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Oportunidade de negócio: como empreender e ganhar dinheiro ainda esse ano

A princípio, quando procuramos por uma boa oportunidade de negócio, nos deparamos com dois cenários distintos. Um de muitas informações o outro de insegurança.

Espera que a gente explica.

À primeira vista quando pesquisamos uma boa oportunidade de negócio para investir, muitas informações surgem e a visão de um mercado cheio de vantagens e oportunidades se apresenta.

Por outro lado, as dúvidas e as inseguranças, sobre quando, como e onde investir muitas vezes nos afastam da tão desejada boa oportunidade de negócio.

Iniciar no mercado dos negócios, investimentos e empreendimentos pode parecer complicado e acabamos por nos distanciar desse que o maior desejo do brasileiro, uma oportunidade de negócio para iniciar seu empreendimento de sucesso.

Portanto hoje preparamos um conteúdo pra você saber aproveitar uma boa oportunidade de negócio e entrar no mercado que você sempre desejou.


oportunidade de negócio

Em primeiro lugar vamos pensar que a definição de de oportunidade de negócio está presente no mercado.

A oportunidade de negócio nada mais é que aproveitar uma necessidade do consumidor, satisfazer uma demanda, apresentar um novo serviço ou item no mercado que se destaque por seu potencial.

Antes de mais nada, quando a gente busca a palavra oportunidade no dicionário, encontramos a indicação de: algo oportuno, que ocorre no momento adequado, podendo também pode ser entendido como uma circunstância favorável para que algo aconteça.

Dessa forma podemos compreender que uma oportunidade de negócio diz respeito à uma ocasião ou uma oportunidade de iniciar uma ideia de negócio, que pode ser entrar em um novo campo de trabalho ou lançar um produto no mercado.

Ou seja, uma oportunidade de negócio é quando uma certa situação proporciona a criação um novo projeto que pode ser um produto, serviço ou ainda uma nova empresa.

Por exemplo, pense que você mora em um local frio e na sua região, não há uma cafeteria especializada em bebidas quentes. Portanto há uma demanda para esse negócio, já que o local é frio, a necessidade de consumo de alimento quentes é grande fazendo com que a demanda seja alta.

Logo é numa situação como essa que podemos identificar uma possível oportunidade de negócio.

Porém antes de tudo temos que pensar que o processo é longo e exige estudo de mercado, mas quando pensar em oportunidade de negócio o conceito é basicamente este.

Agora, o essencial, é você saber que em um novo negócio, é muito importante avaliar a sua possibilidade de êxito. Para tanto, é muito importante avaliar profundamente o mercado, estudar a concorrência e, avaliar se a sua proposta possui uma boa aceitação com o público-alvo e aos seus anseios. 

Por fim, capacidade de identificar uma oportunidade de negócio, é uma característica de empreendedores que possuem boa visão de mercado. Contudo, mesmo que não se possua essa qualidade, é possível avaliar o mercado e compreender as necessidades dos consumidores do segmento.

Agora, como identificar uma boa oportunidade de negócio?

Antes de tudo, se há uma necessidade, há grandes possibilidades de uma oportunidade se tornar um bom negócio.  Ou seja, se há uma necessidade de consumo há a oportunidade de negócio.

Agora, identificar as oportunidades de negócios é uma tarefa que exige tempo, dedicação e estudos.

É preciso compreender que há diferentes maneira de identificar as oportunidades que nos permitem avançar com nossa empresa, novos produtos, novos serviços.

Em primeiro lugar então, para identificar uma oportunidade de negócio:

  • Constate as necessidades: sempre haverá necessidades básicas como saúde, alimentação, educação. E também terá novas necessidades do mercado como prestação de serviços e consumo que ajudarão a entender as demandas em geral.
  • Reconheça as complicações: uma boa oportunidade de negócio, também surgem com a necessidades que vem de problemas do dia a dia das pessoas.
  • Se adeque as mudanças: o mercado se transforma de um dia para o outro, e tanto os desejos, necessidades, hábitos, costumes, moda, passam por esse movimento. Isso reque estar atento às mudanças, ao comportamento do consumidor, as demandas de mercado e as necessidades e possibilidades futuras.
  • Encontre conhecedores do assunto: lembre-se que um especialista em um determinado assunto, setor ou segmento pode compartilhar sobre produtos em falta, ou setores que necessitam de determinado serviço, ou ainda quais ramos do mercado estão com necessidades especiais etc.

Por fim, converse com quem encontrou uma boa oportunidade de negócio: pessoas podem compartilhar ideias, tirar dúvidas e conhecer histórias de sucesso é um grande passo para aprender a encontrar a oportunidade de negócio que mais lhe atrai.

Agora, ao encontrar uma oportunidade de negócio, antes de fechá-la se faça algumas perguntas: “Quanto tempo essa necessidade vai se sustentar?”, “É uma oportunidade pontual ou duradoura?”, “Qual investimento de capital?”, por exemplo se é para determinada região, ou determinado clima, etc.

Por fim, note se a oportunidade de negócio que você encontrou vai fazer com que o seu cliente sinta que está adquirindo um produto ou serviço que lhe é importante, que tem valor agregado.

Analise sempre vantagem que o negócio vai gerar para os clientes.


oportunidade de negócio

Diferença entre um conceito ou uma ideia e uma oportunidade de negócio.

Uma oportunidade de negócio é diferente de uma ideia ou um novo conceito.

A principio, uma ideia de um negócio é sempre vista com bons olhos por empresários e as ideias de novos negócios surgem a todo momento, seja para transformar algo em uma empresa, ou de adequar a uma necessidade pontual.  Sobretudo vender, produzir, prestar um serviço determinado. As ideias acontecem a todo momento, e na maioria das vezes basta ter um pouco de criatividade e adequação a realizada para que seja executada.

Nesse sentido a ideia não necessariamente vai ter que ser viável. Aliás, uma ideia pode ser extremamente boa, e totalmente inviável.

Agora, uma oportunidade de negócio sempre vai estar muito próxima do sucesso. Há um ditado que diz: ‘’Se é oportuno, é porque pode dar certo’’. Definitivamente se há uma oportunidade de negócio, é porque formas viáveis de executar e grandes possibilidades de sucesso.

Assim sendo uma ideia é apenas uma vontade do empreendedor. Em contrapartida, uma oportunidade de negócio mesmo que venha de ideia apresenta elementos assertivos como visão antecipada de negócio, estudo de mercado, insights, entre outros.

Por último, é primordial que empreendedores tenham boas ideias constantemente, contudo, se faz necessário uma analisa das oportunidades de negócio para verificar se a ideia é viável para colocar em prática, fazendo com que ela seja um sucesso no mercado.

Mas afinal, há como saber se a oportunidade de negócio será lucrativa?

Antes de mais nada, vamos partir do princípio que não há fórmulas mágicas para obter retornos financeiros. Mas há como saber se uma oportunidade de negócio será lucrativa?

Primeiramente vamos pensar que para entender se um negócio vai obter êxito ou não é preciso fazer uma busca muito apurada, com estudos e pesquisas sobre o segmento de marcado, rede que você deseja investir, os setores e suas necessidades e suas potencialidades.

Para isso pode você pode encontrar especialistas, há profissionais que oferecem consultas e que podem te orientar sobre mercado. É claro que também é possível fazer sozinho, materiais como esse estão disponíveis na internet por exemplo.

Há também como analisar documentos e avaliações online.

Como já falamos por aqui, conversar com pessoas que investiram no negócio de seu interesse é também de suma importância.  Analisar as tendências de mercado, para avaliar se o ramo de atividade é promissor também é muito necessário.

Além disso, é preciso pensar no cenário da atualidade, normalmente novas necessidades são ótimas oportunidades de negócio.

Desse modo você irá perceber se o negócio é sólido, se as projeções no setor são promissoras e se o investimento é seguro.

Por fim é fundamental compreender que os bons resultados de um negócio estão diretamente ligados a dedicação do investidor. É fundamental ter em mente que será um negócio de sua gestão, é necessário muita dedicação, apesar das possibilidades de flexibilização dos horários, pois a lucratividade vinculada a dedicação do empreendedor”.

Se está em busca de uma oportunidade de negócio tenha em mente em:

 – Estudar as chances que aquela ocasião oferece, avalie como aquela oportunidade de negócios irá agir no seu segmento mercado.

– Não haja por impulso, sabemos que a paixão pelo que se faz é muito importante para o empreendedor que conduz um negócio de sucesso e que isso é um grande diferencial, mas é necessário atrelar a razão aos desejos para tudo que envolve seu negócio seja viável.

– Reflita sobre todos os problemas que a oportunidade de negócio pode trazer: quais seus pontos fortes e fracos; se é financeiramente viável; se você possui a verba necessária em caixa; se serão necessários meios para obter recursos e se os mesmos compensam; por exemplo. Você pode conversar com um contador.

– Lembre-se uma oportunidade de negócio pode surgir de repente, e o tempo de tomada da decisão para investir pode ser pequeno. Nunca haja sob impulso. Não perca uma grande chance, mas também não decida sem avaliar friamente todas as questões.

Aos que já possuem um negócio próprio estejam sempre dispostos a rever as necessidades de seu mercado. As oportunidades de negócio podem ser fundamentais para o crescimento dele.

Agora que você já sabe como identificar e avaliar boas oportunidades de negócio, conheça os segmentos que mais crescem no mercado.

De acordo com o mercado, quais a melhores oportunidades de negócio?

Desde já é preciso pensar que alguns segmentos de mercado se destacam como melhores oportunidades de negócio.

Algumas áreas se destacaram nos últimos anos e é importante compreender que esses segmentos se adequaram ou se inovaram diante dos cenários e por isso se destacam como boas oportunidades de negócio.

Observe os segmentos que mais cresceram nos últimos dois anos:

  • Alimentação
  • Tecnologia
  • Beleza
  • PETS
  • Clubes de assinatura
  • Economia compartilhada
  • Sustentabilidade
  • Brechós
  • Biojoias
  • Consertos e reformas
  • Coworking
  • Infoprodutos

Preparamos também uma lista com vários mercados em evidência, confira:

Microfranquias: sabia que é possível ter uma microfranquia dentro da sua própria casa? As microfranquias são como as franquias comuns – a diferença é que elas têm um custo mais baixo: o investimento inicial total é de, no máximo, R$ 175 mil.

Franquias: de acordo com relatório recente divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil acelerou no primeiro trimestre de 2024. Em números, o franchising chegou a R$ 60,5 bilhões, com aumento de 19,1% no faturamento. No acumulado de 12 meses, o aumento foi de 14,3%, saindo de R$ 218,9 bilhões para R$ 250,3 bilhões.

Conheça algumas franquias que são uma boa oportunidade de negócio:

Kookabu

A Kookabu é uma rede de lojas de roupas infantis que integra o grupo Brascol, com mais de 35 anos de experiência, sendo o maior distribuidor de produtos para bebês e infanto-juvenis da América Latina.

Este é um setor altamente resiliente que movimenta cerca de R$ 50 bilhões anualmente, com um crescimento médio de 14% ao ano.

Se você procura uma franquia lucrativa e com propósito, a Kookabu é a escolha ideal. A marca tem como proposta vestir a infância com amor e qualidade de forma acessível. Existem três modelos de negócios disponíveis: Kookabu, Kookabu Super e Kookabu Mega.

  • Investimento: R$ 195 mil
  • Retorno do investimento: 24 a 26 meses

Point S

Se você deseja uma oportunidade de negócio no setor automotivo, a franquia Point S é uma excelente escolha. Fundada por empreendedores franceses com mais de 50 anos de história, a marca visa compartilhar conhecimentos no varejo automotivo com os consumidores. A Point S é a maior rede global de franquias no mercado de reposição automotiva.

Presente em 49 países e 4 continentes, a Point S conta com mais de 5.800 pontos de venda e 2.950 franqueados globalmente, registrando um volume de vendas de 4,1 bilhões de dólares anuais. A rede vende mais de 18 milhões de pneus por ano, destacando-se no mercado.

  • Investimento: R$ 550 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 385 mil
  • Rentabilidade média mensal: 10% a 15%
  • Retorno do investimento: até 25 meses

Nova Medtec

Líder no varejo cirúrgico, a Nova Medtec oferece os melhores preços do mercado e um mix imbatível de produtos. A marca está comprometida em proporcionar soluções eficientes para uma vida saudável e equilibrada. Com mais de 5 mil produtos em catálogo, a Nova Medtec trabalha com marcas renomadas, oferecendo uma gama completa para atender às variadas necessidades dos clientes.

Ao investir em uma franquia Nova Medtec Cirúrgica, você terá acesso a uma marca consolidada, um modelo de negócio comprovado e suporte completo para garantir o seu sucesso.

  • Investimento: R$ 234.600
  • Faturamento médio mensal: R$ 80.000
  • Lucratividade: 11% a 15%
  • Retorno do investimento: 25 a 36 meses

Bayard

A Bayard é uma conhecida empresa familiar que atua no mercado de varejo esportivo brasileiro desde 1955. Com uma sólida história e um nome consolidado em São Paulo, é conhecida por oferecer produtos de alta qualidade aos clientes por meio de uma equipe de vendas especializada e comprometida.

A marca valoriza a excelência no atendimento, investindo constantemente em treinamentos para a equipe de vendas, proporcionando uma experiência de compra única e personalizada para os clientes.

A Bayard conta com uma operação logística terceirizada, garantindo agilidade na entrega e um amplo estoque para atender a demanda dos clientes.

Ao se tornar um franqueado Bayard, você estará se associando a uma marca de tradição e qualidade, com suporte completo e acesso aos melhores fornecedores e produtos do mercado. Fazer parte da Bayard é integrar uma família onde todos trabalham juntos para alcançar o sucesso.

  • Investimento: R$ 1,2 mi
  • Faturamento médio mensal: R$ 400 mil
  • Retorno do investimento: 25 a 36 meses

CNA

Com 50 anos de trajetória, o CNA é uma renomada instituição de ensino de idiomas, especializada em inglês e espanhol. Reconhecida internacionalmente, a franquia CNA oferece programas educacionais de alta qualidade. Recentemente, introduziu os modelos de microfranquia e studio, permitindo investimentos iniciais a partir de R$ 35 mil. Com presença global e excelência educacional, o CNA é uma escolha atrativa para empreendedores no dinâmico setor de educação de idiomas, representando uma oportunidade de negócio robusta e sustentável.

  • Investimento inicial: R$ 35 mil
  • Faturamento médio: R$ 95 mil
  • Prazo de retorno: 13 a 24 meses

Oggi Sorvetes

A Oggi Sorvetes é a maior rede de franquias de sorvetes do Brasil e pioneira no modelo de loja de fábrica. Este conceito permite que as franquias operem como supermercados de sorvetes, oferecendo uma ampla variedade de produtos de qualidade e simplificando a operação para os franqueados. Com quase mil unidades, a Oggi Sorvetes consolida-se como líder do setor, combinando inovação, qualidade de produto e eficiência operacional. Investir na Oggi Sorvetes é uma excelente oportunidade de negócio no mercado de sorvetes.

  • Investimento inicial: R$ 50 mil
  • Faturamento médio: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: 13 a 24 meses

Market4U

Market4U é a maior microfranquia do Brasil, com 2.100 unidades segundo o ranking da ABF. A marca integra tecnologia e conveniência para otimizar a experiência de compra, oferecendo minimercados autônomos que atendem às demandas dos consumidores modernos. Os franqueados beneficiam-se de negócios compactos, gestão simplificada e possibilidade de administração remota, tornando-se uma excelente oportunidade de negócio para quem deseja explorar o mercado de conveniência com inovação.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 13 a 24 meses

Orthodent

Com mais de 8 anos no mercado, a Orthodent revolucionou o setor odontológico ao proporcionar tratamentos de qualidade acessíveis e personalizados. Adotando um modelo de clínica multifuncional, oferece um atendimento humano e acolhedor, combinado com alta tecnologia. A marca prioriza a confiança e conforto dos pacientes, além de condições de pagamento flexíveis. Investir na Orthodent é unir-se a uma marca sólida, com suporte especializado e recursos tecnológicos de ponta, garantindo tratamentos de excelência e sucesso financeiro, tornando-se uma excelente oportunidade de negócio no setor odontológico.

  • Investimento inicial: R$ 95 mil
  • Faturamento médio: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma marca pioneira em nuts glaceadas, reconhecida por 17 anos consecutivos com o prêmio de excelência em franchising pela ABF. Fundada em 1989 por John Mauter, a marca começou nas ruas da Baviera, Alemanha, e se expandiu para Orlando, na Flórida. No Brasil desde 1996, sob a liderança de Adriana Auriemo, a Nutty Bavarian cresceu e se tornou referência, com mais de 100 quiosques em locais estratégicos. A sede está em São Paulo, onde uma loja conceito oferece uma experiência única aos visitantes. Investir na Nutty Bavarian é uma oportunidade de negócio promissora, unindo tradição e inovação no mercado de alimentos.

  • Investimento inicial: R$ 99 mil
  • Faturamento médio: R$ 32 mil
  • Prazo de retorno: 13 a 24 meses
oportunidade de negócio

Empresa de pães e massas artesanais: a fermentação natural está com tudo e atrai o público que aprecia pães artesanais. Massas frescas e recheadas, feitas em casa, também encantam as pessoas. “São produtos com valor agregado e que envolvem um consumo afetivo”, diz o consultor do Sebrae.

Loja online: com a pandemia, as vendas online ganharam impulso. As tecnologias disponíveis atualmente permitem que você comercialize praticamente o que quiser na internet, seja por meio de redes sociais, marketplaces ou sua própria loja virtual. E tudo operacionalizado a partir da sua casa.

Empresa de prestação de serviço in loco: ou seja, no cliente. Muitas empresas são sediadas na casa do empreendedor, mas fornecem serviços in loco, ou seja, onde o cliente precisar. É o caso de empresas de catering, coffee breaks e limpeza, por exemplo. Normalmente, o empreendedor faz o gerenciamento da empresa e contrata mão de obra para prestar o serviço em outro local. 

Salão de beleza: salão de beleza é uma das ideias de negócios mais antiga, entretanto em constante evolução e com elevada demanda, para todos os dias da semana. As clientes são fiéis aos salões de beleza que realizam trabalhos perfeitos, o que acaba gerando confiança das clientes nas profissionais garantindo maior volume mensal.

Escola de idiomas: Escola de idiomas pode ser uma ideia de negócio muito rentável, desde que seja bem planejada e instalada em local estratégico. A demanda é alta por aprendizados principalmente de inglês e espanhol.

Aulas particulares de idiomas: caso não tenha investimento suficiente para abrir uma escola de idiomas, pode iniciar o projeto atendendo como aula particular na própria residência ou ainda a domicilio é possível ainda atender remotamente, via Skype ou chamadas de Vídeo no WhatsApp.

Empresa de Desenvolvimento de Sites: desenvolvimento de sites é outro serviço que está com as demandas em alta. Com a maioria das empresas indo para o meio digital, ter um site incrível e que se destaca se tornou mais do que uma recomendação: virou uma regra. Se você quer começar uma pequena empresa de desenvolvimento de sites, é essencial se tornar proficiente nas linguagens de programação primárias usadas para web design.

Elas incluem HTML, JavaScript, PHP e mais. Para iniciantes, procure sites como BitDegree para começar a aprender. Adicionalmente, se familiarize com desenvolvimento para dispositivos móveis e design de UX para fazer com que o seu site de torne mais atraente para clientes em potencial. Como usuários mobile são responsáveis por mais da metade do tráfego da internet, um site responsivo se tornou algo necessário. Para começar, crie um portfólio atraente para exibir os seus melhores projetos. Você pode criar sites do zero ou melhorar páginas que já existem.

Designer Gráfico Freelancer: se você gosta de design gráfico, pode ser uma boa ideia transformar seus talentos num trabalho de tempo integral. Você vai ser responsável pela parte visual dos projetos dos seus clientes, como logos, mockups, conteúdo para redes sociais, e mais. Alguns designers gráficos também vendem produtos impressos e mercadorias. Usar as ferramentas certas é vital para o seu sucesso.

No mínimo, você precisa ter um computador poderoso o suficiente, uma mesa digitalizadora e uma caneta digital. Gastar bons milhares de reais num MacBook Pro não é a maneira de se começar com o melhor custo/benefício.

Várias máquinas com Windows estão disponíveis por um preço menor, e você realmente não perde muita coisa sem a tela de Retina. Não se esqueça de se familiarizar com programas como Adobe Photoshop e Illustrator. Além disso, é crucial ter boas habilidades de comunicação para que você possa converter as visões dos seus clientes em realidade.

Tradutor: para pessoas que falam e escrevem em múltiplos idiomas, oferecer serviços de tradução é uma excelente ideia de negócio. Usando as habilidades que você já possui, é possível traduzir diferentes tipos de conteúdo – incluindo legendas, textos para web, livros e mais. Não tem experiência profissional? Participe de aulas de tradução online e crie seus próprios projetos como um teste. Assim que tiver mais confiança, comece a trabalhar nisso como um projeto paralelo. Plataformas como ProZ e Translated são bem conhecidas entre freelancers dessa área.

Comércio de roupa de nicho: pessoas com algumas necessidades especiais normalmente tem dificuldade de encontrar roupas para o que deseja, portanto, as lojas de nicho são essenciais para atender essa demanda, alguns exemplos são: Roupas plus size; Para grávidas; Para adolescentes; Roupas para crianças.

Brechós: um brechó é uma ideia de negócio que pode ser muito lucrativa, já que existem muitas pessoas com guarda-roupas cheios e desejam desapegar e peças que muitas vezes estão em bom estado, além disso, o brechó cabe nos centros de bairros.

Aluguel de vestidos para festa: os vestidos de festa são caros, dessa forma as pessoas dificilmente comprariam para utilizar em uma única ocasião. As lojas de aluguel de vestidos podem atender essa demanda, já que existem casamentos todos os fins de semana, festas de quinze anos, entre outros eventos que necessitam de trajes especiais

Clubes de assinatura: Um clube de assinatura é um modelo de negócio que consiste na venda de produtos ou serviços exclusivos e com entrega periódica. Logo de cara, já dá para notar que esse formato é uma ótima saída para manter um nível constante de vendas dentro de um e-commerce.

 Clubes de assinatura são uma forma de venda muito popular nos Estados Unidos e que, nos últimos anos, vem ganhando força no Brasil. Esse foi um negócio em alta em 2021 que tem tudo para começar a ser explorado também por pequenos e microempreendedores em 2022.  Esse é o caso da Dragê Confeitaria, que conta com planos variados de bolos, barras de chocolate e outras guloseimas.

Em uma das modalidades de assinatura, é possível receber brownies de diferentes sabores todo final de semana na porta de casa. O formato mais usado nesse sistema é o plano mensal, mas não existe uma regra definida. Inclusive, é recomendado oferecer mais opções aos clientes, como planos trimestrais ou semestrais. Você pode obter bons negócios algumas ideias como clubes de assinaturas de livros, vinhos, produtos de beleza, alimentos, produtos para pets, etc.

Bolos Caseiros: é um segmento que vem crescendo, principalmente em bairros com grande concentração de pessoas. Os bolos podem ser oferecidos para aniversários ou mesmo festas típicas e eventuais dos moradores ao redor da sua residência. Se você oferecer serviços de entrega, as chances de sucesso serão ainda maiores, principalmente se atuar também aos fins de semana, inclusive domingos.

Aulas particulares: você é tem conhecimento em alguma matéria escolar, instrumentos musicais ou línguas estrangeiras? Caso positivo você pode aproveitar esses conhecimentos e se especializar em como ministrar aulas particulares, sejam para reforço para adolescentes ou mesmo aulas para profissionalizar o aluno seja em matemática financeira, Excel avançado, Inglês ou Violão. Enfim, existe uma infinidade de matérias que podem ser aplicadas como aulas particulares. Planeje essa ideia de negócio e divulgue nas redes sociais, uma placa na frente de casa, e bons negócios.

Desenvolvimento e Venda de Apps para Dispositivos Móveis: se você tem uma ideia que pode resolver os problemas das pessoas, considere torná-la num aplicativo para dispositivos móveis. Pense em criar algo inovador, como o NeuralCam Live. Esse aplicativo de câmera pode esconder o seu fundo e ajustar as configurações de vídeo durante uma chamada. Criar um app exige experiência de desenvolvimento. Se você é totalmente iniciante, plataformas como Udemy e Codecademy oferecem muitos cursos de aplicativos mobile.

Apesar disso exigir mais tempo e dinheiro da sua parte, é uma opção que vai lhe permitir criar um app mais complexo. Ou você pode usar um software como o AppyPie. Ele tem tudo pronto para você, então não é necessário ter o conhecimento técnico para começar a desenvolver seu app para dispositivos móveis. Contudo, ter algum conhecimento de interface de usuário e uma experiência nessa área pode garantir que o aplicativo tem navegação facilitada. Você pode fazer o aplicativo ser pago ou gratuito para download.

Publicidade Online: conforme publicidade digital está se tornando uma prática padrão, muitos donos de pequenos negócios estão precisando de um especialista nesse campo. Você pode se aproveitar dessa oportunidade para começar uma carreira freelancer como especialista na área, também conhecido como analista de PPC.

Essa é uma daquelas ideias de pequenos negócios perfeita para aqueles com experiência em marketing digital. Se você não tem essa expertise, existem muitos recursos online disponíveis para você começar a estudar, como o Google Digital Garage.

O trabalho envolve ajudar as pessoas a atingirem os seus objetivos de propaganda através de várias plataformas, como Google, Facebook e Pinterest. Você vai criar estratégia baseadas na empresa e nos produtos delas, com o objetivo de que a publicidade atinja o público-alvo. Portanto, você precisa ter mais a oferecer do que apenas habilidades de contratação de PPC. Você também tem que se familiarizar com gestão de projetos, análise de dados, sistema de KPIs e mais.

Redes Sociais para Pequenos Negócios: muitos pequenos negócios trabalham com pequenas equipes e precisam contratar freelancers para gerenciar certas tarefas – incluindo marketing em redes sociais. Aqui é que você entra como gerente de redes sociais. Você vai criar estratégias de conteúdo para gerenciar os seus produtos, direcionar tráfego para o site deles e converter visitantes em clientes. Para fazer o seu trabalho com sucesso, é importante ter boas habilidades de comunicação. Neste caso, você tem que ser capaz de entender os objetivos de marketing do cliente e usar a voz da marca dele. Lidar com perguntas feitas pelos consumidores através de redes sociais também pode ser parte das suas tarefas diárias.

Beleza a Domicílio: ideia de negócio muito boa para quem ama atuar com maquiagem, cabelo e sobrancelhas. Se já tem experiência nesse segmento, pode iniciar o projeto sem necessariamente ter um salão de beleza, basta fazer agendamentos com as clientes na própria casa e você como profissional “levará o salão até a casa da cliente”. Atualmente, com a “falta de tempo” das pessoas é possível que consiga fazer muitos agendamentos de forma prática e rápida.

Marmitas e doces: aproveite seu talento para transformar em negócio rentável. Use toda sua experiência em oferecer um produto de primeira, do qual os clientes se apaixonem pelo tempero e assim possam indicar para outras pessoas para aumentar sua carteira de clientes. Utilize toda estrutura da sua própria casa e determine um raio de alcance para suas entregas com o tempo, será necessário inclusive contratar um motoboy para fazer suas entregas.

Alimentos Congelados: essa ideia de negócio pode ajudar no cotidiano de milhares de pessoas que precisam de mais tempo para seguir com seus afazeres. Atuando com um comércio de alimentos congelados, saborosos, bem como saudáveis, é possível que atraia um grande e fiel público ao estabelecimento. Neste ponto, o gostinho de “comida caseira” pode ser o diferencial para o projeto deslanchar. Quanto mais o cliente lembrar gostar do tempero, então mais certo de que será fiel a você.

Food Truck: com um Food Truck você pode atuar, além do local fixo nos dias de semana, também em eventos e feiras, aumentando o volume de clientes e consequentemente a receita mensal. Atualmente existem Food Truck para diversos nichos de alimento, não só o bom o velho “hot dog”. Além da comida, procure oferecer sobremesas como sorvetes e doces, assim você aumentará o ticket médio do seu negócio. Alguns modelos podem ser: Hambúrguer artesanal; Comida mexicana; Comida japonesa; Porções de feijoada, etc.

Comida para crianças: Segundo dados da  Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2014, mais de 41 milhões de crianças estavam sofrendo de obesidade infantil, e os números estão piorando ao longo do tempo.

Com essa referência, podemos encontrar uma oportunidade de negócio relevante, oferecendo alimentação saudável para jovens, bem como crianças, conhecidas como “junk foods”. Atualmente, os pais têm dificuldade de conciliar o tempo entre trabalho e atribuições da casa o que leva, muitas vezes, em oferecer comidas práticas para as crianças, entretanto nem sempre são saudáveis, é ai que sua ideia de negócio pode surgir para auxiliar esses pais. Oferecendo um alimento incrível, saboroso e rico em nutrientes.

Restaurantes com especialidades: atualmente existem milhares de opções de restaurantes, basta dar uma volta no centro da cidade que mora, ou mesmo passear em ruas movimentadas do seu bairro. Dessa forma, um restaurante especializado em determinado tipo de alimentação pode ser uma saída para você que deseja ter um restaurante. Em linhas gerais, com serviços de primeira, você já pode garantir a longevidade do seu projeto.

A segmentação de nicho pode ser um diferencial para eu negócio, onde os clientes que gostam deste segmento terão seu restaurante como opção principal. Antes de seguir com sua ideia de negócio, faça uma pesquisa na região onde vai abrir o projeto e busque entender o volume de demanda de clientes para o nicho de restaurante que deseja abrir. Contudo, vale lembrar: ofereça serviços e comida de primeira.  

Esse é o caso da Dogueria Perdizes. Os sócios decidiram vender não só hot dogs, mas uma experiência de sabores. Então, dentro do cardápio, os clientes encontram centenas de opções de lanches com ingredientes especiais e até mesmo a possibilidade de montar o próprio hot dog. O sucesso foi tanto, que a marca decidiu expandir com o modelo de franquias. E o investimento inicial é bem atraente, apenas R$ 130 mil para faturar em média R$ 62 mil por mês. Ficou interessado nessa oportunidade de negócio? Entre em contato agora mesmo, basta clicar na imagem abaixo:

Pet Shop e cuidados com Pet: os Pet Shops vêm sendo referência em cidades de grande porte como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, todavia é um negócio que também pode ser levado para cidades pequenas, entretanto em “moldes menores”. Caso siga com essa ideia, procure oferecer, além de produtos, também serviços como cuidados com os Pets, hotel para pets, veterinária, banho e tosa.

Pousada ou hostel: a pousada ou hostel se encaixa em cidades de pequeno porte que sejam turísticas. Cidades de litoral ou interior, contudo que tenham relevância para o turismo. Caso positivo, o ponto de instalação de ver ser o mais próximo possível do local do turismo, seja uma praia, uma cachoeira, lagoa, serra, etc. Procure oferecer serviços essenciais como café da manhã e jantar, indicando para os visitantes fazer o almoço nos restaurantes da cidade, assim eles podem visitar os locais e você evita onerar os serviços da pousada com refeições. Caso a pousada tenha uma estrutura maior, vale pensar num restaurante terceirizado, onde o responsável pelo restaurante custeia o aluguel para atuar no espaço.

Consultoria financeira: essa pode ser uma ideia de negócio eficiente para começar atuando com micro, bem como pequenas empresas, das quais necessitam de habilidades no entendimento financeiros da empresa. Muitas vezes esse empreendedor não tem conhecimentos necessários na área. Portanto a consultoria financeira é essencial para ajuda-los a compreender quais caminhos devem seguir em determinados momentos.

Consultoria de marketing: os profissionais de marketing podem auxiliar as micro e pequenas empresas com a divulgação e vendas dos projetos, já que poucos tem habilidades em marketing, entretanto é uma área essencial para o crescimento da empresa. O consultor de marketing pode oferecer serviços como: redes sociais, SEO, mídia online e conteúdo para os Blogs das empresas.

Produtos reciclados: os produtos artesanais e reciclados são cada vez mais reconhecidos por pessoas de todo o mundo, portanto, existe uma incrível demanda a ser explorada, desde que bem trabalhada. Além disso, esses itens podem ser comercializados em marketplaces como Mercado Livre, por exemplo. Algumas dicas para produtos reciclados: Candelabros e vasos feitos com latas. Cadernos feitos com papel reciclado. Vasos feitos com garrafas de vidro. Prateleiras feitas com caixas de frutas

Acessórios: colares, bem como pulseiras podem ser comercializados em feiras de artesanato ou mesmo em reuniões com amigos e famílias. Os colares e pulseiras artesanais nunca saem de moda, são comercializados como bijuteria além disso, dependendo da sua dedicação, pode inclusive, negociar com lojas de bijuteria e quem sabe e tornar um fornecedor direto.

Massagens: este serviço pode ser aplicado mesmo em domicilio, portanto já é uma vantagem pois não necessita, inicialmente, de um espaço físico para começar o projeto. Além disso, a demanda por massagens é elevada tanto por parte de homens quanto de mulheres.

Design de sobrancelhas: os serviços de design de sobrancelhas são muito específicos, contudo muito procurados por clientes que desejam um “olhar diferenciado”, além disso, é um serviço que pode iniciar com poucos produtos. Aqui é necessário talento para a tarefa. E mais, é possível combinar com outros serviços para aumentar o ticket médio como maquiagem e limpeza de pele.

Depilação: outro serviço específico que pode ser trabalho dentro de um salão de beleza ou mesmo a domicilio, agendando horários na residência das clientes. Aqui você precisará de uma maca portátil que será uma das principais ferramentas de trabalho.

Unhas estilosas: em constante crescimento as Nails Style vem ganhando espaço com suas criatividades em aplicar desenhos, bem como cores nas unhas das clientes, que por sua vez, amam os resultados finais

Empresa de marmitas: elas são simples, práticas, acessíveis e têm baixa barreira de entrada. Geralmente são compostas por itens clássicos como arroz, feijão, farofa, uma proteína e salada. “Apesar da grande concorrência, as pessoas sempre querem provar coisas novas, então cabe ao empreendedor agregar seu valor e diferencial”, diz o analista Gomes. Ele lembra que empreendedores podem buscar ajuda do Sebrae na hora de planejar o negócio.

Bolsa de Valores: O importante é ter um objetivo fixo para investir o dinheiro conscientemente e não levar prejuízo. Além disso, é preciso estipular se o retorno precisa ser a curto, médio e longo prazo para investir na bolsa. Dependendo da sua prioridade, existem algumas opções melhores que outras.

Redação de conteúdos: serve para fortalecer sua imagem, construir autoridade, divulgar o negócio e atrair clientes é essencial para todas as empresas. Tanto que 78% dos executivos entrevistados pela DemandMetric acreditam que o futuro do marketing está no conteúdo personalizado e de valor. A boa notícia para você que pensa em trabalhar com redação para empresas é que 64% terceirizam a produção de conteúdo.

Para profissionais qualificados, fica ainda melhor: só 23% estão satisfeitas com o conteúdo recebido.

Infoprodutos: ter um negócio de infoprodutos significa criar de produtos digitais. Entre eles há opções como cursos onlines, e-books, infográficos, audiobooks, entre outros materiais de consumo apenas eletrônico. Em comum todos eles focam na difusão do conhecimento. Ao se tornar um infoprodutor, você inicia um negócio escalável. Ou seja, cria um produto uma única vez com potencial praticamente ilimitado de vendas.

Outra vantagem é que o custo envolvido nessa produção é incomparavelmente menor do que com as versões físicas dos mesmos produtos.

Marketing de Afiliados: o marketing de afiliados é uma oportunidade de negócio para os próprios infoprodutores e também para todo usuário assíduo da internet que deseja obter uma renda extra. O trabalho consiste em divulgar infoprodutos em variadas plataformas online, recebendo uma comissão a cada venda que parte do seu link. Dessa forma, você pode abrir uma empresa e trabalhar apenas na divulgação de cursos, livros e outros materiais digitais. Para saber como abrir uma empresa de prestação de serviços, temos mais dicas aqui.

Dropshipping: quer vender online sem ter que criar os seus próprios produtos? Então dropshipping pode ser a melhor das ideias de pequenos negócios para você.

Esse modelo de negócio de e-commerce requer que você trabalhe com fornecedores em atacado. Depois de estabelecer uma parceria, você pode pedir para ter os itens dessa empresa com a marca do seu negócio – o que é conhecido como White Label.

Quando alguém faz um pedido, você vai notificar os fornecedores para enviar o produto para o cliente.Em suma, você só precisa se preocupar com encontrar clientes, enquanto os fornecedores vão lidar com a produção, o inventário e o envio. É por isso que o dropshipping requer um investimento inicial mínimo, entre US$ 150 US$ 350.

Se você tem interesse em começar um negócio de dropshipping, será necessário trabalhar em conjunto com fornecedores em atacado, como Spocket e AliDropship. Eles vão fornecer os produtos que ficarão em destaque no seu site. Também existem serviços como Printify, que é uma empresa de dropshipping para camisetas, jaquetas, canecas e mais. Você pode criar designs customizados e a companhia vai tomar conta da impressão e do envio. Na hora de decidir qual tipo de itens vender, garanta que você vai se manter no seu nicho. Isso vai ajudar você a estabelecer a sua marca e fazer com que se destaque contra os seus concorrentes.

Redes Sociais para Pequenos Negócios: muitos pequenos negócios trabalham com pequenas equipes e precisam contratar freelancers para gerenciar certas tarefas – incluindo marketing em redes sociais. Aqui é que você entra como gerente de redes sociais. Você vai criar estratégias de conteúdo para gerenciar os seus produtos, direcionar tráfego para o site deles e converter visitantes em clientes. Para fazer o seu trabalho com sucesso, é importante ter boas habilidades de comunicação. Neste caso, você tem que ser capaz de entender os objetivos de marketing do cliente e usar a voz da marca dele. Lidar com perguntas feitas pelos consumidores através de redes sociais também pode ser parte das suas tarefas diárias.

Propostas de Subsídio: se você ama fazer pesquisas e escrever documentos, considere começar uma empresa de propostas de subsídios. Sua rotina diária vai girar em torno de criar propostas para organizações sem fins lucrativos e startups. Elas irão usar esses documentos para assegurar investimentos de doadores, como grandes corporações e agências governamentais. Uma boa proposta de subsídio opera de maneira similar a um plano de negócios. Ela deve revelar a visão e a missão da instituição, enquanto mostram porque é importante obter esse investimento. Como um escritor de propostas, você precisa ser capaz comunicar esses elementos de uma maneira que conquiste o coração dos doadores. Além de habilidades de escrita, garanta que você vai se acostumar com a criação de gráficos e tabelas para apoiar os argumentos dos seus clientes. Como você vai trabalhar com organizações diferentes, é bom ter um conhecimento de base amplo. Deste modo, você não vai limitar os tipos de clientes e trabalhos que você pode aceitar.

Podcast: podcasts se tornaram uma mídia de entretenimento popular ao redor do mundo. Com o crescimento do público e das oportunidades de monetização, mais pessoas estão criando podcasts como iniciativas de meio período. Não existe necessidade de ter qualquer experiência técnica para virar podcaster. Se você tem excelentes habilidades interpessoais e uma voz carismática, você está no caminho certo. Como o mercado de podcast está ficando saturado, tente criar um programa único.

Considere escolher um nicho que tem menos competição ou criar um conceito que nunca antes foi feito. Acima disso, garanta que você vai investir em equipamento de áudio de alta qualidade e num software de edição para garantir uma boa experiência para os ouvintes. Poste o seu podcast no seu site para fazer com que ele esteja disponível de maneira pública. Então o distribua no Spotify, na plataforma da Apple e na da Google. A maioria dos podcasters costuma gerar renda através do marketing de afiliados, eventos de streaming ao vivo e plataformas de financiamento coletivo como o Patreon. Uma vez que você tiver um grande público, considere se juntar a redes de propaganda como o AdvertiseCast.

Ghostwriting: ghostwriting é uma daquelas ótimas ideias de pequenos negócios para quem ama escrever mas não quer passar tempo conceituando as suas próprias ideias. Você vai criar conteúdo usando o nome de outra pessoa e desenvolver a ideia dela até se tornar um conteúdo completo. A maioria dos ghostwriters costumam trabalhar com escrita de livros, mas alguns também fazem trabalhos mais curtos como artigos de blogs. Em muitos casos, você vai entrevistar a pessoa e pesquisar sobre o tópico em questão. Isso é feito para que você possa incorporar a voz daquela pessoa e contar a história através da sua escrita.

Se isso parece uma tarefa difícil, pode ser uma boa ideia fazer o curso de ghostwriting online da Roz Morriz para se preparar. Para anunciar os seus serviços, um requisito obrigatório é ter um portfólio online excepcional dos seus projetos passados. Envie-o para clientes em potencial na plataforma e coloque um link para ele em quadros de emprego como o Reedsy. Em média, ghostwriters na plataforma conseguem ganhar cerca de US$ 0,35 por palavra. Contudo, o valor depende do tamanho e da qualidade do projeto.

Tutor de Estudantes Online: a tutoria online é um negócio fácil de se começar de casa, e no qual você pode trabalhar em meio período. Os tutores geralmente ajudam estudantes do ensino médio ou da universidade com assuntos da escolha deles, incluindo matemática e história. Neste caso, ter um diploma não é necessário, mas é preciso de ter algum tipo de experiência relevante na área de ensino.  Outros tutores podem oferecer serviços de preparação para testes de proficiência de linguagem ou para exames de admissão em escolas ou faculdades. Neste caso, um certificado é essencial para comprovar sua competência.

Aluguel de brinquedos: atualmente as pessoas estão realizando muitas festas em suas próprias residências e condomínios ao invés de buffets, dessa forma aumenta a demanda por brinquedos infantis como pula pula, cama elástica entre outros.

Criação de conteúdo como Ideias de Negócios: você pode ser um microinfluenciador digital atuando como blogueiro ou youtuber, por exemplo. Contudo, precisa se dedicar ao seu canal com conteúdos relevantes e que atraiam a atenção do seu público alvo.

Dando certo o engajamento, é possível que você consiga parcerias com empresas do segmento que escolheu seguir com seus conteúdos.

Redes Sociais para Pequenos Negócios: muitos pequenos negócios trabalham com pequenas equipes e precisam contratar freelancers para gerenciar certas tarefas – incluindo marketing em redes sociais. Aqui é que você entra como gerente de redes sociais. Você vai criar estratégias de conteúdo para gerenciar os seus produtos, direcionar tráfego para o site deles e converter visitantes em clientes. Para fazer o seu trabalho com sucesso, é importante ter boas habilidades de comunicação. Neste caso, você tem que ser capaz de entender os objetivos de marketing do cliente e usar a voz da marca dele. Lidar com perguntas feitas pelos consumidores através de redes sociais também pode ser parte das suas tarefas diárias

Sobretudo, iniciar o próprio negócio pode gerar inseguranças. Identificar uma boa oportunidade de negócio é uma característica importante para quem quer iniciar um investimento.

Dúvidas e receios estarão presentes durante todo o processo, mesmo ainda depois do investimento ter sido feito. Não existe uma fórmula pronta para o sucesso e é preciso saber sempre tudo que está em jogo quando o negócio é investimento.

Então, não se deve pensar apenas no dinheiro, apesar de ser um dos pontos de partida. Simultaneamente investir é dedicar tempo. É necessário estudar segmentos de mercado, possibilidades de investimento, formatos, etc, e esses são pontos que também fazem parte do processo de identifica uma boa oportunidade de negócio.

Nunca se esqueça, é fundamental organizar a sua linha de pensamento.

Você sabia que, segundo pesquisadores da área da cognição, criatividade é questão de método e organização?

Nesse sentido, liste todas as perguntas que podem te ajudar a identificar uma boa oportunidade de negócio, nunca haja por impulso, avalie possíveis problemas do dia a dia e pesquise por possíveis soluções.

Assim como você de ter em mente aquilo em que você é competente ou que já possui conhecimento, além de deixar a sua mente criativa se tornando um especialista. Pense, se já possui conhecimento em cozinha, leia, encontre empresas de sucesso na área, conheça outros empresários do segmento, pense no seu segmento: doces, salgados, comidas de festa, etc.

Seus conhecimentos devem ser próximos da oportunidade de negócio encontrada.