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15 dicas para empreender no franchising

Dicas para empreender: fundadores e gestores dão dicas para conquistar sucesso no franchising

O sonho de muitos brasileiros é ter o próprio negócio; porém, o medo de empreender pode se tornar um obstáculo, principalmente por não saber por onde começar. Nesse contexto, as franquias surgem como uma ótima opção para aqueles que buscam realizar um investimento seguro e sem precisar construir uma empresa do zero. Por isso, separamos algumas dicas para empreender e ter sucesso no franchising neste post.

Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das redes no Brasil passou de R$ 185,068 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela entidade. Diante de todos os fatores que mostram como a franquia é um mercado consolidado e em expansão pelo país, o segredo para o sucesso está na gestão. Confira a seguir algumas dicas para empreender para ajudá-los nessa tarefa!

15 dicas para empreender no franchising

1 – Onde posso melhorar?

Aline Médici, diretora técnica e cofundadora da Ad Clinic

Aline Médici, diretora técnica da Ad Clinic, rede de franquias de clínicas de estética completa fundada em 2014, destaca que, para uma boa gestão, é preciso conhecer o ramo do seu negócio e entender não apenas o seu produto, mas também o seu público. “É fundamental conhecer os pontos positivos e negativos do que você está oferecendo ao seu cliente e se questionar ‘onde posso melhorar?'”. Sob o comando de uma empresa com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil e um faturamento de R$ 100 milhões previsto para 2023, Aline conta que um dos pontos principais da gestão de uma franquia e para qualquer empresa é o controle financeiro. “É através dele que conseguimos manter a operação e realizar investimentos quando necessário. Para além disso, mas não menos importante, mantenha sua equipe motivada, valorize o trabalho dos seus colaboradores”, completa.

2 – Dicas para empreender: tenha certeza do que quer e pesquise muito

Luciana Piquet, fundadora e CEO da SPA Express

Para Luciana Piquet, CEO do SPA Express, microfranquia home-based de saúde, beleza e bem-estar em domicílio, qualquer pessoa pode ter uma franquia, mas é preciso entender primeiro como funciona a rede que pretende investir. “Escolha uma área que realmente tenha afinidade e então comece a pesquisar sobre as oportunidades no segmento. Conversar com os atuais franqueados daquela empresa também conta muito na hora de tomar uma decisão, eles são um bom termômetro para descobrir se você fará um bom investimento”, aconselha Piquet. Segundo a CEO da rede que, hoje, conta com mais de 50 operações pelo Brasil, e estima um faturamento de R$ 10 milhões para 2023, em uma boa gestão não se deve tomar decisões sem fundamentos. “É importante procurar por informações para não colocar o negócio em risco”, recomenda.

3 – O negócio prospera melhor com dedicação do proprietário

Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO da Antaris Franchising

Há 30 anos em franquias de alimentação, o empresário Antônio Augusto Ribeiro de Souza é fundador e CEO da Antaris Franchising, que detém as marcas Cuor di Crema, Boulangerie Carioca e Dickey’s Barbecue Pit, e ocupa desde 2013 o papel de master franqueado da Johnny Rockets no Brasil, além de acumular anteriormente uma década de experiência como multifranqueado de outra grande marca de fast-food do mundo. “Mesmo com todo o suporte fornecido pela marca, o negócio ainda depende muito do empreendedor. Se você ainda está começando e tem poucas unidades, faça o possível para estar presente. Não dá para achar que a empresa vai funcionar sozinha. À parte isso, também é necessário acompanhar as atualizações do mercado, as novidades, ver o que faz sentido ou não para a sua unidade. Mas, acima de tudo, conhecer seu público e saber o que espera. Mesmo enquanto franqueado é possível ter certa autonomia para promover sugestões inteligentes, não apenas esperar que a rede solucione tudo. Até porque um cardápio que foi criado no Sul talvez demande ajustes para funcionar no Nordeste, por exemplo”, finaliza.

4 – Dicas para empreender: esteja atento ao mercado, ouça os franqueados, ofereça qualidade e goste do que faz

Flávio Gagliardi, fundador e CEO do Mr. Cheff

Empreendedor desde os 14 anos, quando, junto de mais dois amigos, começou a catar recicláveis nas fazendas de Londrina (PR) para vender, Flávio Gagliardi (59 anos) é fundador e CEO do Mr. Cheff, rede de restaurantes que opera em praças de alimentação dos shoppings e, em 2023, deve faturar cerca de R$ 42 milhões. Para ele, alcançar o sucesso no franchising não envolve nenhum grande mistério. “Eu creio que o maior segredo é estar sempre atento ao mercado, escutar as necessidades, as dúvidas e os anseios dos franqueados, buscando resolver essas questões da melhor forma possível”, comenta Gagliardi. Agora, para quem deseja investir em uma rede do segmento do food service, Flávio tem um conselho especial: “Para ter sucesso no setor de alimentação, tem que oferecer qualidade, preço justo e, principalmente, gostar do que faz”, finaliza.

5 – Invista em capacitação para a gestão do seu negócio

Hilston Guerim, sócio-fundador e diretor jurídico e de projetos da Mais1.Café

Com mais de 15 anos de experiência no ramo de franquias, Hilston Guerim, diretor de jurídico e de projetos e sócio-fundador da Mais1.Café — uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, fundada em 2019, com mais de 660 unidades confirmadas em todo o país —, reforça a importância de desenvolver quem está à frente dos negócios. “É necessário sempre buscar capacitação e desenvolver quem está assumindo essas unidades a partir das suas áreas e competências que favoreçam a gestão dos negócios. Por isso é primordial se qualificar para atender às demandas sobre pessoas, gestão, comercial, processos, produtos e tantas outras vertentes que estão inclusas em uma franquia”, afirma.

6 – Dicas para empreender: aposte na cultura de engajamento e relacionamento com o franqueado

Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira

Para Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, dentre tantas questões importantes para uma franqueadora ter sucesso, o relacionamento com todos da rede, em especial com os franqueados, é o mais importante. “É preciso criar uma cultura de engajamento, em que o franqueado tenha abertura para se relacionar com a franqueadora por meio de ideias, sugestões, definições etc. Muitas redes já implementaram novos produtos e serviços através de ideias dos próprios franqueados, gerando mais faturamento para todos. Por fim, em ambientes onde existe confiança, relacionamento e engajamento, torna-se mais assertiva a implementação das mais diversas estratégias com todos”, completa o executivo.

7 – O sucesso é resultado de desejo, dons e habilidades

Artur Hipólito, sócio-diretor da Home Angels

Pioneiro em microfranquias no país e no franchising há 27 anos, Artur Hipólito, sócio-diretor da Home Angels, maior rede de cuidadores de idosos da América Latina, afirma que o caminho do sucesso é a identificação com o segmento e a persistência em fazer dar certo. “Tudo nasce com um propósito. Se não tiver isso, não vai ter sucesso. É preciso ter o desejo; a pior coisa que existe é olhar para o franchising procurando algo que dê dinheiro. Por isso é necessário também avaliar os dons e as habilidades. Se o propósito não for verdadeiro, não haverá sucesso. O franchising é uma forma de diminuir os riscos de ter o próprio negócio, mas é necessário o dom. Nem tudo o que é bom para o outro é bom para você, por isso é importante avaliar os dons e as habilidades, e pensar como colocar isso dentro do mercado. Também é preciso tomar cuidado com o modismo e tendências. O sucesso é resultado do desejo, dons/habilidades e entendimento de como encontrar um mercado disponível para atuar”.

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8 – Dicas para empreender: Aposte na internet como sua grande aliada

Fritz Paixão, CEO da CleanNew

CEO da CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, Fritz Paixão acredita que atualmente o escalonamento do negócio junto ao Marketing Digital é uma das principais ferramentas de crescimento. “Utilizar as ferramentas gratuitas que hoje estão disponíveis para qualquer empresa e qualquer pessoa para que, de fato, se consiga uma alcance infinito por meio da internet. Minha dica hoje, para quem está começando, é estudar o nicho e entender o que pode viralizar nas redes sociais. Produza esse vídeo e acredite no algoritmo para viralizar. Foi assim que conseguimos, que fazemos e investimos cada vez mais. Os vídeos que mais viralizaram não são profissionais e sim os amadores, pois as pessoas amam comprar mas odeiam que alguém venda algo para elas”, afirma.

9 – Um bom suporte de marca é imprescindível para o sucesso do negócio

Dr. Edson Ramuth, fundador e CEO do Emagrecentro

O CEO da rede de franquias de centros de emagrecimento e estética conta que levou cerca de oito anos para desenhar um modelo de negócio que fosse escalável e crescesse de forma saudável, e colocou o suporte da franqueadora como o ponto fundamental para tal. “É imprescindível transpassar o seu know-how através de treinamento e suporte adequados, estabelecendo padrões de qualidade e desempenho, mantendo uma comunicação eficiente e transparente, e garantindo a proteção da marca e da propriedade intelectual”, diz Dr. Ramuth. Hoje, com quase 40 anos de mercado, o Emagrecentro é referência no segmento, possui mais de 350 unidades pelo Brasil, sendo três nos Estados Unidos e uma na Espanha com a bandeira de Best Shape. A marca tem a perspectiva de fechar o ano com um crescimento de 33% e 80 unidades vendidas.

10 – Seja resiliente e invista em algo que você goste

Pedro Paixão, fundador e CEO da Ultra Cursos

Novata no franchising, a rede de ensino profissionalizante voltada para as classes C, D e E nasceu da larga experiência de seu fundador no ramo da educação. A empresa foi fundada em 2016 pelo advogado pernambucano Pedro Paixão, e inicia já com 13 unidades franqueadas que foram convertidas do modelo de licenciamento, além de uma unidade polo no Japão. Para Pedro, empreender possui um risco intrínseco e foi errando que ele chegou aonde está agora, com 24 unidades e uma projeção de faturamento na casa dos R$ 20 milhões para 2023. Ele diz que para empreender não há idade, e que o franchising é um setor seguro por ter modelos de negócios já testados. O CEO lembra, também, que é preciso ser resiliente “tanto para levantar a cabeça quando errar, quanto para enfrentar os desafios diários em administrar um negócio”. Paixão coloca como ponto primordial para o sucesso empreender em algo que você goste: “Isso fará diferença nos resultados finais, em nível pessoal como profissional”.

11 – Quem não entende de pessoas, não entende de negócios

Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas

Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, explica que para ter sucesso é preciso entender o modelo de negócio e a melhor forma de escalá-lo. “É preciso conhecer o seu público, o que ele pensa, quais as dores, por que ele compraria aquilo, e como o que você vende facilita a vida dele”, afirma o Roberson. Ele também fala da importância de selecionar as melhores pessoas para que elas possam ajudar no crescimento da empresa. “Quem não entende de pessoas, não entende de negócios. Não existe exército de um homem só, ainda mais em franquia, que exige profissionais qualificados. E vão vir muitos, seja de forma direta ou indireta. Além disso, é preciso ter métricas e entender o que está ou não dando certo para que ele não replique em outras unidades”, diz. Roberson também reforça a ideia que um franqueador de sucesso precisa ter unidades próprias: “todas as mudanças e melhorias precisam ser feitas em unidades próprias, como uma espécie de laboratório, porque assim ele entende se o público final vai absorver o produto, o preço e aquela nova abordagem, e para repassar aos franqueados algo que já deu certo e foi validado”, afirma o CEO da Help Multas.

12 – Coloque o consumidor sempre como protagonista

Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha

O CEO da rede de minimercado autônomo, Guilherme Mauri, acredita que para o sucesso, o líder deve garantir que o cliente esteja inserido no centro do negócio. “Atualmente, o produto ou o serviço prestado pela marca precisa ter o consumidor como protagonista. Ou seja, é preciso ouvir as suas necessidades para direcionar a operação com base nelas. Afinal, os consumidores estão sempre em busca de uma experiência de compra mais completa e personalizada”, revela. Para ter um relacionamento próximo com o público-alvo, o executivo sugere investir em uma comunicação ativa. “É importante promover o diálogo desde a criação até o pós-venda, além de manter esse canal de contato aberto”, finaliza.

13 – Tenha persistência e otimismo

Camila Miglhorini, fundadora e CEO da Mr. Fit

Segundo Camila Miglhorini, fundadora e CEO da rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, para ter sucesso no franchising é essencial ter persistência. “Nada supera a persistência. Nem mesmo talento, educação e genialidade. Os novos negócios não acabam pela falta de qualidade, de investimentos ou de retorno do público, mas por deixar de encarar as adversidades no início das atividades”, conta. Para ela, o otimismo é uma das chaves para desenvolver cada vez mais a persistência, porque dessa forma o empreendedor consegue visualizar os erros e seguir adiante.

14 – Conheça o segmento e siga com afinco o modelo de gestão

Paulo Zahr, CEO do Grupo OdontoCompany

Para Paulo Zahr, CEO do Grupo OdontoCompany, formado pelas marcas OdontoCompany, Oral Sin e OrthoDontic, uma das dicas para empreender é buscar informações pertinentes ao segmento. “Na hora que pensamos em criar um negócio é preciso entender a legislação que regulamenta o setor, levantar os valores de investimento total, se possível fazer um test-drive e, claro, seguir com afinco o modelo de gestão”, diz Zahr.

15 – Tenha abordagem estratégica

Leonardo dos Anjos, diretor de Franquia Anjos Colchões e Sofás

O sucesso no franchising requer abordagem estratégica: escolher uma franquia sólida, seguir um modelo de negócio, selecionar uma localização estratégica, montar uma equipe competente, gerir as finanças com prudência, ser inovador e adaptável, trocar experiências com franqueados. “A qualidade dos produtos também é crucial, como evidenciado pela nossa franquia Anjos Colchões e Sofás, que se destaca pela excelência, histórico de satisfação do cliente e produtos de alta qualidade, contribuindo para um crescimento e sucesso contínuo”, enfatiza Anjos.

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Informações: Assessoria de Imprensa / Markable Comunicação