A Golfe Class é uma marca que, ao longo de 25 anos de história, evoluiu de uma pequena confecção familiar para uma referência no mercado de moda casual. Fundada nos anos 90 por Márcio Hércules e sua mãe, a empresa começou com uma oficina de costura caseira e hoje está em um processo de expansão por meio de franquias.
O começo de tudo
Márcio Hércules iniciou sua trajetória no ramo automobilístico, gerenciando uma oficina mecânica em São Paulo. Durante esse período, ele conheceu o mercado têxtil através de sua mãe, que possuía uma oficina de costura em casa. Em 1996, decidiu unir forças com ela, e juntos começaram a confeccionar camisas polo para vender em oficinas e marcas do Brás, em São Paulo e em 1998 surgiu a Golfe, que hoje atende por Golfe Class.
Com um crescimento rápido, o negócio prosperou e, em 2004, Márcio e sua esposa Vanessa foram além do canal de distribuição e abriram a primeira loja de varejo da Golfe Class. A marca ganhou notoriedade por seu foco em qualidade e pela criação de peças atemporais, como as camisas polo, que representam cerca de 70% das vendas atualmente. “A camisa polo é uma moda casual que pode ser usada em todas as ocasiões. O acabamento é tudo, e é isso que fideliza o cliente”, destaca Márcio.
Mas nem sempre foi assim.
Nos primeiros anos de operação, a Golfe Class enfrentou inúmeros desafios financeiros. “O mais complicado mesmo foi o financeiro porque não tinha caixa. Era completamente amador, não sabia fazer a gestão do dinheiro… De 2001 até 2004 foram períodos de muita resiliência e recuperação”, reflete o fundador sobre os tempos difíceis. A abertura da primeira loja foi um marco importante, permitindo que a Golfe Class expandisse suas operações e, quatro anos depois, já inaugurasse a segunda loja.
A chave do sucesso
Uma das chaves para o sucesso contínuo da Golfe Class foi sua capacidade de se adaptar às mudanças no mercado e atender às necessidades de seus clientes. Mesmo sendo uma marca tradicional, a Golfe Class acompanha as tendências de moda e incorpora tecnologias em seus produtos, como tecidos inteligentes que oferecem melhor transpiração e conforto. Isso tem atraído um público mais jovem e exigente, sem perder de vista a essência da marca. “Nós não somos uma marca com preços super altos, mas também não temos um preço popular. Atendemos uma camada de clientes que valoriza o dinheiro e quer um produto de muita qualidade com um valor justo de compra”, explica.
Outro diferencial significativo da Golfe Class é o processo de verticalização da produção. “Como a gente verticaliza a produção, nós não temos terceirizados hoje… Tudo é discutido na hora de comprar o tecido. Isso garante que o produto tenha a qualidade que nossos clientes esperam”, revela o fundador. Esse controle rigoroso desde a escolha do tecido até o acabamento final tem sido fundamental para a construção da reputação da marca.
Expansão e entrada no mercado de franquias
No início de 2024, a Golfe Class decidiu expandir sua presença através do modelo de franquias. “Eu venho estudando franquear a Golfe Class há 16 anos. Conheci o Gui Salgado [consultor do Ecossistema Goakira] e falei para mim mesmo: agora é a hora de pensar na expansão nacional”, comentou Márcio sobre sua decisão estratégica. Após muitos anos de estudo e planejamento, ele finalmente sentiu que a marca estava pronta para dar esse passo, impulsionado pela confiança na qualidade dos produtos e no amadurecimento da gestão da empresa.
Hoje, com seis unidades e um plano de expansão que inclui grandes capitais e cidades estratégicas do interior de São Paulo, a Golfe Class busca franqueados que compartilhem os mesmos valores e compromisso com a qualidade. “O franqueado precisa ser alguém que atua na empresa, que queira pôr a mão na massa. Para nós, franqueadores, é muito importante que qualquer loja seja duradoura”, enfatizou ao falar sobre o perfil ideal de seus futuros franqueados.
Com um foco claro em expandir sua presença no mercado nacional, a empresa está pronta para o próximo capítulo de sua história e disponibiliza dois modelos de negócio para os investidores: lojas de rua e lojas de shopping, com investimento inicial a partir de R$ 320 mil.
Se você é um empreendedor em busca de uma oportunidade sólida para investir no mercado de moda, a Golfe Class pode ser a escolha certa. Márcio Hércules e sua equipe estão determinados a continuar fazendo da marca uma referência e querem que você faça parte desse sucesso também: