Em pesquisa recente feita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontou que das 11 cidades que mais cresceram no cenário de franquias no país, apenas 4 não eram do interior. Isso abre cenário de alto crescimento de franquias para cidades pequenas.
Já em 2014 a mesma ABF (Associação Brasileira de Franchising) 43,6% das franquias do Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes e dados recentes apontam que esse número chegou aos 48,2%, apontando uma tendência de crescimento do setor em cidades pequenas.
O estado de São Paulo, ainda concentra boa parte do mercado de franquias no país porém fatores como, menores custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais, atraem os investidores e empreendimentos para o interior do Brasil e com o mercado cada vez mais competitivo nos grandes polos econômicos, o baixo índice de concorrência nas cidades menores também chamam a atenção do público empreendedor para esse modelo de negócio.
O avanço da tecnologia e das redes informação também são aliados fortes na ampliação do mercado pois, facilita o acesso, as negociações e implementações das franquias para cidades pequenas.
As franquias são modelos de negócios que já foram testados e aprovados pelos consumidores. Há a alta rentabilidade do empreendimento, resultado do acesso a treinamentos e os suportes oferecidos pela franqueadora.
Para atrair novos franqueados, algumas redes de franquias desenvolveram novos modelos de negócios com valores mais em conta para cidades pequenas de até 50 mil habitantes. Para atingir esse objetivo, as marcas estudam a viabilidade do mercado e o potencial das cidades de menor porte. Nesses estudos, as franqueadoras consideram aspectos como PIB per capita, potencial de consumo, potencial turístico, presença de shopping center ou grandes centros comerciais bem como se há grandes redes de lojas varejistas na região o que pode incluir cidades vizinhas, visto que muitas cidades são bem próximas umas das outras.
Uma das grandes vantagens de abrir um empreendimento em municípios com poucos habitantes está na oportunidade de ter um alcance que, muitas vezes, pode ser maior. Principalmente, se comparado as grandes cidades
Também existem modelos de negócios para cidades acima de 50 mil habitantes.
As franquias em cidades pequenas são um potencial de mercado.
Saiba mais sobre o crescimento desse modelo de negócio.
Entenda o crescimento das franquias para cidades pequenas
As franquias para cidades pequenas são um potencial de mercado. A pequenas cidades caminham, segundo o IBGE para um grande crescimento. As cidades com menos de 500 mil habitantes são as que mais crescem no país. Logo, o comércio nesses municípios tende a aumentar. A escolha de um modelo de negócio próprio exige estudo e visão sobre o potencial de mercado, além de um planejamento consistente, pensando em todas as variáveis, o que independe do tamanho da cidade.
Já para escolher quais os melhores tipos de franquias para cidades pequenas, é importante considerar alguns fatores, como:
- Movimentação de varejo;
- Presença de Shopping Center;
- Desempenho turístico;
- Potencial de consumo;
- Tipo de mercado predominante.
Parece difícil mas não é. Hoje as informações podem ser encontradas a um click.
O fato de morar em uma cidade pequena não quer dizer que as pessoas não estejam atualizadas e antenadas sobre o que há de bom no mercado. Você pode pensar em diversas alternativas de negócio, visto que a população no interior é também consumidora de bons produtos e serviços. Você pode pensar em modelos de negócios como:
- Centro de estética;
- Venda e manutenção de computadores;
- Serviços de manutenção (jardinagem, reparos, pintura, hidráulica, elétrica etc.);
- Serviços gráficos;
- Escola de idiomas;
- Produtos naturais (light, diet, vegetarianos, veganos, low carb);
- Salão ou barbearia;
- Loja de conveniência;
- Academia;
- Farmácia;
- Doces gourmet;
- Petshop;
- Loja de roupas.
Como em qualquer tipo de negócio, é necessário que o empreendedor tenha um perfil dinâmico, comprometido e arrojado para investir em franquias para cidades pequenas. Com o modelo de franquia você terá todo o suporte que precisa para abrir um negócio já padronizado e se basear nos resultados de outros franqueados da rede.
A realidade de cada município é diferente, sobretudo, nas diferenças entre cidades pequenas e maiores. Entretanto, é possível dimensionar a aceitação dos produtos da marca e comparar com o comportamento do cliente onde você pretende abrir seu negócio.
É de interesse de todos os franqueados que a marca seja bem-sucedida, independentemente do local em que estiver estabelecida. Logo, você pode contar com uma rede de apoio para troca de informações, ideias, campanhas que deram certo ou soluções de possíveis problemas.
A franquia traz a ideia de coletividade, organização e padronização, de um lado o franqueador se compromete em fornecer tudo o que é preciso para abertura da nova unidade, de outro, o franqueado precisa seguir e cumprir as regras previstas em contrato.
Desde 2015, a fatia total de franquias funcionando em cidades com menos de 500 mil habitantes está aumentando.
Abrir franquias para cidades pequenas requer alguns cuidados e recomendações ao investidor. A primeira delas é referente às pesquisas de mercado e geomarketing, que estipularão a viabilidade do negócio nesses locais.
Por mais que a marca seja reconhecida, é imprescindível a realização desses estudos, pois o negócio só dará certo caso o público local aceite e, principalmente, necessite do serviço ou produto que a rede terá para oferecer.
De acordo com a especialista em franchising e consultora da GSPP, Mércia Machado Vergili, muitas franquias possuem métricas específicas do público necessário para viabilização do negócio, e elas podem variar entre si, a depender do operacional da unidade a ser instalada.
Algumas vantagens também podem ser observadas na abertura de uma franquia no interior. Uma delas, por exemplo, são os custos de operação, que podem ser mais baixos se comparados aos grandes centros urbanos. Outra vantagem é a proximidade do franqueado com o seu negócio, já que em cidades menores o deslocamento entre residência e trabalho pode ser facilitado. O relacionamento aproximado com o público-alvo também pode e deve ser aproveitado.
Conheça o modelo de negócio de franquias para cidades pequenas
Para atrair novos franqueados, algumas redes de franquias desenvolveram novos modelos de negócios com valores mais em conta para cidades pequenas de até 50 mil habitantes. Para atingir esse objetivo, as marcas estudam a viabilidade do mercado e o potencial das cidades de menor porte.
Nesses estudos, as franqueadoras consideram aspectos como PIB per capita, potencial de consumo, potencial turístico, presença de shopping center ou grandes centros comerciais bem como se há grandes redes de lojas varejistas na região – o que pode incluir cidades vizinhas, visto que muitas cidades são bem próximas umas das outras.
As franquias são modelos de negócios que já foram testados e aprovados pelos consumidores. Há a alta rentabilidade do empreendimento, resultado do acesso a treinamentos e os suportes oferecidos pela franqueadora.
Já para os empresários que não possuem alto capital para investir no próprio negócio, ou têm receio de entrar em um financiamento, existem marcas que oferecem o modelo home based, ou home office e as microfranquias.
As cidades do interior entraram de vez no radar de expansão das popularmente chamadas de franquias baratas, por terem um teto de investimento inicial de R$ 105 mil.
“No interior, o empreendedor pode apostar em algo que ainda não tem por lá, com a facilidade de conhecer bem as pessoas, os pontos comerciais que realmente podem dar frutos e cada particularidade da região”, dizem especialistas.
Estude a fundo o potencial de consumo da região e quanto será preciso para que a franquia possa funcionar com uma margem de lucro interessante. É preciso considerar aspectos técnicos, como logística. Além disso, o empreendedor precisará ter uma reserva de capital superior à anunciada pelas marcas.
O ramo das franquias é vasto. Muitas possibilidades. Modelos de negócio para vários segmentos de mercado, muitas possibilidades de investimentos, modelos de franquias que vão de home based (franquias em casa) a modelos de grande porte. Sendo assim o mercado específico para cidades de pequenas não ficaria de fora.
As marcas que desenvolvem franquias para cidades pequenas estudam viabilidade de mercado e o potencial das cidades.
Franquias para cidades pequenas: as melhores
1. Franquia Dogueria Perdizes
Lanchonete especializada em hot dogs, em que o diferencial são lanches inovadores envolvidos em queijo e também de sabores doces. O lema da rede Dogueria Perdizes é zelar por preço bom, rapidez e qualidade no atendimento, e o sucesso da marca garante a média de +2 mil pedidos por mês.
- Faturamento mensal: R$ 62 mil
- Lucratividade: de 12% a 15%
- Payback: 12 a 18 meses
2. Orthodent
Fundada em 2014, a Orthodent tem o intuito de oferecer tecnologia e profissionalismo com tratamentos especializados em todas as áreas da odontologia de forma humanizada.
- Modelo de negócio: Loja de rua
- Instalação: R$ 100 mil
- Capital de giro: R$ 30 mil
- Taxa de franquia: R$ 30 mil
- Marketing de Inauguração: R$ 10 mil
- Faturamento Médio: R$ 80 mil
- Prazo médio de retorno: 12 meses
- Royalties: 5%
- Fundo de propaganda: 2%
3. Maria Brasileira
Uma rede de franquias que nasceu com o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas e nos tornamos a maior franquia de serviços de limpeza residencial da América Latina e de limpeza e cuidados do Brasil. A Maria Brasileira foi criada para facilitar e ajudar as famílias que procuravam profissionais de qualidade para prestarem os serviços de limpeza e conservação. Hoje conta com mais de 60 mil atendimentos por mês, mais de 37 mil vendas realizadas pelo site e mais de 1 milhão de clientes satisfeitos.
4. Sucão
- Modelo de negócio: Loja de rua
- Instalação: R$ 100 mil
- Capital de giro: R$ 30 mil
- Taxa de franquia: R$ 30 mil
- Marketing de Inauguração: R$ 10 mil
- Faturamento Médio: R$ 80 mil
- Prazo médio de retorno: 12 meses
- Royalties: 5%
- Fundo de propaganda: 2%
5. VRD Gestão de Benefícios
Desde 2009 comercializa planos de seguro para pessoas físicas e jurídicas. Oferece seguro odontológico, plano de saúde, seguro de vida, seguro auto, consórcio, financiamento, cartões de benefícios.
Modelos de negócio:
Loja Plus
- Investimento inicial total estimado: R$ 137.000,00
- Payback: a partir de 13 meses
Loja Slim
- Investimento inicial total estimado: R$ 96.000,00
- Payback: a partir de 12 meses
Single (Home Office)
- Investimento inicial total estimado: R$ 30.000,00
- Payback: a partir de 7 meses
6. Franquia Gigatron
É uma franquia que trabalha com a implantação de softwares em empresas de varejo e prestadores de serviços, com o objetivo de melhorar os processos e auxiliar na administração do empresário. Fundada em 1997 com uma editoração eletrônica, o idealizador da empresa Marcelo Salomão Guimarães, com o projeto direcionado para o setor de gráfica rápida, começou a prestação de serviços para as indústrias locais através de um processamento em código de barras. Em 1998, a operação no setor de software conquistou liderança regional no mercado de ERP (Sistemas de Gestão) para indústrias de calçados.
A Franquia Gigatron tem se mostrado altamente lucrativa, com serviços de recorrência em vendas de software. Investimento a partir de R$ 2 mil
7. Franquia Supera
OO Supera Instituto de Educação nasceu em novembro de 2005, fruto do sonho do engenheiro formado pelo ITA, Antonio Carlos Guarini Perpétuo, que desejava contribuir efetivamente na formação de seus filhos e da juventude brasileira para que se tornassem adultos felizes, éticos, socialmente responsáveis, emocionalmente equilibrados e profissionalmente bem-sucedidos. Para isso, contou com uma equipe de professores e pedagogos que, durante os dois anos que antecederam a inauguração da primeira escola, em janeiro de 2006, deram vida ao primeiro curso “SUPERA – Ginástica para o Cérebro”, método inovador e pioneiro que conhecemos hoje. Investimento a partir de R$ 69 mil.
8. Franquia Banneg
Banco de Negócios foi fundado em 2008 e entrou para o franchising em 2017. A marca de consórcios, empréstimos, financiamentos e outros serviços financeiros atua com modelos de loja física e home office, com 80 franqueados. São exatos 13 anos de negócios por todo o Brasil, que hoje se multiplicam através de um modelo de franquia com a mesma receita de sucesso, o sangue verde Banneg. As unidades espalhadas pelo Brasil têm como missão levar soluções financeiras de maneira exclusiva e personalizada para cada cliente, seja para o uso pessoal ou empresarial, somos o Banco de Negócios que estende a mão para os sonhos do brasileiro. Investimento a partir de R$ 10 mil.
9. Franquia Clínica da cidade
é um centro médico completo, com exames laboratoriais e de imagem e consultas médicas em diversas especialidades com valores acessíveis. É perfeita para quem não tem plano de saúde e até mesmo para os usuários dos convênios, que preferem ser atendidos com agilidade e rapidez, do que esperar mais de um mês para conseguir horário com um médico especialista. Com 20 anos de experiência em gestão e desenvolvimento de novos negócios na área da saúde, Rafael Teixeira, CEO e co fundador da Clínica da Cidade, criou o conceito de medicina acessível no Brasil, um modelo de negócio, inovador e sustentável, que tem conquistado cada vez mais adeptos, oferecendo atendimento médico com preços acessíveis, atraindo todas as classes sociais, democratizando o acesso a saúde. Investimentos a partir de R$490 mil.
10. Franquia Saladenha
o mercado de food-service voltado para alimentação saudável teve um alto índice de crescimento nos últimos anos e o valor agregado de seus produtos tornam esse segmento altamente lucrativo. Focada nessa oportunidade é que a Saladenha estruturou seu modelo de franquia, que além de trazer uma inovadora linha de produtos, ainda oferece uma completa assessoria e estrutura para que você possa ter seu próprio negócio através de uma unidade Saladenha. Pioneira em salada no pote do Brasil, agregando saúde e praticidade, a Saladenha oferece refeições saudáveis, em que o franqueado recebe 95% dos produtos prontinhos e embalados. Apenas os produtos que precisam estar sempre fresquinhos, como alface e frutas, são adquiridos na própria cidade do franqueado todo dia. Os pratos principais são marmitinhas, caldos, saladas, sanduíches, etc. Apenas os caldos e as marmitas são aquecidos., Investimento a partir de R$ 150 mil.
11. Franquia Vazoli
Com seriedade, profissionalismo e estreito relacionamento com os principais bancos de crédito do Brasil, a Vazoli, nascida em Severínia, interior do Estado de São Paulo, atua no setor desde 2008 e em 2011, já com 10 unidades e com o processo de expansão acelerado, iniciou suas operações franqueadas. Em pouco mais de um ano, já possui mais de 40 unidades franqueadas em funcionamento e em fase de implantação. A rede Vazoli oferece crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e compra de dívidas de outros bancos e cartões (consignados). Encontrar e repassar aos clientes as melhores taxas do mercado e oferecer sempre o produto mais adequado para atender as necessidades de cada um. Com essa premissa, a Vazoli se consolidou no mercado como uma das principais redes de serviços financeiros do País. Investimento a partir de R$ 60 mil.
12. Franquia Lady & Lord
Com 35 anos de atuação no setor de beleza, o Lady&Lord é uma das maiores redes de salões de beleza do Brasil. Com 19 lojas espalhadas em 5 estados brasileiros e possui o Centro de Formação de Profissionais da Beleza Lady&Lord, que qualifica a mão de obra do setor e forma diversos profissionais. O Lady&Lord é referência nacional em administração, com software próprio que dispensa o uso de comandas para suas clientes, os serviços são registrados pelos profissionais via celular. As lojas seguem um alto padrão de qualidade na mão de obra e a mesma linha de excelência de atendimento. Neste segmento, é a rede que possui a maior loja dentro de Shopping Center, na América Latina. Em processo de expansão, a rede dispõe dos mais modernos processos de qualificação de mão de obra e gestão. Investimento a partir de R$ 120 mil.
13. Franquia Não+Pêlo
É idealizadora do conceito de tarifa única por área e sessão, que vem modificando e contribuindo com a democratização da fotodepilação, fazendo assim, um serviço acessível. Franquia mundial com 14 anos de atuação no mercado. Presente em 80% de todo território nacional, mais de 1.200 centros em 14 países espalhados pelo mundo. Investimento a partir de 195 mil.
14. Franquia Stone
a Stone se tornou a maior adquirente independente do mercado de pagamentos no Brasil. Além do destaque alcançado no segmento das “maquininhas de cartões”, a empresa desenvolve soluções para pagamentos em todas as plataformas digitais. A tecnologia da Stone para o processamento de compras se adequa a diferentes tipos de negócio, potencializando empresas que querem criar novas experiências de pagamento. As operações locais da Stone em todos os estados do país são fundamentais pra que a empresa seja classificada com o melhor atendimento do mercado. A Stone busca empreendedores que estejam dispostos a levar a maneira mais justa e transparente de fazer negócio a ainda mais cidades. A ideia é que as franquias estimulem comércios e desenvolvimento locais, levando um serviço de excelência e o suporte real aos lojistas de todo o país. Investimento a partir de R$ 30 mil.
15. Franquia Lien
corretores e agentes de seguros de autos, imóveis residenciais e comerciais, vida e planos de previdência complementar e de saúde. Consórcios, Financiamentos e Investimentos. O objetivo da Lien Corretora de Seguros é proporcionar segurança e despreocupação, por isso contamos com uma consultoria especializada que visa orientar e apresentar a proposta de seguro mais adequada às suas necessidades, através de uma análise minuciosa para oferecer o melhor custo-benefício com a certeza de uma apólice bem elaborada. Investimento a partir de R$ 10 mil.
16. Franquia Yes! Cosméticos
moderna, jovem, colorida, alegre, acessível. A Yes! Cosmetics é uma empresa brasileira de cosméticos em atuação desde 2000. Começou com o modelo de venda direta, ou seja, através de catálogos e consultores. O ponto de partida foi o sonho de três sócios: Cândido Espinheira, Felipe Espinheira e Ketty de Jesus, com apenas 12 deo colônias e 15 cores de batons. Hoje, são mais de 250 itens, entre perfumaria, produtos de cuidados corporais e faciais, maquiagens e acessórios. A Yes! é uma empresa de cosméticos pernambucana em atuação desde 2000 que começou com o modelo de Venda Direta, ou seja, através de catálogos e consultores. Em 2010 fechou a parceria com a apresentadora Sabrina Sato que continua até hoje. Ampla linha de produtos com mais de 300 itens. Investimento a partir de 175 mil.
17. Franquia Rockfeller Language Center
uma rede de ensino de idiomas com foco em desenvolver a prática da conversação de forma rápida, moderna e com certificação internacional no final do curso. A Rockfeller Language Center é uma franquia de ensino de idiomas que está presente em todas as regiões do Brasil e vem se destacando por sua metodologia e modelo de negócios inovador. Em 2004 estabeleceu a sua primeira escola na grande Florianópolis/SC e se tornou em pouco tempo referência na região por oferecer um método moderno, prático e objetivo, que possibilita ao aluno conquistar a tão sonhada fluência em Inglês e Espanhol. Devido ao sucesso alcançado, iniciou seu processo de expansão em 2008. Desde então, tem se destacado como uma das melhores redes de idiomas do Brasil pelas principais pesquisas do segmento de Franquias. Investimento a partir de R$ 90 mil.
18. Franquia Encontre sua Viagem
a Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte (MG) e possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil por meio de seus mais de 500 franqueados. A Encontre Sua Viagem é uma franquia de agências de viagens que pode ser implantada em cidades que tenham a partir de 30 mil habitantes. Investimento a partir de R$ 3 mil.
19. Franquia Sóbrancelhas
a Sóbrancelhas oferece serviços de estética facial e uma linha exclusiva de produtos. Se destaca pela oportunidade de negócio de alta rentabilidade. A Sóbrancelhas é uma empresa especializada no embelezamento do olhar e da face. Fundada pela empresária Luzia Costa, com mais de 20 anos de experiência no mercado de empreendedorismo e estética, desenvolveu uma visão empreendedora e percebeu a necessidade do mercado no setor beleza, voltado para o serviço personalizado para sobrancelhas. Investimento a partir de R$ 130 mil.
20. Franquia Ginástica do Cérebro
A Ginástica do Cérebro, com sede em Foz do Iguaçu, foi criada pela psicopedagoga e especialista em neuropedagogia Nadia Benitez com o apoio do seu marido Rafael Minozzo desde 2012. O Curso da Ginástica do Cérebro tem o objetivo de potencializar as capacidades cognitivas e emocionais de todas as pessoas, em qualquer faixa etária, com ou sem problemas relacionados à aprendizagem. Apresenta também um destaque especial no trabalho com crianças não-alfabetizadas, que promove um apoio na fase mais importante da vida da criança: a alfabetização. Investimento a partir de 11 mil.
21. Franquia Dr. Jardim
é uma microfranquia de jardinagem e paisagismo que atende todas as necessidades de residências e condomínios. Entre os serviços prestados para jardins estão: execução e implantação de projetos paisagísticos, manutenção de jardins que englobam poda, corte de gramado, cronograma de adubação, controle de pragas e doenças, revitalização e renovação de canteiros, projetos paisagísticos, execução de jardins e gramados. Investimentos a partir de 25 mil.
22. Franquia Dr. Faz Tudo
a Dr. Faz Tudo é uma rede de franquias de baixo investimento e alta lucratividade que profissionaliza os serviços de reparos, reformas, manutenções e construções em geral. Atua num mercado crescente que carece de empresas profissionalizadas para atender o consumidor cansado de tanto amadorismo. Toda unidade é operada localmente por um franqueado-diretor que se responsabiliza tecnicamente pelos serviços e zela pelas orientações estabelecidas pelas Normas da ABNT e pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon).Investimento a partir de 25 mil.
23. Franquia Super Ótica São José
é a Maior Rede de Ótica do sul do Brasil com 44 lojas próprias e mais de 100 franqueadas a Super Ótica São José é a maior rede de óticas desta região e presente em mais de 13 estados brasileiros. A Empresa tem como planejamento e objetivo expandir a Rede para todos os Estados brasileiros, buscando parceiros franqueados que desejam ter o próprio negócio. Também proporcionar ferramentas adequadas e modernas para a conquista da satisfação profissional e financeira. Oferecer o que há de melhor em qualidade e saúde visual aos clientes. Nosso objetivo é atender com a excelência em saúde visual. Investimento a partir de R$ 206 mil.
24. Franquia Acesso Saúde
ser franqueado Acesso Saúde é fazer parte da história da melhor rede de Clínicas Médicas e Odontológicas do Brasil e pioneira do segmento. Uma empresa do ramo que investe em tecnologia, inovação e modelos de gestão low cost. É a segurança que seu investimento precisa, com modelo de negócio de acordo com o seu perfil. No modelo de negócio da franquia Acesso Saúde, não é necessário que o candidato ou sócio seja um profissional da saúde. A franqueadora irá transferir por meio de treinamentos e suportes, toda a expertise. Investimento a partir de 206 mil.
25. Franquia Chiquinho Sorvetes
A Chiquinho Sorvetes, hoje a maior rede de sorveterias soft do Brasil, nasceu em 1980, quando Francisco Olímpio de Oliveira, o Chiquinho, e seu filho Isaías Bernardes de Oliveira inauguraram uma pequena sorveteria na cidade de Frutal, Minas Gerais. A história da Chiquinho Sorvetes já parte para o sucesso tendo a primeira de suas franquias para cidades pequenas, em Frutal-MG, caindo nas graças dos moradores. Após cinco anos, foi aberta uma sorveteria em Guaíra, estado de São Paulo. Em 2010, já com 80 lojas, a Chiquinho entrou para o segmento de franchising. Os franqueados recebem todo suporte necessário desde a escolha do ponto, até a inauguração da loja. A franqueadora disponibiliza treinamentos teóricos e práticos realizados na Universidade do Sorvete e na própria unidade franqueada. Oferecendo ao mercado um formato diferenciado de sorveterias, a meta da empresa é possuir unidades em todas as grandes cidades do país de forma planejada, mantendo sempre o padrão de excelência e o crescimento sustentável do negócio. O sucesso da rede faz com que a franqueadora receba, em média, mais de 15 solicitações diárias de interessados em adquirir uma franquia. Investimento a partir de R$ 320 mil.
26. Franquia BR Mania
empresa do ramo de Lojas de Conveniência, criada em 1994 no Brasil, a BR Mania hoje conta com total de 1.311 unidades em todo Brasil, oferecendo produtos variados e de qualidade para seus clientes, gerando bons retornos para seus franqueados. Quem adquirir essa franquia, poderá ter um aumento de 17%, em média, no volume de vendas de combustíveis. Investimento a partir de R$ 200 mil.
27. Franquia Instituto Embellezze
A maior rede de franquias de cursos profissionalizantes da área da beleza da América Latina, o Instituto Embelleze atua em um segmento que cresceu 56% nos últimos cinco anos. Fundado em 1998, na Baixada Fluminense, o Instituto Embelleze partiu do empreendedorismo de Itamar Serpa, fundador da Embelleze, uma das maiores empresas de beleza do País. Em 2003, Serpa uniu toda a expertise que acumulava no setor de beleza à experiência do empresário José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO Franquias. Nesta nova fase, os sócios expandiram o negócio e consagraram o Instituto Embelleze, que hoje já formou mais de 2 milhões de alunos, e está presente em todo território nacional e com operação no Equador e Estados Unidos. Com a consolidação dos negócios, cerca de 50% dos franqueados possuem mais de uma unidade da marca. O segmento é forte, gera oportunidades de empregos e a realização do sonho do negócio próprio. Além de oferecer cursos, os franqueados do Instituto Embelleze podem também vender os produtos da marca. Além de oferecer cursos, os franqueados do Instituto Embelleze podem também vender os produtos da marca. Investimento a partir de R$ 91 mil.
28. Franquia CEOFOOD
uma franquia de aplicativo de delivery gastronômico focada em periferias e cidades do interior. Na prática, o franqueado deve prospectar restaurantes para pagarem mensalidades em troca de serem inclusos no aplicativo. A Ceofood atua no segmento de Delivery com um aplicativo de alta performance [semelhante aos grandes players do mercado, porém com delivery de tudo], que conecta bares, restaurantes, farmácias, pet shop, supermercados e outros lojistas com os seus clientes. Buscamos entregar consultoria, agilidade e praticidade. Fundada em 2017, está presente em mais de mais de 20 estados com mais de 300 franquias no Brasil. Com escritório em São José do Rio Preto e São Paulo – SP, atende todo território nacional. A Ceofooddispõe de equipe altamente preparada, amplo know-how com mais de 20 anos de experiência. O franqueado além de entrar para um time de sucesso com baixo investimento inicial, receberá treinamento, suporte e consultoria totalmente humanizada de segunda à sexta-feira das 08h às 18h. Investimento a partir de 20 mil.
29. Franquia Superseg Brasil
é uma alternativa para o empreendedor que quer abrir uma franquia de segurança eletrônica. A marca tem lojas em diversos estados brasileiros, como por exemplo em São Paulo, Paraná e no Rio de Janeiro. A SuperSeg vende câmeras de segurança, alarmes, etc. Investimento a partir de R$ 70 mil.
30. Franquia You Burguer
rede de hamburguerias, está no mercado desde 2012. Atualmente, a rede conta com 11 unidades. O diferencial da marca pode ser percebido em seu slogan: “O melhor sanduíche é o seu”. Isso quer dizer que os clientes podem montar os seus próprios lanches, desprendendo-se dos modelos pré-definidos. Idealizada pelo estudante de engenharia de produção, Rodrigo Malca, o empreendimento levou apenas um mês para atrair interessados em franqueá-lo. A primeira unidade fora da cidade do CEO foi aberta no ano de 2013. A grande sacada de Malca foi perceber uma deficiência dos fast foods tradicionais. Afinal, além de sanduíches muito padronizados, essas empresas faziam pouco uso de recursos tecnológicos. Na sua lanchonete, o empreendedor investiu em terminais de autoatendimento, onde os clientes podem montar seus sanduíches de forma personalizada. Investimento a partir de R$ 350 mil.
31. Franquia Brickell Pizzas
uma pizzaria com modelo “all-inclusive”, modelo que permite ao consumidor pagar um valor fixo para comer pizzas à vontade. Baseado em um sistema americano, mas aperfeiçoado ao consumidor brasileiro. É um mercado enorme, ainda sem concorrência, com know-how exclusivo de operação, equipamentos personalizados, bem como uma marca com personalidade e temática americana. Possui sistema focado na maior eficiência e rentabilidade. Surgiu do aprimoramento de um conceito já consolidado nos Estados Unidos e aperfeiçoado para realidade do empreendedor nacional. É por isso que a Brickell Pizzas é uma pizzaria americana made in Brazil, segundo a marca! Investimento a partir de 460 mil.
32. Franquia Home Angels
a Home Angels do Grupo Zaiom é uma rede de franquias especializada em cuidadores de pessoas que desenvolveu com sua experiência de mercado um sistema de alta qualidade, baseado nas melhores práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) relacionados a cuidados de idosos, adultos e crianças. No modelo da marca, o franqueado faz a gestão de sua unidade franqueada e da equipe de cuidadores, com a ajuda do seu supervisor técnico. Desenvolve uma empresa de cuidadores de pessoas, com foco nos idosos, para prestar serviços de cuidados avulsos ou recorrentes, com permanência de até 24 horas na residência. A empresa possui uma equipe qualificada e é a maior microfranquia da América Latina, com modelo de negócios que pode ser implantado em cidades com até 50 mil habitantes por meio de investimento a partir de R$ 25 mil.
33. Franquia Jin Jin
A rede que trabalha com pratos da culinária asiática. A Jin Jin é a maior rede de Culinária Asiática, Japonesa e Chinesa do Brasil. Com mais de 20 anos no mercado, mais de 70 lojas em 12 estados brasileiros, é especialista no preparo de produtos asiáticos: Sushis, Yakisobas, Temakis, Bentôs, Rolinhos etc. Um cardápio completo, para satisfazer o gosto de todos os nossos clientes. Um dos grandes diferenciais da franquia Jin Jin é a preparação dos alimentos, centralizada totalmente dentro da loja, o que permite oferecer produtos sempre frescos e selecionados tanto no buffet self-service quanto nos pratos à la carte. A Jin Jin oferece dois modelos de negócios, cujo objetivo é facilitar a entrada dos empreendedores na rede e descomplicar a gestão da unidade. Os modelos são: praça de alimentação – modelo premium da Jin Jin. O restaurante oferece um cardápio diversificado de pratos frios e quentes da culinária asiática e quiosque – estrutura mais compacta e de baixo investimento, o quiosque conta com 95% dos pratos frios do cardápio Jin Jin e, em função da sua praticidade, pode ser instalado em aeroportos, galerias comerciais, hipermercados, shoppings e outros pontos comerciais estratégicos. Investimento a partir de 465 mil.
34. Franquia Casa do Construtor
A Casa do Construtor disponibiliza do aluguel de maquinas e ferramentas que promovem a celeridade e a qualidade do processo de construção nos mais diversos tipos de obra, descomplicando certos tipos de trabalho e reduzindo o excesso de esforço físico dos profissionais atuantes na obra. De modo geral, os equipamentos disponibilizados pela Casa do Construtor dispõem de materiais com alta tecnologia capazes de fornecer o devido suporte durante os processos executadas nas mais diversas fases da obra. A Unidade Piloto da Rede surgiu em 1998, já com o registro da marca CASA DO CONSTRUTOR no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Naquele mesmo ano era inaugurada a primeira loja da franquia, em Americana. Consolidada, hoje, em todas as regiões do Brasil, num contínuo movimento de expansão pelo território nacional, é uma das marcas mais laureadas dos últimos anos. Melhor Franquia em 2010, pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e também a Melhor do Brasil em 2012, prêmio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a qual a empresa é associada desde sua fundação. Com a responsabilidade de ser referência no mercado, a rede se permite ter ao seu lado parceiros que também advogam os mesmos princípios. É este o perfil exigido aos franqueados, aos fornecedores, aos colaboradores, aos amigos e clientes. Investimento a partir de R$ 437 mil.
35. Franquia Drogavet
franquia destinada a para quem gosta de animais. E entre as franquias para cidades pequenas, pode ser uma das mais pedidas. Visto que ter muitos cães para segurança é comum em lugares mais afastados. Investimento a partir de R$ 250 mil.
36. Franquia Premiapão
é uma empresa especializada na comercialização de Publicidade em Sacos de Pão, divulgando marcas e produtos diretamente ao público-alvo; sem desperdícios, de forma inovadora e impactante, porém, com diferenciais que revolucionaram o mercado e tem levado os franqueados PremiaPão ao sucesso. Fundada por jovens empreendedores, com o apoio de um dos maiores grupos de franchising do Brasil, a franquia PremiaPãonasceu com o intuito de criar um produto de mídia inovador que gerasse desejo no consumidor impactado. O objeto de premiação torna-se o atrativo para um maior engajamento do consumidor com as marcas divulgadas, gerando um resultado bastante significativo para o anunciante, comparado a outras mídias convencionais. Além disso, a empresa decidiu assumir uma grande responsabilidade com o meio ambiente. Seu produto de eco-mídia promove o combate ao desperdício e poluição de sacos plásticos e outros materiais de mídia não biodegradáveis. Ainda mais, o maior compromisso com a sustentabilidade vem com a iniciativa de plantar uma árvore nativa para cada produção fornecida aos seus franqueados. Este sim é um modelo de negócio sustentável em todos os aspectos, pois capacita e beneficia o franqueado, seus anunciantes, o cliente final e a natureza. No ano passado a PremiaPão se destacou como uma das microfranquias que mais cresceu, com mais de 150 novos franqueados neste período, e com isso, aumentou profundamente a sua capacidade de atender a toda esta rede com um enorme crescimento corporativo. Investimento a partir de R$ 6 mil.
37. Franquia Lug
fundada em 2009, a Lug’s iniciou sua expansão por franchising em 2014. Dessa forma, a franquia do setor alimentício, segue crescendo oferecendo frango no balde e batata belga no cone. Os clientes também encontram opções de pratos executivos gourmet e premium, chopp artesanal produzido pela marca, bebidas e sobremesa. Investimento a partir de 290 mil.
38. Franquia Tutores
nasceu a partir do sonho de um casal de empreendedores e pais que necessitavam de ajuda para seus filhos com dificuldades de aprendizagem, mas que não encontraram no mercado brasileiro sistemas de educação complementar capazes de ajudar seus filhos no desenvolvimento de seus estudos. Um grande avanço da TUTORES ocorreu em 2019 com o lançamento e a implantação em toda rede do novo material didático-pedagógico composto de cursos livres, para alunos com dificuldades de aprendizagem diagnosticadas ou pontuais. TUTORES é pioneira no Brasil na área de franquias para alunos com dificuldades de aprendizagem. Fundada em 2008 chega à sua adolescência recriando e se renovando em tempos de comportamento diferenciado e de novas tecnologias. Eleita a melhor microfranquia do Brasil em 2013 pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A empresa aposta na renovação, reinvenção e novos paradigmas. Um investimento pra você da área de Educação e busca uma nova oportunidade em sua vida a fim de promover uma educação responsável, inclusiva e de sucesso profissional. Investimento a partir de R$ 6 mil.
39. Franquia Acqio
uma empresa de meios de pagamento, que para atender de forma ampla todos os pequenos empreendedores, utiliza o canal de franquias para fazer a distribuição do seu produto. com foco em entregar as melhores soluções de pagamento para o varejo brasileiro. Presente em mais de 2.500 municípios brasileiros, desenvolvemos produtos e serviços que ajudam a alavancar nossa economia. Os produtos vão de soluções de captura, a transações eletrônicas, produtos de crédito, serviços para gestão e muitos outros. Se você possui espírito empreendedor, senso de dono e desenvoltura com negociações e vendas, a Acqio é para você. Investimento a partir de R$ 12 mil.
Invista ainda esse ano em franquias para cidades pequenas!
Nos últimos anos, o franchising no Brasil tem passado pelo que especialistas chamam de interiorização do setor. E por isso as franquias para cidades pequenas tem tido uma procura muito alta.
Esse processo de expansão das redes de franquias que, com a escassez de locais nos grandes centros urbanos, e a oportunidade oferecida pelas cidades menores, partem em busca de um crescimento sustentável da rede.
Dentre os fatores que atraem os empreendimentos para o interior estão os baixos custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais. Outro fator é o alto potencial de compra das pessoas que moram fora dos grandes centros urbanos. Outra oportunidade é o baixo índice de concorrência nas cidades menores. De acordo com dados da ABF, 75% das marcas associadas à instituição estão nas capitais e regiões metropolitanas. Somente 25% operam em cidades do interior. Ou seja, apenas uma em cada quatro franquias atende municípios menores.
Anote:
- Escolha um local: o local é um ponto estratégico e um elemento fundamental para conseguir ter uma boa margem de lucro nos primeiros meses. Um local com um grande fluxo de pessoas ajuda a dar maior visibilidade ao negócio novo. Geralmente, em cidades menores, o Centro acaba sendo o lugar com mais movimento e portanto mais indicado. A proximidade do franqueado com o seu negócio também é uma vantagem;
- Conheça as demandas da cidade: Para começar um negócio é preciso descobrir não apenas o que está faltando em sua cidade, mas também se a maioria das pessoas sente falta de algo do tipo para atender suas necessidades;
- Seja destaque: tenha um atendimento personalizado ou promoções exclusivas. Invista em trazer para perto seu cliente. Produtos de qualidade e preços acessíveis também são ótimas opções.
Outro ponto relevante a ser levado em conta é o fato da expectativa do retorno do investimento ter de ser racional. Isso porque negócios de primeira viagem, como a chegada de uma nova marca à um centro urbano, podem demandar um pouco mais de tempo para darem o retorno esperado.
Quando ele acontece, porém, os resultados costumam ser até melhores que o observado em metrópoles.
Nunca se esqueça de escolher um modelo de negócio que case com sua personalidade. As franquias oferecem muitas opções, para todos os segmento e todos os bolsos.
Ter ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas pode ser um desafio para os empreendedores. Para muitas pessoas, o sonho de ter o próprio negócio só pode ser realizado nos grandes centros urbanos e capitais, que oferecem diversas oportunidades de carreira e facilidades para desenvolver uma ideia.
No entanto, pode não parecer, mas a realidade de muitos brasileiros são as cidades pequenas. A boa notícia é que existem várias opções de empresas e comércios que podem apresentar resultados lucrativos, mesmo em bairros ou municípios menores.
E para ter um negócio bem-sucedido, o primeiro passo é analisar quais segmentos combinam com as necessidades do público local, e se eles são capazes de se adaptar às demandas das cidades pequenas.
Por isso que é possível garantir boas oportunidades de negócios com franquias para cidades pequenas. Aposte no crescimento desse ramo e leve para sua cidade!