Quem nunca se perguntou o que seria um bom negócio? Independe do porte, ou ao que essa pergunta estaria relacionada. O fato é que sempre antes de investirmos tempo e dinheiro sempre fazemos repetidas vezes essa mesma pergunta, é um bom negócio?
O fato é que estamos sempre à procura de oportunidades, principalmente quando o assunto é empreender e investir sempre visando o sucesso dessa empreitada.
É importante também apontar que o Brasil se transformou nos últimos anos, transformando o perfil do trabalhado que hoje busca além do prazer, satisfação e bem estar no trabalho.
Não deixando de lado a crise dos últimos anos que que afetou os trabalhadores de carteira assinada, colocando no mercado de trabalho pessoas que, a partir dessa mudança brusca, decidiram empreender, aliando o cenário às suas buscas pessoais.
E é diante desse momento que a busca por bons negócios aquecem o mercado de investimento e empreendedorismo e o tão almejado sucesso pessoal e profissional aquecem o mercado.
E é por isso que hoje preparamos uma leitura para te inspirar e encorajar a realizar seus investimentos de sucesso. Boa leitura e bons negócios.
O que é um bom negócio?
Bom, primeiro, para saber o que é um bom negócio, é necessário compreender o que é empreendedorismo e saber sua capacidade para interagir dessa forma no mercado.
Empreender é a capacidade e da disposição para criar, desenvolver e gerenciar um negócio com o objetivo de obter sucesso e lucro. Claro que, com o avanço do mercado, muitas outras definições surgiram para o termo, mas essencialmente é essa.
Para facilitar, podemos afirmar por exemplo, que a meta no empreendedorismo é gerar um certo valor de impacto positivo, que pode ou não resultar na lucratividade.
Afinal empreender não se restringe apenas a criar empresas.
Empreender em um bom negócio pode também estar relacionado a investir em algo que já esteja no mercado.
Importante saber também que quando uma pessoa ou empresa já consolidada no mercado começa a explorar novos horizontes e fazer algo inovador também é empreender.
Ou seja, um bom negócio é aquele que nos faz enxergar possibilidades para investir tempo e recursos materiais, financeiros e humanos dentro de uma boa realidade de mercado, projetando possibilidades futuras e inovando para se tornar um negócio de sucesso.
Quando dizemos “possibilidades” estamos falando de algo, seja um problema ou necessidade, que o mercado tenha. É isso que dará motivos para a existência empreendimento, se tornando um ótimo exemplo de bom negócio.
Se um bom negócio é aquele que atende ao mercado atual e no futuro, como saber em qual ou o como investir para obter sucesso, afinal?
Como iniciar em um bom negócio
É fato que iniciar o próprio negócio gera inseguranças.
Dúvidas e receios são inevitáveis. Não existe uma fórmula pronta para o sucesso e é preciso saber sempre há muito em jogo quando o negócio é investimento.
Não apenas a pensar pelo dinheiro, afinal esse é um grande ponto de partida. Mas investir é dedicar tempo. Estudo de segmento de mercado, possibilidades de investimento, formatos, etc, são pontos que também fazem parte de um intenso processo para que se atinja o sucesso de um bom negócio.
É primordial que organizar a sua linha de pensamento.
Você sabia que, segundo pesquisadores da área da cognição, criatividade é questão de método e organização?
Para iniciar liste todas as perguntas que podem te ajudar a encontrar um bom negócio. Nunca haja por impulso. Imagine, por exemplo, problemas do dia a dia e pesquise por possíveis soluções.
Tenha sempre em mente aquilo em que você é competente, além de deixar a sua mente livre para permitir que você crie coisas novas e se torne um especialista, por exemplo, se já possui conhecimento em cozinha, leia, encontre empresas de sucesso na área, conheça outros empresários do segmento, pense no seu segmento: doces, salgados, comidas de festa, estc.
Se auto avaliar e investir em sua expertise é um caminho de sucesso para bons negócios.
Se rodeie de pessoas que possam te auxiliar, ou quem saber se tornar sócio, lembre-se do ditado: uma cabeça pensa melhor que duas.
E agora que você já sabe como dar os primeiros passos, entenda que planejamento é essencial, por isso preparamos um passo a passo para essa fase.
Como elaborar um bom plano de negócio
Agora é o momento de abrir o bloco de notas e inicia sua planilha de bons negócios.
Um fator importante é ter na ponta do lápis, as etapas para iniciar um investimento de sucesso.
Como já falamos, bons negócios surgem da dobradinha oportunidade/estudo. Então que tal iniciar seu plano de negócio?
Faça seu planejamento
Em primeiro lugar escolhas as ferramentas com as quais prefere trabalhar, como planilhas, bloco de notas e o famoso caderninho está sempre valendo. Nesse começo é necessário deixar a emoção de lado e investir em um processo realista e racional de avaliação, na busca de informações estruturadas para realizar o investimento.
Estamos passando por um período de instabilidade econômica é comum ter dúvidas sobre em que investir. Neste caso, o aconselhável é elaborar um modelo de negócio, que não inclui ainda aspectos técnicos como legislação, custos e despesas, mas pode auxiliar na estruturação de um novo negócio e testar a ideia, ou também pensar em um modelo de negócio já existente, como é o caso das franquias.
Após este teste, o empreendedor pode utilizar um instrumento simplificado, de planejamento detalhado, chamado plano de negócios, que auxilia passo a passo na construção do empreendimento, considerando os pontos essenciais que devem ser observados e registrados em finanças, marketing, pessoas, mercado, entre outros para que bons negócios sejam feitos.
Faça um plano de negócios:
Um plano de negócio é o ponto mais importante no processo de empreender, especialmente para iniciantes ou para quem está comprando uma empresa já em operação, por exemplo.
Esse plano de negócio te ajuda a definir os objetivos, o capital de abertura, além de fazer a análise do mercado e concorrência, e a análise de tudo que a empresa irá oferecer. Ou seja, trata dos principais pontos para que uma ideia funcione e faça sucesso. Inclua uma pesquisa de mercado que é essencial para uma empresa.
Saber quem são seus concorrentes e fornecedores, as tendências e novos nichos de clientes são fatores muito importantes antes de colocar um novo produto ou serviços no mercado e investir recursos.
Dentro do plano de negócios inclua o plano de investimentos que inclui a previsão de faturamento, cálculo dos custos fixos e variáveis e a previsão de resultados (lucros e prejuízos) para garantir reservas financeiras, evitar grandes dívidas e conseguir equilíbrio nos dois primeiros anos de mercado, período em que a mortalidade das micro e pequenas empresas são maiores.
Analise o mercado
Importante ponto a ser analisado. Veja se existe público e oportunidades de crescimento. Alguns negócios podem parecer interessantes, mas não ter perspectiva de ampliar a médio e longo prazo.
Não cometa o erro de investir pensando em apenas lucrar a curto prazo. Você pode até seguir todas as dicas que demos até aqui e criar o melhor plano de negócios, mas a verdade é que se o mercado não aprovar a sua ideia, ela estará fadada ao fracasso. Bons negócios surgem com boas avaliações de mercado.
Podemos dizer que não estudar o mercado em que se pretende empreender é o maior erro de um empreendedor é um dos principais motivos que levam as empresas à falência.
Então você já sabe: antes de tirar sua ideia do papel, entenda se ela é realmente útil para aquele público que você está se direcionando e o mais importante leve em conta seus conhecimentos, investir num mercado em que não se tem conhecimento é arriscado.
Escolha os produtos ou serviços que irá oferecer
Essa categoria é o primeiro item do seu plano de negócios mas você já pensou na importância dele? É aqui que você vai definir seu material de trabalho. Essa é a peça essencial para obter sucesso e conceber um bom negócio.
Para garantir a vida longa de seu investimento tenha sempre em mente que seus conhecimentos são a parte fundamental. Apostar em algo no qual você nada conhece pode ser muito arriscado, afinal você vai precisar estudar muito além para adquirir conhecimento capaz de lhe proporcionar agilidade na resolução de problemas por exemplo.
Por isso alinhe seus desejos aos seus conhecimentos. Por exemplo, se você já possui noções de gestão e gosta muito de alimentação saudável, pode tentar apostar nesse ramo, ou talvez você possui muito conhecimento na área de sustentabilidade e pode investir em um modelo de negócio pronto como uma franquia de aquecedores solares por exemplo.
Reunindo esses dois fatores, você estará iniciando uma ótima jornada de bons investimentos. Lembre-se que um negócio exige tempo e dedicação e que estar diante de algo do qual gostamos e temos conhecimento facilita os avanços e nos deixa fortes para enfrentar os momentos mais complexos.
Se planeje financeiramente
Saber o quanto tem para investir é importante. Nunca utilize toda a sua renda no início. Tenha sempre uma reserva para caso de emergência ou o negócio não dê certo. Se descapitalizar no começo pode ser um grande risco.
Tenha sempre em mente que o lucro não vem rápido e, portanto, é preciso estar sempre amparado. A experiência e o estudo são fatores que auxiliam na definição do foco do negócio e na sua expansão, crescimento e sucesso.
Por isso, é necessário refletir sobre o perfil do empreendedor com sua capacidade de persistência e tenacidade para ir em frente sem desistir no primeiro obstáculo dos muitos que terá que enfrentar nesta jornada.
Esteja aberto a rever ideias
Sempre quando idealizamos algo, acabamos por nos apegar aos processos e muitos são os relatos de desistência, justamente por não conseguir se adequar ao que o mercado exige. Pense sempre que embora suas vontades pareçam uma boa ideia ela precisa de adequar as necessidades do mercado.
Se lembre que o mercado está sempre evoluindo e muitas ideias que parecem boas hoje podem não ser tão boas amanhã. Por isso, é importante sempre acompanhar as novas tendências e estar aberto a novidades e mudanças, se preciso. Bons negócios devem possuir uma ótima base e uma capacidade ainda maior de se reinventar.
Investir em franquias é um bom negócio?
Investir em franquias tem se mostrado um dos caminhos mais promissores para quem deseja empreender de forma segura e com boas perspectivas de retorno financeiro. A ideia de abrir um negócio próprio é uma das mais atraentes para muitos brasileiros, mas a incerteza e os riscos inerentes ao mercado podem assustar, especialmente os novos empreendedores. Nesse cenário, as franquias aparecem como uma opção sólida e confiável, garantindo a entrada em um mercado já testado e com um modelo de negócios validado. A seguir, vamos explorar por que investir em uma franquia é, de fato, um bom negócio.
Um dos principais motivos que fazem das franquias um excelente investimento é a possibilidade de operar um negócio baseado em um modelo já testado e com resultados comprovados. Quando alguém adquire uma franquia, não está começando do zero. Pelo contrário, está adquirindo o direito de operar um negócio que já passou por um processo de desenvolvimento, ajustes e validação no mercado. Isso reduz consideravelmente os riscos, já que o franqueado segue padrões e processos previamente estabelecidos pela franqueadora. Diferente de quem começa um negócio do zero, o franqueado não precisa gastar tempo ou recursos desenvolvendo um produto, serviço ou marca, uma vez que tudo isso já vem pronto e consolidado. Esse ponto, por si só, já é um grande atrativo, especialmente para quem busca segurança.
Além disso, investir em franquias permite o uso de uma marca já estabelecida no mercado. Uma das maiores dificuldades de empreendedores independentes é conquistar clientes e consolidar uma marca que transmita confiança e qualidade. Com uma franquia, o empreendedor conta com o respaldo de uma marca que, em muitos casos, já é conhecida e apreciada pelo público. Esse reconhecimento de marca faz com que os clientes confiem no serviço ou produto oferecido desde o início, resultando em um volume de vendas potencialmente maior logo nos primeiros meses de operação.
Outro aspecto importante é o suporte oferecido pela franqueadora. Abrir e gerenciar um negócio envolve uma série de desafios que nem sempre são fáceis de lidar, especialmente para quem está empreendendo pela primeira vez. No modelo de franquia, o franqueado conta com o apoio constante da franqueadora, que oferece treinamento, suporte técnico e acompanhamento contínuo em áreas como marketing, operações e gestão financeira. Esse suporte facilita a superação de obstáculos e contribui para o sucesso do negócio a longo prazo. A franqueadora também disponibiliza materiais de treinamento, manuais operacionais e, muitas vezes, até acompanhamento presencial para garantir que o franqueado siga os padrões de qualidade estabelecidos e tenha mais chances de sucesso.
Outro fator que torna as franquias um bom negócio é a possibilidade de planejamento financeiro mais preciso. Ao contrário de um negócio independente, em que os custos podem variar significativamente e muitas vezes são difíceis de prever, uma franquia oferece maior previsibilidade em termos de investimentos iniciais e custos operacionais. O franqueado tem acesso a informações detalhadas sobre o investimento necessário para abrir a unidade, incluindo valores de taxa de franquia, capital de instalação, capital de giro, entre outros. Isso permite um planejamento mais eficaz, reduzindo surpresas desagradáveis ao longo do caminho. Além disso, o franqueado também tem uma noção mais clara do prazo de retorno do investimento, já que os resultados financeiros das franquias costumam seguir padrões baseados no desempenho de outras unidades da rede.
A força da rede de franquias também é um aspecto que agrega valor ao investimento. Um franqueado não está sozinho em seu empreendimento; ele faz parte de uma rede de outros franqueados que, muitas vezes, compartilham experiências, boas práticas e soluções para problemas comuns. Essa troca de informações dentro da rede fortalece o desempenho de cada unidade e contribui para o crescimento conjunto. Além disso, muitas redes de franquias investem em marketing cooperado, ou seja, campanhas de marketing financiadas coletivamente pelos franqueados, o que resulta em um impacto publicitário maior do que o que seria alcançado por uma unidade isolada.
A padronização dos processos também é uma grande vantagem. Nas franquias, os processos operacionais são desenvolvidos para garantir uniformidade na prestação de serviços ou na fabricação dos produtos. Isso é fundamental para manter a qualidade e a experiência do cliente, independentemente da localização da unidade. A franqueadora já estabeleceu os melhores métodos e práticas para garantir a eficiência das operações, e o franqueado só precisa seguir esses processos. Isso não apenas aumenta a produtividade e a qualidade do serviço, mas também minimiza os erros operacionais e facilita a gestão do negócio.
Outro ponto que faz das franquias um bom negócio é o acesso facilitado a fornecedores e condições de compra mais vantajosas. Como as redes de franquias compram em grande escala, elas conseguem negociar melhores condições com fornecedores, garantindo preços mais competitivos. Isso se traduz em maior margem de lucro para o franqueado, já que ele pode adquirir produtos e insumos a um custo mais baixo do que se estivesse operando de forma independente. Além disso, muitas franqueadoras têm contratos exclusivos com fornecedores que garantem não apenas bons preços, mas também a padronização e a qualidade dos produtos utilizados na operação.
Por fim, o modelo de franquia também permite que o franqueado tenha mais tempo para focar na gestão estratégica do negócio. Como muitos dos aspectos operacionais e de marketing já estão estruturados pela franqueadora, o franqueado pode dedicar mais tempo à administração da unidade, ao atendimento ao cliente e à análise de resultados. Isso proporciona uma visão mais ampla do negócio e aumenta as chances de tomada de decisões mais assertivas, focadas no crescimento e no desenvolvimento da unidade.
Em conclusão, investir em uma franquia é um excelente negócio porque oferece uma combinação de segurança, suporte e previsibilidade que dificilmente é encontrada em outros modelos de empreendedorismo. A possibilidade de operar com uma marca consolidada, seguir processos testados e contar com o apoio de uma rede forte torna o investimento em franquias uma opção altamente atrativa para quem busca sucesso no mundo dos negócios. Ao reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso, as franquias se destacam como uma das melhores formas de empreender no Brasil e no mundo.
Como as franquias funcionam?
Primeiramente é importante saber que sistema de franquias é um formato de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca a um investidor.
Assim sendo, o investidor replica a marca em diferentes locais um formato reconhecido e de sucesso reconhecido.
Saiba que a grande característica do sistema de franchising está no fato de como elas funcionam. Sendo da mesma maneira e qualidade independente da região ou responsável pela unidade. A padronização é o que fundamenta o sistema.
Desse modo o sistema de franquias funciona à base dessa boa relação de interdependência entre a marca e o investidor. As unidades da marca são gerenciadas pelos franqueados, que é a parte que investe e trabalha efetivamente em cada uma das lojas. Fazendo assim uso da imagem da marca e da utilizando todo o know-how do negócio, podemdo haver a cobrança de taxas por parte da rede.
Logo a rede franqueadora, ou seja, a marca, é responsável por fornecer todo suporte aos franqueados. As informações devem se completas, claras e relacionadas aos mais diversos campos do negócio, abrangendo desde as tarefas relacionadas à produção, podendo ir até as questões relacionadas à gestão administrativa, contábil e financeira. Quer investir numa franquia de sucesso? Clique no botão abaixo e descubra qual a melhor franquia para você!
Segmento que mais cresce no franchising: Alimentação
Com modelos que vão desde as grandes redes de fast food, a comidas caseiras, fit, veganas e congelas, esse modelo de negócio tem grande sucesso e destaque.
Isso por que a demanda por restaurantes e lanchonetes cresceu e ainda segue em ascensão, já que as pessoas a população em geral, tem dedicado bastante ao trabalho e bem estar, não tendo assim muito tempo para cozinhar em casa e priorizando esse tempo para comer bem com familiares e amigos.
Acima de tudo dados publicados pela Associação Nacional de Restaurantes, em 2018, houve um crescimento de 3,5% setor. Juntamente com os estabelecimentos que possuem a opção de entregas se tornando um negócio ainda mais vantajoso devido ao aumento da demanda por esse tipo de serviço.
Ao passo que vale destaque para a pesquisa do IBGE que diz que 34% das pessoas no Brasil gastam com alimentação fora de casa e que 25% da renda dos brasileiros vai para refeições feitas fora do lar.
Segmento de alimentação no franchising: qual franquia investir
O ideal é procurar uma franquia de sucesso em crescimento exponencial, como é o caso da franquia Dogueria Perdizes.
A Dogueria Perdizes é uma marca de franquia de hot dog que nasceu em São Paulo e tem como meta, até o final de 2024, alcançar o marco de 30 unidades.
A marca propõe uma ideia inovadora de produzir hot dogs elaborados, com ingredientes especiais, e que superem a expectativa dos clientes. Também, é possível montar seu próprio lanche na Dogueria Perdizes, tendo assim uma experiência personalizada e única.
Para os franqueados, a marca oferece uma franquia barata, ou microfranquia, com operação simples, mas que promete bastante lucro. É possível lucrar até 1 milhão de reais ao ano com o negócio, mostrando o potencial da marca para os franqueados.
A Dogueria Perdizes, atualmente, é uma franquia de alimentação de fast-food presente em 3 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Ela surgiu com a proposta de oferecer mais que um cachorro-quente, mas uma experiência de sabores. Desde o atendimento até a apresentação do prato, a Dogueria Perdizes oferece excelência para seus clientes. São lanches que vão muito além do pão com salsicha, com possibilidades como crosta de queijo, muito recheio, tamanho grande e até hot dog doce. O lema da Dogueria Perdizes é “Preço bom, rapidez e qualidade”.
Esses três tópicos resumem o negócio, e mostram o sistema que fez a marca evoluir de uma só loja para uma franquia de sucesso que pretende ser a maior marca nacional de cachorro quente. São mais de 2 mil pedidos por mês, e uma média de R$ 43 por pedido. Se quiser saber mais sobre a franquia Dogueria Perdizes, clique no botão abaixo:
Dogueria Perdizes: quanto custa?
Agora, talvez o assunto mais definitivo para quem quer se tornar um franqueado de uma marca, são os valores de investimento. A Dogueria Perdizes pode ser considerada uma franquia barata, e ainda oferece o modelo de microfranquia.
Delivery
- Investimento inicial: R$ 130 mil
Loja de Rua:
- Investimento inicial: R$ 202 mil
- Tempo de retorno do investimento: entre 12 e 18 meses
Outras franquias para investir
Kookabu
A Kookabu, uma rede de lojas de roupas infantis do grupo Brascol, é a maior distribuidora de produtos para bebês e infanto-juvenis da América Latina, com mais de 35 anos de experiência.
O setor de roupas infantis é altamente resiliente, movimentando cerca de R$ 50 bilhões anualmente e crescendo em média 14% ao ano.
Se você busca um bom negócio com propósito, a Kookabu é a escolha ideal. A marca tem como objetivo vestir a infância com amor e qualidade de forma acessível. Existem três modelos de negócios disponíveis: Kookabu, Kookabu Super e Kookabu Mega.
Investimento: R$ 195 mil
Retorno do investimento: 24 a 26 meses
Point S
Para quem busca um bom negócio no setor automotivo, a franquia Point S é uma excelente escolha. Fundada na França, a marca tem mais de 50 anos de história e visa compartilhar conhecimento no varejo automotivo com consumidores. A Point S é a maior rede global de franquias no mercado de reposição automotiva.
Presente em 49 países e 4 continentes, a Point S possui mais de 5.800 pontos de venda e 2.950 franqueados globalmente, registrando um volume de vendas de 4,1 bilhões de dólares anuais. A rede vende mais de 18 milhões de pneus por ano, destacando-se no mercado.
Investimento: R$ 550 mil
Faturamento médio mensal: R$ 385 mil
Rentabilidade média mensal: 10% a 15%
Retorno do investimento: até 25 meses
Nova Medtec
Líder no varejo cirúrgico, a Nova Medtec oferece os melhores preços do mercado e um mix de produtos imbatível. Comprometida em proporcionar soluções eficientes para uma vida saudável e equilibrada, a Nova Medtec tem um catálogo com mais de 5 mil produtos, trabalhando com marcas renomadas para atender às variadas necessidades dos clientes.
Ao investir em uma franquia Nova Medtec Cirúrgica, você terá acesso a uma marca consolidada, um modelo de negócio comprovado e suporte completo para garantir seu sucesso.
Investimento: R$ 234.600
Faturamento médio mensal: R$ 80.000
Lucratividade: 11% a 15%
Retorno do investimento: 25 a 36 meses
Bayard
Investimento em imóveis
Uma das principais vantagens de investir em imóveis é a solidez deste tipo de investimento, diferente, por exemplo, do investimento na bolsa de valores, que tem uma natureza instável.
Ainda assim, não é possível dizer que não existem riscos com o investimento em imóveis. Afinal, essa é uma realidade para todo o tipo de investimento.
A notícia boa é que a maior parte dos riscos de adquirir um imóvel como forma de investimento podem ser minimizados, uma vez que você sabe as características que você precisa em um imóvel para fazer um bom negócio.
Investimento em informática (serviços e produtos)
Se tem uma categoria de produtos que está se destacando por sua alta demanda em 2024 são os produtos de informática e eletrônicos em geral. É isso que aponta o estudo com dados coletados no primeiro semestre, onde os itens de informática e comunicação foram responsáveis por 43,2% das compras online feitas no Brasil, seguido por móveis e eletrodomésticos (27,65%) e moda e vestuário (10,1%).
As principais causas desse volume expressivo de pedidos são a necessidade das pessoas em digitalizar a comunicação e também pelo trabalho remoto, que, para muitos, irá se manter nesse formato mesmo depois da pandemia. E você não precisa vender apenas produtos de alto custo, como notebooks, monitores e cadeiras gamer.
Uma ótima forma de começar nesse setor é investindo em componentes mais baratos como mouses, cabos e cartões de memórias, que têm alta rotatividade, baixo custo de aquisição e envio barato para qualquer região do Brasil.
O grande segredo desse segmento é trabalhar com bons fornecedores, os melhores e mais baratos são encontrados via importação com garantia de bons negócios, sucesso e lucros.
Investimento no setor de moda
Empreendimentos no setor de vestuário sempre estão em alta, mas para vencer a concorrência é preciso ficar de olho nas tendências do mercado, para assim descobrir novos nichos de atuação. Uma dica para esse setor é apostar em três segmentos que estão em alta e ganharam mais força nesse período de crise.
O Slow fashion: movimento da moda ligado ao consumo consciente, que prioriza peças feitas por produtores locais em detrimento de coleções produzidas em massa por grandes marcas.
O Brechó virtual: surfando na onda retrô, que segue forte nos últimos anos, abrir um brechó online, com itens pessoais que estão parados no fundo armário ou revendendo peças garimpadas em fornecedores exclusivos, é uma tendência que segue forte tanto nas redes sociais como em marketplaces dedicados ao setor, como Enjoei.
E a Moda Plus Size: um dos líderes de buscas na internet quando o assunto é moda masculina e feminina. Mesmo que você não trabalhe exclusivamente com roupas na modelagem Plus Size, tenha sempre peças desse tipo em sua loja virtual. O setor de roupas sempre garante bons negócios.
Investimento em clubes de assinatura
Um clube de assinatura é um modelo de negócio que consiste na venda de produtos ou serviços exclusivos e com entrega periódica.
Logo de cara, já dá para notar que esse formato é uma ótima saída para manter um nível constante de vendas dentro de um e-commerce. Clubes de assinatura são uma forma de venda muito popular nos Estados Unidos e que, nos últimos anos, vem ganhando força no Brasil.
Esse é o caso da Dragê Confeitaria, que conta com planos variados de bolos, barras de chocolate e outras guloseimas.
Em uma das modalidades de assinatura, é possível receber brownies de diferentes sabores todo final de semana na porta de casa. O formato mais usado nesse sistema é o plano mensal, mas não existe uma regra definida. Inclusive, é recomendado oferecer mais opções aos clientes, como planos trimestrais ou semestrais.
Você pode obter bons negócios algumas ideias como clubes de assinaturas de livros, vinhos, produtos de beleza, alimentos, produtos para pets, etc.
Investimento em Dropshipping
O dropshipping é um modelo de negócio em que a loja virtual realiza suas vendas e uma empresa fornecedora fica responsável pelo armazenamento, estoque e entrega dos produtos.
Tudo isso em nome da sua loja. Isso ocorre pois, no dropshipping, o lojista assume um papel de intermediário, tendo seus esforços voltados exclusivamente para aquisição de novos clientes e vendas, enquanto o fornecedor cuida da parte logística e do pós-venda.
Esse modelo de negócio até pode ser implementado por quem já possui um site próprio, mas esse é um tipo de atuação muito mais comum entre pequenos empreendedores que trabalham em marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Shopee uma boa oportunidade para bons negócios.
Nichos que são bons negócios
Bolos Caseiros
é um segmento que vem crescendo, principalmente em bairros com grande concentração de pessoas. Os bolos podem ser oferecidos para aniversários ou mesmo festas típicas e eventuais dos moradores ao redor da sua residência.
Se você oferecer serviços de entrega, as chances de sucesso serão ainda maiores, principalmente se atuar também aos fins de semana, inclusive domingos.
Aulas particulares
você é tem conhecimento em alguma matéria escolar, instrumentos musicais ou línguas estrangeiras? Caso positivo você pode aproveitar esses conhecimentos e se especializar em como ministrar aulas particulares, sejam para reforço para adolescentes ou mesmo aulas para profissionalizar o aluno seja em matemática financeira, Excel avançado, Inglês ou Violão.
Enfim, existe uma infinidade de matérias que podem ser aplicadas como aulas particulares. Planeje essa ideia de negócio e divulgue nas redes sociais, uma placa na frente de casa, e bons negócios.
Video Aulas
é possível utilizar plataformas online para oferecer cursos sobre diversas matérias como matemática financeira, receitas, Excel Avançado, Inglês, Português ou Violão.
Neste caso, o investimento maior será com a contratação da plataforma e hospedagem, depois pode utilizar o saldo do investimento em divulgação nas redes sociais e ainda trabalhar bem o marketing digital para atrair público. Essa é uma ideia de negócio que pode trazer alto retorno com investimento baixo.
Beleza a Domicílio
ideia de negócio muito boa para quem ama atuar com maquiagem, cabelo e sobrancelhas. Se já tem experiência nesse segmento, pode iniciar o projeto sem necessariamente ter um salão de beleza, basta fazer agendamentos com as clientes na própria casa e você como profissional “levará o salão até a casa da cliente”.
Atualmente, com a “falta de tempo” das pessoas é possível que consiga fazer muitos agendamentos de forma prática e rápida.
Serviços digitais
com seus conhecimentos você pode fazer contato com micro e pequenas empresas, aquelas que não têm muito capital para investir ações com agências e assim negociar pacotes de divulgação nas redes sociais, criação de conteúdo e técnicas de SEO para o projeto do cliente.
Com o tempo você terá um volume incrível de clientes e, quem sabe, precisar de mais “braços” para auxiliar na produção do material.
Vestuários e acessórios
Com seus conhecimentos você pode fazer contato com micro e pequenas empresas, aquelas que não têm muito capital para investir ações com agências e assim negociar pacotes de divulgação nas redes sociais, criação de conteúdo e técnicas de SEO para o projeto do cliente.
Com o tempo você terá um volume incrível de clientes e, quem sabe, precisar de mais “braços” para auxiliar na produção do material.
Aluguel de itens para festas
O ponto positivo neste projeto é o fato de não ter, um espaço físico locado, isso se a sua residência tem espaço suficiente para comportar os itens que vai locar para as festas, que normalmente são volumosos.
Deixando de alugar um espaço físico, você já deixa ter um investimento inicial considerável, podendo direcionar essa verba para divulgação do seu projeto. Veja se na sua cidade libera divulgação de panfletagem porta a porta, caso positivo, faça isso semanalmente.
Serviços técnicos de computação e smartphones
atualmente, mesmo em cidades pequenas, os brasileiros estão conectados e não necessariamente através de Desktop “PC – Computador Pessoal”, mas principalmente através dos smartphones.
Portanto, se entende de manutenção desses dispositivos, com certeza terá retornos positivos, principalmente se montar o negócio no centro da sua cidade. Busque se tornar uma referência em assistência técnicas desses itens e você terá clientes o mês inteiro.
Pet Shop e cuidados com Pet
os Pets Shop vêm sendo referência em cidades de grande porte como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, todavia é um negócio que também pode ser levado para cidades pequenas, entretanto em “moldes menores”.
Caso siga com essa ideia, procure oferecer, além de produtos, também serviços como cuidados com os Pets, hotel para pets, veterinária, banho e tosa.
Agências de turismo: Caso a cidade tenha a partir de 100 mil habitantes, é válido seguir com um negócio de agência de turismo, já que terão mais possibilidades de alcançar clientes que de fato tenham interesse no serviço oferecido. Se a cidade tem menos de 100 mil habitantes, vale repensar no projeto.
Loja de armarinho e decorações
as lojas de armarinho e decorações é relevantes para cidades de pequeno porte, pois atende necessidades cotidianas dos habitantes como aquisição de itens para casa, cozinha, cama, mesa e banho, além de produtos para presentes para crianças e adultos.
São itens que podem ser consumidos diariamente para manter a casa ou mesmo em eventos especiais como aniversários.
Consultoria financeira
essa pode ser uma ideia de negócio eficiente para começar atuando com micro, bem como pequenas empresas, das quais necessitam de habilidades no entendimento financeiros da empresa.
Muitas vezes esse empreendedor não tem conhecimentos necessários na área. Portanto a consultoria financeira é essencial para ajuda-los a compreender quais caminhos devem seguir em determinados momentos.
Consultoria de marketing
os profissionais de marketing podem auxiliar as micro e pequenas empresas com a divulgação e vendas dos projetos, já que poucos tem habilidades em marketing, entretanto é uma área essencial para o crescimento da empresa.
O consultor de marketing pode oferecer serviços como: redes sociais, SEO, mídia online e conteúdo para os Blogs das empresas.
Comércio de roupa de nicho
pessoas com algumas necessidades especiais normalmente tem dificuldade de encontrar roupas para o que deseja, portanto, as lojas de nicho são essenciais para atender essa demanda, alguns exemplos são: Roupas plus size; Para grávidas; Para adolescentes; Roupas para crianças.
Brechós
um brechó é uma ideia de negócio que pode ser muito lucrativa, já que existem muitas pessoas com guarda-roupas cheios e desejam desapegar e peças que muitas vezes estão em bom estado, além disso, o brechó cabe nos centros de bairros.
Aluguel de vestidos para festa
os vestidos de festa são caros, dessa forma as pessoas dificilmente comprariam para utilizar em uma única ocasião. As lojas de aluguel de vestidos podem atender essa demanda, já que existem casamentos todos os fins de semana, festas de quinze anos, entre outros eventos que necessitam de trajes especiais
Presentes customizados
esta é uma ideia que está sempre presente nas feirinhas de artesanato, contudo são sempre viáveis, principalmente em épocas sazonais como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Namorados ou mesmo Aniversários.
Algumas ideias de presentes customizados: Canecas com o nome da pessoa. Travesseiros com fotos impressas. Agendas e diários com desenhos personalizados.
Embalagens criativas: se você tem habilidades manuais e criativas, essa é uma ideia de negócio que pode ser muito valorizada, principalmente para clientes detalhistas que buscam o máximo de perfeição possível em seus presentes.
Acessórios
colares, bem como pulseiras podem ser comercializados em feiras de artesanato ou mesmo em reuniões com amigos e famílias. Os colares e pulseiras artesanais nunca saem de moda, são comercializados como bijuteria além disso, dependendo da sua dedicação, pode inclusive, negociar com lojas de bijuteria e quem sabe e tornar um fornecedor direto.
Desenvolvimento e Venda de Apps para Dispositivos Móveis
se você tem uma ideia que pode resolver os problemas das pessoas, considere torná-la num aplicativo para dispositivos móveis. Pense em criar algo inovador, como o NeuralCam Live. Esse aplicativo de câmera pode esconder o seu fundo e ajustar as configurações de vídeo durante uma chamada.
Criar um app exige experiência de desenvolvimento. Se você é totalmente iniciante, plataformas como Udemy e Codecademy oferecem muitos cursos de aplicativos mobile. Apesar disso exigir mais tempo e dinheiro da sua parte, é uma opção que vai lhe permitir criar um app mais complexo.
Ou você pode usar um software como o AppyPie. Ele tem tudo pronto para você, então não é necessário ter o conhecimento técnico para começar a desenvolver seu app para dispositivos móveis. Contudo, ter algum conhecimento de interface de usuário e uma experiência nessa área pode garantir que o aplicativo tem navegação facilitada. Você pode fazer o aplicativo ser pago ou gratuito para download.
Publicidade Online
conforme publicidade digital está se tornando uma prática padrão, muitos donos de pequenos negócios estão precisando de um especialista nesse campo. Você pode se aproveitar dessa oportunidade para começar uma carreira freelancer como especialista na área, também conhecido como analista de PPC.
Essa é uma daquelas ideias de pequenos negócios perfeita para aqueles com experiência em marketing digital. Se você não tem essa expertise, existem muitos recursos online disponíveis para você começar a estudar, como o Google Digital Garage.
O trabalho envolve ajudar as pessoas a atingirem os seus objetivos de propaganda através de várias plataformas, como Google, Facebook e Pinterest. Você vai criar estratégia baseadas na empresa e nos produtos delas, com o objetivo de que a publicidade atinja o público-alvo.
Portanto, você precisa ter mais a oferecer do que apenas habilidades de contratação de PPC. Você também tem que se familiarizar com gestão de projetos, análise de dados, sistema de KPIs e mais.
Empresa de Desenvolvimento de Sites
desenvolvimento de sites é outro serviço que está com as demandas em alta. Com a maioria das empresas indo para o meio digital, ter um site incrível e que se destaca se tornou mais do que uma recomendação: virou uma regra.
Se você quer começar uma pequena empresa de desenvolvimento de sites, é essencial se tornar proficiente nas linguagens de programação primárias usadas para web design. Elas incluem HTML, JavaScript, PHP e mais.
Para iniciantes, procure sites como BitDegree para começar a aprender. Adicionalmente, se familiarize com desenvolvimento para dispositivos móveis e design de UX para fazer com que o seu site de torne mais atraente para clientes em potencial.
Como usuários mobile são responsáveis por mais da metade do tráfego da internet, um site responsivo se tornou algo necessário. Para começar, crie um portfólio atraente para exibir os seus melhores projetos. Você pode criar sites do zero ou melhorar páginas que já existem.
Designer Gráfico Freelancer
se você gosta de design gráfico, pode ser uma boa ideia transformar seus talentos num trabalho de tempo integral. Você vai ser responsável pela parte visual dos projetos dos seus clientes, como logos, mockups, conteúdo para redes sociais, e mais.
Alguns designers gráficos também vendem produtos impressos e mercadorias. Usar as ferramentas certas é vital para o seu sucesso. No mínimo, você precisa ter um computador poderoso o suficiente, uma mesa digitalizadora e uma caneta digital. Gastar bons milhares de reais num MacBook Pro não é a maneira de se começar com o melhor custo/benefício.
Várias máquinas com Windows estão disponíveis por um preço menor, e você realmente não perde muita coisa sem a tela de Retina. Não se esqueça de se familiarizar com programas como Adobe Photoshop e Illustrator.
Além disso, é crucial ter boas habilidades de comunicação para que você possa converter as visões dos seus clientes em realidade.
Tradutor
para pessoas que falam e escrevem em múltiplos idiomas, oferecer serviços de tradução é uma excelente ideia de negócio. Usando as habilidades que você já possui, é possível traduzir diferentes tipos de conteúdo – incluindo legendas, textos para web, livros e mais.
Não tem experiência profissional? Participe de aulas de tradução online e crie seus próprios projetos como um teste. Assim que tiver mais confiança, comece a trabalhar nisso como um projeto paralelo. Plataformas como ProZ e Translated são bem conhecidas entre freelancers dessa área.
Tutor de Estudantes Online
a tutoria online é um negócio fácil de se começar de casa, e no qual você pode trabalhar em meio período. Os tutores geralmente ajudam estudantes do ensino médio ou da universidade com assuntos da escolha deles, incluindo matemática e história.
Neste caso, ter um diploma não é necessário, mas é preciso de ter algum tipo de experiência relevante na área de ensino. Outros tutores podem oferecer serviços de preparação para testes de proficiência de linguagem ou para exames de admissão em escolas ou faculdades. Neste caso, um certificado é essencial para comprovar sua competência.
Unhas estilosas: em constante crescimento as Nails Style vem ganhando espaço com suas criatividades em aplicar desenhos, bem como cores nas unhas das clientes, que por sua vez, amam os resultados finais
Salão de beleza
salão de beleza é uma das ideias de negócios mais antiga, entretanto em constante evolução e com elevada demanda, para todos os dias da semana.
As clientes são fiéis aos salões de beleza que realizam trabalhos perfeitos, o que acaba gerando confiança das clientes nas profissionais garantindo maior volume mensal.
Escola de idiomas
Escola de idiomas pode ser uma ideia de negócio muito rentável, desde que seja bem planejada e instalada em local estratégico. A demanda é alta por aprendizados principalmente de inglês e espanhol.
Aulas particulares de idiomas
caso não tenha investimento suficiente para abrir uma escola de idiomas, pode iniciar o projeto atendendo como aula particular na própria residência ou ainda a domicilio é possível ainda atender remotamente, via Skype ou chamadas de Vídeo no Whatsapp.
Loja de artigos esportivos
é um nicho bem específico que pode atrair um cliente fiel ao seu estabelecimento, entretanto essa ideia de negócio exige um investimento um pouco maior, para locação do espaço e aquisição dos produtos a serem comercializados.
Aulas de reforço escolar: existe uma grande demanda para alunos que precisam de reforço escolar, normalmente são adolescentes que não estão indo bem em algumas matérias e por isso, necessitam de ajuda, além da escola, para compreender e se aprofundar no conteúdo aplicado.
Aulas de dança
se você é especialista em algum tipo de dança, pode conseguir clientes para o segmento de dança que atua. Exemplo seria a dança do ventre, onde existem mulheres com desejo especial de aprender essa dança, contudo podem não ter fácil acesso a escolas que ofereçam esse serviço. O mesmo vale para tango e dança de salão.
Personal training
se você é formado em educação física, então pode utilizar os conhecimentos para criar sequencias de aulas e atuar como personal training. Além das academias, é possível dar aulas em condomínios, escolas, mas também a domicilio.
Oganização de eventos
essa ideia de negócio é muito prática para ser trabalhado, entretanto precisa de bons contatos com fornecedores para manter os serviços no prazo planejado e com resultados que agradem os clientes.
Empresa de marmitas
elas são simples, práticas, acessíveis e têm baixa barreira de entrada. Geralmente são compostas por itens clássicos como arroz, feijão, farofa, uma proteína e salada.
“Apesar da grande concorrência, as pessoas sempre querem provar coisas novas, então cabe ao empreendedor agregar seu valor e diferencial”, diz o analista Gomes.
Ele lembra que empreendedores podem buscar ajuda do Sebrae na hora de planejar o negócio.
Empresa de kits para festa
bolos decorados, tortas, docinhos, salgadinhos e lanchinhos: aquele combo clássico que tem em toda festinha pode ser uma boa opção para empreender em casa.
Você pode utilizar aplicativos de delivery, entregar por conta própria ou permitir que a pessoa retire o pedido no local. Além disso, os bolos simples, como os “de avó”, daqueles para tomar com café, também têm feito sucesso.
Empresa de pães e massas artesanais
a fermentação natural está com tudo e atrai o público que aprecia pães artesanais. Massas frescas e recheadas, feitas em casa, também encantam as pessoas.
Loja online
com a pandemia, as vendas online ganharam impulso. As tecnologias disponíveis atualmente permitem que você comercialize praticamente o que quiser na internet, seja por meio de redes sociais, marketplaces ou sua própria loja virtual. E tudo operacionalizado a partir da sua casa.
Empresa de prestação de serviço in loco
ou seja, no cliente. Muitas empresas são sediadas na casa do empreendedor, mas fornecem serviços in loco, ou seja, onde o cliente precisar. É o caso de empresas de catering, coffee breaks e limpeza, por exemplo.
Normalmente, o empreendedor faz o gerenciamento da empresa e contrata mão de obra para prestar o serviço em outro local.
São ótimas ideias para idealizar bons negócios, não? Se inspire. E se lembre que o sucesso vem diretamente do seu conhecimento aliado às suas vontades.
Cuidados para garantir um bom negócio
É sempre importante lembrar que todo negócio oferece risco. Mas que também é importante se informar para que seu investimento seja tranquilo e respaldo de informações que lhe garantirão sucesso e bons negócios. Para isso:
Confirme as informações
É muito importante ter cuidados quanto à consistência das informações. Algumas informações podem estar equivocadas, gerando uma publicidade enganosa sobre o negócio.
Dessa forma, utilize várias fontes para realizar uma boa pesquisa sobre a empresa, evitando acreditar somente nas informações que lhe foram repassadas pelo vendedor.
Avalie o valor do negócio
Observe se o preço do negócio é justo. Um valor justo é um preço que a empresa seja capaz de retornar para seu novo proprietário, além de retribuir o antigo empresário pelo que construiu.
Se atente a questão jurídica
Antes de adquirir uma empresa, algumas pessoas costumam se esquecer desse ponto fundamental. É essencial procurar saber se a empresa está com tudo em ordem.
Conhecer se a firma é polo passivo de alguma ação judicial, se possui processos trabalhistas, se todos os funcionários estão registrados de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e se foram demitidos de forma correta. Todos estes pontos devem ser vistos e revistos antes de cogitar a compra do negócio.
Também é de extrema importância ter total ciência se a empresa está em dia com os impostos. Qualquer atraso de pagamento pode gerar um processo administrativo, ocasionando vários problemas ao comprador. Além disso, é também relevante verificar se a empresa possui contratos a longo prazo.
E antes de fazer um bom negócio, temos uma dica essencial. Essa dica é muito relevante para quando você decidir por comprar o negócio e para realizar o pagamento ao proprietário. Não faça o pagamento total do negócio de uma vez. Mesmo observando todos os pontos mencionados, pode ser que no cotidiano do negócio surjam outras obrigações não previstas. Na hipótese de algum encargo te surpreender você ainda poderá debitá-lo do pagamento.
Como ser um bom investidor
Bons negócios têm um segredo muito importante, o seu investidor. Ser um bom investido garante sucesso nos negócios, saiba agora como se tornar um ótimo investidor e fazer bons negócios:
Entenda os números
Nos investimentos, a matemática requerida em grande parte não se distancia muito de uma matemática básica do ensino médio.
Apesar de não ser necessário ser um gênio da matemática para vencer nos investimentos, todos grandes investidores sabiam ao menos o básico de contabilidade e leitura de balanços.
Aja com frieza
Estudar e avaliar são princípios básicos de quem faz bons negócios. Agir com ansiedade atrapalha e pode gerar problemas na execução de seu negócio. Por isso sempre que necessário recalcule a rota e retome suas ações.
Seja Organizado e tenha disciplina
É fundamental ter disciplina e estar atento às alterações constantes do mercado de investimentos. Para se tornar um investidor de sucesso, você terá que tomar decisões importantes e é por isso que você deve acompanhar as oscilações do mercado para saber aplicar o seu dinheiro de forma correta.
Tenha uma estratégia
É comum que os investidores iniciantes sigam o caminho de outros investidores. No entanto, vale ressaltar que nem sempre a aplicação a qual a maioria das pessoas escolhe será a mais indicada para você.
Portanto, tenha uma estratégia própria e conheça as opções de títulos e ações que podem ser lucrativas para você.
Saiba ouvir
Entenda que um investimento que promete um retorno bastante alto pode te deixar vulnerável a perder grande quantidade de dinheiro. Dessa forma, é importante que você seja realista e principalmente, saiba ouvir as pessoas corretas que podem te ajudar nesse mercado.
Procure por pessoas qualificadas e capacitadas para saber quais podem ser os melhores investimentos para você.
E se chegou até aqui…
Tenha sempre em mente que empresários não recebem salário mensal como os empregados, e que as retiradas mensais das empresas precisam ser controladas, de acordo com faturamento e com a necessidade de recursos para novos investimentos.
Pesquisas demonstram que quanto maior o conhecimento do empreendedor e as experiências por ele vividas, na área ou em atividades similares, em que pretende atuar, maiores serão as chances de sucesso.
Ao buscar pela oportunidade de bons negócios nunca se esqueça:
- Busque o equilíbrio entre emoção X razão
- Tenha conhecimento no ramo de atividade
- Pesquise o local de instalação
- Conheça a legislação
- Conheça o mercado
- Cuide das finanças
- Identifique se possui o perfil para o mercado escolhido
É importante lembrar que todo investimento apresenta riscos, por menores que eles sejam. Quanto mais a pessoa estiver preparada, maiores as chances de evitar os temidos prejuízos e uma falência. Pesquise, estude, avalie, se inspire e bons negócios.