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Problemas mais recorrentes com os franqueados e como fazer para mitiga-los

A relação de franquia, como qualquer outra, está propensa a conflitos, pois trata-se de uma relação entre pessoas e o conflito é algo inerente à condição humana. Um dos principais geradores de conflitos é a ausência de escuta e compreensão, assim como um Franqueador quer que sua rede o escute, o Franqueado também quer ser escutado e valorizado e, se isso não ocorre, os conflitos começam a ser gerados.

A comunicação é um dos principais pilares para se evitar que um conflito se inicie, pois gera um sentimento de proximidade, em que ambas as partes terão conhecimento das medidas que estão sendo adotadas, tanto pelo Franqueador para com a sua Rede, como pelo franqueado em sua operação. Para tanto, a realização de eventos, Convenções, consultorias de campo, encontros regionais, dentre outros, podem mitigar o risco de um conflito, aprofundando a relação entre as partes.

Além disso, o Franqueador precisa saber identificar um conflito antes dele se tornar um problema. Uma forma de fazer isso é analisar se o seu franqueado opera sua Unidade de acordo com os padrões estabelecidos pela Franqueadora e se tal medida é frequente. Caso isso não se trate de um caso isolado, a Franqueadora deve manter-se alerta, pois este fato pode se tratar de um Franqueado decepcionado com a Franqueadora e esse tipo comportamento pode desencadear diversos cenários negativos, tanto para o Franqueado, como para a Franqueadora, como por exemplo, a queda do faturamento da operação. Portanto, é primordial que o Franqueador acompanhe e esteja comprometido com a sua Rede.

Outro problema comum é a Franqueadora ter um processo de seleção deficitário. Existem Franqueadores que no início de sua expansão buscam expandir em um ritmo completamente acelerado e acabam aceitando em  sua Rede qualquer indivíduo que tenha dinheiro para arcar com a Taxa Inicial e investimentos iniciais necessários para implantação da operação. No entanto, não analisar o perfil daquele candidato de forma aprofundada para identificar se os valores de ambos são condizentes um com o outro, pode gerar sérios problemas futuros, pois esse é o tipo de candidato que, após tornar-se um Franqueado, trará diversos problemas ao Franqueador e, até mesmo, tumultuando a Rede. Por este motivo, é essencial que o Franqueador possua um processo de seleção qualificado.

Outro desafio que muitos Franqueadores enfrentam é a inadimplência de seus Franqueados. No entanto, a maneira que cada um lida com isso é o que irá diferenciar se a sua Rede pode acabar amanhã ou existir por muitos anos no mercado. O simples fato de encaminhar diversas Advertências ou Notificações não solucionam o problema, o que pode acontecer é somente uma quitação de um débito naquele momento, o que poderá ocorrer novamente no mês seguinte se não for realizada uma análise minuciosa do porquê aquilo está ocorrendo. Por muitas vezes, a inadimplência de um Franqueado ocorre por ausência de suporte da Franqueadora ou uma gestão precária, por este motivo, é essencial a Franqueadora analisar se tem fornecido a devida atenção para a sua Rede, antes de iniciar disparos de cobranças, pois estes podem ser fatais.

Em geral, as Redes de franquia enfrentam diversos problemas que devem ser analisados de forma minuciosa pelo Franqueador antes da adoção de qualquer medida, pois um passo em falso pode desencadear grandes turbulências em sua Rede. Portanto, saber lidar com conflitos e se aprimorar na busca de soluções deles é um requisito essencial para uma vida longa e saudável de uma Rede.

Imagem: Envato


(*) Aline Rossi. Formada pela em Direito pela Universidade Paulista. Advogada atuante na área de direito contratual com especialidade em franquia e varejo.