Não tem coisa pior para o dono de um comércio do que passar o dia sem clientes. Por isso, é fundamental escolher muito bem o ramo em que você irá investir. Caso contrário, além de morrer de tédio no balcão, você irá sofrer vendo as contas se acumularem sem realizar nenhuma venda. Para evitar que isso aconteça, veja a seguir nossa lista de 4 mini lojas baratas e lucrativas para ganhar mais de R$200 mil por mês.
4 lojas baratas para você investir em 2024
1.Maquiagem (Rosa Make)
O mercado de maquiagem sofreu bastante com a necessidade de isolamento social. Afinal, não fazia muito sentido apostar em produtos de beleza e franquias de cosméticos enquanto as pessoas estavam trancadas dentro de casa. Porém, com a volta das atividades presenciais, o setor apresenta um ótimo potencial de crescimento e tem tudo para retomar o fôlego de antes da pandemia.
Segundo relatório de inteligência do Sebrae, o Brasil tem o quarto maior mercado de beleza e estética do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Em 2022, o setor movimentou R$9,13 bilhões e teve um crescimento de 10,3% nas vendas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Quem sonha em aproveitar esse cenário promissor tem a opção de investir em uma mini loja de maquiagens por meio das franquias. Um exemplo é a Rosa Make. Criada em 2019, a rede tem como diferencial uma linha de produtos acessíveis, sendo que 95% dos itens comercializados têm o preço único de R$10.
Além disso, a rede de lojas baratas conta com uma seção premium, com maquiagens que levam o nome de grandes influencers, como Mari Maia, Bruna Tavares e Boca Rosa. Os requisitos para se tornar um franqueado são habilidade em gestão de pessoas e na parte administrativa, experiência com vendas e, é claro, gostar do mercado de produtos de beleza. Como suporte, a rede oferece manuais e orientação para implantação da loja, gestão de estoque, método de vendas, entre outras coisas.
Ficha técnica:
- Número de unidades: 10;
- Investimento inicial: R$90 mil (formato quiosque);
- Faturamento mensal: a partir de R$35 mil;
- Prazo de retorno: de 10 a 20 meses;
- Lucratividade: 50%
- Royalties: 5%
- Fundo de propaganda: Isento.
2.Moda infantil (Gira Piu)
Um dos grandes dramas enfrentados pelos pais é montar o guarda-roupas das crianças. Isso porque os pequenos crescem rápido, e num piscar de olhos aquele conjunto novinho que você comprou já não serve mais. Assim, a todo momento é preciso renovar as camisetas, calças, blusas, casacos, bermudas e todos os tipos de vestuário.
Conforme aponta a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento de moda infantil cresce a uma média de 6% ao ano e representa 16% do mercado têxtil nacional. Esse potencial, aliado à necessidade constante das famílias de renovar o vestuário das crianças, faz do setor uma ótima alternativa para quem pensa em abrir uma mini loja.
Um dos destaques nessa área dentro do mundo das franquias e das lojas baratas é a Gira Piu. Criada em 2016 no interior de São Paulo, a rede de brechós de roupas infantis vem ganhando espaço no mercado com sua proposta de oferecer itens a preços mais acessíveis. Ao mesmo tempo, ela gera uma alternativa de renda para quem está se desfazendo das peças que eram usadas pelos filhos que cresceram.
O negócio funciona da seguinte maneira: o interessado em vender as roupas agenda um horário e leva as peças higienizadas e em bom estado para uma avaliação. Uma vez aprovadas, elas ficam em consignação na loja, que repassará uma comissão ao antigo dono assim que a venda for realizada. Outro ponto positivo é a pegada sustentável da empresa, que ganha pontos junto ao consumidor ao estimular o reaproveitamento de recursos e gerar um impacto positivo no planeta.
Ficha técnica:
- Número de unidades: 5;
- Investimento inicial: R$130 mil;
- Faturamento mensal: a partir de R$20 mil;
- Prazo de retorno: de 2 a 3 anos;
- Lucratividade: a partir de 59,30%;
- Royalties: decrescentes, de 5% a 3%;
- Fundo de propaganda: R$500 mensais.
3.Presentes (Love Gifts)
Aniversários, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, Páscoa. Se tem uma coisa que não falta no calendário brasileiro são datas para presentear alguém. E isso se reflete em oportunidades de negócio.
Segundo a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas, o setor movimenta mais de R$83,8 bilhões em vendas no país a cada ano. Todo esse movimento acontece porque é um mercado que mexe com o lado emocional do consumidor. Afinal, quando gostamos de uma pessoa, sempre compramos pelo menos uma lembrancinha para não deixar datas importantes passarem em branco.
As mini lojas com foco em presentes e artigos de decoração se beneficiam desse sentimento. No caso da Love Gifts, um dos diferenciais da rede está na diversidade de produtos, que inclui copos, canecas, bolsas, jogos para casais, almofadas e muitas outras coisas.
No total, a marca conta com cerca de 2 mil itens em seu catálogo, sendo que mais da metade deles são de fabricação própria. Isso traz um apelo de exclusividade e ainda amplia as margens de lucro no momento da venda. Outro diferencial personalizadas que vem até com um cheirinho oficial da marca, o que dá ainda mais charme para os presentes.
Para os interessados, a empresa conta com uma rede de suporte interna voltada para os franqueados, que oferece treinamentos no segmento de vendas, marketing, sistema operacional, estoque e gestão de compras.
Ficha técnica:
- Número de unidades: 67;
- Investimento inicial: R$25,5 mil;
- Faturamento mensal: R$65 mil;
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses;
- Lucratividade: 23%;
- Royalties: de 5% a 8%;
- Fundo de propaganda: 2%.
4.Eletrodomésticos (Joterpi)
Ao facilitar tarefas diárias e proporcionar maior conforto, os eletrodomésticos contribuem com nosso bem-estar e qualidade de vida. Por isso, quando sobre algum dinheirinho, é natural que o brasileiro invista em itens deste segmento, que possui um dos tickets médios mais elevados do mercado.
Nos últimos anos, datas como a Black Friday vem ajudando a impulsionar as vendas do setor. Na edição de 2022, por exemplo, um estudo do Mercado Livre registrou aumento de 28% nas vendas de eletrodomésticos da linha branca, com destaque para geladeiras, freezers e máquinas de lavar roupa. Por todos esses motivos, apostar em uma mini loja de eletrodomésticos pode se mostrar uma opção de investimento bastante lucrativa.
O grande problema é que, quando pensamos em um negócio dentro desse setor, logo vem à cabeça aqueles magazines enormes onde o consumidor fica perdido em meio a tantos produtos. No entanto, é possível encontrar boas alternativas a essa realidade dentro do franchising.
Fundada em 2003 no Piauí, a Joterpi é uma rede de lojas compactas focada em eletrodomésticos. Ela aposta na falta de burocracia e em um atendimento mais próximo e personalizado para cativar o cliente. O modelo de lojas baratas também torna muito mais acessível para os franqueados ingressarem no setor sem precisar investir aquelas somas milionárias exigidas pelos grandes varejistas.
Ficha técnica:
- Número de unidades: 3;
- Investimento inicial: R$100 mil;
- Faturamento mensal: de R$100 mil a R$250 mil;
- Prazo de retorno: de 9 a 18 meses;
- Lucratividade: de 30% a 40%;
- Royalties: 2,5%;
- Fundo de propaganda: 1%.
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