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Negócios que dão certo em qualquer lugar: descubra as melhores opções

Empreender é uma jornada repleta de desafios. Porém, quem busca um pouco mais de segurança consegue encontrar áreas de atuação em que a demanda é tão grande, mas tão grande, que a única forma de dar errado é se a pessoa não quiser mesmo vender e nem ganhar dinheiro. Então, quer saber algumas opções de negócios que dão certo em qualquer lugar? Vamos conhecer agora alguns exemplos.

negócios que dão certo em qualquer lugar

1. Farmácias

Uma boa opção de negócios que dão certo em qualquer lugar são as farmácias. Afinal, cedo ou tarde todo mundo acaba pegando uma gripe, tendo uma dorzinha aqui, um probleminha ali, e precisa recorrer a uma farmácia. Por lidar com uma necessidade básica, esse é o tipo de negócio que acaba sofrendo pouco impacto do cenário econômico, afinal as pessoas não vão economizar com a própria saúde ou de familiares.

Outro ponto positivo é que o setor está em franco crescimento no país. Segundo dados da consultoria IQVIA, apenas em 2021 as farmácias movimentaram mais de R$88 bilhões, uma alta de 14,21% na comparação com o ano anterior.

O processo de envelhecimento da população também vem fazendo com que o consumo de medicamentos aumente no Brasil. Para se ter uma ideia, apenas 8% dos brasileiros tinham mais de 60 anos em 1996, mas em 2017 esse percentual saltou para 14,6%. Com isso, o país também passou de décimo colocado no ranking de uso global de medicamentos em 2010 para a posição de número cinco em 2020.

Para completar, as redes de farmácia cada vez mais investem em conveniência e agregam serviços para ampliar suas possibilidades de receita, incluindo a realização dos mais variados testes e exames.

O ramo de franquias tem dezenas de opções para quem sonha em empreender no segmento. Um exemplo é a Drogarias Max, bastante tradicional no estado do Rio de Janeiro. Fundada em 1983, ela adotou o modelo de franquia em 89 e passou a ser associada da ABF no ano 2000. Desde então, já faturou o selo de excelência da entidade em 8 oportunidades.

Ficha técnica

  • Número de unidades: mais de 125 unidades no Rio de Janeiro
  • Investimento inicial: R$310 mil
  • Faturamento mensal: R$200 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses
  • Lucratividade: 6% a 8% do faturamento bruto
  • Royalties: não informado
  • Fundo de propaganda: R$339

2. Mercadinhos

Outro nicho que trabalha com itens de primeira necessidade e são ótimos exemplos de negócios que dão certo em qualquer lugar é o de mercadinhos. Como eles abastecem uma região com produtos básicos ligados à alimentação e higiene, quem investe nesse setor sabe que, com crise ou sem crise, sempre haverá demanda. A maior prova disso é que, segundo levantamento do Sebrae, o comércio varejista de mercadorias vive um bom momento e cresceu 13,6% entre 2020 e 2021.

Ainda assim, é muito importante estar atento à concorrência onde você pretende abrir seu negócio, para evitar entrar em um local onde os consumidores já estejam muito abastecidos de opções. Outro ponto importante é apostar na conveniência. Por exemplo, funcionar em horários alternativos ou mesmo 24h pode ser um diferencial importante, pois você estará atendendo o público em momentos em que ele está desassistido.

Investir em tecnologia e ter bons fornecedores para oferecer produtos de qualidade e a preços competitivos também é essencial para melhorar a lucratividade. Vale lembrar que os mercados também estão se beneficiando do avanço da digitalização, e cada vez mais contam com opções de venda e entrega muito práticas através dos aplicativos de delivery, especialmente nas grandes cidades.

Quem pensa em apostar nesse setor conta com boas opções no ramo de franquias. Uma delas é a Minha Quitandinha, rede de minimercados para condomínios que surgiu em Balneário Camboriú (SC) em dezembro de 2020 e, desde então, vem expandindo por todo o Brasil.

Ficha técnica

  • Número de unidades: 160
  • Investimento inicial: R$50 mil
  • Faturamento mensal: R$20 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses
  • Lucratividade: 20%
  • Royalties: 6% do faturamento bruto
  • Fundo de propaganda: não tem

3. Petshop

Se você busca um segmento infalível de negócios que dão certo em qualquer lugar, com certeza os petshops devem ser considerados. Isso porque o brasileiro é apaixonado por pets, e para a grande maioria das pessoas que possuem um animalzinho de estimação, ele é um verdadeiro membro da família.

Ou seja, por se tratar de um ramo que mexe com a paixão do dono por seu bichinho, as pessoas sempre vão buscar oferecer o melhor para ele em termos de produtos e serviços.

Além disso, existe um mercado gigantesco no país. De acordo com o censo do Instituto Pet Brasil, temos a terceira maior população de cães, gatos e aves de estimação em todo o mundo, totalizando quase 150 milhões de pets. Considerando que existem 215 milhões de brasileiros, isso significa que pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha.

Esse enorme contingente de animaizinhos se reflete também em boas oportunidades de negócio. Em 2021, por exemplo, o faturamento do mercado de animais de estimação cresceu 27% no Brasil, movimentando mais de R$51 bilhões.

Uma das opções para quem deseja empreender neste universo é a Animal Place. Fundada em 1997, ela adotou o modelo de franquia em 2014 e oferece um leque completo de produtos e serviços, como consultório veterinário, pet shop, banho e tosa, centro estético e hotel para cães e gatos.

Ficha técnica

  • Número de unidades: 6 unidades, sendo 5 em São Paulo e 1 em Cuiabá
  • Investimento inicial: R$310 mil
  • Faturamento mensal: R$60 mil a R$70 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • Lucratividade: 22% a 25%
  • Royalties: crescente, iniciando com 2% no primeiro ano e fixando em 4% do terceiro ano em diante
  • Fundo de propaganda: 2% do faturamento

4. Centro de estética

O segmento de beleza é outra aposta certeira para quem pensa em abrir negócios que dão certo em qualquer lugar, com ótimas chances de dar certo em qualquer lugar. Isso porque ele trabalha com a autoestima do consumidor, e as pessoas sempre vão investir nesse lado, mesmo se o cenário econômico estiver desfavorável.

Para se ter uma ideia, o setor registrou alta mesmo durante a pandemia, quando muitas famílias tiveram de cortar gastos e adequar seu orçamento. Conforme apontam os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os negócios do ramo de beleza faturaram 6,5% a mais no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Hoje, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. Com o fim da crise sanitária e a retomada das atividades presenciais, a tendência é que os consumidores cada vez mais se voltem para os cuidados pessoais, o que deve fortalecer ainda mais esse segmento.

A área de beleza oferece muitas alternativas para quem deseja empreender, incluindo a distribuição de produtos em lojas digitais, abertura de espaços físicos como salões de beleza ou mesmo a prestação de serviços variados, como manicures e cabeleireiros. A vantagem de um centro estético está em oferecer boa parte dessas opções em um único espaço, atendendo às mais diferentes necessidades do cliente.

Um exemplo é a rede de franquias Onodera, marca consolidada no mercado e que tem como premissa oferecer o melhor atendimento e manter a qualidade dos serviços.

Ficha técnica

  • Número de unidades: 48 unidades no Brasil
  • Investimento inicial: a partir de R$495 mil
  • Faturamento mensal: R$130 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses
  • Lucratividade: 20%
  • Royalties: 6%
  • Fundo de propaganda: 5,5%

SAIBA MAIS SOBRE A REDE DE FRANQUIAS ONODERA

5. Delivery

Não tem jeito, chega o final de semana e ninguém quer cozinhar e a melhor pedida é um delivery de… hot dog. Isso mesmo!

A Dogueria Perdizes é um dos negócios que dão certo em qualquer lugar, porque pelo menos um terço da população do Brasil pede delivery toda semana, e a principal escolha é sempre fast-food (dados do estudo Ding out’ at home, Kantar).

Além dos hot dogs tradicionais, a Dogueria Perdizes conta com um cardápio variado e completo para atender até os paladares mais exigentes. São possibilidades como crosta de queijo, muito recheio, tamanho grande e até hot dog doce.

Ficha Técnica

  • Investimento inicial: a partir de R$130 mil
  • Faturamento mensal: R$62 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

6. Pizzaria

Por fim, nossa sexta dica de negócios que dão certo em qualquer lugar são as pizzarias, que são uma das melhores franquias de alimentação para se investir em 2024. A pizza é uma verdadeira paixão nacional. Por isso, seja para reunir os amigos, promover um encontro em família, comemorar algo ou apenas matar a fome durante a noite, sempre acabamos indo a uma ou fazendo um pedido para que entreguem aquela pizza quentinha em nossa casa.

Além de toda a questão cultural, outros fatores como praticidade, conveniência e a possibilidade de combinar inúmeros sabores fazem com que a demanda pelas pizzas nunca desapareça. Assim, por mais que existam pizzarias por todos os cantos, elas sempre seguem surgindo e atraindo mais e mais consumidores.

No ramo de franquias, existem muitas redes que trabalham o conceito, indo desde as mais tradicionais até aquelas que reinventam a receita, oferecendo pizzas nos mais diferentes formatos.

A Patroni Pizza, por exemplo, foi fundada em 1984 e desde 2003 atua por meio do franchising. Desde então, a rede conquistou o selo de excelência da ABF por 12 vezes e já comercializou mais de 30 milhões de pizzas em todo o país. Vamos a alguns dados.

Ficha técnica

  • Número de unidades: 204
  • Investimento inicial: R$290 mil
  • Faturamento mensal: de R$160 mil a R$240 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Lucratividade: 18% das vendas
  • Royalties: 5 a 6%
  • Fundo de propaganda: R$800