Representado no próprio nome com um coração, o amor é o principal sentimento da “Cuor di Crema”, expressão em italiano que significa “coração de creme”. A gelateria artesanal foi buscar na cultura milenar do Velho Continente a inspiração para criar o gelato de sabor e cremosidade inconfundíveis. Do Brasil, a marca agregou os sabores, a sutileza e a qualidade para se tornar uma das melhores franquias do ramo. Em 2023, a Cuor di Crema completa 11 anos de fundação, com expectativa de 14 lojas até dezembro e R$ 10 milhões de faturamento.
Criada em 2012 com o sonho de produzir no País o gelato tipicamente italiano, a Cuor di Crema apostou nas receitas autorais, respeitando as técnicas da origem do produto. “As maiores diferenças do gelato (comparado ao sorvete industrial) são o menor teor de açúcar, balanceado de forma a ser um anticongelante – o que o torna mais leve e saudável -, além do uso de frutas frescas, reforçando o compromisso da marca em proporcionar uma experiência única aos nossos clientes”, explica o CEO da Cuor di Crema, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.
Há dois anos sob gestão do grupo Antaris Franchising, a marca possui lojas e quiosques em locais de grande circulação, como os shoppings Vila Olímpia, Tietê Plaza e Jardim Pamplona, na capital paulista, além do Aeroporto Internacional de Guarulhos. No cardápio, cerca de 100 receitas se revezam e, a cada dois meses, a marca lança novos sabores que atendem públicos variados, com versões veganas, diet e sem glúten.
Combinações especiais, a exemplo de figo com nozes, creme de queijo com goiabada e yogurt com amarena também encantam o público mais ousado. Já os clientes tradicionais podem se deliciar com chocolate belga, limão siciliano e doce de leite argentino. Existe, ainda, a opção de milk shakes com os gelatos da casa.
Mas engana-se quem pensa que a marca vive apenas de gelatos: no menu cafeteria é possível encontrar mais de dez bebidas quentes, com destaque para as criações exclusivas, como o Cremuccino, preparado com o gelato de preferência do consumidor. Há também as versões do Espresso, Cappuccino e Affogato na casquinha. “Todas essas inovações foram uma estratégia para entregar produtos de alto nível mesmo fora da temporada de verão, quando naturalmente o consumo de gelato se destaca”, conta Souza.
Entre os salgados, empadas, quiches, croissants, coxinhas e pães de queijo completam o menu. Já nas sobremesas, o cliente pode experimentar uma infinidade de sabores, como profiteroles, brownies, cookies, tortas, bolos, pães de mel, biscoitos, macarons e petit gâteau. Aos verdadeiros fãs da marca, a Cuor di Crema oferece um kit para viagem, com opções de 250 ml, 490 ml, 630 ml e até 1,3 litro de gelato, sempre acompanhados de casquinhas.
Utilizando confecção e logística de distribuição próprias como grande diferencial competitivo, a Cuor di Crema consegue atuar a nível nacional, mantendo a regularidade e qualidade dos produtos. Seja no clima ameno e seco da Região Sul, ou no calor úmido da Região Norte, a franquia opera uniformemente, com produtos sempre frescos e naturais.
Com modelos de negócio nos formatos quiosque e loja, o investidor pode, com mínimo de 12 m² e R$ 475 mil de investimento inicial, produzir o próprio gelato de acordo com os padrões da marca. Para os comerciantes já franqueados, uma opção adicional é o carrinho, que pode ser posicionado em outra área do mesmo empreendimento, como shoppings e centros de exposição.