por vezes menos), são ideias para quem quer ter uma empresa sem comprometer muito capital. As microfranquias são modelos de negócio que oferecem as mesmas vantagens e regras que uma franquia tradicional, no entanto, com o diferencial do capital inicial.
Apesar das microfranquias possuírem um menor porte, podem ter um faturamento igual ou superior ao de uma franquia convencional. O modelo de negócio dá tão certo que 36% das redes franquias que ainda não operam como microfranquias pretendem implementar o formato.
As microfranquias se mantém ligadas ao mercado. Sendo inclusive possível encontrar “microfranquias virtuais”. As microfranquias virtuais se encaixa em modelos de negócio home office. Ou seja, sem ponto comercial, cujo trabalho é desenvolvido de forma on-line, com a venda de produtos e serviços.
Nesse modelo de negócio, o franqueado ficará responsável por fazer contato com os clientes, por exemplo, e normalmente, este modelo não exige funcionários. Contudo, mesmo com um investimento menor, não é incomum este modelo de microfranquias gerarem uma boa lucratividade para o empreendedor.
Como resultado, com o desenvolvimento da unidade, é comum o franqueado necessitar contratar funcionários para dar conta do trabalho. Sendo assim o modelo de negócio das microfranquias podem ser uma boa opção no momento de investir.
Conheça o mercado de franquias
Microfranquias são modelos de negócios replicados, iguais as franquias, por meio do modelo de franchising e que exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais.
Como referência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota o valor de três vezes o PIB anual médio por habitante do país, como valor máximo de investimento para o negócio se classificar dentro das microfranquias, atualmente é R$ 80 mil reais.
Mesmo com um panorama econômico em crise por conta dos últimos anos de pandemia causada pelo Corana Vírus, as microfranquias se mantiveram como modelo de negócio interessante para empreender.
Do lado das franqueadoras, este modelo passou a ser uma estratégia para atrair candidatos com menos recursos e chegar a novos mercados e pontos comerciais.
Os segmentos com maior número de redes de microfranquias são Saúde, Beleza e Bem-Estar e Comunicação, Informática e Eletrônicos. Alguns nichos destes segmentos não exigem muitos recursos em estrutura física, portanto possuem valores de investimento inicial menores.
No caso das franquias de alimentação, as marcas investiram em novos formatos como quiosques e carrinhos, como o caso de marcas como a Cacau Show, possibilitando investir em um grande know-how com investimento baixos e altos retornos.
A maior concentração das microfranquias está entre as redes com 1 a 5 anos e com 6 a 10 anos de atuação no franchising. Agora entenda outros pontos importantes sobre as microfranquias a seguir.
Tudo sobre microfranquias
Você sabia que mesmo possuindo um porte menor, é possível que as microfranquias obtenham faturamento aproximado ao de uma franquia? Há microfranquias que crescem, precisam contratar funcionários, atingem um faturamento alto e podem gerar lucros bem acima da média salarial de um funcionário de uma empresa, por exemplo.
Importante saber também que as microfranquias, ao criar oportunidades para que empreendedores realizem seus projetos e desejem montar seu próprio negócio, também empregando outras pessoas, realizará um efeito multiplicador com resultados positivos de aumento da renda e melhoria da qualidade de vida destas pessoas.
A rede de franquias e microfranquias apresenta inúmeras vantagens, para isso é necessário se atentar a pontos importantes para adquirir uma. É necessário controle para a manutenção dos padrões já que essa é uma das exigências da contratação. É imprescindível estar em contato com a rede a fim de seguir todos os procedimentos na tomada de decisões incluindo fornecedores, comunicação, entre outros.
Quando as microfranquias são afetadas, assim como na rede de franquias, por aspectos negativos, toda rede também é afetada. Esteja sempre ciente de que os procedimentos estão sendo cumpridos.
E antes tudo analise o segmento do modelo de negócio escolhido que mais tem mais haver com seu perfil e estudo seu poder de investimento vs suas necessidades de retorno pois a projeção pode variar de 6 a 24 meses.
Mas afinal qual a vantagem de abrir microfranquias?
- Abrir um negócio que já foi testado e provado que é lucrativo, além de ter oportunidade de trabalhar com uma marca reconhecida e estabelecida no mercado;
- Tendo o franqueado entendido claramente o seu papel na gestão do negócio, os resultados tendem a ser maiores do que unidades próprias, operadas pela empresa, baseando-se no fato de o dono ter maior capacidade de envolvimento, engajamento e gerenciamento do negócio, buscando a lucratividade e a rentabilidade como focos principais e assim, obter o retorno do investimento;
- A rapidez do sistema de franquias é um dos principais diferenciais desse formato de negócios, tendo em vista que o investimento maior será feito pelos franqueados individualmente, portanto a necessidade de capital da empresa é bem menor. Dessa forma, espaços podem ser ocupados mais rapidamente e ampliando as dificuldades para os concorrentes nesse processo.
- Poder de compra da rede. À medida que a Rede cresce, vai ampliando o poder de negociação da empresa franqueadora perante sua rede de fornecedores homologados, proporcionando economias de escala para a rede de franquias e assim potencializando os resultados do negócio;
- Por se tratar de uma rede, a franqueadora passará ao franqueado treinamento, material e todo suporte necessário para a operação das microfranquias. Este suporte pode variar de acordo com o ramo em que o sistema atua;
- Organização do conhecimento. Um aspecto fundamental das redes mais estruturadas é permitir a troca de conhecimento entre todos os seus integrantes e assim ampliar o potencial de negócios da marca, uma vez que as práticas bem sucedidas podem ser difundidas consistentemente e assim gerar vantagens competitivas para a marca e seus franqueados.
- Quando há necessidade de ter um ponto comercial, a microfranqueadora auxilia o empreendedor nesta busca;
- O microfranqueador realiza visitas periódicas às microfranquias, para ajudar no desempenho de seus negócios;
- Apoio na divulgação da marca e dos produtos e serviços;
- É possível realizar, de forma frequente, negociações com fornecedores, a fim de conseguir descontos nos preços e melhores condições de pagamento;
- Aspectos jurídicos. Bastante maduro na economia, o sistema de franquias conta com legislação que estabelece claramente as responsabilidades das partes e da não existência de vínculos trabalhistas e fiscais entre a Franqueadora e franqueados, além da possibilidade de controles de padrões, formas e procedimentos operacionais, identidade visual, entre outros, de forma bastante efetiva, gerando ao consumidor a mesma experiência de marca;
- As redes de microfranquias sempre deixam seus franqueados à par de pesquisas e estudos relacionados ao ramo, como forma de manter o desenvolvimento do negócio e de acompanhar as tendências do setor.
Como escolher entre as microfranquias
Para iniciar o investimento em microfranquias você deve sanar as dúvidas.
Quando se tem uma determinada quantia para investir, cabe perguntar quais as opções de rentabilidade para ela, porque comprar uma franquia pressupõe a análise comparada a outros investimentos disponíveis no mercado e dentro do modelo de negócio escolhido.
1. Nunca haja por impulso
É importante que você seja o mais racional possível, verifique todos os prós e contras do negócio, e tome sua decisão com muita cautela.
2. Escolha seu perfil de negócio
O seu negócio precisa ter a sua cara. Escolha um segmento com o qual você se identifique e não uma franquia de modismo, seu conhecimento será o carro chefe para bons resultados
3. Pesquise a franqueadora
Nesta etapa, você deve pesquisar sobre a franqueadora, ou seja, verifique quantas unidades a rede possui, quando foi criada, quando entrou para o Franchising e quantas lojas próprias opera, por exemplo
4. Converse com franqueados
Nesta etapa você testará se o suporte da franqueadora, e tudo que a mesma promete, realmente está funcionando. Visite as lojas e converse com os franqueados da rede.
5. Verifique sua força de investimento
É necessário que você verifique o investimento que tem disponível. Além dos valores para investimento, você precisará de uma folga financeira para os primeiros meses de operação.
6. Analise os concorrentes
Verifique a concorrência ao redor do seu ponto comercial, analise seus pontos fracos e fortes, e compare com os diferenciais do seu negócio
7. Entenda seu papel como franqueado
Lembre-se que como franqueado você deverá seguir regras definidas pela franqueadora, atuando conforme estipulado no contrato. Se você não se vê seguindo essas normas, você não se sairá bem como franqueado. Fique atento as taxas pois além do valor de investimento inicial, que deve ser pago para aquisição de microfranquias, os franqueados precisam arcar com taxas comuns do franchising brasileiro.
Busque sempre lembrar:
- Encontre os seguimentos que mais lhe atraem;
- Avalie sua capacidade de investimento;
- Selecione algumas franquias para aprofundar sua pesquisa;
- Avalie a experiência do franqueador e a saúde financeira da franquia;
- Se programe e inicie a contratação.
Você pode consultar os sites da ABF (Associação Brasileira de Franchising) para dar seus primeiros passos e colher os resultados mais potentes para seu modelo de negócio.
Assim como as redes de franquias possuem características próprias, as microfranquias também, para isso, durante a escolha, analise o tempo de contrato pois possuem prazo definido, os treinamentos devem ser feitos por completo e descrito em manuais para serem aplicados, se atente a todas as taxas de investimento e nunca se esqueça dos padrões, fundamentais e previstos em contrato.
Conheça agora as melhores microfranquias para investir
1 – Dogueria Perdizes
A Dogueria Perdizes é uma lanchonete especializada em hot dogs, com várias opções inovadoras no cardápio. Prensados, no prato, enrolados no queijo e variedade de acompanhamentos.
A franqueadora oferece suporte na escolha do ponto comercial e os números são animadores: em média são mais de 2 mil pedidos/mês com ticket médio de R$ 42 reais por pedido. No modelo delivery, o investimento parte de R$ 130 mil com faturamento médio de até R$ 1 milhão ao ano no modelo loja de rua.
Vale a pena conferir mais sobre a franquia se você tem vontade de investir no ramo da alimentação, basta clicar no botão abaixo:
2 – Adonai RH
A Adonai RH é uma rede de microfranquias em Agência e Consultoria em RH sediada em Campinas e com atuação nacional. Especialista em Recrutamento e Seleção de Profissionais de nível técnico, administrativo e gerencial, Administração de Estágios e no Desenvolvimento Profissional e Empresarial, com Mentoria focado em desenvolver o profissional e empresarial. A proposta da marca é oferecer um serviço de qualidade e personalizado, segundo as características e expectativas dos clientes. Com uma equipe formada por profissionais com experiências complementares, desenvolvidas principalmente em Recursos Humanos, Marketing Promocional e Prestação de Serviço. Focada na qualidade do serviço. Investimento a partir de R$ 40 mil.
3 – Maria Brasileira
Facilitar a vida do brasileiro, esse é o lema da Maria Brasileira, rede líder de microfranquias de limpeza residencial, comercial e cuidados domésticos em geral. De São José do Rio Preto, interior de São Paulo, cresceu e ganhou todo o Brasil. Isso porque a Maria Brasileira conta com um sistema próprio de vendas e agendamento totalmente online. O cliente pode contratar serviços a qualquer hora e de qualquer lugar, de forma prática, rápida e segura. Hoje, atende com milhares de brasileiros e brasileiras todos os dias, e se consolidou como a maior rede de microfranquias de limpeza residencial da América Latina. A maior rede de microfranquias de limpeza residencial nesse modelo de negócio, que facilita a vida das pessoas por meio de multisserviços atua com 450 unidades franqueadas espalhadas por todo o Brasil. Investimento a partir de R$ 37 mil.
4 – Nutty Bavarian
Especialista na comercialização das famosas nuts de castanhas caramelizadas. Criadores de tecnologia própria que asseguram a confiabilidade exclusividade dos produtos, as máquinas da marca são patenteadas. A história da marca começa quando durante uma viagem à região da Bavária, o americano John Mauter foi seduzido pelo irresistível sabor e perfume das nuts glaceadas, feitas de forma artesanal nas ruas daquela região da Alemanha. De volta aos Estados Unidos, largou o emprego em uma multinacional e transformou a paixão em negócio, criando a Nutty Bavarian, em Orlando – Flórida.
A ideia foi comprada por um ex-engenheiro da NASA, David Brent, que desde então é o presidente da Nutty Bavarian nos Estados Unidos. Os produtos da franquia Nutty Bavarian têm conquistado milhares de consumidores no mundo todo, com mais de 800 pontos de venda espalhados por shoppings centers, aeroportos, feiras, centros de convenções, estádios, e parques de diversão como os da Disney e Universal Studios. A rede de microfranquias está presente em várias das principais cidades brasileiras, e tem excelentes perspectivas para crescimento. Investimento a partir de R$ 95 mil.
5 – Graviola Burguers e Pizzas
O modelo dark kitchen da rede de microfranquias de alimentação saudável conta com uma operação mais enxuta, dispensando área para atendimento de salão, focando apenas no preparo e entrega. Investimento a partir de R$ 85 mil.
6 – 5àsec
A 5àsec, rede de lavanderias, lançou em 2021 o modelo de negócio chamado HUB. O franqueado deste formato não precisa de maquinários, apostando em um espaço menor e atuando com foco 100% no comercial. Investimento a partir de R$ 95 mil.
7 – Amore Milho
Rede de microfranquias especializada na venda de milho em potes. A empresa nasceu em 2020 e iniciou a expansão por franquias no início deste ano. Investimento a partir de R$ 96 mil.
8 – Bellaza
A Bellaza é uma rede de microfranquias online de maquiagens multimarcas. Os franqueados da rede, tem um site personalizado próprio, com as mais de 50 marcas nacionais e importadas já cadastradas. O trabalho dos franqueados consiste na divulgação e podem vender para todo o Brasil. O grande diferencial do modelo de franquia da Bellaza é não precisar ter estoque de produtos e poder trabalhar quando e de onde quiser. Seu propósito é ajudar pessoas a terem seu próprio negócio de forma simples e com baixo custo. Todos os modelos da marca funcionam no estilo home office, ou seja, o acesso a um computador com internet é tudo que um franqueado precisa para trabalhar. Dessa forma, não é preciso investir em aluguel de ponto comercial, contratação de funcionários, contabilidade, estoque de produtos, etc. O franqueado Bellaza cria seus próprios horários e trabalha de onde quiser. É possível conciliar o negócio com outro trabalho ou atividade, pois quem tem uma franquia Bellaza trabalha, em média, duas horas por dia. A Bellaza conta com mais de 90 franqueados em diversos estados do Brasil. A Bellaza fornece três opções de investimento de R$9 mil, R$12 mil e R$15 mil.
9 – Brasil Nutri Shop
A Brasil Nutri Shop oferece um modelo de microfranquias online para a venda de suplementos alimentares e produtos fitness. O franqueado terá um site para vender suplementos sem precisar ter um estoque e fazer a logística de entrega. O lucro gira em torno de 15% a 25%. O segmento de suplementos alimentares e produtos fitness é o 3º maior do mercado entre as américas. É um mercado amplo que engloba diferentes tipos de produtos: proteínas, alimentos funcionais, veganos, acessórios esportivos e muito mais. A Brasil Nutri Shop é a maior franquia online da América Latina do segmento. Ela oferece aos franqueados modelos de negócios na internet para comercializar produtos fitness. É uma excelente opção de investimento, pois o ramo é lucrativo e segue crescendo. Investimento a partir de R$ 10.9 mil.
10 – Casa de Bolos
Especializada em produção e venda de bolos caseiros, com mais de 100 sabores no cardápio. Fundada em 2009, a rede tem 403 microfranquias em funcionamento. Com modelos de negócios para vários potenciais de inicio. Investimento a partir de R$ 87 mil.
11 – PremiaPão
Rede de microfranquias especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão que conecta marcas diretamente ao público-alvo. A marca conta com atuação home based. Investimento a partir de R$ 10 mil.
12. Microfranquias do Futuro
É uma startup fundada em 2018 na cidade de Curitiba (PR), que tem o objetivo de centralizar e divulgar diversas empresas que trabalham com modelo de franquia digital, sem a necessidade de local físico e investimento em estoque de produtos. Investimento a partir de R$ 9 mil.
13 – UaiRango
O UaiRango é um sistema de delivery voltado especialmente para cidades do interior. A marca promete praticidade tanto para os usuários, na hora de fazer pedidos, quanto para os estabelecimentos, no recebimento da demanda. O modelo de negócio do UaiRango é home based, e o empreendedor pode atuar como MEI. Investimento a partir de R$ 6 mil.
14 – JANPRO
A JAN-PRO é a maior rede de microfranquias de limpeza comercial do mundo, e está classificada como a décima maior franquia americana. Presente no Brasil desde 2011, hoje é uma das cinquenta maiores franquias brasileiras. E já recebeu diversos prêmios que comprovam sua formatação, como os de excelência da ABF, de Melhor Microfranquia e Melhor Franquia de Limpeza da PEGN, nos últimos dois anos foi considerada uma das 25 melhores franquias brasileiras pela consultoria da Bittencourt, além de estar em primeiro lugar entre as franquias Top10 do segmento de limpeza. Este sucesso todo ocorre pelo contínuo aperfeiçoamento do modelo de franquia chamado de “Duas Camadas” ou de franquias Regionais. As franquias de limpeza são consideradas no mundo todo como as precursoras do modelo de franquia de baixo investimento, que com sucesso em todos os países que é implantado acaba fomentando quase todos os outros modelos de franquia.
A JAN-PRO conseguiu unir o modelo de baixo investimento com o de alto investimento, promovendo a oportunidade de todos os tipos de investidores virem a ser seu franqueado. A franquia JAN-PRO foi criada em 1991, nos Estados Unidos. Hoje, atua em 15 países do mundo, com mais de 9.000 franqueados atendendo mais de 60.000 clientes. No Brasil desde 2011, atualmente tem 14 Franquias Regionais, que atuam como escritório de suporte e vendas de franquias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Vitória, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Porto Velho, Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Campinas, Florianópolis e Porto Alegre. Que atendem a mais de 300 Franqueados locais, que por sua vez atendem a mais de 1.000 clientes de manutenção mensal. Investimento a partir de R$ 25 mil.
15 – Frida Underwear
Com foco no empoderamento feminino através das lingeries, a Frida Underwear nasceu como um projeto acadêmico da sua fundadora e virou franquia de sucesso no Grupo Wichmann. A marca oferece ao franqueado modelo de negócio digital, home office e loja física. Investimento a partir de R$ 7 mil.
16 – Mara Mix
A Mara Mix é uma rede de microfranquias de café, especializada em máquinas de bebidas quentes. Os franqueados atuam em modelo home based (com a instalação das máquinas em pontos parceiros) ou no formato carrinho cafeteria Vovó Maria. Também é possível montar uma micro cafeteria com as máquinas de bebidas. Em 2020, a Mara Mix passou a trabalhar com a marca illy Cafés em suas máquinas multibebidas, adicionando o potencial de uma marca internacional, presente em mais de 90 países, ao seu portfólio de produtos. Investimento a partir de R$ 11 mil.
17 – IGUI
Com mais de 25 anos de mercado e muita inovação, a iGUi é “Líder Mundial no segmento de Piscinas Reforçadas de Fibra de Vidro” e conta com mais de 800 franquias em 54 países, fabricando cerca de 60.000 piscinas por ano em todo o Mundo.
A participação da iGUi no mercado interno e externo cresce progressivamente, hoje é uma das franqueadoras com maior número de lojas fora do Brasil, presente em 5 continentes.
A Rede oferece uma das melhores e mais lucrativas franquias, abastecidas por 17 fábricas geograficamente distribuídas pelo Brasil. E com fábricas pelo mundo: Argentina, México, USA, Portugal e Paraguai. O Franqueado iGUi tem como perfil pessoa empreendedora, parceiro persistente, criativo e capaz de se dedicar ao negócio. Investimento a partir de R$ 250 mil.
18 – Lavô
Rede de lavanderia self-service que dispensa a contratação de funcionários. O sistema de lavagem self-service é uma realidade no mundo todo com enorme potencial e demanda no Brasil. A Lavô traz esse serviço para o Brasil aliado ao custo baixo de investimento, retorno rápido e que dispensa contratação de funcionário. Investimento a partir de R$ 120 mil.
19 – Yes! Cosmetics
Com 20 anos de mercado e 100 unidades em todo o Brasil, a rede é focada em cosméticos de alta qualidade e preços acessíveis. Desde 2000, a Yes! Cosmetics atua no segmento da beleza, com itens de perfumaria, pessoal, maquiagem e acessórios, além da linha assinada por Sabrina Sato. Investindo em alta qualidade e preços acessíveis, a marca acompanha as principais tendências mundiais. Em 2016, a Yes! entrou no franchising e já tem mais de 100 unidades em todo o Brasil. Investimento a partir de R$ 125 mil.
20 – Mais1 Café
Maior rede de cafés especiais do Brasil, oferece bebidas da mais alta qualidade em várias opções, desde o clássico coado até drinques gelados com o grão especial. A rede está presente em todo Brasil e conta com 360 lojas comercializadas. Investimento a partir de R$ 135 mil.
21 – OdontoCompany
Maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 1300 unidades espalhadas em todos os estados brasileiros. é uma rede de franquias de Clínicas Odontológicas completa, atendendo diversas áreas da odontologia atual e moderna!
Somos conhecidos por nossos pacientes, principalmente pelos resultados obtidos por nossos dentistas no restabelecimento dos sorrisos, através das avançadas técnicas de dentística e implantodontia, utilizando a mais alta tecnologia, com segurança e conforto em todas as etapas do tratamento. Investimento a partir de R$150 mil.
22 – Biscoitê
Primeira rede de biscoitos para presente do Brasil, foi eleita pela Endeavor uma das 15 marcas com maior potencial de crescimento no país. Atualmente conta com 27 pontos de venda distribuídos no eixo Rio-São Paulo e atende todo território nacional via e-commerce. Investimento a partir de R$ 150 mil.
23 – Dry Jet
A Dry Jet é uma empresa com compromisso sustentável, na esfera ambiental e financeira, sobretudo com um crescimento de expansão acima das expectativas. Conquista e fideliza clientes de todos setores sociais, com um conceito de lavagem ecológica e une excelência nos resultados e no relacionamento com os clientes. Com pouco gasto de água, atrai cada vez mais pessoas para conhecer suas unidades. Passados mais de 7 anos da sua fundação, hoje a marca é referência nas regiões onde atua, com unidades em shoppings, hipermercados, edifícios, ruas e avenidas de grande porte, de várias cidades, além de estar em grande processo de expansão para todo o país. Investimento a partir de R$ 9 mil.
24 – Agência Maestra 7
A Agência Mestra 7 é uma rede de agências de marketing digital especializada em desenvolvimento, manutenção e hospedagem de sites, lojas virtuais, artes gráficas, e gerenciamento de redes sociais. Para adquirir uma unidade não é necessário de qualquer conhecimento em desenvolvimento de sites ou gerenciamentos de campanhas de marketing, visto que o papel do franqueador é operar a agência em sua cidade, gerenciando e construindo relacionamento comercial e administrativo com os clientes, a partir de seu escritório que pode ser home office ou em um ponto comercial. A rede já possui 7 unidades franqueadas. Investimento a partir de 9 mil.
25 – 88B
A 88 B é uma rede de franquias com mais 12 anos de experiência no mercado de beleza no ramo de perfumes de fabricação própria. A marca visa promover o desenvolvimento pessoal e o empreendedorismo por meio de um sistema de negócio fácil, inteligente e inovador, onde todos ganham. Todos os perfumes da 88B são produzidos seguindo rígidos padrões internacionais e alta qualidade, e as fragrâncias dos perfumes são as melhores do mundo, para todos os gostos. Todos os produtos fabricados são inspecionados e aprovados pela ANVISA e oferecidos por um preço acessível. A rede possui atualmente 84 unidades, sendo apenas 4 próprias. Investimento a partir de R$ 2 mil.
26 – Castseg
A Castseg é uma empresa de monitoramento com atuação no interior do estado de São Paulo, desde 2001. No ano de 2003 passou a atuar também no segmento de distribuição inicialmente atendendo apenas as empresas do Grupo CAM e posteriormente clientes e empresas de São José do Rio Preto e região. Como o destaque e expertise na distribuição e prestação de serviços de segurança eletrônica foi tão grande que, em 2006 a empresa ingressou no segmento de franquias, fornecendo todo o know-how adquirido nesses anos de experiência. Passados quase 2, décadas, o Grupo Castseg, além de ser reconhecida através de várias premiações do segmento, se consolidou como uma das maiores redes de segurança eletrônica do Brasil estando presente em quase todo território nacional. Os franqueados podem escolher entre abrir uma unidade tradicional ou operar em home office. Investimento a partir de R$ 10 mil.
27 – Achei no Pão
Projetada pelo casal de empresários Junior Talhaferro e Glaucia Sato, a Achei no Pão, empresa especializada na publicidade em sacos de pão através de microfranquias, foi criada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. As embalagens de papel estão presentes no consumo cotidiano dos brasileiros, sendo uma ferramenta diferenciada de marketing, com baixo custo de operação. Com foco na distribuição dos sacos de papel para padarias, a Achei no Pão encontra grandes possibilidades de crescimento por meio do bom desempenho destes estabelecimentos comerciais. Os franqueados Achei no Pão encontram suporte completo, Universidade de treinamentos em todas as áreas da franquia, Aplicativo QR Além disso, a franqueadora garante treinamento e transferência de know-how para garantia de sucesso da unidade. Investimento a partir de R$ 5 mil.
28 – Camisetas da Hora
Com produtos diversos, a Camisetas da Hora oferece peças com estampas inspiradas em cinema, humor, personagens, entre outros, além de opções de camisetas personalizadas. São três modelos de negócio: franquia online, loja física e quiosque. Na franquia online o franqueado trabalha com vendas através de uma loja virtual, com a produção e envio dos produtos ficando a cargo da franqueadora. Investimento a partir de R$ 4 mil.
29 – Pet Shop Alvorada
Fundada em 1995, na cidade de São Paulo, mas apenas tornou-se uma rede franqueadora na década de 2000 e já é uma das melhores franquias de sucesso para investir. Os animais de estimação sempre fizeram parte da família e, para muitos, são considerados como um verdadeiro filho. Com a expansão do setor, a franquia também cresce e muito.
30 – Auto Brasil
Com atuação no segmento de serviços de rastreamento de veículos, a rede Auto Brasil tem um perfil extremamente técnico e investe forte em tecnologia, para oferecer sempre ferramentas que garantam a satisfação dos clientes. A marca possui 31 unidades, sendo 1 própria. Investimento a partir de R$ 5 mil.
31. Baby Balls
A Baby Balls é uma rede de vending machines e com base em estrutura própria tem um modelo de negócio próprio acessível e simplificado. A marca oferece máquinas atrativas e compactas que dispensam energia elétrica e realizam vendas de forma automática, sem a necessidade de funcionários ou grandes estruturas. Com baixo custo operacional, há um catálogo com dezenas de produtos disponível para oferta nos equipamentos, voltados ao público infantil. Investimento a parir de R$ 10 mil.
32. Clube Turismo
Fundada em 2003, a Clube Turismo possui mais de 400 franqueados das modalidades Loja, Office, Escritório e Home Office, espalhados por todas as regiões do País. A marca é detentora de cinco Selos de Excelência em Franchising, concedidos pela ABF (Associação Brasileira de Franquias). A busca constante pelo acompanhamento das evoluções tecnológicas do setor, aliada a filosofia de estar sempre focada no desenvolvimento de novos produtos e serviços, destaca a Clube Turismo como uma das franquias de Turismo mais competitivas e estruturadas do país. Investimento a partir de R$ 3,9 mil.
33. Agencia Solutions
A rede Agência Solutions comercializa produtos e serviços de tecnologia como sites, lojas virtuais, softwares de gestão, NF-e, produtos de gráfica, hospedagem, atendimento online, entre outros. A marca já possui 6 unidades, sendo apenas uma própria. Investimento a partir de R$ 49 mil.
34. Consiplan
A ConsigPlan está há 14 anos no mercado de crédito, período em que adquiriu experiência para expandir seus negócios através de franquias, com expertise e tecnologia. A marca possui convênios com as principais instituições financeiras e faz a intermediação da venda de produtos como crédito pessoal e consignado e consórcio, onde o franqueado produz uma renda média mensal suficiente para a viabilidade do negócio. Investimento a partir de R$ 23 mil.
35. Credsul
Fundada em 2009, a especialidade da CrediSul é a captação de possíveis tomadores de empréstimo junto ao mercado financeiro e de negócios. Atuam em operações de crédito no segmento de crédito pessoal e desconto em folha de pagamento de órgãos públicos, INSS e convênios com empresas privadas. Esses serviços são todos prestados dispondo de um atendimento totalmente diferenciado que visa preservar a sua comodidade e privacidade. A rede possui 34 unidades, sendo 12 franqueadas. Investimento a partir de R$ 15 mil.
36. Mr. Kids
Franquia de vendas de produtos infantis através de vending machines, A Mr. Kids é a uma microfranquia de máquinas de doces e brinquedos, que pode ser instalada em qualquer espaço dentro de comércios, shoppings, hipermercados, padarias e qualquer outro onde há grande fluxo de crianças. Investimento a partir de R$ 18,7 mil.
37. LUBRAX+
Líder de mercado, Lubrax é a marca de lubrificantes mais lembrada e vendida do país, uma marca 100% brasileira e está há mais de 47 anos no mercado. Lubrax também está disponível nos postos da rede Petrobras, franquias Lubrax+ e em outros países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Investimento a partir de R$ 58 mil.
38. ACQUAZERO
É a Maior Franquia de Limpeza Ecológica do Mundo. Hoje, a rede tem mais de 800 unidades no Brasil, Estados Unidos e outros países. Com uma franquia Acquazero, o que você vai oferecer são serviços de limpeza e estética automotiva. O principal serviço da marca é a limpeza ecológica, que usa apenas 300 ml para limpar todo o exterior de um veículo. A rede oferece atendimentos como: enceramento, polimento, cristalização de vidros, vitrificação de pintura e mais. São cuidados internos e externos para manter os veículos limpos e conservados. Não apenas carros, mas também embarcações, motos e até veículos aéreos. Somado aos serviços de estética automotiva, o catálogo da franquia Acquazero também tem serviços de limpeza residencial. Como a higienização de sofás e de tapetes. São seis modelos da franquia: três do tipo home office e três lojas físicas. No caso das opções home office, você vai trabalhar em delivery, indo até o cliente para fazer os serviços de limpeza. É uma comodidade a mais para o usuário, que pode inclusive agendar usando o site ou aplicativo da Acquazero. Investimento a partir de R$ 23 mil..
39. High Sales Digital
As franquias de sucesso High Sales seguem um modelo de negócio de agência de marketing digital. Seus clientes são empresas de pequeno, médio e grande porte que precisam de um serviço especializado em marketing digital, para alcançar altas performances na internet e como consequência, aumentar suas vendas. O grande diferencial da franquia High Sales é sua tecnologia própria e patenteada para soluções de marketing digital. Um dos muitos pontos fortes que a High Sales desenvolveu ao longo dos 17 anos de experiência é a capacidade de sair do lugar comum e se destacar em relação às demais agências do mercado. De uma forma simples, você pode prestar os mais variados serviços, para todos os tipos de negócios e ajudar seus clientes a alcançarem o sucesso em vendas no mundo digital, sem precisar ter conhecimentos técnicos. Com a High Sales, tanto o franqueado (que pode usar uma única plataforma para desempenhar diversas tarefas de qualquer lugar do mundo), quanto o cliente final terão soluções de alta performance para o seu negócio lucrar mais). Eleita em 2020 pela pequenas empresas grandes negócios a única 4 estrelas do segmento em 2020. Investimento a partir de R$ 30 mil.
40. NTW Contabilidade
Com mais de sete mil clientes e 140 franquias espalhadas em 24 estados brasileiros. Perfeita para escritórios que queiram converter seu escritório ou para contadores que querem montar um escritório de contabilidade. É a única franquia contábil do Brasil com o Selo de Excelência em Franchising. E agora possui uma nova modalidade de franquia: NTW Express. Investimento a partir de R$ 11 mil.
41. Azul Empréstimo
Especializada em empréstimos financeiros, consórcio, seguros, consignado e crédito pessoal. Fundada em 2012, entrou no sistema de franquias em 2017 e hoje tem 102 unidades em funcionamento. Com modelos de negócio home based e loja física. Investimento a partir de R$ 15 mil.
42. Master House
Especializada em serviços de pequenos reparos residenciais e manutenções comerciais, como alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura e gesso, a rede possui mais de 20 unidades no país. Investimento a partir de R$ 15 mil.
43. Ahoba Viagens
A franquia foi fundada em 2014 e conta com mais de 170 franqueados. A rede funciona totalmente online e pode ser operada de qualquer lugar, bastando contar com um notebook, tablet ou smartphone com conexão à internet. Investimento a partir de R$ 4 mil.
44. Padaria Pet
Inaugurada em 2015, a rede Padaria Pet é l uma padaria para cães e gatos, que faz inclusive bolos de aniversário. A marca produz bolos de caneca para micro-ondas, bebidas (sucos e cervejas), bombons, sorvetes, biscoitos, hambúrguer e várias outras delícias como a petiscaria self-service de biscoitos de linhaça. Investimento a partir de R$ 20 mil.
45. Sigbol Fashion
É uma franquia especializada em cursos profissionalizantes livre na área de moda. A marca dispõe de um método de ensino inovador com professores atuantes no universo Fashion e programas de ensino que abrangem da costura ao estilismo. São mais de 40 cursos que atendem as necessidades tanto de quem deseja ingressar neste segmento quanto dos profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos ou se especializar. Investimento a partir de R$ 10 mil.
46. Superbiz
A rede é uma microfranquia de tecnologia que permite explorar o potencial de mercado em soluções web com baixo investimento inicial, processos simplificados e retorno rápido (entre quatro e sete meses). O modelo de negócio centraliza a produção e o suporte na matriz, em Campo Grande (MS), deixando o franqueado livre para focar na área comercial, gerencial e de networking do negócio. Investimento a partir de R$ 5,7 mil.
47.The Voucher
Aproveitando a procura e aceitação cada vez maior por cupons e vouchers de desconto, o empresário Vinicius Almeida da holding Grupo VA Licenciamentos e Franquias criou a The Voucher que vem a ser a primeira rede que oferece esse serviço. A rede oferece cupons de descontos em todos os segmentos, como bares, restaurantes, academias, escolas, entre outros estabelecimentos. Possui aplicativo para os sistemas Android, iOS e Windows Phone. Investimento a partir de R$ 10 mil.
48. Blue Energia Solar
Empresa especializada na venda e instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica. Fundada em 2009, a empresa iniciou a expansão por franquias em 2017. Atualmente são 224 unidades em funcionamento. Investimento a partir de 25 mil.
49. Exponencial cursos
Marca atuante no mercado educacional, com ela, o franqueado vai trabalhar com crianças de seis a 16 anos de idade. São aulas de Inglês, Robótica, Empreendedorismo para Crianças, Programação, Educação Financeira, Desenvolvimento de Games, Matemática Digital e várias outras capacitações. O método de ensino da franquia é do tipo 4.0. Isso quer dizer que a empresa usa da tecnologia para ensinar e fazer os alunos aprenderem de modo mais completo e simples. É uma opção de negócio para quem gosta de trabalhar com pessoas e acredita que a Educação é fundamental para garantir um futuro melhor. Investimento a partir de R$ 50 mil.
50. Faculdade Multivix
A Faculdade Multivix é um negócio para quem quer trabalhar com Educação a Distância (EaD), sendo uma boa oportunidade entre as franquias mais lucrativas. Esse é um setor que não para de crescer. Afinal, muita gente não tem tempo para ir à sala de aula. Ou então, prefere pagar menos pelo curso, já que o estudo a distância costuma ser bem mais barato do que as aulas presenciais. Sendo assim, para trabalhar, o franqueado da marca conta com vários suportes oferecidos pela franqueadora. Por exemplo, treinamento da equipe, escolha do ponto comercial, marketing e outros. Investimento a partir de R$ 15 mil.
51. Água de Cheiro
A marca Água de Cheiro surgiu em 1976, com uma pequena loja de perfumaria na cidade de Belo Horizonte. O sucesso foi imediato e, em 1980, a empresa já contava uma rede de 45 lojas. Pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria, iniciou o processo de franchising na década de 80, e já na década de 90, era líder de mercado no segmento de beleza. Hoje com mais de 40 anos no mercado, a Água de Cheiro é reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. Investimento a partir de R$ 70 mil.
52. Imaginarium
Transformar todo dia pra melhor: essa é a missão da Imaginarium, empresa brasileira criada em 1991. Tudo começou na década de oitenta, quando uma arquiteta e um médico decidiram que passariam mais tempo com as duas filhas pequenas, acompanhando de perto seu crescimento: a qualidade de vida da família era prioridade. Inovação é a palavra-chave dos produtos da marca, que busca sempre surpreender seus clientes com criações exclusivas e muito bom humor, e que é referência em presentes criativos e inovadores no mercado. Atualmente, a rede conta com 220 lojas exclusivas, mais de 600 pontos de lojas licenciadas, e-commerce, marketplace, um escritório na cidade de São Paulo e um escritório internacional. A marca faz parte do GrupoUni.Co, detentor das marcas Imaginarium, Puket, Mind e Love Brands. Investimento a partir de R$ 70 mil.
53. Boali
Na Boali o consumidor encontra refeições saudáveis em forma de saladas, wraps e bowls. Assim, são vários os modelos de negócio da marca, incluindo o delivery e a loja de rua. Marca 100% brasileira, a empresa também trabalha com o propósito de ajudar pessoas a adquirirem hábitos alimentícios melhores. Investimento a partir de R$ 85 mil
54. Kumon
Uma das escolas mais tradicionais de reforço, a Kumon é uma franquia de educação e oferece aulas de Português, Matemática, Inglês e Japonês. No Brasil, já são cerca de 155 mil alunos que estudam com a empresa. O sucesso da marca com o passar dos anos, se deu principalmente por causa do seu método de ensino exclusivo. Investimento a partir de R$ 40,7 mil
55. Chicken in House
É uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas. O franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais. Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros. Investimento a partir de R$ 70 mil.
56. Baff’s
Com cerca de 70 unidades franqueadoras, a Baff´s é uma franquia especializada em pão de queijo e salgados. Em seu cardápio, conta também com bebidas como sucos e café. Em 2006, foi aberta a primeira loja para atender diretamente o consumidor final, dando início à operação de varejo da marca. Em 2018 iniciou-se o processo de formatação da marca para a expansão através do modelo de franquias, atualmente com 27 unidades franqueadas. A BAFF´S é uma empresa consolidada, atuando há 15 anos no segmento de varejo, com mais de 70 lojas em operação em várias cidades do país, atuando em estações de metrô, CPTM, calçadões de comércio popular, empresas, call centers, entre outros. Com um quadro de aproximadamente 400 colaboradores diretos e indiretos, a BAFF´S realiza mais de 10.000 atendimentos todos os dias com vendas na ordem de milhares, tais como: Minis pães de queijo 260.000 por mês e coxinhas 200.000 por mês. Investimento a partir de R$ 77,5 mil.
57. Vivenda do Camarão
A Vivenda do Camarão leva ao alcance de todos o riquíssimo valor proteico e as baixas calorias do camarão. É muito importante destacar que os camarões utilizados pela Vivenda são cultivados em fazendas especializadas e não recebem nenhum tipo de conservante. Trata-se de um alimento altamente saudável, sem químicas e da mais alta qualidade. A Vivenda do Camarão recebeu pelo 10º ano consecutivo o Selo de Excelência em Franchising da ABF, o ISO 9000 das franquias. A rede também foi condecorada com o troféu Hors Concours na categoria Restaurante do Prêmio Alshop, por ganhar três vezes consecutivas, pelo voto do consumidor, além de ter ficado em 2º lugar no prêmio cedido pela PEGN no quesito Melhores Franquias do Brasil. Em 2011 recebeu o título inédito de Melhor Franqueadora do Ano, entre todas as categorias, também cedido pela ABF. Em 2017, recebemos mais um reconhecimento, fomos vencedores no Prêmio ABF + RDI Desing, na categoria Ouro, como melhor Visual Merchandising de loja. Com uma marca conhecida e apreciada em todo o país, atualmente a rede tem mais de 150 lojas da Vivenda do Camarão nas principais cidades brasileiras, além do Paraguai. Com uma marca conhecida e apreciada em todo o país, atualmente a rede tem mais de 150 lojas da Vivenda do Camarão nas principais cidades brasileiras, além do Paraguai e Portugal. Investimento a partir de R$ 60 mil.
58. Fisk
A Fisk foi fundada em 1958, tornando-se referência no ensino de idiomas no país. Oferecendo hoje diversos modelos de cursos como: Curso de Inglês, Curso de Espanhol, Curso de Informática e Curso de português para brasileiros, entre outros. Com mais de 1000 unidades de franquias espalhadas pelo mundo, a Fisk é um centro de ensino de língua estrangeira reconhecido em todo o país. A Fisk foi três vezes eleita a melhor franquia do Brasil pela PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios), 2 vezes eleita a melhor franqueadora do ano pela ABF e 16 vezes Certificada com Selo de Excelência em Franchising pela ABF. Investimento a partir de R$ 30 mil
59. Los Mex
Paixão pela cultura, alegria e culinária mexicana fazem parte da franquia Los Mex desde 2010, quando o sonho de fornecer o melhor da cozinha mexicana aos brasileiros foi concretizado com o nome de Los Cabrones. Pensando em se aproximar ainda mais do país no qual o inspirou, em 2017 o Los Cabrones tornou-se Los Mex. Hoje, a franqia Los Mex possui mais de 58 unidades comercializadas em todo Brasil, dividindo-se em três opções: standard, express, container e food truck. Com um cardápio variado, ótimo atendimento e ambiente agradável. Investimento a partir de R$ 75 mil.
60. Ginástica do Cérebro
A Ginástica do Cérebro é uma empresa que visa ajudar pessoas de diferentes idades a exercitar suas capacidades cognitivas e emocionais. Tendo como base a neurociência, o seu método de ensino trabalha a capacidade de concentração, atenção, motor fino, agilidade. Dessa forma, os alunos conseguem observar as melhorias em diversas atividades do dia a dia, seja em casa, trabalho ou na escola. Não à toa a Ginástica do Cérebro tem conseguido bons resultados no seu projeto de expansão. Investimento a partir de R$ 57 mil.
61. Ice Melow
Com mais de 25 anos de operação, a IceMellow é uma marca que oferece um modelo de negócio diferenciado para seus franqueados. O empreendedor pode escolher entre pontos de venda física como quiosques, lojas compactas de rua ou shopping. Voltado para qualquer tipo de cliente, a empresa conta com um cardápio variado, inclusive veganos. Investimento a partir de R$ 15 mil.
62. Instituto Brasileiro de Línguas
Desenvolvida em 1992, o Instituto Brasileiro de Línguas é uma escola que aplica sua metodologia própria para estimular a atenção e memória de seus alunos. Esses fatores são considerados os mais importantes para desenvolver a comunicação em outro idioma, de acordo com a própria instituição.
Ao todo, são sete línguas que podem ser ensinadas para brasileiros ou estrangeiros. O sucesso é tamanho, que o Instituto está presente em todas as regiões do país.
Investimento a partir de R$ 80 mil.
63. Pilão Professional
Para os empresários que buscam uma marca forte no segmento de bebidas quentes, abrir uma franquia Pilão Professional está entre as melhores oportunidades. Conhecida pela qualidade do seu café, a marca oferece para os franqueados a oportunidade de administrar 10 máquinas de bebida quente para serem negociadas a venda de terceiros. Dessa forma, o empreendedor tem a oportunidade de levar para qualquer lugar o café Pilão. Com pouco investimento e alta qualidade, a empresa oferece um empreendimento com boa rentabilidade. Investimento a partir de R$ 41 mil
64. Solar Prime
Considerada a maior franqueadora de energia solar do Brasil, a Solar Prime é uma empresa que oferece os melhores equipamentos e tecnologia para seus clientes. Assim, o franqueado tem acesso ao que há de mais moderno nesse setor. Criando assim, uma oportunidade de crescimento econômico sustentável para ele e qualquer contratante da energia solar. Investimento a partir de R$ 21 mil.
65. Vazoli
O setor de crédito pessoal, consignado para aposentados e pensionistas do INSS, é um dos mais tradicionais e que oferece uma grande oportunidade de crescimento. Dessa forma, surge a Vazoli, com um empreendimento seguro e que dá dinheiro, mesmo com o investimento mais baixo. Não à toa, a empresa tem se consolidado no mercado a cada ano. Investimento a partir de R$ 60 mil.
66. Dank Idiomas
O franqueado da Dank Idiomas pode oferecer aulas particulares de idiomas como o inglês e o espanhol. Os modelos de negócio da rede permitem montar uma escola em ponto comercial, uma escola móvel (em que o professor vai até o aluno) e uma unidade home office. Investimento a partir de R$ 10,5 mil.
67. Mary Help
Considerada pioneira em prestação de serviços feitos e com uma equipe própria. É possível oferecer serviços de diaristas, faxineiras, passadeiras, cozinheiras e até mão de obra para festas ou eventos. Não à toa, são mais de 115 unidades espalhadas desde 2011. Quem optar pela empresa, poderá responsável por executar trabalhou ou montar seu próprio time, gerindo a agenda de atendimentos. Investimento a partir de R$ 20 mil.
68. KNN Idiomas
A KNN Idiomas é a rede de escolas de idiomas que atualmente mais cresce no Brasil. A sede localizada em Balneário Camboriú (SC), oferece suporte vitalício para mais de 500 unidades em 23 estados brasileiros. Operando em todos os cantos do país e em breve com afiliadas internacionais, a empresa atua como franquia desde o ano de 2014. Possuindo um método próprio de ensino de inglês, espanhol, alemão e francês criado especialmente para o rápido aprendizado de nativos de língua portuguesa, a KNN trabalha com foco na conversação imediata, recebendo alunos a partir de 4 anos de idade. A KNN Idiomas não cobra royalties de seus franqueados e possui um sistema de matrículas que podem ser realizadas em qualquer época do ano, quebrando a sazonalidade e garantindo de 30 a 100 alunos novos a cada mês, obtendo ponto de equilíbrio e lucratividade com mais rapidez ao seu franqueado. Investimento a partir de R$ 80 mil.
69. Trust Intercambio Cultural e Turismo
A Trust opera desde o início de 2009 como Agência de Intercâmbio e Turismo, com reconhecido sucesso e forte consolidação da marca nas regiões em que atua e busca expandir sua atuação por todo o país, tendo como portfólio de serviços na área de intercâmbios culturais, educacionais, profissionais e turismo, proporcionando satisfação aos seus clientes consumidores, oferecendo algo novo e com comprovada qualidade. Tudo isso aliado a um diferenciado atendimento em que os clientes se fidelizam facilmente, dados os critérios de atendimento e satisfação da mais alta qualidade.Como franquia Trust, você se beneficia do uso de uma marca reconhecida no Brasil e tem à disposição todos os produtos e serviços da empresa para comercializar na sua cidade e região. Investimento a partir de R$ 4,5 mil.
70. Home Angels
a Home Angels do Grupo Zaiom é uma rede de franquias especializada em cuidadores de pessoas que desenvolveu com sua experiência de mercado um sistema de alta qualidade, baseado nas melhores práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) relacionados a cuidados de idosos, adultos e crianças. No modelo da marca, o franqueado faz a gestão de sua unidade franqueada e da equipe de cuidadores, com a ajuda do seu supervisor técnico. Desenvolve uma empresa de cuidadores de pessoas, com foco nos idosos, para prestar serviços de cuidados avulsos ou recorrentes, com permanência de até 24 horas na residência. A empresa possui uma equipe qualificada e é a maior microfranquia da América Latina, com modelo de negócios que pode ser implantado em cidades com até 50 mil habitantes por meio de investimento a partir de R$ 25 mil.
71. Rap Chef
A Rap Chef é uma rede de franquias de refeições congeladas. Assim, ela oferece mais de 40 pratos em seu cardápio, por exemplo, carnes, massas, refeições fit e mais.
Os pratos são feitos pela própria franqueadora e, portanto, o franqueado não precisa saber cozinhar. Dessa forma, o papel de um franqueado da marca será apenas vender essas refeições congeladas e fazer o marketing da sua unidade. Investimento a partir de R$ 11 mil.
72. Euromercantil
A Euromercantil é um negócio para quem quer trabalhar com soluções financeiras entre as franquias lucrativas. Por exemplo, máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito. Nesse sentido, seu papel como franqueado será o de oferecer esses serviços para os clientes, especialmente empresas. Mesmo que as maquininhas sejam comuns, não são todos os negócios que trabalham essa opção de pagamento. Ou seja, ainda há um amplo mercado a ser conquistado pelo franqueado da Euromercantil. O negócio é home office. Desse modo, o investimento é baixo e você só precisa de um computador, acesso à internet e um telefone para atuar. Além disso, o seu dia a dia é mais flexível. Investimento a partir de R$ 10 mil.
73. Tutores
A TUTORES nasceu a partir do sonho de um casal de empreendedores e pais que necessitavam de ajuda para seus filhos com dificuldades de aprendizagem, mas que não encontraram no mercado brasileiro sistemas de educação complementar capazes de ajudar seus filhos no desenvolvimento de seus estudos. Um grande avanço da TUTORES ocorreu em 2019 com o lançamento e a implantação em toda rede do novo material didático-pedagógico composto de cursos livres, para alunos com dificuldades de aprendizagem diagnosticadas ou pontuais. TUTORES é pioneira no Brasil na área de franquias para alunos com dificuldades de aprendizagem. Fundada em 2008 chega à sua adolescência recriando e se renovando em tempos de comportamento diferenciado e de novas tecnologias. Eleita a melhor microfranquia do Brasil em 2013 pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A empresa aposta na renovação, reinvenção e novos paradigmas. Um investimento pra você da área de Educação e busca uma nova oportunidade em sua vida a fim de promover uma educação responsável, inclusiva e de sucesso profissional. Investimento a partir de R$ 6 mil.
74. CNA
Com 48 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é uma das maiores redes de ensino de idiomas do país, com mais de 650 escolas em todo o território nacional. É um parceiro focado na construção de negócios rentáveis com diversos tipos de franquias para todo tipo de investimento. Em 2020, o CNA foi escolhido Franqueador do Ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o maior prêmio do setor, e conquistou em 2021 pela 30ª vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising. A confiança na franquia é tamanha que, segundo esse levantamento realizado pela ABF, 90% dos franqueados do CNA indicariam a franquia para alguém que estivesse buscando um novo negócio e 80% deles afirmam que abririam uma escola novamente. Também é centro aplicador autorizado dos exames internacionais de proficiência na língua inglesa da Universidade de Cambridge e do exame internacional de proficiência em língua espanhola SIELE. Investimento a partir de R$ 50 mil.
75. Franquia Fly World
Com sede em Campinas, São Paulo, a FW Brasil é a Primeira Microfranquia de Turismo do Brasil. São mais de 30 anos dedicados a transformar empreendedores em realizadores de Sonhos. Os franqueados têm acesso aos melhores fornecedores do país e um amplo mix de produtos para oferecer a seus clientes. Tudo isso para garantir experiências únicas e marcantes para quem escolhe viajar com Fly Word. Na Flyworld cada franqueado escolhe de que forma irá operar: Home Office ou Loja Física. Na modalidade Home Office o franqueado tem acesso aos mesmos recursos que são oferecidos para quem tem loja. Isso possibilita que um franqueado Home Office tenha um faturamento igual ou até maior do que aquele com ponto comercial. Para quem opta pela modalidade Loja Física, a Flyworld oferece todo suporte necessário para abertura do negócio, desde a escolha do ponto comercial até o projeto arquitetônico.
76. Turquesa Esmalteria
A Turquesa Esmalteria está no mercado desde 2014 para entregar uma experiência diferenciada para clientes que procuram serviços especializados de manicure. Suas referências são sempre ligadas à beleza e ao bem estar. O cliente da Turquesa percebe que está em um ambiente diferenciado à partir de detalhes que vão desde o atendimento, o cuidado com biossegurança, a apresentação dos profissionais, os mimos oferecidos ao cliente e o ambiente bonito e confortável. A rede conta com mais de 60 unidades distribuídas em vários estados brasileiros. Investimento a partir de R$ 82,4 mil.
77. Cafeteria Sterna Café
O Sterna Café apresenta um modelo de negócio diferenciado e inovador, aliando rentabilidade, ambiente arrojado e produtos de qualidade. Prova disso é que a rede cresce a cada dia e conquista mais adeptos. Afinal, todo bom negócio, começa com um café. Tudo é trabalhado de forma com que os clientes se sintam únicos levando experiência e trabalhando de forma personalizada. Atualmente a rede conta cerca de 90 franqueados presentes em SP (capital e interior), RJ, MG, DF, PE, PA, TO e PR. E segue crescendo. Os franqueados e as suas equipes têm ao seu alcance o conteúdo completo da Universidade Sterna Café. São mais de 300 vídeos para treinamento e reciclagem a qualquer momento. Investimento a partir de 86 mil.
78. Ikki Planos Educacionais
A Ikki Planos Educacionais é uma rede especializada em planos de aprendizado com foco no propósito de cada pessoa, atendendo desde crianças até adultos de todas as idades. Aos investidores, a rede oferece modelo de franquia home based. Investimento a partir de R$ 10 mil
79. Meu Dever de Casa
A Meu Dever de Casa é uma franquia de educação especializada em apoio escolar, oferecendo sessões de estudo e cursos de aprimoramento. As franquias de unidades físicas variam de acordo com a estrutura e capacidade de atendimento. Há também um modelo home based, no qual o atendimento é feito em residências, escolas, consultórios e coworkings. Investimento a partir de R$ 5 mil.
80. Reduz Veículos
A Reduza Veículos é uma das franquias mais lucrativas que visa evitar com que as pessoas percam os seus veículos. Para isso, a empresa faz a renegociação de financiamentos de carros. Assim, os clientes têm mais facilidade para regularizar a situação e evitam ter o seu auto apreendido. Além disso, a marca faz o monitoramento do veículo. Logo, o objetivo é também evitar a sua apreensão. Sendo assim, o papel do franqueado da marca é fazer a captação de clientes e oferecer orientações a eles. Por fim, a franqueadora é quem realiza os monitoramentos. Investimento a partir de R$ 10 mil.
81. Sóbrancelhas
Com foco em beleza e bem-estar, as unidades trabalham com serviços de design de sobrancelha, alongamento dos cílios e depilação com linha. Ao todo, são mais de dez serviços especializados em beleza do rosto, além de uma linha completa de produtos próprios. Investimento a partir de R$ 8 mil.
82. Cafeteria Saboreaey Café
é uma rede de franquias Espanhola criada por Mario Rubio há mais de 10 anos, que cresce pelo mundo e já se espalha por mais de 6 países. Na sua criação Mario quis desenvolver um conceito que deixasse clara a vocação da marca em querer ser parte da vida dos clientes. Investimento a partir de 50 mil
83. Set Créditos
A Set Créditos está no mercado financeiro há 15 anos, no segmento de negócios e finanças, o principal serviço da marca é oferecer produtos como empréstimo, seguro, financiamento, consórcio entre outros. No mercado de franchising a Set Créditos está funcionando há 6 anos, e neles a rede conquistou 40 lojas em todo o Brasil. Investimento a partir de R$ 10 mil
84. Delivery Much
Fundada em 2011, a Delivery Much se estrutura no segmento de alimentação como franquia de aplicativo de delivery de comida. A rede tem como foco de atuação as cidades do interior do país, e possibilita que os franqueados atuem no modelo de negócio home office com baixo custo operacional em um segmento em franca expansão. Investimento a partir de R$ 8 mil
85. Freewet
Além da lavagem a seco, a Freewet oferece serviços estéticos como cristalização de vidros, polimento de faróis, enceramento, espelhamento e remoção de riscos, assim como higienização interna, de ar condicionado e limpeza técnica de motor. Os modelos de negócio disponíveis são: licenciado light, franquia nano, franquia box e franquia master. Investimento a partir de R$ 3,2 mil
86. Postex Express
A Postex Express é uma rede de franquias especializada em serviços de entregas de encomendas, cargas fracionadas e e-commerce. Em expansão por franchising para as regiões Sul e Sudeste, a rede trabalha com quatro modelos de franquia. Investimento a partir de R$ 3,5 mil
87. DinDin Pag
A DinDin Pag é uma franquia que atua no ramo de meios de pagamento. As máquinas de cartão da marca prometem facilidade de uso, rapidez e praticidade. Parte do drupo CredFácil, a DinDin Pag oferece um modelo de negócio com operação 100% digital. Investimento a partir de R$ 10 mil
88. The Voucher
Aproveitando a procura e aceitação cada vez maior por cupons e vouchers de desconto, o empresário Vinicius Almeida da holding Grupo VA Licenciamentos e Franquias criou a The Voucher que vem a ser a primeira rede que oferece esse serviço. A rede oferece cupons de descontos em todos os segmentos, como bares, restaurantes, academias, escolas, entre outros estabelecimentos. Possui aplicativo para os sistemas Android, iOS e Windows Phone. No modelo que já possui 24 unidades no país. Investimento a partir de R$ 10 mil.
89. Quisto Corretora de Seguros
A franquia Quisto é uma corretora de seguros que começou suas atividades na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
A empresa tem parceria com diversas seguradoras de renome mundial, e por isso, consegue oferecer aos clientes preços justos e variados. O franqueado conta com algumas vantagens de trabalhar com a Quisto. Ela possui um software próprio que faz várias cotações ao mesmo tempo para o corretor. Investimento a partir de 20 mil.
90. Sofá Café
Uma rede de cafeterias reconhecida e premiada que une excelente serviço de cafés especiais com torra própria, ambiente de design e gastronomia saudável e saborosa. Hoje é considerada uma das melhores cafeterias de São Paulo, onde você vai mergulhar no mundo dos cafés especiais e se surpreender entendendo por que o café não deve ser preto e nem amargo. Investimento a partir de 80 mil
91. Guia-se
A franquia Guia-se atua há anos no mercado e oferece serviços de consultoria em marketing digital e criação de sites. O modelo de negócio não exige experiência prévia, mas mesmo assim, o empreendedor poderá oferecer uma série de soluções marketing para empresas. A marca conta com um modelo home office de trabalho. Investimento a partir de R$ 27,9 mil.
92. Mazze
No mercado de beleza temos a micro franquia virtual Mazze. A rede é uma franquia on-line de venda de semijoias que oferece produtos como anéis, brincos, colares, tornozeleiras, bem como artigos masculinos e infantis. A Mazze trabalha com três modelos de negócios: a franquia Silver, a Diamond e a Gold. O franqueado possui algumas ferramentas a mais para fazer as vendas de acordo com o modelo de negócio. Investimento a partir de R$ 9 mil.
Microfranquia Acuidar: Foi pensando nessa necessidade que a Acuidar surgiu oferecendo os melhores serviços prestados por pessoas qualificadas, que cuidam das pessoas em domicílio.
Ofertar o cuidado especial que o assistido necessita, sem privá-lo do convívio familiar é a nossa missão, assim como prestar sempre um serviço de elevado padrão de qualidade, garantindo tranquilidade para a família que contrata. A Acuidar, com sua metodologia própria e estrategista em ofertar um serviço de excelência, ganhou destaque na cidade e se tornou empresa de referência que hoje é a maior empresa de cuidadores do estado da Paraíba, possui grande número de funcionários e faturamento médio mensal acima das empresas da mesma área. A Acuidar é destinada a pessoas que possuem o espírito empreendedor e que, além disso, buscam um negócio lucrativo com prestação de serviços cujo principal objetivo é proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas e dos familiares. Investimento a partir de R$ 24 mil
93. Monitorias
A Monitorias nasceu no ano de 2015, na cidade de São Paulo, a partir das experiências, necessidades e dificuldades pessoais enfrentadas pelos sócios fundadores Rafael Leonardo Rocha e Carolinne Serrano Coutinho em buscar uma renda extra para se manterem durantes os estudos universitários. A Monitorias foi idealizada para ajudar pais que buscam assistência especializada para melhorar o desempenho dos filhos na escola e evitar reprovações. Além disso, a Monitorias tem o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas, para suprir as necessidades dos milhares de brasileiros que buscam por profissionais qualificados para ajudar seus filhos com reforço escolar. Investimento a partir R$ 7,9 mil
94. Parça
A Parça surgiu para democratizar o acesso de milhões de brasileiros a serviços bancários e oferecer soluções customizadas, que atendam as principais demandas da grande parte da população de forma simples e prática. Através de terminais de autoatendimento, implantados em pontos estratégicos e com alto fluxo de circulação de pessoas, como: supermercados, terminais de ônibus e metrô, shoppings centers e outros, os usuários conseguem pagar ou parcelar boletos e contas de consumo, tributos municipais, estaduais e federais, realizar recarga de celular, consulta de CPF e CNPJ, solicitar crédito consignado ou empréstimo pessoal, realizar verificação veicular completa, entre outros serviços. Investimento a partir de R$ 49.3 mil
95. Camerite
A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial. Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes. Investimento a partir de R$ 25 mil
Microfranquia Oragânica Body Spa: A Orgânica, é uma empresa de cosméticos com base 100% vegetal em seus produtos e acessórios para corpo e banho que tem como objetivo prover uma linha de alta qualidade acessível para todos! Sempre em busca de um mundo mais sustentável e feliz, aliás a Orgânica não faz testes em animais. Com mais de 30 anos atuando no mercado B2B desenvolvendo produtos para marcas como Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Natura e muitas outras a Orgânica ganhou reconhecimento e credibilidade nacional com um ideal forte e determinado, buscando uma forma mais humana e criativa de fazer parte do cotidiano das pessoas, inspirando-as a acreditar num amanhã melhor. Investimento a partir de R$ 29.9 mil
96. Cuidare
A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia. Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office. Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo. Investimento a partir de R$ 25 mil.
97. Five
A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde. Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços. Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão. Investimento a partir de R$ 9,9 mil.
98. Lady Driver
A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento.
Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local. Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio. Investimento a partir de R$ 30 mil.
99. Supera
o Supera Instituto de Educação nasceu em novembro de 2005, fruto do sonho do engenheiro formado pelo ITA, Antonio Carlos Guarini Perpétuo, que desejava contribuir efetivamente na formação de seus filhos e da juventude brasileira para que se tornassem adultos felizes, éticos, socialmente responsáveis, emocionalmente equilibrados e profissionalmente bem-sucedidos. Para isso, contou com uma equipe de professores e pedagogos que, durante os dois anos que antecederam a inauguração da primeira escola, em janeiro de 2006, deram vida ao primeiro curso “SUPERA – Ginástica para o Cérebro”, método inovador e pioneiro que conhecemos hoje. Investimento a partir de R$ 69 mil.
100. Banneg
Banco de Negócios foi fundado em 2008 e entrou para o franchising em 2017. A marca de consórcios, empréstimos, financiamentos e outros serviços financeiros atua com modelos de loja física e home office, com 80 franqueados. São exatos 13 anos de negócios por todo o Brasil, que hoje se multiplicam através de um modelo defranquia com a mesma receita de sucesso, o sangue verde Banneg. As unidades espalhadas pelo Brasil têm como missão levar soluções financeiras de maneira exclusiva e personalizada para cada cliente, seja para o uso pessoal ou empresarial, somos o Banco de Negócios que estende a mão para os sonhos do brasileiro. Investimento a partir de R$ 10 mil.
101. Stone
a Stone se tornou a maior adquirente independente do mercado de pagamentos no Brasil. Além do destaque alcançado no segmento das “maquininhas de cartões”, a empresa desenvolve soluções para pagamentos em todas as plataformas digitais. A tecnologia da Stone para o processamento de compras se adequa a diferentes tipos de negócio, potencializando empresas que querem criar novas experiências de pagamento. As operações locais da Stone em todos os estados do país são fundamentais pra que a empresa seja classificada com o melhor atendimento do mercado. A Stone busca empreendedores que estejam dispostos a levar a maneira mais justa e transparente de fazer negócio a ainda mais cidades. A ideia é que as franquias estimulem comércios e desenvolvimento locais, levando um serviço de excelência e o suporte real aos lojistas de todo o país. Investimento a partir de R$ 30 mil.
102. Lien
corretores e agentes de seguros de autos, imóveis residenciais e comerciais, vida e planos de previdência complementar e de saúde. Consórcios, Financiamentos e Investimentos. O objetivo da Lien Corretora de Seguros é proporcionar segurança e despreocupação, por isso contamos com uma consultoria especializada que visa orientar e apresentar a proposta de seguro mais adequada às suas necessidades, através de uma análise minuciosa para oferecer o melhor custo-benefício com a certeza de uma apólice bem elaborada. Investimento a partir de R$ 10 mil.
103. Encontre sua Viagem
a Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte (MG) e possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil por meio de seus mais de 500 franqueados. A Encontre Sua Viagem é uma franquia de agências de viagens que pode ser implantada em cidades que tenham a partir de 30 mil habitantes. Investimento a partir de R$ 3 mil.
104. Dr. Jardim
é uma microfranquia de jardinagem e paisagismo que atende todas as necessidades de residências e condomínios. Entre os serviços prestados para jardins estão: execução e implantação de projetos paisagísticos, manutenção de jardins que englobam poda, corte de gramado, cronograma de adubação, controle de pragas e doenças, revitalização e renovação de canteiros, projetos paisagísticos, execução de jardins e gramados. Investimentos a partir de 25 mil
105. Corretora de Seguros
A Bidon Corretora de Seguros é uma rede que oferece seguros personalizados para cada um de seus clientes, nas áreas de automóveis, viagem, residencial, de vida, de eletrônicos portáteis, entre outros. Para os franqueados a marca disponibiliza o modelo de atuação em home based, com alto potencial de lucratividade e baixo investimento inicial. Investimento a partir de R$ 5 mil
106. Microfranquia Distrito Digital
A Distrito Digital é uma rede de microfranquias especializadas em estratégias de marketing digital. Os serviços da rede têm como foco micro e pequenas empresas que precisam do apoio de ferramentas como sites, redes sociais, anúncios e conteúdo para aumentar o alcance e as vendas. Investimento a partir de R$ 5,9 mil.
107. SuperGeeks
A Super Geeks é uma rede de escolas de programação e robótica para crianças. Os cursos trabalham conhecimentos como desenvolvimento de games, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial etc. A rede trabalha com modelos de franquia que vão desde escolas tradicionais até unidades instaladas dentro de outras escolas e franquias home based com foco em cursos online. Investimento a partir de R$ 6 mil
108. Dr. Faz Tudo
a Dr. Faz Tudo é uma rede de baixo investimento e alta lucratividade que profissionaliza os serviços de reparos, reformas, manutenções e construções em geral. Atua num mercado crescente que carece de empresas profissionalizadas para atender o consumidor cansado de tanto amadorismo. Toda unidade é operada localmente por um franqueado-diretor que se responsabiliza tecnicamente pelos serviços e zela pelas orientações estabelecidas pelas Normas da ABNT e pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). Investimento a partir de 25 mil
109. CEOFOOD
A Ceofood é uma rede de microfranquias de aplicativo de delivery gastronômico focada em periferias e cidades do interior. Na prática, o franqueado deve prospectar restaurantes para pagarem mensalidades em troca de serem inclusos no aplicativo. A Ceofood atua no segmento de Delivery com um aplicativo de alta performance [semelhante aos grandes players do mercado, porém com delivery de tudo], que conecta bares, restaurantes, farmácias, pet shop, supermercados e outros lojistas com os seus clientes. Buscamos entregar consultoria, agilidade e praticidade. Fundada em 2017, está presente em mais de mais de 20 estados com mais de 300 franquias no Brasil. Com escritório em São José do Rio Preto e São Paulo – SP, atende todo território nacional. A Ceofooddispõe de equipe altamente preparada, amplo know-how com mais de 20 anos de experiência. O franqueado além de entrar para um time de sucesso com baixo investimento inicial, receberá treinamento, suporte e consultoria totalmente humanizada de segunda à sexta-feira das 08h às 18h. Investimento a partir de 20 mil.
110. Café MAEG
A marca Café MAEG pertence ao grupo de empresas Fontanillas Group e é uma opção de negócio enxuto e lucrativo. O modelo de negócio é a partir de um carrinho de café, posicionando-se onde o franqueado preferir, com a liberdade para incluir produtos no mix. Não é preciso funcionários e nem um ponto comercial, podendo-se trabalhar sozinho. Investimento a partir de R$ 6.987 mil.
111. Only Mule
É especializada em drinks e coquetéis, tendo como carro chefe o Moscow Mule, bebida que tem se tornado cada vez mais popular. Vários de seus drinks são servidos em canecas de cobre, uma forma especial de consumo deste tipo de bebida. Com receita exclusiva da espuma que acompanha os drinks, como é o caso do Moscow Mule. A Only Mule apresenta um modelo de negócio enxuto, que não exige muito espaço nem funcionários. E ainda conta com atrativos para os clientes. O franqueado e seus colaboradores recebem treinamentos para conhecer a operação da marca bem como para aprender como fazer os drinks e coquetéis do cardápio. São três modelos de negócio para o empreendedor escolher. Um voltado para quiosque, outro para loja e um terceiro para bicicleta. Neste último, o franqueado leva os drinks para a saída de eventos e outros locais de grande movimento. Investimento a partir de 54 mil.
112. Exagerado Fried Chicken
Desde 2012, a Exagerado passou a franquear a terceiros o direito de fabricar, comercializar ou revender seus deliciosos produtos. Todos os insumos são fornecidos por fornecedores credenciados. Diante da ausência de limitações logísticas, a franqueadora intenciona abrir unidades por todo Brasil, com foco nos Estados do ES, MG e da Região Nordeste. A Exagerado Fried Chicken é uma rede de microfranquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro. O franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país. Investimento a partir de R$ 40 mil.
113. Pede.ai
Aplicativo de delivery para médias e pequenas cidades. Não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento. Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar. O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais. O licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca. Investimento a partir de R$ 5 mil.
114. Timol
Atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água. O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação. Investimento a partir de 1.3 mil.
115. X Costela e Cia
Atua no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches. Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração. O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. Investimento a partir de R$ 80 mil.
116. 10 Pastéis
A marca entrou para o franchising em 1996 e tem modelos de franquias que podem ser instalados em lojas de rua, containers ou com operação dedicada ao delivery. Hoje com 40 lojas abertas em nove estados do Brasil, a empresa já tem mais sete microfranquias em processo de abertura e projeto de expansão para 70 lojas. Investimento a partir de R$ 32.5 mil.
117. Fábrica de Bolos Vó Alzira
Em 2008, Dona Alzira Ramos, com 60 anos já era avó do Guilherme e, como todos nós em algum momento da vida, passava por uma dura perda familiar e por dificuldades financeiras. Tinha todos os motivos do mundo para reclamar da vida, mas resolveu ir atrás de seu sonho e ajudar no sustento de sua família. Seu dom e sua paixão era pelo Bolo Caseiro. Esse é a história que define essa rede de microfranquias. Até se chegar na fórmula ideal, vários ingredientes foram usados, vários bolos foram jogados fora, mas nunca faltou Dedicação, Amor e Carinho. No começo foram 5 bolos na mercearia de um amigo. Rapidamente passaram a 30, 300 e hoje graças a vocês nossos amigos, já passam de 300.000 bolos mês em todo o Brasil. Investimento a partir de R$ 80 mil.
118. Nação Verde
A Nação Verde é uma rede de microfranquias que está há mais de 10 anos no mercado de alimentação saudável. Com vários formatos de comércio. De microfranquia a superloja um investimento pra quem gosta de alimentação saudável e natural, fabricação própria e brasileira. Investimento a partir de R$ 26 mil.
119. Honest Market Brasil
Em 2013, em uma viagem para a Austrália, Murilo Specchio se deparou pela primeira vez com mercados de autoatendimento, amadureceu a ideia e após testar o conceito com uma empresa de refeições ultracongeladas, em 2020, junto aos sócios Ana Paula Moraes e Gustavo Sartott, fundou a startup Honest Market Brasil, focada na experiência do consumidor, levando alimentos, bebidas e produtos de uso diário para ambientes comerciais e residenciais usando tecnologia. Ir ao mercado sem precisar sair do ambiente residencial ou corporativo, escolher e pagar pelos produtos sem atendentes ou câmeras, assim são os mercados de conveniência baseados na honestidade, modelo conhecido como honest market que vem se popularizando no mundo. O objetivo é facilitar as compras pontuais, sem que as pessoas precisem se deslocar para outros endereços ou aguardar o delivery, otimizando o principal ativo que elas têm, o tempo. Além de condomínios residenciais, principal aposta da Honest Market. Investimento a partir de R$ 22,5 mil.
120. Home Care do Óculos
A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.
O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto. Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder. Investimento a partir de R$ 70 mil.
121. Linked
A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc. Nas microfranquias da Linked, você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing. Investimento a partir de R$ 3 mil.
122. Mundo Toy
A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online. Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas. Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê. Investimento a partir de R$ 9 mil
123. Orgânica
A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis. A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais. Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca. Investimento a partir de R$ 29,1 mil
124. Ponto TV Publicidade
A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.
Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade. Investimento a partir de R$ 3,9 mil
125. Primeiro Mundo Registro de Marcas
A Primeiro Mundo Registro de Marcas é uma rede de microfranquias que atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI. Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países. Investimento a partir R$ 15 mil.
126. Prospecta Obras
A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal. Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura. Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas. Investimento a partir de R$ 50 mil
127. QCarreira
A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios. Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.
A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.
128. Twuice
A Twice é uma rede de microfranquias de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.
O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação. Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora. Investimento a partir de R$ 33,7 mil
129. Vendastech
Uma das microfranquias virtuais que trabalha com marketing digital é a Vendastech. A marca possui mais de 10 anos de experiência neste mercado.
O franqueado Vendastech tem direito a 8 marcas e 8 sites do grupo Vendastech, todos eles apontando para o contato do próprio empreendedor. Investimento a partir de R$ 22 mil.
130. 123 Inglês
A franquia 123 Inglês funciona de modo 100% on-line, com aulas virtuais de inglês para os seus alunos. A rede oferece aos franqueados a flexibilidade de trabalhar de casa, sem a necessidade de espaço físico. Basta ter um bom computador e uma boa internet para oferecer os serviços da 123 Inglês. Investimento a partir de R$ 29 mil
131. Cosmetic Green
Por fim, a Cosmetic Grenn é uma microfranquia virtual que trabalha com produtos de beleza naturais e que não são testados em animais.
A rede possui modelos de loja física e home office. Neste último, o franqueado faz a divulgação da marca e recebe até 20% sobre cada venda. Investimento a partir de R$ 19,9 mil
132. Clickasa
A Clickasa baseia-se em um aplicativo que promove a união entre o prestador de serviço e o cliente final. De forma muito simples, com poucos cliques o cliente poderá ter um prestador de serviço que necessita, pagando o valor previamente combinado. Tudo isso pelo aplicativo.
133. Arquivar
A Arquivar é uma rede de franquias que atende a este segmento do mercado. A empresa atua criando soluções de gestão documental para qualquer organização, independente do ramo de atividade. Como resultado, os franqueados possuem um grande campo de atuação. A Arquivar possui milhares de clientes espalhados por todo o Brasil e já atingiu a incrível marca de bilhões em documentos tratados e arquivados.
134. Flash Courier
A Flash Courier é uma rede de microfranquias de transportadoras que trabalha com serviços de armazenagem, entrega de encomendas e logística reversa. Fundada em 1993, a marca conta com 130 franquias e parceiros no Brasil, e também atende internacionalmente por meio de parcerias. Investimento a partir de R$ 10 mil
135. ESCEF
A ESCEF Educação Financeira é uma escola de formação para profissionais que querem atuar na educação financeira desenvolvendo projetos e cursos para empresas e pessoas físicas. Investimento a partir de R$ 10 mil
136. Cia do Sono
Com quase 30 anos de atuação no mercado de colchões, a Cia do Sono é uma rede de microfranquias especializada na venda de colchões ortopédicos e boxes de fabricação própria. São dois modelos de negócio disponíveis: franquia tradicional e microfranquia. Investimento a partir de R$ 5,5 mil
Microfranquia Brechó Agora é Meu: O Brechó Agora é Meu abriu as portas em 2017, no bairro Higienópolis, em São Paulo. A proposta da loja é oferecer aos clientes acesso a marcas de luxo, trabalhando com produtos com cara de novos e serviço exclusivo de consultoria de imagem. A rede oferece dois modelos de negócio: nanofranquia e loja física. Investimento a partir de R$ 5,9 mil
137. Me Salva! Tudo para celulares
A Me Salva! oferece aos clientes um mix de produtos diverso, incluindo eletrônicos, capas e acessórios para celulares. Fundada em 2019, a marca já iniciou seu projeto de expansão por franchising e busca oportunidades em todo o território nacional. As franquias podem ser home based, store in store, de quiosque ou loja. Investimento a partir de R$ 9,9 mil
138. UGuia
A UGuia é uma franquia de portal de publicidade que permite que sejam empresas, produtos ou serviços sejam localizados por meio de um único endereço eletrônico. Os principais serviços oferecidos pela marca são de publicidade, marketing digital, criação de sites e hotsites, aplicativos, assessoria e consultoria. Investimento a partir de R$ 5 mil
139. Vida de Ouro
Fundada em 2009, a Vida de Ouro é especializada em previdência e todos os tipos de seguros. Criada por três sócios com mais de 20 anos de experiência no segmento, a marca conquistou os clientes e expandiu por franchising em 2015. Atualmente, já são 60 unidades Vida de Ouro espalhadas pelo Brasil. Investimento a partir de R$ 9,9 mil
140. Meu Dever de Casa
A Meu Dever de Casa é uma franquia de educação especializada em apoio escolar, oferecendo sessões de estudo e cursos de aprimoramento. As franquias de unidades físicas variam de acordo com a estrutura e capacidade de atendimento. Há também um modelo home based, no qual o atendimento é feito em residências, escolas, consultórios e coworkings. Investimento a partir de R$ 5 mil
141. Mondo Bianco
Com duas décadas de atuação no mercado de vestuário, a Mondo Bianco é uma rede de microfranquias especialista em fabricação e venda de uniformes. A rede produz camisas e calças de acordo com os pedidos de cada empresa, sendo o microfranqueado responsável pela visita e entrega dos produtos aos clientes. Investimento a partir de R$ 10 mil
142. Kwikasair
Com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a Kwikasair é uma rede de microfranquias de logística que oferece serviços de entregas de encomendas. A empresa tem alcance em todos os estados brasileiros e entrega as encomendas em até 72 horas. A franqueadora oferece três modelos de negócio incluindo o de microfranquia, que pode ser operado em home office e não exige compra de equipamentos ou contratação de funcionários, o que diminui o valor do investimento inicial. Investimento a partir de R$ 5,5 mil.
143. Vilesoft
A Vilesoft é um negócio voltado a software de gestão empresarial (ERP e RH) e atua há mais de 30 anos no mercado de softwares e soluções integradas. A empresa já recebeu o prêmio TOP 10 de satisfação dos franqueados pela Pequenas Empresas Grandes Negócios Franquias. Investimento a partir de R$ 75 mil
144. TZ Viagens
A TZ Viagens é uma agência de viagens e intercâmbio. Ela oferece modalidades para quem quer abrir uma loja física ou online. A TZ Viagens oferece também o mais amplo portfólio de produtos e serviços turísticos, disponibilizando aos seus clientes uma grande variedade de opções em um único atendimento. Ou seja, tudo o que o cliente precisa para a viagem. Foi a única rede de franquias de viagens duplamente premiada em 2020. Ela recebeu o prêmio de Excelente Franchising pela ABF e uma das melhores franquias do Brasil 2020 pela PEGN. Investimento a partir de R$5,5 mil
145. Marca Protegida
A Marca Protegida é uma rede de microfranquias que realiza registro, monitoramento de marcas e apoio jurídico para empresas. Tudo online, inclusive, a captação de seus clientes. Por exemplo, o franqueado encontra uma empresa na internet, vê que ela ainda não tem registro de marca, entra em contato e oferece o serviço. Interessante dessa microfranquia é que você não precisa ter dedicação exclusiva. Ela recomenda dedicar-se a partir de 8 horas semanais para prospecção local de clientes e visitas para apresentar propostas, uma boa opção para quem está buscando apenas complementar sua renda. Investimento a partir de R$ 10 mil.
146. Energy Brasil
A Energy Brasil é a maior rede de microfranquias de tecnologia energética fotovoltaica do Brasil. Ela já tem presença em 20 estados e conta com mais de 60 unidades. Investimento a partir de R$ 25 mil.
Microfranquia É seguro Corretora
A É Seguro Corretora é uma rede que também entrou para lista das maiores microfranquias de 2020 pela premiação da ABF. A franquia trabalha com seguros, consórcios, empréstimos, plano assistencial, telemedicina, planos de saúde e odonto e financiamento de veículos. São mais de 200 franquias em todo o Brasil. Os franqueados recebem suporte em marketing digital e mais de 180 tipos de seguros para serem comercializados. Investimento a partir de R$ 19,9 mil
147. Next Franquias
A Next franquias é uma rede de microfranquias de tecnologia da informação. As unidades da empresa realizam gestão e suporte de TI por meio de contratos mensais. Os clientes são monitorados 24h e se beneficiam das rotinas de segurança.
O franqueado recebe material completo, suporte da franqueadora, um escritório modelo com um design profissional e muito mais. Investimento a partir de R$ 35 mil.
148. SMS Digital
A SMS Digital é uma rede de microfranquias que atua na área de comunicação móvel. A rede acredita que ser digital é hoje uma das melhores maneiras de se conectar com o cliente, por isso, oferece a solução de SMS para as empresas e instituições de todos os segmentos do mercado. A SMS Digital é a primeira rede desse segmento no país. Investimento a partir de R$ 5 mil
149. Cacau Show
A empresa foi fundada em 1988 e, com apenas 25 anos de história, a franquia Cacau Show já era a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, a rede conta com mais de 2.000 unidades em todo o Brasil. Por isso, é tão fácil encontrar uma loja Cacau Show nos principais shoppings e avenidas. Especialista em trufas, a franquia Cacau Show está em constante inovação, e ainda oferece uma variedade de produtos e sabores para todos os gostos, bolsos e momentos, considerada uma das maiores franquias de sucesso do Brasil possui 3 modelos de negócio: quiosque, container e lojas. O investimento inicial nas microfranquias Cacau Show é de R$ 42 mil.
150. Doutor Sofá
A Franquia Doutor Sofá oferece uma oportunidade única para empreender a partir de casa, concentrando-se na limpeza e impermeabilização de estofados. Se você procura um nicho especializado em serviços de limpeza, nossa franquia é uma escolha atraente e acessível, com um investimento inicial a partir de R$ 35 mil.
Esse modelo de microfranquias oferece suporte completo para operar de casa, atendendo às necessidades dos clientes que buscam serviços profissionais de limpeza para estofados, colchões e carpetes.
151. Aksis Pilates
A Aksis Pilates, nascida em São Paulo, reconheceu o crescente interesse pelo pilates, com mais de 15 milhões de adeptos globalmente, especialmente entre a classe C. Para tornar suas franquias acessíveis, a marca desenvolveu três modelos de negócios.
Além de ser uma forma de exercício físico, a proposta da Aksis Pilates é cuidar do corpo no presente, aliviando dores e prevenindo lesões futuras, visando uma vida com qualidade. Com um investimento inicial a partir de R$ 75 mil, a franquia oferece uma chance aos empreendedores de ingressar nesse setor em expansão, atendendo à crescente demanda por práticas que promovem bem-estar e saúde.
152. Hyperlocal
A Franquia Hyperlocal oferece uma plataforma com soluções integradas, especialmente desenvolvida para atender às demandas de salões de beleza e clínicas de estética. Seu serviço de agendamento online simplifica a gestão desses estabelecimentos, proporcionando uma experiência mais conveniente para os clientes.
Para quem busca empreender no setor de beleza e bem-estar, a Franquia Hyperlocal é uma oportunidade moderna e eficaz em microfranquias. Com um investimento inicial a partir de R$ 25 mil, oferece uma proposta atraente para empreendedores que desejam explorar o potencial do mercado de serviços de beleza, utilizando a tecnologia para otimizar a gestão e aprimorar a experiência do cliente.
153. Brazil Health
A Brazil Health é uma rede de microfranquias especializada em planos de saúde, odontológicos e seguros de vida, oferecendo um modelo de negócios flexível. Os empreendedores têm a opção entre franquias home office ou salas comerciais, adaptando o modelo à sua preferência e estilo de vida.
Investir em uma franquia Brazil Health é adentrar um setor essencial e de alta demanda: a saúde. Com um investimento inicial a partir de R$ 17,6 mil , a franquia se torna acessível para quem deseja ingressar no mercado de corretagem de seguros e planos de saúde, aproveitando as oportunidades desse segmento em constante relevância.
154. SuperRico
A SuperRico é uma plataforma que busca democratizar o acesso à educação financeira e ao planejamento financeiro, promovendo uma vida financeira saudável para todos. Sua rede de franquias oferece capacitação e suporte na captação de clientes, além de permitir que os franqueados participem ativamente em suas próprias estratégias de divulgação e prospecção.
O modelo de franquia da SuperRico é totalmente digital, eliminando a necessidade de custos com estrutura física. Isso possibilita que os franqueados operem de forma flexível, aproveitando as oportunidades do mundo digital. Quanto mais engajamento e dedicação, maiores os ganhos.
Com um investimento inicial a partir de R$ 21.160, tornar-se um franqueado da SuperRico é uma excelente oportunidade para empreendedores interessados no segmento financeiro, buscando atuar em um modelo de franquia moderno e inovador.
155. Portal Solar
A Franquia Portal Solar oferece a oportunidade de ingressar no mercado que mais cresce no Brasil: o de energia solar. Com a demanda em ascensão por fontes renováveis de energia, as microfranquias Portal Solar se destacam ao fornecer soluções empolgantes nesse segmento.
Ao investir na Franquia Portal Solar, você terá acesso a conhecimento especializado e suporte técnico, facilitando a transição dos clientes para a energia solar de maneira fácil e eficiente. A marca é uma escolha inteligente para empreendedores interessados em energia limpa e que desejam investir em um mercado sustentável.
O investimento inicial para se tornar um franqueado da Portal Solar é a partir de R$ 35.960. Essa é uma oportunidade única para se envolver em um setor estratégico e promissor, contribuindo para o avanço da energia renovável no país.
Veja abaixo mais opções de microfranquias lucrativas:
Não esqueça que investir em microfranquias significa:
- Baixo investimento;
- Se adaptar a um modelo de negócio pronto, sem precisar pensar do zero na ideia e na operação;
- Receber apoio do franqueador com consultorias e treinamentos, para começar o negócio;
- Garantia de acesso a informações relevantes do público-alvo, como dados demográficos e comportamento de consumo;
- Auxílio na divulgação da microfranquia. Algumas cobram a taxa de propaganda, referente a materiais físicos e até publicações nas redes sociais para o franqueado usar;
- Facilidade para a negociação com os fornecedores.
Fique atento:
Assim como na rede de franquias, para contratar a microfranquia, todo franqueado precisa entregar uma grande quantidade de documentos que comprovem sua capacidade financeira para adquirir e gerir uma unidade franqueada, porém, a franqueadora precisa garantir a seus franqueados a viabilidade de seu plano de negócios, com dados financeiros que comprovem sua capacidade de atender às necessidades de gestão de sua rede.
O candidato a franqueado deve se informar sobre a regularidade fiscal e tributária da empresa, verificando as certidões negativas federal, estadual e municipal de onde se encontra a sede da franqueadora. Por meio de referências comerciais, como dos principais fornecedores, será possível verificar se há indícios de problemas financeiros devido ao não pagamento de produtos e serviços contratados.
Não se esqueça que a internet também é uma excelente ferramenta de pesquisa, onde o franqueado poderá verificar o cumprimento às exigências legais ou obter informações que possam ser utilizadas na fase de entrevistas com o franqueador.
As chamadas microfranquias, cresceram durante o período da crise econômica e não dão sinais de que irão recuar no mercado nos próximos anos.
Seu baixo investimento inicial e fácil instalação e operação atraem os novos franqueados que devem ter em mente que mesmo facilitadas as redes são como qualquer outras de microfranquia.
Lembrando que o novo investimento deve tomar os mesmos cuidados e estudar o negócio da mesma forma como faria com uma unidade tradicional e de maior investimento.
É preciso alinhar as expectativas, uma vez que um investimento mais baixo tende a levar a um faturamento compatível.
E pra finalizar, o empreendedor pode se arriscar menos, com um investimento menor, e desfrutar no médio prazo da recuperação da economia, dessa forma, não é preciso esperar o momento ideal, mas ser arrojado no investimento.
O modelo de negócio das microfranquias se encaixa muito no atual cenário econômico.
Estude, avalie, escolha o modelo que mais se aproxime da sua personalidade, leve em conta seus conhecimento e bons negócios.