Nos últimos anos o nosso famoso cafezinho ganhou o charme das cafeterias. A franquia de cafeteria criou modelos de negócios para atender as novas formas de consumo, dessa que é a bebida mais famosa da manhã do brasileiro, o café . Seja na pressa das grandes cidades ou na tranquilidade das cidades pequenas, os modelos de franquia de cafeteria, que se encaixa em diversos cenários, caíram nas graças do consumidor de café no Brasil.
O brasileiro é o segundo maior consumidor de café do mundo e cerca de 68% desse consumo é feito em cafeterias.
As franquia de cafeteria fazem sucesso, não só o café da tarde com pão de queijo ganhou espaço na vida dos brasileiros. Reuniões de trabalho, encontros, o trabalho remoto e o queridinho mercado de cafés, especiais levaram o consumidor direto ao ambiente das cafeterias.
Preparamos aqui, tudo o que você precisa saber sobre franquia de cafeteria e esse nicho que é considerado o mercado dos afetos e das experiências saborosas.
- Saiba mais sobre a história do café
“Os turcos têm uma bebida preta, que bebem a grandes tragos, não durante as refeições, mas depois delas, como uma sobremesa. Bebem-na para estar com os amigos – e não há reuniões que se façam sem café.” Do livro A História do Café, Ana Luiza Martins. Registro do ano de 1592, de Prospero Alpino, botânico professor da Universidade de Pádua, em sua viagem ao Egito.
Muitos são os relatos e as místicas que cercam a história dessa bebida.
A África está presente na linha do tempo do café desde o início. Pesquisas realizadas afirmam que a bebida era consumida na região desde o século 10 a.C. e o local mais exato da origem é na Etiópia, mais precisamente nas as montanhas de Kaffa, região próxima à fronteira com o Sudão. Ainda assim, a bebida, tanto na capital Adis Abeba, quanto nos povoados simples do interior, é oferecida aos visitantes como se fosse uma cerimônia. Praticamente não há um lugar que não tenha um café preparado na hora.
Com o passar do tempo, ele se espalhou, alcançando o Egito e o mundo árabe. Hoje em dia, o café é motivo de orgulho para os habitantes do território etíope.
O fato é que Apesar de a Etiópia ser o berço do café, foi a Arábia Saudita a grande responsável pela propagação da bebida. Isso porque o cultivo do grão assumiu grande importância econômica e era mantido como um segredo pelos árabes, já que muitos acreditavam em suas habilidades milagrosas.
Aliás, é justamente por ter sido tão popular e importante para a Arábia Saudita que hoje temos o Café Arábica, uma das espécies mais consumidas ao redor do mundo.
Acredita-se que em 1570 o café chegou pela primeira vez na Europa, mais precisamente na Itália, por conta das viagens realizadas ao Oriente. No primeiro momento, a bebida era proibida para os cristãos e só foi legalizada após o papa Clemente VIII provar e gostar de um café muito bem feito.
Em 1652, foi inaugurada, na Inglaterra, a primeira casa de café. Vinte anos depois, em 1672, foi a vez de Paris abrir as portas ao grão. A bebida era consumida sem nenhum adicional para adocicar, o costume de colocar açúcar no café, que para alguns é um pecado e para outros um deleite, começou na França, durante o reinado de Luís XIV.
Na Europa, tomar café virou um hábito associado aos encontros sociais. Considerada uma bebida de prestígio na sociedade, era consumida por pessoas do alto escalão europeu. Também foi nesse continente, mais precisamente em Veneza, na Itália, que se iniciou o costume de coar o café e acrescentar leite a ele.
O Café Espresso, um dos mais apreciados por nós brasileiros surgiu na Itália é, país precursor do preparo da bebida na famosa cafeteira italiana, também conhecida como Moka, um método que acentua a intensidade do sabor. É assim que os italianos preferem seu café, curto e forte, servindo geralmente em pequenas xícaras de cerâmica. Outra receita muito apreciada pelos italianos é o Cappuccino, feito com leite pouco cremoso, e o Expresso Romano, que leva uma tira de limão, a qual é anteriormente passada na borda da xícara para ajudar a realçar os sabores.
Com o tempo, o café foi se espalhando por muitos mais países na Europa e se tornou um costume, principalmente entre os intelectuais, para se consumido em encontros e passeios.
A cultura do café teve diferentes perspectivas ao redor do mundo. Para os árabes, a ingestão até mesmo in natura estava relacionada principalmente com as propriedades estimulantes dos frutos.
A primeira cafeteria surgiu na Turquia em 1475 e se chamava Kiva Han. E com a sua inauguração, o café ganhou também um caráter social e conceito de consumir café em lugares especiais, popularizou-se em 1574, quando as cafeterias de Cairo e Meca viraram referência para artistas e poetas.
Conhecer a história do alimento muda nossa relação com ele. Esta descoberta faz com que valorizemos os países produtores e o consumo do café. A bebida milenar ganhou o mundo e se tornou um mercado de lucros altos.
Nosso Brasil tem uma relação muito forte com o café, sua história, produção e consumo conheça agora.
- Café no Brasil, uma história de séculos
É obvio que a história do nosso café não poderia ficar de fora, afinal o café faz parte da nossa cultura.
O café chegou ao Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do Maranhão e Grão Pará, que o enviara às Guianas com essa missão. Já naquela época o café possuía grande valor comercial.
Devido às nossas condições climáticas, o cultivo de café se espalhou rapidamente, com produção voltada para o mercado doméstico. Em espaço de tempo relativamente curto, o café passou de uma posição secundária para a de produto-base da economia brasileira. Desenvolveu-se com total independência, ou seja, apenas com recursos nacionais, sendo, afinal, a primeira realização exclusivamente brasileira que visou a produção de riquezas. Por quase um século, o café foi a grande riqueza brasileira, e as divisas geradas pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do Brasil e o inseriram nas relações internacionais de comércio
O cultivo do café em grandes áreas, foi o responsável pela formação de diversos núcleos urbanos no país. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo. Exporta para os Estados Unidos, Japão e diversos países da Europa. E o mercado só demonstra ascensão.
Em 2022, A safra de café do Brasil deve alcançar 55,7 milhões de sacas de 60 kg, estimou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que representa um acréscimo de 16,8% em relação ao ano passado.
Mas não é apenas a produção de café que o mercado brasileiro aquece. O café coado faz parte da mesa do brasileiro, mantendo a tradição do cafezinho feito na hora, porém com o mercado de franquia de cafeteria cada vez mais forte e mudanças nas rotinas de trabalho o Café Espresso ganha gosto no coração do brasileiro e abre portas para o consumo de Cafés Especiais e novos métodos de fazer a bebida mais consumida no país depois da água.
No Brasil os registros sobre as primeiras cafeterias são incertos dado o processo histórico brasileiro com o café. Muitas eram as casas de café desde que o produto começou a ser produzido e comercializado por aqui.
O ramo de cafeterias sempre foi um sucesso em nossas terras, mas nos últimos anos com o aquecimento do mercado de cafés especiais adicionado ao charme que as franquias de café foram conferindo ao ato de tomar café aqueceram o ramo. Abrir uma franquia de cafeteria hoje é lucro certo com bons rendimentos e possibilidades de expansão para além das fronteiras.
Se você deseja empreender, entenda um pouco do café pelo mundo e reflita sobre esse que é um dos investimentos mais lucrativos no mundo.
- Saiba agora curiosidades sobre o nosso cafezinho
Você tem ideia de quantos tipos de grãos de café existem? Muitos. Os mais populares são quatro: arábica, robusta, liberica e excelsa.
- O café arábica é o mais comum, com seus grãos produzidos em altitudes elevadas, resultando em uma bebida delicada, que cai bem com cremes e precisa ser servido sempre quente.
- o café robusta traz nuances que combinam com seu nome, o que significa uma bebida mais forte, encorpada e com poucas nuances cítricas. É um dos mais utilizados para o café expresso.
- o café liberica é mais floral e frutado, ou seja, é o ideal para momentos mais doces, com acompanhamentos que não criem contraste tão grande com a bebida.
- O café excelsa é semelhante ao liberica, mas seu sabor também traz notas azedas às doces, o que cria a complexidade de uma bebida naturalmente amarga, ou seja, com três sabores ao mesmo tempo.
Nosso café, percorreu muitos caminhos até chegar ao charme da franquia de cafeteria, preparamos algumas curiosidades que fazem parte da história da bebida mais querida do Brasil.
- Na Etiópia: A cerimônia do café faz parte da cultura etíope e também da vizinha Eritreia. Normalmente, quem prepara é a mulher da família que recebe a visita, como se fosse uma recepção a um chefe de estado. O ritual tem regras: o convidado precisa tomar, no mínimo, três xícaras. A terceira rodada é considerada a mais importante.
- Um verdadeiro ritual: nos relatos sobre a feitura do café na Etiópi contam sobre como a cerimônia é realizada: a senhora da casa, cuidadosamente faz a infusão em garrafas especiais, chamadas jebena. O processo todo leva várias horas e é comum ouvir, durante o processo, a frase ‘buna dabo naw’, que significa ‘café é nosso pão’.
- Europa no século XIV: o café era conhecido como “vinho da Arábia” por que o nome originário do café em árabe é qahwa, que significa vinho.
- Manteiga no café: algumas pessoas tem o hábito de adicionar um pouco de manteiga clarificada ao seu café. Desta forma ele se torna mais denso e agrega um sabor um pouco parecido com o chá da manteiga do Tibete
- No Japão: o café pode ser encontrado em latas, garrafas e em máquinas de preparo automático
- Na panela de barro: os mexicanos preparam um típico café com especiarias, chamado Café de Olla, ou café de bule, em tradução literal, a receita leva canela e açúcar chamado piloncillo (parecido com a rapadura), que são misturados na água e depois, nessa água fervente e condimentada, o pó do café é adicionado e coado e como toque final o café é servido em uma panela de barro.
Se você tem alguma dúvida ainda sobre investir no mercado, prepara sua xícara de café e saiba entenda um pouco sobre esse mercado lucrativo.
O mercado do café
Como você já viu, o café, além de ser uma bebida extremamente popular, faz parte da cultura brasileira. O Brasil, sendo o maior produtor mundial de café, também tem uma população que aprecia e consome a bebida diariamente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 78% da população consome café regularmente, tornando-o o alimento mais consumido no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo de café no Brasil cresceu 37% nos últimos 20 anos, o que demonstra o potencial crescente para o mercado de cafeterias.
Nos primeiros quatro meses de 2024, o consumo de café no país aumentou 0,16%. Embora o aumento pareça modesto, o crescimento foi impulsionado principalmente pela demanda por cafés de maior qualidade. Comparando abril de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, houve um salto de 9,2% no consumo. O diretor da Abic, Inácio Inácio, destacou que “o crescimento no quadrimestre se deu com o café de maior qualidade. Selos, origens e produção diferentes despertam a curiosidade das pessoas.” Isso evidencia que o mercado de cafés especiais, com variedades premium e opções mais refinadas, está ganhando terreno, apresentando-se como uma nova tendência para as cafeterias.
Além de ser o maior produtor mundial de café, o Brasil também é um dos maiores exportadores de café commodity. Em 2022, foram colhidas 50,92 milhões de sacas de café beneficiado, um número que reforça o papel do país no cenário global. O Brasil tem 35 regiões produtoras de café, espalhadas por 17 estados, com mais de 100 municípios abrigando cerca de 300 mil plantações. Vale destacar que 70% dessas propriedades são da agricultura familiar, o que reforça a importância social e econômica do cultivo de café no país.
Além disso, o café especial tem ganhado cada vez mais destaque no mercado interno. Estima-se que entre 5% a 10% do consumo brasileiro já seja de cafés especiais, uma fatia que tem crescido com a popularização da bebida de alta qualidade. Esses cafés, que podem ser encontrados em cafeterias, supermercados, hotéis e até online, oferecem uma experiência diferenciada ao consumidor, valorizando fatores como origem, método de torra e notas de sabor. Esse movimento abre novas oportunidades para os empreendedores que desejam investir em franquias de cafeterias que ofereçam cafés especiais.
Com o crescimento contínuo do consumo de café no Brasil, investir em uma franquia de cafeteria tornou-se uma opção atraente para quem deseja empreender no setor alimentício. As cafeterias, além de oferecerem uma experiência única aos consumidores, podem se destacar ao investir na qualidade dos grãos e na diversidade de opções de bebidas. O aumento da demanda por cafés especiais abre um leque de possibilidades para novos modelos de negócio, que vão além do tradicional café expresso ou coado.
Franquias que adotam o conceito de “cafeterias especiais” têm conseguido se diferenciar no mercado ao oferecer aos clientes experiências imersivas, que envolvem desde a degustação de diferentes tipos de café até a possibilidade de adquirir grãos para preparo em casa. O consumidor moderno, mais informado e exigente, busca cada vez mais por experiências de qualidade e por cafés que carregam histórias em suas origens. Isso proporciona uma oportunidade valiosa para cafeterias que investem em cafés de origem controlada, métodos de preparo diferenciados, como o cold brew, e a oferta de ambientes acolhedores e inspiradores.
O mercado de cafeterias no Brasil está em franca expansão, impulsionado pelo consumo crescente de café, especialmente os cafés especiais. Para quem deseja investir em uma franquia de cafeteria, o momento é favorável, pois há uma demanda crescente por qualidade e experiências diferenciadas. O consumidor brasileiro está cada vez mais interessado em conhecer a origem do seu café e disposto a pagar por produtos de maior qualidade, o que cria um ambiente fértil para o crescimento das cafeterias que apostam em produtos e serviços que vão além do convencional.
Em um cenário onde o café já é parte da cultura diária do brasileiro, investir em uma franquia de cafeteria, especialmente aquelas que oferecem cafés especiais, é uma oportunidade de negócio com grande potencial de crescimento e lucratividade. Além de atender à demanda local, as cafeterias podem se beneficiar do aumento da consciência sobre a qualidade do café e da busca por novas experiências gastronômicas.
Entenda os cafés especiais e o porquê chegam com tudo no mercado
O mercado de cafés especiais teve crescente nos últimos anos, cada vez mais as pessoas estão procurando saber sobre o produto, sua origem e qualidade. Isso motivou muitos cafeicultores a realizarem a torrefação de seus cafés, e embalar com sua própria marca, trabalhando assim diretamente com o consumidor final, que possuem em comum a vontade que brasileiros consumam café de qualidade e que não seja apenas exportado.
A principal diferença entre café especial e tradicional é a forma de manejo.
Quando se fala de café tradicional falamos dos cafés que são colhidos de forma muitas vezes mecanizada e não seletiva, isto é, “tudo o que cai” se torna café tradicional. Já o manejo do café especial é diferente, a colheita é feita manualmente, o cuidado é para retirar da planta somente os frutos maduros e prontos para serem colhidos, sem machucar a planta, evitando, a incidência de fungos e outras coisas que podem influenciar negativamente a próxima safra.
Os cafés especiais em sua maioria, são cafés produzidos em altitude acima de 950m, garantindo assim um fruto de melhor qualidade, mais doce e melhor desenvolvido.
Para avaliar o café especial existe uma metodologia desenvolvida pela SCA (Specialty Coffee Association) que avalia, classifica e pontua esses grãos. Então, café especial é todo aquele que atinge no mínimo 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:
- Fragrância/Aroma
- Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado)
- Ausência de Defeitos
- Doçura
- Sabor
- Acidez
- Corpo
- Finalização
- Harmonia
- Conceito Final
A tendência no crescimento do mercado de café premium se explica pelo aumento do número de consumidores que optam por produtos de maior qualidade. Esse público tem interesse em novos métodos de preparo, além de se preocupar com a origem do produto e a sustentabilidade na hora da produção. Eles são divididos em dois grupos:
- Coffee lovers: aqueles que vão às cafeterias e procuram um bom ambiente, com conceito por trás da entrega final do produto, e onde ocorrem trocas de experiências.
- Consumidores especiais: são aqueles que consomem cafés especiais, porém compram através o varejo, seja em grandes redes de mercado, seja pela internet.
Dos consumidores de café premium, 20% pertencem à classe A, 50% à classe B e 30% à classe C. A maior parte desse público está situado na região sudeste (45%), seguida pelo nordeste (22%) e sul (17%). A maior parte dos consumidores está na faixa etária acima de 40 anos (40%). O restante tem entre 18 e 30 anos (35%) e entre 31 e 40 anos (25%). Quanto ao gênero, 50% é formado por homens e 50% por mulheres.
Agora você já sabe que uma xícara de café carrega além de sabor muitas histórias e especialidades. Um negócio para muito além do lucro, que é certeiro.
Entenda agora como funciona o ramo da franquia de cafeteria, um lugar para encontros regados a café.
Franquia de Cafeteria: charme e aconchego para a hora do cafezinho
As primeiras cafeterias, conhecidas como Kaveh Kanes, surgiram em Meca, na Arábia Saudita, no final do século XV e início do século XVI. Os Kaveh Kanes eram locais onde se podia passar a tarde conversando, ouvindo música e tomando café, uma vez que Meca era um centro religioso e a religião muçulmana proibia o consumo de bebidas alcoólicas. Logo o café passou a ser apreciado nas regiões próximas, como Constantinopla e Síria, e as cafeterias se espalharam pelo Oriente. As cafeterias eram locais luxuosos onde ocorriam encontros de negócios e de lazer.
Em 1615, os comerciantes italianos levaram o café da Arábia para a Europa e a o café conquistou o paladar dos europeus. Em Veneza, surgiram as Botteghe del Caffé, locais onde ocorriam encontros sociais e se tomava café, ouvindo música. Na Europa, as cafeterias desenvolveram-se durante o século XVII e se tornaram cenário de encontro de artistas, escritores, aristocratas, políticos e revolucionários.
A quem diga que a Revolução Francesa foi planejada ao redor das mesas de uma cafeteria.
O fato é que desde o seu surgimento as cafeterias se espalharam pelo mundo e mais, acompanharam as necessidades do mercado, avançaram na pesquisa, nos métodos, no atendimento e hoje atendem um nicho amplo de consumidores, para todos os bolsos.
Dentro do mercado de franquias, a franquia de cafeteria se encaixa no segmento de Alimentação, o mais representativo do franchising. Segundo o balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresenta alta nos lucros e está em ampla expansão.
No Brasil existem cerca de 3,5 mil cafeterias, porém esse número sobe para 13 mil se forem contabilizados bares, lanchonetes e padarias. Esses estabelecimentos são ambientes diferenciados, que oferecem produtos variados em conjunto com outras opções de alimentação. As cafeterias se dividem em: especializadas, não especializadas, premium, franquias de cafeterias, cafeteria brewery, cafeteria estilo série de TV e cafeterias veganas e sustentáveis. No Brasil, 66% das cafeterias são estabelecimentos independentes. Os outros 34% são franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquia de cafeteria apresentou crescimento significativo. Os pontos de vendas saltaram de 782 para 862 estabelecimentos. No Brasil existem 40 marcas franqueadas, sendo uma opção de investimento àqueles que pretendem ampliar a sua rede de forma mais rápida.
Mais do que apenas um lugar para tomar café, a franquia de cafeteria é um ambiente de convivência, a pausa para um cafezinho pode carregar reuniões de negócios, encontros e com a pandemia até o home office pode migar para uma cafeteria vez ou outra. E atendendo ao consumidor, as franquias investem em modelos modernos e aconchegantes, priorizando no atendimento o conhecimento na área.
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Saiba como abrir uma Franquia de Cafeteria
O primeiro passo para abrir uma franquia de cafeteria é estudar se você tem o perfil adequado para se tornar um franqueado e atuar no setor de alimentação. É indicado que os candidatos sejam empreendedores que já tenham identificação com o setor, gostem da prática de atendimento ao cliente, sejam organizados e saibam de vendas.
Ao selecionar as marcas que mais o agradam, analise elementos como os valores de investimento e retorno previsto, mix de produtos oferecido, prazos e as particularidades de cada modelo de negócio.
Entenda a metodologia da marca para compreender como é a forma de trabalho e o que é esperado dele. Esse estudo vai auxiliar na decisão sobre o modo de operação do negócio e se ele está realmente alinhado ao que busca para si.
Conhecer o mercado de franquia de cafeteria é muito importante. Não se limite aos produtos, conheça as variedades, principalmente as que possam diferenciar seu negócio, entenda o público, estude seu perfil e suas principais demandas, como a forma de superar expectativas.
Seu lucro e expansão no mercado de cafés dependem muito do seu interesse pelo assunto.
Separamos uma lista de 10 franquias de cafeteria que são famosas pelo mundo para aguçar a curiosidade e a vontade de tomar um cafezinho.
- Starbucks
- Casa Bauducco
- Café Cultura
- Café Donuts
- Fran’s Café
- Rei do Mate
- The Hot Machine
- Havanna
- California Coffee
- Café Hum
Agora que você já sabe tudo sobre o mercado lucrativo do café, conheça franquia de cafeteria para investir e iniciar seu negócio.
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1. Coffee Selfie
A Coffee Selfie, uma inovadora rede de franquias que se destaca por sua abordagem personalizada, tem raízes na região da Liberdade, em São Paulo, onde estabeleceu sua loja piloto. O diferencial competitivo da marca é a habilidade de imprimir literalmente o rosto dos clientes na espuma do café, uma prática que se tornou tão popular que inspirou o próprio nome da franquia: Coffee Selfie.
O reconhecimento e o sucesso da marca cresceram exponencialmente, impulsionados pela singularidade de sua proposta e pelo fascínio que cria ao proporcionar uma experiência única aos clientes. A loja piloto, muitas vezes caracterizada por filas enormes de clientes ansiosos para capturar o momento de saborear seu café personalizado e compartilhá-lo nas redes sociais, tornou-se um verdadeiro ponto de referência na Liberdade.
Dada a crescente demanda e o entusiasmo demonstrado pelos consumidores, a Coffee Selfie tomou a decisão estratégica de expandir seu alcance e presença por meio do modelo de franquia de cafeteria. Essa iniciativa não apenas busca atender à demanda crescente, mas também proporciona a oportunidade para empreendedores locais compartilharem o sucesso dessa experiência inovadora em suas próprias comunidades.
Ao optar por abrir novas franquias, a Coffee Selfie está não apenas ampliando sua presença geográfica, mas também oferecendo a empreendedores a chance de fazer parte de uma marca que transcende o convencional. A abordagem inovadora de estampar selfies na espuma do café cria uma conexão única entre a marca e seus clientes, transformando cada visita em um momento memorável e compartilhável.
2. B.Lem Padaria Portuguesa
A B.LEM foi fundada em 2015 e em cinco anos expandiu para 8 estados brasileiros e hoje é a maior franquia de padarias do Brasil. A tradição portuguesa e a forma de produzir os produtos são os diferenciais que tornam a B.LEM uma empresa única, com forte personalidade nas suas receitas e muita inovação na forma de entregar a experiência para seus clientes. De 2020 a 2022 novas lojas foram inauguradas em diversas regiões do país, entre lojas de rua e shoppings, provando que a franquia tem grande solidez e experiência para apoiar os franqueados com resiliência e know how. Investimento a partir de R$250.000,00.
3. Mr Black Café
especializada em cafés especiais com presença nacional. O plano de expansão contempla todo o território nacional através do sistema de franchising. No mercado desde 2006, a Mr. Black Café preza pela alta qualidade dos seus produtos, preço justo, atendimento diferenciado e ambiente moderno e acolhedor. Investimento: a partir de R$145.000,00.
4. DeltaEspresso
desde 2004 no mercado de café no Brasil. Com mais de 60 unidades em todo Brasil, a rede Deltaexpresso tem como principal diferencial o seu modelo de Coffee Convenience Store, que agrega diversos negócios dentro de um só. Além de ser coffee shop e loja de conveniência, o ponto de venda também oferece máquinas e acessórios destinados ao preparo e consumo de café. Investimento R$210.000,00.
5. Casa do Pão de Queijo
Com mais de 50 anos de existência, a CPQ Brasil S.A é líder em número de unidades franqueadas no segmento de cafeteria e uma das maiores redes de snacks e café do Brasil. A Casa do Pão de Queijo conta atualmente com mais de 450 pontos de venda espalhados pelo Brasil. Todas as lojas contam com o suporte de uma fábrica própria certificada pela ISO 22.000, A CPQ Brasil oferece todo o treinamento de gestão e operacional, desde a montagem da loja, inauguração, supervisão periódica dos consultores de campo e da área de marketing garantindo que todos os franqueados e funcionários estejam aptos a desempenhar as funções com qualidade e excelência. Investimento a partir de : R$ 130.000,00.
6. Dóffee Donuts & Coffee
donuts e café, uma combinação perfeita que todo mundo adora. Com um conceito consolidado no exterior e o mesmo padrão de qualidade das maiores redes de donuts e café do mundo, com conhecimento profundo dos hábitos de consumo do brasileiro. Com receitas exclusivas e artesanais. Investimento a partir de R$270.000,00.
7. 22 Special Coffee
autoridade em café especiais, oferece variedade de grãos e métodos de extração. Oferece atendimento especializado com baristas. Investimento a partir de 170.000,00.
8. Havanna
o sabor da Argentina no Brasil. A marca Havanna se tornou sinônimo de Alfajor e símbolo de prazer, já que na época de sua abertura, os argentinos e turistas passavam as férias no balneário e compravam os doces para presentear amigos e familiares. Possuem a mesma receita desde 1947, que foi aprimorada pelas mãos do pasteleiro Toribio Gonzáles. Hoje na Argentina são 202 lojas, sendo 59 próprias e 141 franqueadas. No exterior são 92 pontos de venda, além dos pontos de distribuição em todo o mundo. A marca trabalha com dois modelos de negócio: Café Quiosque e Cafeteria. Hoje são mais de 50 pontos de venda espalhados por 18 estados brasileiros. Investimento a partir de 331.000,00.
9. Empório Cheirin Bão
A Cheirin Bão é um lugar de características únicas que te leva a experimenta-lo como um todo. Criando e reavivando lembranças que são fixadas na mente e no paladar. Possui mais de 500 franqueados em todo o Brasil, conhecida no mercado como a maior rede de cafeterias de cafés especiais do mundo. Investimento a partir de 205.000,00.
10. Cafeteria Sterna Café
O Sterna Café apresenta um modelo de negócio diferenciado e inovador, aliando rentabilidade, ambiente arrojado e produtos de qualidade. Prova disso é que a rede cresce a cada dia e conquista mais adeptos. Afinal, todo bom negócio, começa com um café. Tudo é trabalhado de forma com que os clientes se sintam únicos levando experiência e trabalhando de forma personalizada. Atualmente a rede conta cerca de 90 franqueados presentes em SP (capital e interior), RJ, MG, DF, PE, PA, TO e PR. E segue crescendo. Os franqueados e as suas equipes têm ao seu alcance o conteúdo completo da Universidade Sterna Café. São mais de 300 vídeos para treinamento e reciclagem a qualquer momento. Investimento a partir de 86.750,00.
11. Cafeteria Saboreaey Café
Essa franquia de cafeteria é uma rede de franquias Espanhola criada por Mario Rubio há mais de 10 anos, que cresce pelo mundo e já se espalha por mais de 6 países. Na sua criação Mario quis desenvolver um conceito que deixasse clara a vocação da marca em querer ser parte da vida dos clientes. Investimento a partir de 50.000,00.
12. Rei do Mate
É uma das maiores redes de alimentação do país. Oferece um mix diferenciado de produtos e as mais variadas misturas de mate, café, além de diversas bebidas quentes e geladas, sanduíches, cappuccinos, açaí, salgados e sobremesas. A história do Rei do Mate começa na década de 70, durante esses anos a marca foi se reposicionando no mercado e hoje somos uma das maiores redes de alimentação do Brasil. Investimento a partir de 305.000,00.
13. Grão Espresso Cafeteria
Esse projeto de franquias tem por objetivo reunir e oferecer aos franqueados uma marca forte, produtos com qualidade, tecnologia operacional e poder de escala, para que as franquias de todo o País se tornem um modelo de negócios altamente rentável. Atualmente a rede conta com 240 lojas em operação estando presente em 23 estados do Brasil, preparando mensalmente mais de 1 milhão de espressos e atendendo a mais de 15 milhões de clientes anualmente. A franquia Grão Espresso tem se empenhado em construir uma sólida estrutura de atendimento aos franqueados, permitindo que levem aos consumidores os melhores produtos, o melhor ambiente, o melhor serviço e, claro, o melhor café espresso. Investimento a partir 170.000,00.
14. Califórnia Coffee
pioneiro no Brasil como negócio de coffee shop. Pioneiro com bebidas geladas e quentes com e sem café com nossos “signature” sabores. Design único e inconfundível. É um negócio moderno para todas as faixas etárias e econômicas. O conceito da marca é fruto de uma visita feita ao Brasil em 1999, quando a marca se questionou por que o maior exportador de café do mundo, que produz um café tão fino e de alta qualidade não tinha a oportunidade de saborear o melhor que produz. Investimento a partir de 250.000,00.
15. Cafeteria Amiste Café
especializada em oferecer uma solução completa para estabelecimentos comerciais e empresas que desejam ter um café de qualidade, com atendimento técnico e comercial rápido e transparente. A Amiste Café surgiu a partir da experiência de mais de 10 anos dos sócios da Pier Coffee empresa sediada em Londrina e líder de mercado na região norte do Paraná. Em 2012 foi criada uma nova marca, a Amiste Café, com objetivo de franquear este modelo de negócio. Desde o início proporciona a seus franqueados todo know how e suporte necessário para o desenvolvimento de sua unidade, seguindo padrões de excelência em produtos, serviços e atendimento. Investimento a partir de 290.000,00.
16. Café Cultura
Escolhida como a Melhor Cafeteria de Santa Catarina pela revista Veja por cinco anos consecutivos, a franquia é uma referência no mercado de cafés especiais. Os grãos da amrca são de origem Arábica, no processo de escolha das fazendas levam em consideração diversos fatores, sendo que, um dos mais importantes é o da sustentabilidade. Investimento a partir de 350.000,00.
17. Café do Feirante
iniciou suas atividades em 2000 com o objetivo de oferecer o melhor café do mercado. A marca traz grãos selecionados para seus clientes, de sabor intenso e aroma inconfundível. Possui uma ampla linha lanches, salgados, bebidas quentes e frias, pães, combos, sobremesas e uma linha saudável exclusiva. Atualmente a rede conta com várias lojas e busca parceiros capacitados para dar continuidade ao processo de expansão em um segmento que não para de crescer. O Café do Feirante possui um conceito simples, inspirador e genuinamente brasileiro. Investimento a partir de 290.000,00.
18. Café do Ponto
especialista na arte em fazer café. Ao longo do tempo, a marca virou referência em qualidade e inovação, criando aromas e blends incríveis, sendo reconhecida como a especialista na arte em fazer cafés, tanto para consumo em casa como em suas cafeterias. Atualmente a empresa Rede Café Sistemas de Franquia e Participações Ltda. detém o direito de exploração do Sistema Café do Ponto de Franchising, na qualidade de Master Franqueada. Investimento a partir de 230.000,00.
19. Café Du Centre
com lojas em todo Brasil e no exterior, o Café du Centre é único e exclusivo. Franquia referência de qualidade, luxo e sofisticação, trata-se de um ambiente único, com características próprias, receitas exclusivas e arte na apresentação dos produtos com padrão Europeu. Investimento a partir de 300.000,00.
20. Casa Pilão
espaço que une o aconchego da casa ao charme da cafeteria. Marca tradicional e líder de mercado, a franquia Casa Pilão conta com a força do café Pilão, o café forte do Brasil, um dos mais consumidos na casa dos brasileiros, além oferecer um mix de produtos diferenciados, com qualidade garantida e reconhecida. Investimento a partir de 230.000,00.
21. Megamatte
A MegaMatte é uma rede que oferece opções mais saudáveis! Nosso cardápio conta com bebidas exclusivas que não podem faltar dia a dia, como os Cafés Mocha e Macchiato, e as bebidas com mate: Meganella e MateMaltine, além do Espresso Megamatte é um “blend” especialmente desenvolvido para a marca. Possui mais de 150 lojas em 6 estados do Brasil. Investimento a partir de 199.000,00.
22. Quiero Café
o Quiero Café traz a premissa de preencher a lacuna ainda existente no mercado: combinar um ambiente acolhedor com produtos de qualidade e atendimento próximo e verdadeiro. Ambiente projetado com uma proposta aconchegante e diferenciada, promovendo encontros e tornando o dia das pessoas mais feliz. O crescimento em espiral foi uma estratégia da rede para crescer de forma organizada e sustentável, através gestão da cadeia de suprimentos e suporte ativo. Com um cardápio bem amplo e diversificado o modelo alcança um bom desempenho sem enfrentar muita sazonalidade ao longo dos meses e períodos do ano. A variedade de opções também faz com que a marca conquiste clientes em nas mais diferentes regiões, cidades e cultura. Investimento a partir de 450.000,00.
23. Sofá Café
Uma rede de cafeterias reconhecida e premiada que une excelente serviço de cafés especiais com torra própria, ambiente de design e gastronomia saudável e saborosa. Hoje é considerada uma das melhores cafeterias de São Paulo, onde você vai mergulhar no mundo dos cafés especiais e se surpreender entendendo por que o café não deve ser preto e nem amargo. Investimento a partir de 80.000,00.
Agora você já conhece o mercado da bebida mais consumida do país. Também já sabe que é um dos investimentos com maior garantia de lucro no país. Aposte no modelo que mais tem a haver com sua personalidade, escolha o modelo do tamanho do seu bolso e se torne um empreendedor do mercado mais forte.
24. Pilão Professional
A rede de franquias Pilão Professional é uma proposta inovadora dentro do mercado de cafeterias, oferecendo uma abordagem distinta que foge do convencional. Em vez de seguir o modelo tradicional de cafeterias, a Pilão Professional se destaca por administrar máquinas multibebidas em uma variedade de estabelecimentos, desde lojas de conveniência até cafeterias.
Ao optar por uma franquia de cafeteria Pilão Professional, os empreendedores entram em um negócio com baixa complexidade operacional e uma gestão mais prática. Isso permite que os franqueados adotem uma abordagem mais estratégica, enquanto as máquinas multibebidas oferecem uma ampla gama de opções aos consumidores.
A proposta da Pilão Professional vai além de simplesmente fornecer café; é uma solução completa para estabelecimentos que desejam oferecer uma experiência abrangente de bebidas quentes, sem lidar com as complicações das operações diárias. A presença das máquinas em locais estratégicos maximiza a conveniência para os clientes e proporciona uma oportunidade de negócio atraente para os franqueados.
Ao considerar a Pilão Professional como uma opção de franquia, os empreendedores podem explorar um segmento inovador que atende à crescente demanda por praticidade e variedade no mundo das bebidas quentes. A abordagem prática permite que os franqueados se concentrem no crescimento e na estratégia do negócio, enquanto a marca Pilão Professional se dedica a oferecer aos clientes uma experiência conveniente e diferenciada.
- Investimento inicial: R$ 55 mil
- Faturamento médio: R$ 5 mil
- Lucratividade: 20%
25. My Cat Café
A My Cat Café se destaca como uma inovação sem igual, sendo a primeira franquia de cafeteria cat no Brasil. Oferecendo uma experiência verdadeiramente única e envolvente, este modelo de negócio revoluciona ao ser uma cafeteria pet-friendly, onde os clientes podem não apenas saborear deliciosas opções de café, mas também interagir e até mesmo adotar gatinhos.
Comprometida em proporcionar uma experiência ao cliente totalmente diferenciada, a My Cat Café cria um ambiente acolhedor e descontraído, enriquecido pela presença amigável dos gatinhos. Esta atmosfera singular combina o prazer do café com a alegria da companhia desses adoráveis felinos.
Para os amantes de café e os apaixonados por felinos, a My Cat Café é o local ideal. Além de uma ampla variedade de opções de café, os clientes têm a oportunidade de compartilhar momentos especiais com os gatinhos residentes. Se você busca empreender em um ambiente acolhedor, diferenciado e repleto de afeto, a My Cat Café é o destino perfeito para unir sua paixão pelo café e seu amor pelos felinos.
- Investimento inicial: R$ 340 mil
- Faturamento médio: R$ 62 mil
- Lucratividade: 18%
- Prazo de retorno: 24 a 30 meses
26. Mr. Black Café
A Mr. Black Café é reconhecida nacionalmente como uma marca consolidada, especializada em cafés especiais, e possui planos ambiciosos de expansão por todo o Brasil através do sistema de franquias. Desde sua fundação em 2006, a marca tem se destacado não só pela qualidade excepcional de seus produtos, mas também pelo atendimento de alto nível, preços competitivos e ambientes contemporâneos e acolhedores.
Para empreendedores que buscam uma franquia que una a excelência em café, atendimento e ambiente, a Mr. Black Café é a opção ideal. Com um investimento inicial a partir de R$ 135 mil, um faturamento médio de R$ 65 mil e um prazo de retorno entre 24 e 36 meses, esta oportunidade representa um caminho sólido para aqueles que desejam se destacar no mercado de franquia de cafeteria.
- Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
- Faturamento médio: R$ 65 mil
- Prazo de retorno: 24 a 36 meses
27. Fran’s Café
O Fran’s Café é uma franquia de cafeteria de sucesso, com presença em mais de 60 lojas e um percurso sólido de crescimento e aprimoramento. Reconhecida pela sua elegância, modernidade e pela criação de ambientes agradáveis que garantem experiências memoráveis aos clientes, a marca se destaca no mercado.
O compromisso do Fran’s Café com a padronização, sabor e estética é evidente, fortalecendo sua imagem tanto para os clientes quanto para os franqueados. Essa dedicação se manifesta não apenas na qualidade dos produtos oferecidos, mas também na atmosfera aconchegante e convidativa que caracteriza cada loja da rede.
Optar pelo Fran’s Café como franquia significa fazer parte de uma marca que valoriza a excelência em todos os aspectos, desde a escolha dos ingredientes até a experiência do cliente. É uma jornada marcada pela elegância, modernidade e, sobretudo, pelo compromisso inabalável com a satisfação do cliente e o sucesso dos franqueados.
- Investimento inicial: R$ 360 mil
- Faturamento médio: R$ 60 mil
- Prazo de retorno: 24 a 36 meses
28. Café Hum
A Café Hum, originária do Rio de Janeiro, desponta como uma franquia de cafeteria singular que transcende a simples oferta de café. Com uma impressionante seleção de mais de 10 opções de drinks à base de café, a marca se destaca ao proporcionar uma experiência sensorial única aos consumidores.
Com presença em diversos bairros cariocas, a Café Hum conquistou o coração dos clientes, consolidando-se como um ponto de encontro acolhedor e cheio de energia positiva. O modelo de negócio desenvolvido pela marca não se limita a servir café; ele visa criar momentos memoráveis e promover uma conexão genuína entre as pessoas.
A aposta da Café Hum na expansão nacional reflete a confiança na singularidade de sua proposta. Ao empreender com a Café Hum, os franqueados têm a oportunidade de oferecer aos clientes uma jornada sensorial repleta de sabores e experiências únicas.
- Investimento inicial: R$ 250 mil
- Faturamento médio: R$ 50 mil
- Prazo de retorno: 18 a 36 meses
29. Lugano
Ao unir a irresistível combinação de chocolate e café, a Lugano consolidou um modelo de negócio que se expande por diversas regiões do Brasil, do Sul ao Centro-Oeste, com mais de 30 lojas. Todas as unidades seguem um padrão que reflete a excelência tanto nos produtos oferecidos quanto no atendimento prestado aos clientes. Com um mix exclusivo e versátil, a franquia vai além dos tradicionais cafés e chocolates, incorporando também uma seleção de cervejas artesanais.
Para quem busca uma experiência única com café e chocolate gourmet, a franquia de cafeteria Lugano se destaca como uma opção imperdível.
- Investimento inicial: R$ 460 mil
- Faturamento médio: 100 mil
- Prazo de retorno: 24 meses
30. Mais1 Café
A Mais1 Café surge como a maior rede de cafeterias “to go” do Brasil, conquistando quase 500 unidades confirmadas em um curto período desde sua fundação em 2019. O destaque da marca foi alcançado em menos de um ano, demonstrando seu comprometimento com produtos de altíssima qualidade e parcerias estratégicas com renomadas empresas, incluindo gigantes como Nestlé e Forno de Minas.
O sucesso da Mais1 Café vai além da qualidade do café, abraçando uma visão inovadora de proporcionar uma experiência rápida e de alto padrão aos clientes. Com um investimento inicial acessível, a marca oferece uma oportunidade atraente para empreendedores que buscam operar em espaços comerciais compactos, pois a proposta da Mais1 Café é pegar o café e seguir em frente.
Dessa forma, a Mais1 Café se destaca não apenas como uma franquia de cafeteria de sucesso, mas como uma inovação disruptiva no cenário das cafeterias brasileiras, oferecendo não apenas café, mas uma experiência ágil e deliciosa para quem está em movimento.
- Investimento inicial: R$ 140 mil
- Faturamento médio: R$ 40 mil
- Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Os consumidores brasileiros são os mais exigentes do mundo, para sua franquia aposte no atendimento:
- Escolha um bom time e aposte no treinamento
- Comunicação e troca de informações com o cliente são a alma do negocio
- Mantenha as boas práticas da marca
- Tenha empatia
- Ofereça experiência para além da xícara de café
- A tecnologia é a principal aliada tanto na estrutura quanto nas redes sociais
- Tenha boas normas de tempo de atendimento
- Acolha as reclamações e aposte na troca com o cliente
O consumidor tem uma relação emocional com café, para o brasileiro o cheiro do café traz memórias e está diretamente ligado a bom humor e disposição.
E é claro que tudo que envolve é encontro, e é por isso que a internet também foi invadida pela bebida mais consumida no mundo. O café nas redes bombam, uma tendência do mercado de franquia de cafeteria.
Perfis de café também invadem as redes sociais. Baristas e consumidores que amam a bebida invadem a rede social afirmando o café como negócio de lucro. Muito além da xícara o cafezinho nosso de todo dia é famoso nas redes de baristas influenciadores e amantes da bebida.
Conheça agora alguns podcasts sobre café:
- Coffea
- Café em proza
- Escriba Café
- Podcafé
- Pura Cafeína
- Café com Barista
Separamos alguns baristas influencers para você acompanhar também.
- Café por Elas
- Amandha Ramos Barista
- Elas Torram
- Pambarista
- Dritan Alsela
- Lee Kang Bin
- Michel Breach
- Junichi Yamaguchi
- Daphne Tan
- Cabell Tice
- Eu amo café
- Cafexonada
E pra terminar que tal conhecer coletivos de café?
- IWICA:
- Selo Amor Espresso
- Confraria do Café SM
- Elas Torram
Um marcado grande, cheio de histórias e encontros.
O café é a bebida mais consumida no Brasil depois da água. Faz parte não só do dia a dia do brasileiro, faz parte da história do país.
O brasileiro é o segundo maior consumidor de café do mundo e cerca de 68% desse consumo é feito em cafeterias.
E as franquias de cafeterias, chegam com tudo, com espaços aconchegantes, serviços especializados e estruturas que atendem as necessidades do consumidor mais exigente do mundo, o brasileiro.
Um mercado de alto lucro, que dispara no país e no mundo.
Antes de montar seu negócio café, pesquise e lembre-se:
- Pesquise o mercado
- Entenda se ele tem a haver com sua personalidade
- Pesquise por franquias de cafeterias – lembre-se que deixamos uma lista pra você por aqui
- Avalie as franquias por:
– Qualidade dos produtos
– Ambiente agradável, bonito e acolhedor
-Marca consolidada na região de atuação (Sul do país) com forte crescimento e ampliação para outras regiões
-Setor de alimentação como atividade essencial
-Suporte ao franqueado
-Serviços e produtos com opções para servir o dia todo
Identificação com o tipo de negócio e com a marca não são únicos, mas também são requisitos importantes para os franqueadores. Avalie se seu perfil atende ao mercado. Para o ramo de cafeterias é necessário:
- Visão empreendedora, estratégica e de negócios
- Possui liderança e empatia para lidar com pessoas
- Estar em constante busca por conhecimento e capacitação
- Dedicar-se à unidade entre 6 e 8 horas por dia
- Ser proativos e resiliente para enfrentar desafios
- Ter disciplina e comprometimento para cumprir regras e seguir as normas
Os profissionais da área de café atuam de forma a diversificar investimentos, empreender com sustentabilidade e obter resultados positivos com suas unidades, mas sempre com a visão de fortalecer os laços e o sucesso mútuo com a rede franqueadora.
Nunca é só um café:
O consumo de café no Brasil não se limita ao simples fato de ingerir a bebida. Café é coisa séria, ainda mais quando o assunto é café especial e os os principais fatores que motivam os consumidores a escolher os cafés especiais são:
- Qualidade do café;
- Busca por sabores e aromas diferentes;
- Determinadas regiões produtoras;
- Variedade dos grãos;
- Conhecimento sobre a origem do café;
- Apoio às iniciativas socioambientais.
Cerca de 70% dos amantes de cafés especiais se dispõem a investir um pouco mais na compra dos grãos, desde que a marca comunique todas essas características do café e entregue um produto diferenciado. Ou seja, o valor agregado ao produto é que o torna interessante, pense nisso sempre.
A tendência no crescimento do mercado de café premium se explica pelo aumento do número de consumidores que optam por produtos de maior qualidade. Esse público tem interesse em novos métodos de preparo, além de se preocupar com a origem do produto e a sustentabilidade na hora da produção. A possiblidade de lucro nesse mercado é alta, mas é necessário estar atento as novidades e estudar.
No Brasil existem cerca de 3,5 mil cafeterias, porém esse número sobe para 13 mil se forem contabilizados bares, lanchonetes e padarias. Esses estabelecimentos são ambientes diferenciados, que oferecem produtos variados em conjunto com outras opções de alimentação. No Brasil, 66% das cafeterias são estabelecimentos independentes. Os outros 34% são franquias. No Brasil existem 40 marcas franqueadas, sendo uma opção de investimento àqueles que pretendem ampliar a sua rede de forma mais rápida.
As Franquias de Cafeteria são diversas e para vários tipos de investimento. O consumo do café é uma experiência e seus consumidores são fiéis.
Agora da próxima vez que tomar sua xícara de café você poderá estar consumindo seu negócio de lucro, já parou pra pensar?