Você já pensou em ter renda passiva em dólar com máquinas no exterior? Ou quem sabe iniciar um negócio automático com apenas R$ 600,00? Então fique atento, pois no post de hoje vamos trazer algumas ideias de franquias de máquinas automáticas diferentes para você investir.
A grande vantagem desse tipo de negócio é a praticidade e o baixo custo, pois ele dispensa funcionários e você só precisa encontrar um bom ponto comercial e investir em manutenção e na reposição do estoque. Vamos conferir?
Franquias de máquinas automáticas no exterior (Vending Machines)
As máquinas de snacks e bebidas são uma opção bastante rentável para quem pensa em ganhar dinheiro com negócios automáticos no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Vending Machines (ABVA), o setor cresceu 12,4% em 2020, ajudado pelo fato de ser uma opção segura de consumo durante a pandemia.
Por outro lado, o fato de ser um negócio automático não significa que você não tenha gastos. A manutenção regular é fundamental para garantir a durabilidade e evitar perdas com equipamentos quebrados ou em mau funcionamento. Além disso, um bom planejamento do estoque também é essencial para aumentar a margem de lucro e reduzir as perdas com falta de produtos, ajudando a garantir uma renda estável e atrativa.
Caso você não tenha tanto dinheiro, existem vending machines bem mais acessíveis. Um exemplo são aquelas máquinas que vendem bolinhas ou chicletes, que podem ser adquiridas por pouco mais de R$600,00. Outra possibilidade para quem sonha mais alto é investir em equipamentos fora do país e ter uma renda passiva em dólar.
A CasaGroup é uma empresa sediada na Flórida e disponibiliza suas vending machines para compra. Quem adquire a máquina aluga para a própria empresa e recebe um valor fixo, independentemente das vendas. O investimento é um pouco mais elevado, a partir de US$9 mil, e o aluguel mensal pago fica em torno de 1% do valor da máquina.
Máquinas de aluguel de guarda-chuva
Com certeza você já foi surpreendido pelo clima e ficou preso em um lugar por não ter em mãos um guarda-chuva. Nessas horas, temos que fazer a difícil escolha entre atrasar para um compromisso importante, ou chegar ao local todo molhado. Por isso, não é surpresa que as máquinas de aluguel de guarda-chuvas tenham se popularizado em diversas cidades brasileiras nos últimos anos.
Instalados em locais estratégicos, como estações de metrô, pontos de ônibus e shoppings centers, esses equipamentos permitem que os usuários aluguem um guarda-chuva por tempo determinado, pagando uma taxa por isso. É uma solução prática para quem não quer carregar o objeto o tempo todo ou simplesmente esqueceu ele em casa, além de ser uma alternativa mais sustentável.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias de locação de guarda-chuvas vem apresentando um crescimento expressivo. Em 2019, o faturamento das empresas aumentou 27,6% em relação ao ano anterior, atingindo um total de R$1,2 bilhão. Além disso, a tendência é que esse mercado continue em expansão nos próximos anos, já que as pessoas têm buscado cada vez mais soluções práticas e sustentáveis para o seu dia a dia.
O primeiro passo para entrar no ramo é adquirir a máquina, que pode ser encontrada a partir de R$5 mil. Também é preciso definir o ponto de instalação, que deve priorizar locais com grande fluxo de pessoas e potencial para aluguel. Além disso, é importante ter um bom sistema de gestão para controlar as máquinas, realizar a manutenção preventiva e assim garantir um atendimento de qualidade aos clientes.
Em geral, é possível cobrar entre R$5 e R$10 pelo período de uso. Considerando uma média de 300 aluguéis por mês, dá para faturar até R$3 mil. Mas vale lembrar que esses números são apenas uma estimativa e a rentabilidade vai variar de acordo com o ponto, o volume de clientes e custo de manutenção das máquinas.
Lavanderias automáticas
Se você mora em uma grande cidade já deve ter notado que a concentração de pessoas tem levado a apartamentos cada vez menores. Nesses empreendimentos, as áreas de serviço muitas vezes ficam de fora, e surgem grandes oportunidades de franquias de máquinas automáticas de lavanderias.
Esses estabelecimentos são equipados com máquinas de lavar e secar que permitem que os clientes cuidem de suas roupas de forma autônoma. O modelo de negócio de franquias de lavanderia tem se popularizado no Brasil devido à praticidade e conveniência que oferece aos clientes, que não precisam mais gastar tempo e dinheiro com lavanderias tradicionais.
De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL), o mercado de lavanderias movimentou cerca de R$6,3 bilhões no país em 2020, com um crescimento médio anual de 5,3% nos últimos cinco anos.
Para ter seu próprio negócio na área, é necessário investir em equipamentos modernos e eficientes, escolher uma boa localização e desenvolver uma estratégia de marketing eficiente para atrair e fidelizar clientes. Nesse sentido, é importante considerar a possibilidade de abrir uma franquia, pois ela vai ajudar em todas as etapas e ainda oferecer suporte, treinamento, e a possibilidade de aproveitar a experiência e a reputação da marca no mercado.
Uma das opções é a eLav Lavanderia. Criada em Minas Gerais, a rede já conta com 94 unidades espalhadas pelo Brasil. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$69 mil, o faturamento médio a partir de R$25 mil e o prazo de retorno de 12 a 18 meses, atingindo o ponto de equilíbrio do negócio em apenas 3 meses.
Outra franquia que pode ser opção de investimento é a Lavô, uma lavanderia autônoma que opera no formato self-service, sem a necessidade de funcionários presenciais, podendo ser gerenciada remotamente. Fundada em 2018, a empresa adotou o modelo de franquias em 2020 e atualmente conta com 145 unidades em funcionamento. O investimento inicial total é a partir de R$ 199 mil, englobando taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário necessário para a operação. O prazo estimado de retorno sobre o investimento é de até 18 meses.
A OMO, marca que pertence à Unilever, oferece franquias de lavanderias autônomas conhecidas por OMO Lavanderias, que também operam no formato self-service. A empresa ingressou no mercado do franchising em 2020 e atualmente conta com mais de 160 unidades em funcionamento.
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Market4U
Muitas pessoas já passaram por apertos quando precisam de algo em casa ou lembram que falta um ingrediente na cozinha, mas acabam desistindo de ir às compras só de pensar em todo o trabalho que dá dirigir até o mercado, procurar o produto e esperar na fila para pagar. É nesse cenário que os mercados autônomos vêm ganhando espaço dentro do comércio, que vive um bom momento com alta de 13,6% nas receitas entre 2020 e 2021, segundo dados do Sebrae.
Com a crescente demanda por praticidade e comodidade, a tendência é que os mercados autônomos se tornem cada vez mais populares e ganhem espaço em novas regiões. Afinal, com a proposta de facilitar a vida das pessoas, eles permitem que o cliente finalize as compras sozinho, com a ajuda de um app ou totem no local.
Além de dar praticidade, esse tipo de negócio gera altas margens de lucro, já que o empresário não tem gastos com pessoal. Os minimercados podem ser instalados em locais muito próximos do consumidor, como em condomínios ou no andar térreo de prédios residenciais e comerciais, e estão prontos para atender quem precisa 24 horas por dia.
Uma boa opção para quem pensa em entrar para esse ramo é a Market4U, startup que surgiu em 2020 com o objetivo de ajudar as pessoas a fazerem compras sem sair de casa de forma simples e prática. Hoje, a empresa é líder no segmento de minimercados autônomos na América Latina e conta com mais de 2 mil unidades espalhadas por 130 cidades do Brasil. A rede já atendeu 500 mil clientes e realizou mais de 10 milhões de transações via aplicativo.
A Market4U foi a maior microfranquia do ano de 2023, de acordo com o ranking de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado em fevereiro. A empresa subiu quatro posições no ranking e teve uma variação positiva de 42%, com 2100 operações em comparação com as 1477 registradas na edição anterior.
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O investimento inicial para ser um franqueado da Market4u é de R$75 mil, e o prazo de retorno é de 12 a 15 meses. Já o faturamento mensal pode chegar a R$50 mil reais e a lucratividade gira em torno de 20%.
Outras opções de investimento em minimercados
A Peggô é um conceito de minimercado com autoatendimento indoor projetado para condomínios residenciais, edifícios corporativos e grandes complexos industriais. A marca surgiu no início de 2021, estabelecendo 11 unidades próprias antes de expandir por meio do modelo de franquias no início de 2022. Atualmente, já foram negociados mais de 40 minimercados.
O investimento inicial total varia, começando em R$ 24 mil para o modelo Smart e a partir de R$ 96 mil para o modelo Máster. Ambas as opções incluem taxa de franquia e capital de giro. O período de retorno do investimento é estimado em até 20 meses.
A Zaitt é uma rede de supermercados físicos que oferece uma interação exclusiva por meio de um aplicativo próprio. Fundada em 2016, a marca começou a expandir por meio do modelo de franquias em 2019. Atualmente, conta com 18 unidades instaladas em diversas cidades brasileiras. O investimento inicial total é de R$ 200 mil, abrangendo taxa de franquia, primeiro estoque, capital de giro e custos de instalação. O retorno do investimento é projetado para até 36 meses.
Máquina de pegar ursinho de pelúcia
Quem nunca foi a shoppings, parques ou feiras e viu as pessoas em torno de uma máquina para tentar pegar um ursinho? Com um design todo transparente que valoriza a visualização de dezenas de pelúcias e a chance de levar uma delas para casa a um custo baixo, esses equipamentos se tornaram populares e atraem crianças e adultos para testar suas habilidades. E podem se tornar um negócio bastante lucrativo.
Uma das vantagens dessas franquias de máquinas automáticas é o fato de ela funcionar de maneira autônoma. Ou seja, basta encontrar um bom local para instalação que ela faz dinheiro sozinha para o seu dono. O único trabalho que o empreendedor tem é realizar a manutenção e reabastecer as pelúcias que são pegas pelos consumidores.
Um dos espaços mais indicados para se posicionar o equipamento são os shoppings centers. Segundo levantamento do HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileiro de Varejo e Consumo (SBVC), o fluxo de consumidores nesses ambientes cresceu 18% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo mês de 2022.
Além de seguros, os shoppings costumam receber pessoas de bom poder aquisitivo e já interessadas em realizar compras ou se divertir, o que pode aumentar ainda mais a visibilidade e o potencial de lucro do negócio.
Para quem deseja investir em máquinas de pegar ursinhos, é importante considerar os valores iniciais necessários. É possível encontrar opções mais simples a partir de R$5 mil, mas os preços podem subir conforme a região e o modelo escolhido.
Além disso, é preciso levar em conta os custos de abastecimento de pelúcias, que podem girar em torno de R$1 mil todos os meses. Com um bom planejamento e acertando na localização, será possível alcançar um lucro de até R$3 mil por mês. E se você quiser multiplicar os ganhos, dá para investir em mais de um equipamento ao mesmo tempo.
Outras opções em máquinas automáticas: CargaPhone
CargaPhone é uma empresa dedicada à instalação de totens para carregar smartphones, proporcionando aos franqueados oportunidades de lucro através da venda de espaços publicitários. Esses equipamentos são estrategicamente colocados em locais com alto tráfego de pessoas, visando uma maior exposição e utilização.
Fundada em 2017, a empresa começou sua expansão através do modelo de franquias em 2019, e atualmente conta com 200 unidades em operação. Com um investimento inicial a partir de R$ 12 mil, que engloba a taxa de franquia, capital de giro e o próprio equipamento, os franqueados podem iniciar suas operações. O retorno sobre o investimento é estimado em até seis meses.
Santa Carga
A Santa Carga também é uma empresa especializada na instalação de totens para carregar celulares, proporcionando aos seus franqueados uma fonte de receita através da venda de espaços publicitários. Esses dispositivos podem ser instalados em locais de grande circulação de pessoas, visando uma ampla exposição e utilização.
Com origem em 2015, a empresa iniciou seu processo de expansão em 2020, alcançando atualmente a marca de mais de 145 totens instalados. O investimento inicial total é a partir de R$ 19,9 mil, incluindo taxa de franquia e capital de giro. O retorno sobre o investimento é estimado em até 12 meses.
CasaGroup
CasaGroup é uma rede norte-americana de vending machines que começou a operar no Brasil em 2020. Atualmente, a marca possui 91 unidades ativas no país e colabora com grandes empresas como Disney, Petz e Ambev.
– Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
– Prazo de retorno: até 24 meses
Casa4You
Casa4You é uma rede de minimercados autônomos fundada em setembro de 2020 em Florianópolis (SC). A primeira loja foi instalada em um condomínio residencial na capital catarinense, e a marca começou a franquear em abril de 2021. Hoje, a rede possui 42 unidades em funcionamento.
– Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
– Prazo de retorno: até 12 meses.
Mr. Kids
Mr. Kids é uma rede de franquias de máquinas automáticas de brinquedos, instaladas em locais de grande circulação, como supermercados e shoppings. Fundada em 2008, a rede conta com cerca de 200 franqueados.
– Investimento inicial: a partir de R$ 18,8 mil, incluindo taxa de franquia, máquina e estoque inicial.
– Prazo de retorno: até 12 meses.
Omo Lavanderia
Omo Lavanderia, uma marca da Unilever, oferece franquias de lavanderias autônomas que funcionam no modelo self-service. A empresa entrou no mercado de franquias em 2020 e atualmente possui mais de 160 unidades.
– Investimento inicial total: a partir de R$ 99 mil, sem incluir capital de giro.
– Prazo de retorno: até 36 meses.
Parça
Parça é uma empresa especializada em totens de autoatendimento para serviços bancários e financeiros, que podem ser instalados em terminais de ônibus, mercados ou shopping centers. Fundada em 2019, a rede de franquias de máquinas automáticas iniciou sua expansão por franquias em 2020 e possui cerca de 100 unidades.
– Investimento inicial total: a partir de R$ 49 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro e equipamento.
– Prazo de retorno: até 18 meses.
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