Atualmente, são mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$14 bilhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), mas na década de 80 quando a Kascão nasceu, as coisas eram bem diferentes.
A Kascão Express iniciou suas atividades de forma modesta em 1980 e a história da empresa está profundamente enraizada na experiência familiar do fundador, Alcides Antoneli, com o comércio, o que proporcionou uma base sólida para o desenvolvimento do negócio.
A infância de Antoneli era da escola para o trabalho, já que os pais também foram comerciantes. Ele até tentou fugir do destino, trabalhou por 20 anos fora do comércio, mas sentia que as raízes o chamavam e o sonho de empreender ganhou forças.
Alguns anos depois então, surgiu a Kascão, que vendia sorvetes na praia através de ambulantes, um modelo que foi fundamental para o aprendizado e crescimento da rede.
O caminho para o sucesso
Como toda empresa de sucesso, ao longo dos anos, a Kascão enfrentou diversos desafios, como as frequentes mudanças econômicas e políticas do Brasil. Antoneli destacou a importância de uma gestão conservadora e responsável, evitando gastos desnecessários e mantendo o foco na sustentabilidade do negócio para manter a operação rodando.
A decisão de expandir o negócio surgiu como uma resposta à limitação do modelo de vendas ambulantes. Com o tempo, a empresa começou a instalar freezers em pontos de venda fixos, aumentando sua presença e permitindo um crescimento mais estruturado. Hoje, a Kascão conta com mais de 5.000 freezers espalhados por São Paulo, Grande ABC, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, atendendo tanto o litoral quanto áreas metropolitanas.
Já a expansão para o modelo de franquia é mais recente. Há pouco mais de 4 anos, a empresa tomou a decisão de fazer a formatação de franquias e trabalhar um novo canal de vendas. No início, o projeto ficou um pouco de lado, devido ao medo de canibalizar os canais já existentes, mas em 2024, o conselho da empresa decidiu investir na expansão por franquias e já conta com quase 100 unidades.
“Quando você faz uma coisa bem feita, com amor, com responsabilidade e controle, não se arriscando indevidamente, você acaba tendo sucesso. Não aquele sucesso que explode de uma hora para outra, mas aquele sucesso consciente e devagar”, conta o empresário. Essa abordagem mais cautelosa permitiu à empresa superar crises e crescer de maneira gradual ao longo de mais de 40 anos.
Inovação
A Kascão está constantemente atenta às tendências de mercado e inovações no setor de sorvetes. Participar de feiras e eventos especializados permite à empresa se atualizar sobre novas tecnologias e sabores, garantindo que seus produtos atendam às expectativas dos consumidores.
A empresa também investe em pesquisa e desenvolvimento, explorando novos sabores, formatos e ingredientes. Com exclusividade, Alcides revelou para a Goakira Invest que a Kascão já possui formulação de produtos para gelaterias com uma qualidade diferenciada do que é produzido hoje, esses são planos para o futuro, mas a marca já está preparada para trabalhar com essa tendência se ela se mostrar lucrativa e sólida.
Logística, sustentabilidade e futuro
A logística é um aspecto crucial para o sucesso da Kascão e para toda franquia de sorvete que se preze, devido a sensibilidade do produto trabalhado. Pensando nisso, a empresa adotou uma estratégia de expansão moderada, mantendo suas operações em um raio geográfico que permita a viabilidade econômica e operacional.
“A indústria de sorvete tem uma capacidade produtiva e de estoque (…) eu já vi redes de sorvetes ficarem seis meses sem estoque e isso acaba com a credibilidade da empresa. Aqui nós estamos preparados para não deixar faltar produto, mas quando atingirmos um determinado número de franquias, vamos trabalhar apenas com quem já está dentro da rede”, revelou Antoneli e acrescentou “eu quero faturar, mas quero todo mundo faturando e meu franqueado satisfeito”.
A decisão de não expandir para regiões muito distantes do litoral de São Paulo e o plano de expansão bem estrutura reflete o compromisso da Kascão em manter a qualidade, a eficiência de seus serviços e o sucesso dos franqueados.
O fundador falou ainda sobre a importância de uma visão de longo prazo, mas com cautela. Hoje, a Kascão planeja seu crescimento considerando sempre o ano atual e o próximo, evitando investimentos arriscados e focando na sustentabilidade, o que permite que a empresa continue a se adaptar às mudanças do mercado, mantendo sua relevância e competitividade.
Para os próximos anos, Antoneli revelou que é esperado um crescimento médio de 30% anualmente na expansão de franquias, com meta de atingir 120 unidades até o final de 2024.
Para aqueles que procuram uma oportunidade de negócio sólida e com respaldo de uma marca consolidada, a Kascão oferece um caminho promissor e seu Alcides deixou um recado:
Dados de investimento
Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
Payback: 18 a 24 meses
Área mínima de loja: 80m²
Imagens: Reprodução / Ecossistema Goakira / Renan.