BLOG
franquias em alta 2023

Franquias em alta 2023: Tudo o que você precisa saber

O mercado de franquias vem apresentando um crescimento significativo. Após o baque que a pandemia da COVID-19 causou para todos os tipos de negócio, causando a suspensão e fechamentos de estabelecimentos por todo o mundo, os mais variados segmentos do franchising sacudiram a poeira e deram a volta por cima, com números de faturamento crescendo cada vez mais de ano a ano. Entre as franquias em alta 2023, os segmentos de alimentação, moda, casa e construção, hotelaria e turismo e saúde, beleza e bem estar puxaram o crescimento desse modelo de negócios, segundo dados obtidos pela Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre deste ano, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Neste post, contaremos mais sobre todos os setores que alavancaram o crescimento do mercado de franquias no Brasil. Continue conosco para saber mais sobre as franquias em alta 2023!

Franquias em alta 2023: hotelaria e turismo

O segmento do franchising que teve a maior variação positiva no primeiro trimestre de 2023 foi o setor de hotelaria e turismo, que simplesmente teve uma receita 37,5% maior quando comparada ao mesmo período do ano passado, liderando o grupo de franquias em alta.

Uma das explicações plausíveis para o boom de faturamento deste setor é a melhora da situação sanitária, arrefecida após o susto causado pela variante ômicron da COVID no começo de 2022. Com mais deslocamentos físicos e menos restrições, foi possível o setor apresentar um crescimento considerável, graças, principalmente, ao atendimento de toda a demanda reprimida e ao aumento do ticket médio por transação.

Franquias em alta 2023: alimentação

O setor de alimentação sempre é um dos grandes responsáveis por alavancar o franchising de maneira geral. Os dados obtidos pela ABF mostram que os resultados do primeiro trimestre deste ano não são diferentes e comprovam a importância deste setor e a grande figuração de negócios deste tipo entre as franquias em alta.

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, o mercado de franquias de alimentação se readequou e as perspectivas são boas para o futuro. O retorno das atividades presenciais e do comércio sem restrições, a redução do desemprego, o foco em meios digitais e a maior atenção a canais de venda como o delivery foram responsáveis pelo mercado de franquias de alimentação, considerando os segmentos de food service e comercialização-distribuição, ter sido um dos que mais faturou no início de 2023, crescendo, respectivamente, 18,6% e 21,2% em relação ao ano anterior, com uma receita total de aproximadamente R$ 12 bilhões.

Franquias em alta 2023: franquia Parmeggio

A história da franquia Parmeggio teve início no ano de 2003, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, com a colaboração dos empresários Marcelo Rocha e Sergio Olmos, que detinham vasta experiência no ramo de restaurantes fast food e se inspiraram em uma deliciosa receita de origem italiana para dar nome ao seu novo negócio: as saborosas parmegianas.

De acordo com Sergio, eles escolheram o nome da franquia de alimentação inspirando-se em uma das maiores especialidades da casa: o tradicional bife à parmegiana, que é servido tanto com os acompanhamentos mais conhecidos pelos brasileiros — arroz e batata frita — quanto com fettuccine, de acordo com a receita italiana.

Os pratos oferecidos pela franquia Parmeggio logo agradaram o paladar do público e, assim, o cardápio se expandiu com opções irresistíveis, como lanches deliciosos, beirutes e tábuas de porções com farofa e batatas fritas, que se tornaram uma ótima escolha para o happy hour e refeições noturnas.

Além disso, a franquia Parmeggio também traz opções de grelhados, com o carro-chefe sendo o contra filé especial, um dos pratos preferidos dos clientes do estabelecimento, de acordo com Marcelo Rocha, um de seus fundadores. O sucesso foi tanto que, em 2007, quatro anos depois da sua fundação, a empresa expandiu os seus negócios e se tornou uma franquia de fast food com a Parmeggio Franquias.

franquias em alta

A partir desse momento, a empresa começou a inaugurar novas unidades em outras cidades, se expandindo pelo Brasil, assegurando a padronização de seu modelo de excelência e garantindo aos seus públicos uma experiência de sabor diferenciada.

Com ingredientes selecionados cuidadosamente, eficiência e rapidez no atendimento, variedade de opções no cardápio e o principal: muita paixão pelo trabalho, a franquia Parmeggio é uma das melhores opções de investimento no setor de alimentação.

A rede conta com 74 unidades franqueadas e uma unidade modelo que serve de inspiração para as outras lojas. A unidade franqueada deve ter uma metragem de 30 a 50 m2. Quanto às taxas, o modelo de negócio oferecido pela franquia Parmeggio conta com opções acessíveis e atrativas para o empreendedor. A taxa de propaganda consome apenas 1% do faturamento bruto, enquanto a taxa de royalties é de 4% no Estado de São Paulo, enquanto fica em torno de 6% em outras localidades. A taxa de franquia também é acessível, variando entre R$ 35 mil e R$ 40 mil.

O faturamento médio mensal da franquia Parmeggio gira em torno de R$ 120 mil. O valor inicial de investimento neste negócio varia entre R$ 290 mil a R$ 495 mil e o tempo médio de retorno do investimento é de aproximadamente 24 meses.

Franquias em alta 2023: franquia Dogueria Perdizes

A Dogueria Perdizes é uma franquia em alta no setor de alimentação especializada em hot dogs fundada na cidade de São Paulo. Até o final de 2024, a marca tem como meta inaugurar 30 unidades franqueadas. A Dogueria Perdizes, atualmente,
conta com 8 unidades.

A franquia conta com uma ideia inovadora de elaborar hot dogs diferenciados, com ingredientes especiais que superam a expectativa dos clientes. Além disso, o cliente pode montar seu próprio sanduíche na Dogueria Perdizes, dessa forma contando com uma experiência personalizada e única. São lanches que vão muito além do pão com salsicha, com possibilidades como crosta de queijo, muito recheio, tamanho grande e até hot dog doce.

A Dogueria é conhecida como uma opção de franquia barata, também conhecida como microfranquia. Conta com uma operação simples e lucrativa, sendo possível lucrar até 1 milhão de reais ao ano, sistema que fez a marca evoluir de uma só loja para uma franquia em alta. São mais de 2 mil pedidos por mês, com uma média de R$ 43 por pedido.

● Investimento inicial: R$ 130 mil (delivery), R$ 202 mil (loja de rua);
● Tempo de retorno do investimento: entre 12 e 18 meses.

Franquias em alta 2023: saúde, beleza e bem estar

No primeiro trimestre de 2023, o setor de saúde, beleza e bem-estar despontou como um dos segmentos de franquias de maior destaque no mercado, segundo dados divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Esse segmento registrou um desempenho excepcional em termos de faturamento, ficando apenas atrás do setor de hotelaria e turismo.

O sucesso alcançado pelo segmento de saúde, beleza e bem-estar pode ser atribuído à contínua demanda dos consumidores por serviços que visam o cuidado pessoal, a estética e a busca pela qualidade de vida. Especialmente após o período desafiador da pandemia, as pessoas têm se mostrado cada vez mais interessadas em investir em si mesmas e em sua saúde física e mental.

Essa tendência reflete uma transformação na mentalidade do consumidor, que reconhece a importância de cuidar do corpo e da mente como um investimento em sua própria felicidade e bem-estar. O consumidor brasileiro, em particular, é amplamente conhecido por ser um dos que mais consomem produtos e serviços relacionados ao bem-estar.

Nesse contexto, as franquias que atuam nesse segmento se beneficiam de uma demanda constante e crescente. Os consumidores estão dispostos a investir em tratamentos estéticos, serviços de saúde, nutrição, academias, spas, salões de beleza e outras opções que contribuem para uma vida saudável e equilibrada.

Franquias em alta: franquia Nova Medtec

Fundada em 1990, a Nova Medtec nasceu da necessidade de atender clientes que exigiam bom atendimento, variedade de produtos e o melhor preço na cidade de São Paulo.

A franquia se mantém com foco na área Cirúrgica e Hospitalar, atendendo a médicos, clínicas e hospitais com produtos novos no mercado e da mais alta tecnologia.

Construindo caminhos para se tornar a mais bem conhecida no ramo, oferecem um atendimento de qualidade e uma excelente prestação de serviços.

A Nova Medtec possui uma grande variedade de produtos sendo mais de 7 mil opções entre as linhas Médico Hospitalar, Ortopédica, Fisioterapia, Vascular, Dermatologia, Cirúrgica, Esportiva, entre outras. Todos os produtos são originais e armazenados com a máxima segurança para manter sempre a melhor qualidade.

franquias em alta

Franquias em alta: franquia Onodera

A franquia Onodera é uma das franquias em alta no setor de saúde, beleza e bem estar. Sua rede está presente em 10 estados brasileiros, com mais de 50 unidades franqueadas em funcionamento. Além disso, essa marca é considerada uma das maiores referências no Brasil quando se fala em franquia de estética, franquia de depilação ou franquia de emagrecimento.

E isso não é à toa. A franquia Onodera já foi premiada 13 vezes com o selo de excelência da ABF franchising. Além disso, a Onodera é uma franquia 5 estrelas segundo o prêmio da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Já no Reclame Aqui, a franquia Onodera é considerada “ótima”.

Há mais de 40 anos no mercado, a Onodera tem sua sede em São Paulo, e é liderada pela família Onodera. Em todo esse tempo, já foram mais de 12 milhões de atendimentos realizados.

Para os franqueados, essa franquia em alta promete cerca de 20% de lucratividade, um valor acima da média do franchising, e um faturamento de até R$ 130 mil, além de suporte completo, sobre o que vamos falar mais adiante.

A Onodera é inovadora ao ser a primeira clínica de estética a se expandir pelo franchising no Brasil. De acordo com a marca, seus diferenciais são a tecnologia de ponta utilizada nos procedimentos, um atendimento personalizado, atencioso e voltado para a cliente, um atendimento específico de acordo com o objetivo (clareamento, emagrecimento, gordura local, acne, celulite, etc), e o acúmulo de know-how ao longo das décadas de história.

O propósito da franquia Onodera é servir à beleza, valorizando, acentuando e cuidando da beleza principalmente das mulheres, e buscando aumentar a autoestima das clientes.

Franquias em alta: franquia Consultare

A franquia Consultare é um centro médico completo com 10 possibilidades de negócios em 1. Fundada em 2015, a rede atua com conceitos tanto de fintech quanto de healthtech. Por isso, alcançou rapidamente uma consolidação no mercado e se tornou referência em regiões do interior de São Paulo.

Desde a sua fundação, a rede já atendeu mais de 200 mil pessoas e adotou o formato de franquia para gerar um crescimento exponencial do seu modelo de negócio por todo o Brasil. Hoje, a marca conta com a chancela da Associação Brasileira do Franchising (ABF).

As franquias da Consultare são núcleos de saúde que oferecem mais de 25 especialidades médicas, reunindo desde cardiologistas, urologistas, ginecologistas, até nutricionistas, psicólogos, dentistas, vacinas e esteticistas, além de mais de 3 mil opções de exames laboratoriais, serviços de home care e telemedicina.

Na prática, o franqueado realiza a gestão da unidade com todo o apoio da franqueadora tanto na administração quanto em áreas específicas, como RH, marketing, contabilidade, entre outras.

Atualmente, o interessado em investir no mercado de clínicas médicas que quiser fazer parte da franquia Consultare deve fazer um aporte mínimo de R$ 280 mil. Esse valor é exclusivo para cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes. Além disso, o faturamento médio é de R$ 2,5 milhões por ano, a taxa de propaganda não é cobrada, os e royalties cobradas são de 6% em cima do faturamento bruto e o prazo de retorno do investimento (conhecido também como payback) demora, em média, de 12 a 24 meses.


Franquias em alta: Yogini

A fundadora da franquia Yogini, Regina Zimmermann, idealizou a marca no final de uma aula de yoga, há mais de 15 anos. Sentada em cima do tapete utilizado para a prática do exercício, ela decidiu levar para mais pessoas o bem estar que sentia durante a atividade.

Partindo daí, Regina fundou a Yogini, primeira marca de moda do Brasil inspirada no yoga. O termo “yogini“, em sânscrito, se refere a pessoas que praticam o yoga em busca do autoconhecimento, sabedoria e leveza do ser.

A marca foi fundada no ano de 2005 e entrou para o mercado de franquias de moda yoga em 2012. Inicialmente, eram vendidas apenas roupas e acessórios para a prática da atividade. Hoje em dia, a marca da franquia Yogini evoluiu, trazendo produtos simples, feitos com tecidos naturais — feitos a partir de modal, gaze de algodão e viscose — porém, ao mesmo tempo, casuais e com a sofisticação e o conforto que os consumidores desejam.

Atualmente, a franquia Yogini opera 8 lojas nos principais shoppings de São Paulo, sendo 3 próprias (Ibirapuera, Morumbi e Villa Lobos) e 5 unidades franqueadas (Anália Franco, Eldorado, Higienópolis, Pátio Paulista e São Caetano), além de um e-commerce que funciona desde 2016.

A franquia Yogini faz parte do grupo Bayard Esportes, que tem mais de 65 anos de experiência e excelência no mercado de artigos esportivos.

Para se tornar um franqueado da franquia Yogini e entrar no mercado de franquias de moda yoga, é necessário que o investidor interessado faça um aporte mínimo de R$ 700 mil. Neste valor, estão embutidos R$ 150 mil de estoque inicial, R$ 120 mil de capital de giro, R$ 357 mil de obras, equipamentos e instalações, R$ 70 mil de taxa de franquia e R$ 3 mil do marketing inaugural.

Além disso, o faturamento médio é de R$ 85 mil por mês, as taxas de propaganda e royalties cobradas são de, respectivamente, 1% e 5% em cima do faturamento bruto, a lucratividade fica em torno de 10% e o prazo de retorno do investimento (conhecido também como payback) demora entre 24 e 48 meses.

Franquias em alta: serviços educacionais

O segmento de Serviços Educacionais assume um papel essencial no contexto das franquias, pois aborda uma questão de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil: a educação. Nesse sentido, as franquias voltadas para esse setor têm se mostrado altamente promissoras.

No primeiro trimestre deste ano, o segmento de Serviços Educacionais registrou um crescimento significativo de 17,8%. Essa tendência de expansão se mantém forte e promissora para o restante de 2023, uma vez que a educação é considerada uma prioridade tanto para as famílias quanto para aqueles que buscam avançar em suas carreiras profissionais.

Franquias em alta: CNA

Com mais de 45 anos de experiência no mercado de franquias brasileiro, a CNA Franquias é uma empresa de excelência com mais de 600 unidades escolares no Brasil. Em suas décadas de existência, acumulou 30 selos de excelência da ABF, sendo que o 30º foi conquistado em 2021. A marca é a única escola de idiomas da América Latina que possui material didático em parceria com a Disney, comprovando a qualidade do ensino CNA.

Além disso, uma franquia de idiomas é uma das melhores franquias para se investir porque a marca tem feito muito sucesso. 90% dos franqueados recomendaram a outros que participem e 80% dos franqueados abrirão novamente.

O investimento mínimo para se tornar um franqueado da CNA é de R$ 85 mil e o prazo de retorno do investimento (payback) é relativamente rápido considerando os padrões do franchising, se situando entre 2 e 4 meses.

Invista nas franquias em alta em 2023!

Nesse post, você pôde conferir que o que não falta no franchising é segmento interessante para se investir. São diversas opções de franquias em alta no setor de alimentação, saúde, beleza e bem estar, educação… Enfim, todos os gostos estão contemplados!

Para saber mais informações sobre o investimento nas franquias citadas ou em outros negócios, entre em contato com a equipe de especialistas da Goobiz. Somente com muita pesquisa é possível fechar um bom negócio, então analise todas as possibilidades e conte conosco!

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro das dicas e novidades do setor de franquias? Então é só acompanhar o nosso blog.