No mundo do empreendedorismo, as franquias de fast food se tornaram uma das opções de investimento mais populares e lucrativas. O segmento de alimentação é resistente a crises, já que a necessidade de alimentação é constante. As redes de fast food, em particular, atraem consumidores pela conveniência, rapidez no atendimento e preços competitivos. Dessa forma, o setor de franquia de fast food tem se consolidado, especialmente em locais de grande fluxo de pessoas, como centros comerciais e shoppings. Saiba mais sobre elas neste post!
O crescimento das franquias de fast food
A popularização das franquias de fast food no Brasil segue um movimento global de crescimento nesse setor. As grandes marcas internacionais como McDonald’s, Burger King e Subway já fincaram raízes por aqui, adaptando seus cardápios ao paladar local e integrando pratos que variam desde o hambúrguer tradicional até opções saudáveis. Esses gigantes do fast food, junto a marcas nacionais emergentes, têm expandido rapidamente em cidades grandes e médias, criando mais oportunidades para franqueados interessados em um modelo de negócio com grande aceitação.
Para os investidores, as franquias de fast food oferecem um plano de negócios estruturado, com suporte operacional, marketing e logístico. Assim, mesmo que o investimento inicial seja elevado, o modelo de franquia proporciona segurança e chances de retorno mais rápidas, dado o forte reconhecimento da marca e os clientes fiéis que buscam praticidade e consistência nos produtos oferecidos.
Vantagens de investir
O fast food permite que o franqueado opere com cardápios definidos e padronizados, minimizando a necessidade de criatividade na criação dos produtos. Além disso, o franqueado conta com todo o know-how do franqueador, incluindo manuais de operação, treinamentos de equipe e diretrizes de gestão. A maioria das franquias de fast food também oferece um suporte contínuo para adaptar o negócio conforme mudanças no mercado.
Outro ponto favorável é que, no setor de alimentação, a margem de lucro tende a ser estável. As grandes redes de fast food negociam em escala com fornecedores e conseguem preços competitivos nos insumos, o que aumenta o lucro do franqueado. Por fim, essas franquias geralmente estão presentes em praças de alimentação de shoppings, áreas de alto fluxo e avenidas movimentadas, onde o potencial de vendas é ampliado.
Abaixo, está uma lista de algumas redes de franquia de fast food que se destacam no Brasil. Essas franquias variam em termos de investimento, público-alvo e cardápio, então escolha a que melhor se encaixa no seu perfil!
1. La Churreria Gourmet
A La Churreria Gourmet é especializada na produção e venda de churros. Além da massa exclusiva, os clientes encontram um mix variado de sabores, complementos e recheios que transformam em única a experiência de degustação da sobremesa. O modelo de franquia pode ser em quiosque, loja ou container e deve ser instalado em locais com grande fluxo de pessoas.
Investimento: R$ 75.000 até R$ 200.000
Faturamento: R$ 40.000
Prazo de retorno: 18 até 24 meses
2. Calzoon
A Calzoon Sucos e Calzones é uma rede de franquias de fast food que tem como carro-chefe o calzone, servido em sabores doces e salgados. Além disso, o mix de produtos conta com açaís, sucos e vitaminas. O modelo de negócio da marca tem estrutura enxuta e baixa manipulação de alimentos.
Investimento: R$ 125.000 até R$ 180.000
Faturamento: R$ 100.000
Prazo de retorno: não especificado
3. Bob’s
Com mais de 60 anos de experiência no mercado, o Bob’s é uma das redes de franquias mais conhecidas e procuradas do país. A marca trabalha com quiosques e lojas, oferecendo as modalidades Loja de rua, praças de alimentação, Store in Store, Drive-Thru, Bob’s Shakes e quiosques.
Investimento: R$ 502.000 até R$ 1.352.000
Faturamento: R$ 180.000
Prazo de retorno: 18 até 48 meses
4. Bello Pastel Express
Além de pastéis, a rede de franquias Bello Pastel conta com sabores de panquecas, pratos executivos e sobremesas. A franqueadora oferece uma central de compras a preço de custo, trabalhando com modelos de franquias em lojas com área de 32 a 60 metros quadrados.
Investimento: R$ 250.000 até R$ 450.000
Faturamento: R$ 15.000
Prazo de retorno: 24 até 36 meses
5. McDonald’s
O McDonald’s é uma das maiores e mais famosas redes de fast food do mundo. Fundada nos Estados Unidos, a marca também é uma das maiores franquias do Brasil, com mais de 2 mil unidades. O cardápio da rede conta com sanduíches, acompanhamentos, sorvetes e milkshakes. As unidades podem ser de loja ou quiosque.
Investimento: R$ 2.500.000 até R$ 4.180.000
Faturamento: Não informado
Prazo de retorno: 24 até 84 meses
6. Subway
Presente em mais de 43 mil endereços em 112 países em todo o mundo, a Subway já chegou a todos os estados brasileiros e ainda tem planos para continuar crescendo no país. Para instalação de franquias em cidades brasileiras, não há limitação quanto ao volume de habitantes da cidade.
Investimento: R$ 490.ooo
Faturamento: R$ 80.000
Prazo de retorno: a partir de 48 meses
7. Burger King
O Burger King é uma das principais franquias de fast food no país. A marca nasceu em 1954 e entrou no franchising brasileiro em 2011. A companhia conta com 4 modelos de franquia: restaurante com drive-thru, restaurante de rua com salão, restaurante de shopping dentro da praça de alimentação e restaurante de shopping fora da praça de alimentação.
Investimento: R$ 318.000 até R$ 4.225.000
Faturamento: Não informado
Prazo de retorno: 36 até 60 meses
8. Giraffas
Fundado em 1981 em Brasília, o Giraffas é um fast food genuinamente brasileiro. Atuando como franquia desde 1991, a rede conta com um cardápio diverso, que tem como objetivo trazer opções de alimentos para toda a família e atender em diferentes momentos do dia.
Investimento: R$ 800.000 até R$ 1.200.000
Faturamento: R$ 195.000 a R$ 215.000
Prazo de retorno: 36 meses
9. Pizza Hut
Famosa pela massa tipo pan – mais grossa e fofa do que as tradicionais brasileiras, a Pizza Hut foi fundada em 1958 e iniciou o processo de expansão por franquias apenas um ano depois de abrir as portas. Hoje, são mais de 14 mil restaurantes distribuídos por mais de 90 países, e 180 deles estão no Brasil.
Investimento: R$ 1.350.000 até R$ 1.711.000
Faturamento: R$ 200.000
Prazo de retorno: 48 até 60 meses
10. Johnny Rockets
A Johnny Rockets é uma rede de franquias de casual dining. O cardápio dos restaurantes conta com opções de hambúrgueres, milkshakes, sanduíches, porções e outros pratos. Fundada nos Estados Unidos, a marca está presente em mais de 30 países.
Investimento: R$ 960.000 até R$ 1.700.000
Faturamento: R$ 220.000 a R$ 400.000
Prazo de retorno: 18 até 36 meses
11. Taco Bell
O Taco Bell é especializado em culinária típica mexicana. O cardápio dos restaurantes da rede conta com opções de nachos, burritos, tacos, quesadillas, bebidas e sobremesas. Fundada nos Estados Unidos, hoje a marca está presente em outros 32 países e é uma das maiores redes de fast food do mundo.
Investimento: R$ 1.200.000 até R$ 1.800.000
Faturamento: R$ 250.000 a R$ 450.000
Prazo de retorno: 42 meses
12. KFC
Fundado nos Estados Unidos, o KFC se tornou uma das maiores redes de franquia de fast food do mundo e hoje conta com mais de 5 mil lojas distribuídas por 120 países. A marca é reconhecida pelo frango frito e também oferece em seu cardápio opções de sanduíches, acompanhamentos, molhos, sobremesas, bebidas e boxes.
Investimento: R$ 2.000.000
Faturamento: R$ 370.000 a R$ 450.000
Prazo de retorno: 42 até 48 meses
13. Frango no Pote
A Frango no Pote é uma rede de franquia de fast food que tem como carro-chefe o frango frito servido no pote. O cardápio da marca conta ainda com opções de sanduíches, bebidas, wraps, pratos saudáveis, crepe, batata frita, cebola empanada e combos.
Investimento: R$ 159.000 até R$ 499.000
Faturamento: R$ 40.000
Prazo de retorno: 25 até 36 meses
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