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dia do cliente e atendimento humanizado

Dia do Cliente – em tempos de AI vale a pena apostar em competências humanizadas?

Para especialista, mesmo com os avanços relacionados à tecnologia, o cliente ainda prioriza o atendimento que encanta

Não podemos negar que a Inteligência Artificial é importante e veio para ficar. Extremamente efetiva e com a capacidade de otimizar a automação de diferentes tarefas, ela se tornou indispensável à empreendedores e varejistas que almejam evoluir e querem se manter fortes no mercado. Entretanto, quando falamos em atendimento ao consumidor no dia do cliente, vale a pena reforçar que estamos falando de pessoas, passíveis de sentimentos, dores, vivências, em um mundo com inúmeros assuntos à tona, fazendo com que estas tenham uma percepção mais “aguçada” em relação à tudo e se tornem clientes mais exigentes, e estas características devem ser consideradas no momento de um atendimento.  

Por isso, as habilidades humanizadas ainda permanecem como uma vantagem competitiva e ponto alto na experiência percebida pelas pessoas, sendo indispensável conciliá-la a ferramentas digitais para uma experiência efetiva e encantadora. De acordo com Erik Penna, autor do best-seller ‘A Arte de Encantar Clientes`, as corporações ainda vivem um momento de adaptação dessa nova realidade, mas na grande maioria, estas estão realizando significativos ajustes que levam em conta as novas formas do ‘atender’.

“O atendimento é uma das partes mais importantes na jornada de compra do cliente, e é esta etapa a grande responsável, por exemplo, em mudar todo o curso do trajeto. Veja, quantas vezes alguém está disposto a comprar algo ou contratar um serviço e pelo mau atendimento decide por não seguir com a aquisição? Isso certamente já aconteceu com você! Mas o contrário também pode acontecer, e esta é a parte mais importante, visto que muitas vezes a pessoa apenas está pesquisando, mas, graças a um atendimento humanizado que terá a capacidade de reverter uma situação não programa, decide levar algum produto ou serviço”, esclarece Erik.

Em seu livro, Erik explica que o consumidor contemporâneo é antenado, este, que é muito mais preocupado com a diversidade, preservação do meio ambiente, questões sociais e políticas, demanda uma abordagem muito mais especifica, que incorpore olho no olho, acolhimento, sorriso no rosto entusiasmo e acima de tudo, encantamento. “Com uma concorrência cada vez mais acirrada, não adianta apenas atender, é preciso entender e surpreender, fazer algo que o cliente não espera e exceder sua expectativa com eficiência, assertividade e agilidade”, finaliza.

Por: Erik Penna

Erik Penna é autor do best-seller “A Arte de Encantar Clientes”. Figura como autor nacional mais vendido na Amazon na categoria atendimento ao cliente. 1º lugar no Brasil como “Palestrante em Excelência no Atendimento” no Google.


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