O ano era 1995, a cidade, Gravataí, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Ali, seguindo a expertise acumulada ao longo de anos de trabalho à frente de uma empresa familiar, Filipe Sisson e outros profissionais fundaram o que se tornaria, não muito tempo depois, a maior fabricante e comercializadora de piscinas de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) do mundo, com marcas que representam mais que piscina.
A partir de 2008, a companhia se estabeleceu em definitivo na cidade de Cedral e passou a se chamar iGUi World Wide (IWW) – a ponto de alcançar o patamar de franquia mais internacionalizada do País, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Presente em mais de 54 países, incluindo o continente australiano e o Oriente Médio, a Rede iGUi conta com mais de 1,2 mil pontos de venda e é formada por quatro marcas que atendem a diferentes nichos e públicos: iGUi, Splash, UNLIMITED e TRATABEM.
Marcas que representam mais que piscina: iGUi – a força da água
Rico, o conjunto de línguas tupi-guarani conta com várias formas de se referir à água. Entre essas está “iGUi”. Primeira e mais conhecida marca da Rede, a iGUi ao longo dos anos se tornou sinônimo de piscina, em que era possível ver a distância, aquelas grandes piscinas azuis em pé, principalmente em lojas localizadas nas entradas das cidades. Mas, o passar do tempo e, sobretudo, as inovações tecnológicas colocaram a marca em outro patamar.
Desde 2022, a marca mantém uma parceria com a gigante fabricante de cerâmicas Atlas. “Juntamos as nossas forças e demos origem a um produto inovador, único e revolucionário que se tornou o carro-chefe da marca iGUi, a Linha Cerâmica iGUi By Atlas”, conta o CEO, Filipe Sisson. A partir daí, se fez necessário a remodelação dos pontos de venda para abrigar o novo produto. “Nossos produtos são destinados a um público mais exigente e não poderíamos continuar com os modelos antigos de ponto de venda. Deste modo, criamos as lojas-conceito, que funcionam como um showroom em que os clientes podem ter a experiência de ver nossas piscinas em pleno funcionamento, além de conhecer produtos de outros parceiros, como Tramontina, FiberVasos e Planet Garden”. Atualmente, a marca conta com 176 lojas, sendo 16 lojas no modelo conceito, distribuídas pelos estados de Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Marcas que representam mais que piscina: Splash
Com o slogan “É fácil ser feliz”, a Splash foi criada, em 2010 para preencher uma lacuna de mercado. Destinados a uma faixa de clientela que não consome as piscinas da marca iGUi, a Splash foi criada para dar sobrevida aos modelos mais conhecidos da iGUi e que caíram em domínio público.
“Temos modelos de piscina que fizeram muito sucesso no passado que caíram no domínio público podendo ser copiadas pela concorrência, mas que deixaram de fazer parte do portfólio da iGUi. Se temos um vasto mercado consumidor, por que não voltar a fabricá-los, mantendo a qualidade e garantia iGUi?”, explica Sisson.
Prova do sucesso da marca é que a Splash foi listada entre as 50 maiores redes de franquias do Brasil em número de unidades (549), segundo o ranking da ABF. Em 2022, a Splash passou a ocupar a 34ª posição, deixando para trás a 41ª do ano anterior (506 unidades), sendo a primeira colocada dentre as empresas do segmento de Casa e Construção.
Possibilidades infinitas
Criada em 2012 para atender aos mais diferentes e exigentes projetos, as UNLIMITED Pools seguem à risca o que preconiza o nome da marca. Os projetos são desenvolvidos sob medida pela equipe de arquitetura da iGUi, levando em conta todas não apenas a qualidade com que a iGUi é mundialmente reconhecida, como também as normas técnicas e de segurança, mas sem restrições de dimensões ou formatos. “O cliente que entrar em qualquer um de nossos mais de 34 escritórios terá a certeza de que poderá ter um projeto exclusivo. Para facilitar os atendimentos, todos as nossas lojas-conceito contarão com um escritório UNLIMITED”, diz.
Tratamento e cuidado
Para não oferecer riscos à saúde dos usuários, a água da piscina deve estar limpa de forma adequada. Criada em 2012, a TRATABEM é única em seu ramo de atuação diretamente ligada a uma fabricante de piscinas. Atuando no sistema de microfranquia, oferece, exclusivamente aos clientes do Brasil um atendimento 360, com uma pós-venda eficiente que oferece tratamento, manutenção e cuidados para todos os tipos de piscinas, fontes, espelhos d’água, banheiras de hidromassagem e ofurôs. “Nossa intenção é profissionalizar a figura do piscineiro, que atua de forma amadora, empírica, sem muito conhecimento do que está fazendo. Nosso portfólio de produtos químicos é vasto e tem como diferenciais além da segurança, o fato de não agredirem o meio ambiente como os comumente usados. Mas, para isso, é necessário treinamento e técnica que só quem adquire uma franquia TRATABEM tem”, diz Filipe.
Números superlativos
A iGUi vem batendo recordes sucessivos de performance. Em 2022, o faturamento totalizou mais de R$ 1,65 bilhão, sendo cerca de R$ 1,4 bilhão no Brasil e R$ 254 milhões no exterior. Além disso, no ano anterior, a marca investiu mais de R$ 35 milhões na inauguração das lojas-conceito.
Até o final deste ano estão previstas outras 25 novas iGUis Conceito em capitais e cidades de todas as regiões, com investimento médio total de R$ 50 milhões, totalizando cerca de R$ 80 milhões investidos neste novo modelo de negócio entre 2022 e 2023.
Se você procura marcas que representam mais que piscina para investir ou franquias baratas e lucrativas, clique no botão abaixo e descubra a franquia ideal para o seu perfil investidor: