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ideias de negócios baratos

6 ideias de negócios baratos para sair da CLT em 2024

Você planejou iniciar um negócio em 2024, mas está sofrendo com a falta de dinheiro para dar o primeiro passo? Pois o artigo de hoje foi feito especialmente para o seu caso. Separamos 6 ideias de negócios baratos e que geram um ótimo retorno, além de estarem em segmentos bem promissores da economia.

E fique atento, pois em uma delas você vai descobrir que é possível começar a empreender sem a necessidade de um aporte inicial, bastando apenas investir nas ações de marketing e divulgação que achar adequadas e que podem sair por menos de R$1 mil por mês. Vamos conferir?

Ideias de negócios baratos para empreender

Dogueria Perdizes

No geral, as franquias de alimentação exigem um aporte inicial mais caro para serem abertas. Mas esse não é o caso da Dogueria Perdizes.

A Dogueria Perdizes é uma rede de franquia de hot dog que oferece uma várias opções de hot dogs com ingredientes especiais, hot dogs doces e até mesmo a oportunidade do cliente montar o próprio lanche.

Ela já está presente em 3 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, mas deseja atingir todo o território nacional o mais breve possível.

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E isso não deve demorar a acontecer, já que o investimento inicial é a partir de R$ 130 mil no modelo delivery e o faturamento médio mensal de R$ 62 mil no modelo delivery. Além disso, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de alimentação cresceu 5,19% e faturou mais de R$ 32 bilhões.

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Oggi Sorvetes

Por sermos um país em que faz calor o ano todo e onde não faltam frutas e sabores, o mercado de sorvetes e picolés no Brasil vem crescendo de forma constante nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o segmento faturou cerca de R$15 bilhões em 2021, alta de 10% sobre o ano anterior. Além disso, nossa indústria de sorvetes e picolés emprega cerca de 70 mil pessoas diretamente e mais de 200 mil indiretamente.

Um dos fatores que contribuem para o bom momento do mercado é a variedade dos produtos oferecidos. A busca por opções mais saudáveis e com ingredientes naturais também tem impulsionado os sorvetes artesanais e orgânicos, que ganham cada vez mais espaço. Segundo a ABIS, os sorvetes artesanais já representam cerca de 20% do mercado brasileiro de sorvetes.

Com mais de 10 anos de atuação, a Oggi Sorvetes pode ser uma ótima alternativa para quem quer ideias de negócios baratos para investir nesse mercado. A empresa se tornou a primeira rede de franquias no formato lojas de fábrica e conta com mais de 800 lojas em diversos estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Distrito Federal. Seu grande diferencial são os produtos, feitos com ingredientes de primeira linha e que totalizam mais de 90 sabores.

Para ser um franqueado da marca, é necessário um investimento a partir de R$99 mil, com um prazo de retorno estimado entre 10 e 18 meses. A área mínima necessária para a instalação da loja é de 52 m², e o seu baixo custo de operação é um dos principais atrativos. Além disso, a Oggi Sorvetes foi eleita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) como uma das 25 franquias que mais crescem em 2022, o que reforça sua solidez e qualidade.

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Magazine Você

As franquias virtuais se destacam como uma boa opção de negócio por conta da menor burocracia e dos baixos custos. Segundo dados recentes do relatório “Perfil das Franquias Virtuais no Brasil”, publicado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) em 2022, 35% das franquias em operação no país eram virtuais. Esse modelo oferece as vantagens de eliminar questões como escolha de ponto comercial e a necessidade de tirar licenças específicas. O resultado é um processo mais ágil, descomplicado e barato.

O mesmo relatório da ABF indica que a faixa de investimento inicial para franquias virtuais no Brasil varia entre R$5 mil a R$50 mil, bem menor do que as redes físicas, pois elas não contam com despesas como aluguel de ponto comercial, estoque físico e equipe presencial.

Mas se R$5 mil ainda é um valor elevado para você, existem boas opções no mercado que permitem gastar ainda menos para fazer parte de uma grande marca. A Magazine Você é um exemplo. A rede conta com um formato de microfranquia oferecido pela renomada Magazine Luiza. Nesse modelo de negócio, os empreendedores recebem uma loja virtual personalizada com todos os produtos e estrutura fornecidos pela própria Magazine Luiza. O papel do franqueado é promover a loja, tanto online quanto offline, utilizando estratégias eficientes para alcançar o sucesso. A franquia é atrativa devido ao seu baixo custo inicial, pois não há necessidade de pagar taxas ou royalties.

Apesar de não exigir um investimento inicial, é importante ressaltar que existem custos para chegar a um retorno mensal satisfatório. Se a estratégia é focada nas vendas online, o ideal será destinar recursos para ações de marketing digital, como anúncios no Google AdWords e nas redes sociais. Por outro lado, se a preferência for pelo trabalho presencial, é necessário considerar gastos com materiais de divulgação, uniformes personalizados, treinamento em vendas e outras ferramentas necessárias para impulsionar as vendas.

Para obter melhores resultados, é possível combinar estratégias online e off-line, integrando os dois canais. Com um bom planejamento, será possível obter resultados interessantes investindo menos de R$1 mil por mês. Ao aderir à Magazine Você, os franqueados recebem comissões por cada produto negociado, e os pagamentos são realizados automaticamente na conta bancária cadastrada. Além disso, a marca disponibiliza um painel de controle para que os empreendedores possam acompanhar seus ganhos em tempo real.


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Go Coffee

Outro mercado que vem ganhando destaque no país nos últimos anos são as cafeterias. Segundo o levantamento “Agronegócio do Café – Produção, Transformação e Oportunidades”, elaborado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o consumo aparente estimado de café no Brasil avançou 13% entre 2011 e 2021. O índice está acima do crescimento da população brasileira, que foi de 9,8% de acordo com o IBGE. E a conclusão é simples: o brasileiro está tomando mais café.

Como mostra o estudo, esse movimento está relacionado a “uma mudança importante no ponto de consumo da bebida nas capitais e Regiões Metropolitanas do País, com as cafeterias”, e vem motivando o crescimento de redes que atuam no setor. Prova disso é que os dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) apontam alta de 20% no consumo deste tipo de produto em 2021, o que reflete a existência de uma grande demanda por qualidade.

Abrir uma franquia de cafeteria traz diversos benefícios para o empreendedor, como a chance de oferecer um produto de alto nível em um ambiente acolhedor, fidelizar clientes e ter um negócio lucrativo. Outro ponto positivo é a possibilidade de personalizar a oferta, oferecendo produtos que atendam às necessidades e desejos dos clientes, como cafés especiais, alimentos saudáveis ou opções veganas.

A Go Coffe é uma rede moderna de cafeterias que se destaca pela qualidade e variedade de opções. A marca valoriza os melhores grãos de café, oferecendo blends exclusivos e produtos para todos os gostos. Seu menu atende tanto quem busca uma opção saudável, quanto quem quer experimentar sabores diferentes e exóticos.

Outro diferencial da rede é a preocupação com a sustentabilidade, pois ela usa produtos orgânicos e biodegradáveis em suas lojas. Com um modelo de negócio sólido e moderno aliado a treinamentos constantes, a Go Coffee é uma excelente opção para quem busca ter sucesso no mercado de cafeterias.

Para se tornar um franqueado é preciso investir a partir de R$150 mil. O faturamento mensal vai de R$50 mil a R$80 mil, com margem líquida entre 20% e 30%. Já o prazo de retorno fica entre 12 e 18 meses, o que significa que o investimento pode ser recuperado em pouco tempo.

2izy

No Brasil, muitas famílias recorrem a diaristas para ajudar na limpeza e manutenção do lar. Esses profissionais têm como vantagem horários flexíveis e custos mais baixos em comparação com empregadas domésticas de tempo integral. Por isso, as agências que cuidam desse tipo de serviço podem ser um ótimo negócio, pois ajudam na seleção de profissionais qualificados e dão segurança e confiança no processo de contratação, que são as grandes dificuldades do setor.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2021, realizada pelo IBGE, 7,5 milhões de pessoas trabalham como diaristas no Brasil. A cifra representa uma boa parcela do mercado de trabalho doméstico do país, e nos últimos anos tem alimentado o crescimento de agências especializadas nesses serviços, que oferecem garantias de substituição em caso de falta das profissionais, por exemplo.

A 2izy é uma franquia que simplifica esse tipo de contratação. Através da plataforma, os clientes podem agendar e pagar pelo serviço de forma totalmente online, garantindo praticidade e conveniência. Com uma ampla lista de trabalhadores credenciados, a 2izy reúne uma seleção de diaristas qualificadas, o que dá maior segurança.

Na prática, os franqueados da marca têm a responsabilidade de selecionar e entrevistar os profissionais, além de cuidar do marketing, venda de serviços e atendimento ao cliente, oferecendo uma oportunidade de negócio sólida e alinhada com as demandas do mercado. O franqueado pode operar sua unidade de casa, sem necessidade de ponto físico, não precisa imobilizar seu capital com estoque e ainda tem um serviço com grande capacidade de escala!

Investir na franquia da 2izy é uma oportunidade promissora, com valores que partem de R$25 mil. A franquia apresenta um faturamento mensal de cerca de R$60 mil, com um prazo de retorno estimado em 11 meses. A franquia entrega uma excelente lucratividade e há uma taxa de royalties de 4%. Além disso, a 2izy possui um fundo de propaganda de R$200 por mês, contribuindo para a divulgação e crescimento do negócio.

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Fichips

A última das ideias de negócios baratos vem do setor de alimentação, que é bastante diversificado no Brasil e tem crescido muito nos últimos anos, com destaque para os bares e lanchonetes. As franquias de alimentação têm grande importância na cultura brasileira, pois são pontos de encontro e socialização, além de oferecerem refeições rápidas e práticas para pessoas que estão com pouco tempo para se alimentar.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de bares e restaurantes representa cerca de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e emprega mais de 6 milhões de pessoas em todo o território nacional. Além disso, a pesquisa revela que o segmento faturou R$396 bilhões em 2022, o que representa uma alta de 6,2% em relação ao ano anterior.

Mesmo com o grande potencial, a concorrência também é elevada. Assim, para ter sucesso nesse mercado é fundamental buscar formas de se diferenciar. Uma boa maneira é apostar em opções de culinária internacional pouco comuns no Brasil, como a inglesa, por exemplo.

Fundada em 2013, a rede brasileira FiChips se tornou famosa após participar do programa de TV “Shark Tank”. A marca começou como um food truck em uma minivan, levando a culinária britânica para diversas regiões da Grande São Paulo, com destaque para o tradicional prato fish & chips.

Atualmente, a empresa conta com um cardápio extenso que inclui porções, pratos executivos, lanches e sobremesas, além de mais de 90 unidades nos modelos de pub de rua, loja de shopping, container e quiosque. Reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do ramo, a FiChips recebeu diversos prêmios, como o selo de melhores franquias de 2020 pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e a chancela de Franquia Internacional pela ABF em 2021.

Para ser um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$162 mil. A Fichips oferece ainda consultorias de campo, fornecedores de insumos e serviços com condições exclusivas, além de auxílio na busca de ponto e um chefe de cozinha qualificado para treinar a equipe.

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