Fundada em Jacobina, na Bahia, a partir da vasta experiência de seu fundador, Bruno Nunes, a D2 Marmoraria se destaca há mais de uma década no mercado pela sua proposta inovadora e pioneira no setor de marmoraria.
Bruno começou sua trajetória com rochas ornamentais em 2008 após visitar alguns países especializados no trato desses materiais e notar que era um setor próspero. Como distribuidor, desenvolveu um profundo conhecimento técnico e operacional no nicho. A ideia da empresa nasceu da necessidade de profissionalizar o setor de marmorarias no Brasil, que muitas vezes é dominado por profissionais com grande habilidade técnica, mas pouca experiência em gestão de negócios. Foi assim que, cerca de 6 anos atrás, Victor Andrade, atual gestor de franquias e expansão da D2 Marmoraria, entrou para o negócio.
Essa união de forças entre as habilidades técnicas de Bruno e as habilidades de gestão de Victor deram início a um modelo de negócio mais robusto e que logo estaria pronto para expandir por franquias.
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Setor em crescimento
O mercado de construção civil é responsável por 6,2% do PIB do país e representa 34% do total da indústria brasileira. Há também uma expectativa de crescimento de 2,9% no setor de construção civil em 2024, de acordo com o SindusCon-SP, e as vendas de imóveis residenciais no Brasil cresceram 32,6% em 2023, segundo a Abrainc, mostrando o potencial de consumo para o setor de rochas ornamentais.
Para aproveitar o bom momento da construção civil, a D2 Marmoraria oferece uma ampla gama de serviços e produtos, incluindo mármores, granitos e pedras importadas. A empresa disponibiliza todos os tipos de acabamento, desde soleiras e bancadas até ilhas de cozinha.
Apesar dos materiais não terem data de vencimento e algumas pedras já serem consolidadas – produtos como a pedra São Gabriel, quartzo branco e rockface são constantemente procurados -, Victor ressalta a importância de estar atualizado com as tendências do mercado. A D2 Marmoraria mantém parcerias estratégicas com grandes arquitetos e construtoras, garantindo que seus produtos estejam sempre alinhados com as demandas do mercado. Ele menciona que as tendências são constantemente monitoradas através de estudos de mercado para garantir que a empresa ofereça o que há de mais moderno e demandado. “A gente está sempre se atualizando, trabalhando com as pedras mais procuradas e mantendo um bom custo-benefício para nossos clientes”, complementa.
A sustentabilidade também é uma prioridade para a D2 Marmoraria. A empresa aproveita os recortes de chapas de mármore e granito para produzir revestimentos próprios, minimizando o desperdício e contribuindo para a preservação do meio ambiente. “Quando fazemos os cortes nas chapas, sempre sobra material. Pensando nisso, desenvolvemos nossos próprios revestimentos com esses recortes, evitando o desperdício e criando novos produtos”, explica Victor.
O gestor destaca que a empresa se inspira em práticas internacionais para aprimorar suas iniciativas de sustentabilidade. “Na China, por exemplo, eles utilizam o pó do mármore para criar materiais artificiais muito vendidos no Brasil. Decidimos seguir esse exemplo e aproveitar nossos recortes também”, conta.
As franquias D2 Marmoraria
Com uma trajetória já consolidada, a D2 Marmoraria encontrou na expansão via franquias um caminho natural para o crescimento. Victor Andrade explica que existem muitos segmentos correlacionados com o de rochas ornamentais, como os de arquitetura e móveis planejados, que frequentemente buscam os serviços da D2 Marmoraria. “Agora, esses profissionais têm a oportunidade de oferecer diretamente esses serviços aos seus clientes através das nossas franquias”, destaca.
A escolha pelo sistema de franquias também foi motivada pela possibilidade de conversão. Segundo Victor, o mercado de marmoraria ainda é bastante informal. A D2, por outro lado, possui processos bem definidos e pode ajudar profissionais do setor a estruturarem negócios que funcionem eficientemente tanto no âmbito operacional quanto no comercial.
Outro fator decisivo para a comercialização de unidades da D2 Marmoraria em 2024 foi a alta lucratividade do modelo de negócio, que varia entre 25% e 30%. Victor enfatiza que a D2 é pioneira no Brasil ao oferecer franquias de marmoraria, consolidando-se como uma referência no setor. “Nossa meta é profissionalizar o mercado de marmorarias no Brasil, oferecendo um modelo de negócio sólido e lucrativo”, explica.
A franqueadora oferece suporte durante todo o processo de implantação da loja, incluindo assistência gerencial, financeira, operacional, comercial e de marketing. Os franqueados recebem treinamento especializado, acesso a maquinários de última geração e visitas regulares de consultores de campo. “O franqueado será capacitado para realizar todos os serviços com excelência através do treinamento que oferecemos, além de ter acesso aos melhores produtos e manuais de franquia”, complementa Victor. “Estamos ao lado do franqueado em todos os processos (…) Queremos garantir que cada franqueado tenha sucesso”.
Perspectivas de expansão
Com um primeiro franqueado em Salvador, a D2 Marmoraria planeja expandir para até 20 unidades até dezembro de 2024. A empresa está focada em crescer de forma saudável, garantindo a qualidade e o sucesso de cada novo franqueado. “Nossa meta é ter entre 10 e 20 unidades até o final de 2024. Estamos buscando crescimento sustentável e de qualidade”, afirma Victor.
Para aqueles interessados em se tornar franqueados, Victor Andrade deixou uma mensagem: “Estudem o mercado. A franquia da D2 é forte, com grande potencial de crescimento. Oferecemos todo o suporte e capacitação necessários. Estamos juntos para enfrentar os desafios e alcançar o sucesso.”
Victor acredita que a união entre franqueadora e franqueados é essencial para o sucesso de todos. “Sozinho você pode até ir mais rápido, mas juntos vamos muito mais longe. Queremos que nossos franqueados cresçam com a gente, sempre com qualidade e profissionalismo”, conclui.
A D2 Marmoraria continua a crescer e inovar e se você quer fazer parte dessa história de sucesso, clique no botão abaixo e descubra como se tornar um franqueado da marca: