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Fábricas lucrativas para abrir com menos de R$40 mil

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente. Agora, ter o próprio negócio e vender os produtos que você mesmo fabrica é para poucos. Uma das vantagens de fábricas lucrativas é a chance de customizar os itens de acordo com o gosto do cliente. Você também consegue obter margens de lucro bem maiores ao controlar todo o processo.

Por outro lado, é um negócio que envolve mais responsabilidades, incluindo a busca por matérias-primas de qualidade, negociação com fornecedores e distribuição dos produtos. Além disso, muitas fábricas também produzem um grande número de resíduos e demandam manutenção e higiene constante, especialmente no ramo de alimentos. Para este último caso, é importante contar com parceiros como a 2Izy, plataforma que facilita a contratação de profissionais diaristas, realizando limpeza residencial, comercial e pesada.

Separamos algumas ideias de fábricas lucrativas para você abrir com menos de R$40 mil. E fique bem atento, pois em uma delas é possível obter lucros superiores a 100% com a venda dos produtos.

5 opções de fábricas lucrativas

1. Fábrica de bijuterias

Ao longo da história, as joias sempre tiveram papel importante na composição do nosso visual. No caso do Brasil, depois de enfrentar um baque com a pandemia, as pessoas voltaram a olhar com carinho para esses acessórios, que ajudam a dar destaque em meio aos encontros sociais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, o setor faturou US$4,5 bilhões em 2021, alta de 20% em relação ao ano anterior. Um dos problemas para quem pensa em empreender no setor é o alto valor agregado dos produtos. Porém, é possível acompanhar essa onda favorável com investimentos menores por meio das bijuterias.

Por se tratar de um mercado que não exige máquinas ou tecnologia sofisticada, o sucesso no negócio depende da qualidade das peças produzidas, da criatividade do empresário e também de um bom volume de vendas. Por isso, o ideal é realizar um estudo para entender as características de consumo do seu público e também ficar atento com a informalidade na região, pois muitos desses produtos são vendidos em barraquinhas pelos chamados camelôs.

É possível iniciar a produção em um espaço bem pequeno, de cerca de 30m2, reservando uma área para a exposição dos itens, que podem ir desde acessórios para cabelos até anéis, brincos, colares, pulseiras, tornozeleiras, broches e presilhas. As possibilidades são infinitas, mas é importante que o empreendedor esteja atento à qualidade das peças, que devem seguir as principais tendências da moda.

Investir em canais de venda online também é uma ótima alternativa, pois ajuda a dar escala e atingir novos consumidores. Fazer parcerias com boutiques para expor seus produtos e explorar o segmento de bijuterias artesanais também são diferenciais importantes para sua fábrica. 

  • Investimento inicial: R$21,5 mil
  • Faturamento mensal: R$16 mil
  • Equipe: a partir de 2 funcionários
  • Lucratividade: 40%
  • Espaço necessário: 30m²

2. Fábrica de roupas para bebê

Outro setor que demanda baixo investimento para quem pensa em abrir fábricas lucrativas é o de vestuário. Mas como se trata de uma área muito concorrida, o ideal é buscar um nicho de atuação para diferenciar seu negócio. Nesse sentido, apostar em roupas para bebê pode ser uma ótima opção.

Isso porque, além de demandar menos material na confecção dos itens, as peças possuem alto valor agregado e muita rotatividade. Afinal, como os pequenos crescem depressa, em questão de meses eles vão precisar trocar todo o enxoval.

Por motivos como esses, o segmento de moda infantil cresce a uma média de 6% ao ano e representa 16% do mercado têxtil nacional, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

A maneira mais barata para se iniciar um negócio do tipo é reunir um pequeno grupo de costureiras na residência de uma delas. Mas mesmo que seja preciso alugar um espaço para a produção, os valores continuam bem acessíveis, pois a estrutura necessária inclui apenas itens simples, como máquinas de costura, tecidos, moldes, mesas para cortar as peças e pequenos acessórios, como tesouras, elásticos, botões e linhas.

 fábricas lucrativas

Uma das vantagens de ter uma pequena confecção infantil é a variedade de peças que se pode fabricar, indo desde camisetas, calças e macacões, até pijamas, sapatinhos, toucas e meias. Apostar em estampas e designs coloridos ou com mensagens criativas também é uma ótima maneira de diferenciar e conquistar o coração dos papais, que não vão resistir na hora de presentear o pequeno com algo da sua marca.

A distribuição dos produtos pode ser feita por meio de parcerias com pequenos varejistas, vendas online, ou mesmo através da criação de uma pequena loja de fábrica, que possibilita expor as roupinhas diretamente para os consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$20 mil
  • Faturamento mensal: de R$5 mil a R$15 mil
  • Equipe: a partir de 3 funcionários
  • Lucratividade: a partir de 40%
  • Espaço necessário: 40m²

3. Fábrica de chinelos

Todo brasileiro gosta de vestir um bom chinelo para relaxar. Isso porque, na hora do lazer, poucas coisas nos deixam tão à vontade quanto manter os pés livres e confortáveis. Por isso, ter fábricas lucrativas de chinelos pode ser uma ótima opção de investimento de baixo custo.

Segundo números da empresa de meios de pagamento Rede, o faturamento com a venda de chinelos cresceu 78,6% no Brasil no primeiro semestre de 2021. No caso da Alpargatas, dona da Havaianas, uma das principais marcas do setor, as vendas atingiram R$3,9 bilhões naquele ano, alta de 25,6% em relação a 2020. Quer saber as melhores opções de franquias, como a Havaianas, para investir: Clique no botão abaixo e descubra as franquias lucrativas:

A vantagem das fábricas lucrativas de chinelos em relação às demais é que ela não necessita de grandes investimentos nem de muita estrutura ou pessoal.

Assim, é possível iniciar a produção por conta própria, bastando adquirir poucos itens, como uma máquina de cortar borracha, tiras e mesas de trabalho. Gastar um pouco a mais com um equipamento que faça estampas pode ser um diferencial importante para conquistar novos públicos e fidelizar seus clientes.

Porém, um dos pontos mais importantes é encontrar bons fornecedores de borracha. Afinal, muitas marcas tendem a economizar e acabam entregando chinelos de baixa qualidade, que se desgastam rapidamente ou são pouco confortáveis.

Ou seja, vale a pena fazer um levantamento detalhado até encontrar as melhores matérias-primas, pois isso vai permitir que você tenha produtos de qualidade a preços acessíveis.

  • Investimento inicial: R$15 mil
  • Faturamento mensal: R$12 mil
  • Equipe: 2 funcionários
  • Lucratividade: 100%
  • Espaço necessário: 50m²

4. Marcenaria

Fabricar produtos em madeira, como móveis pequenos, brinquedos, artesanatos e demais itens de decoração pode ser uma ideia excelente para empreender, especialmente no caso daqueles que possuem habilidades com carpintaria.

Depois de passar por um verdadeiro boom de vendas em 2021, quando as pessoas compraram móveis para aumentar o conforto de casa durante a pandemia, o segmento moveleiro viu a demanda cair um pouco no ano passado, mas as perspectivas para 2023 são animadoras.

Um bom indicativo é que a receita de vendas desse setor no varejo teve crescimento de 2% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados da Associação das Indústrias de Móveis (Move).

A estrutura necessária para iniciar fábricas lucrativas de marcenaria inclui serras de diferentes tipos, como circulares, de bancada e tico-tico. Além disso, será preciso investir em lixadeira, desempenadeira, torno e outros instrumentos básicos, como régua, compasso, plaina, serrote e martelo. Também é necessário montar uma pequena área administrativa.

A localização é um ponto importante. Isso porque, por se tratar de um negócio que emite ruídos, você pode ter problemas caso esteja em uma zona residencial.

O ideal é buscar uma área mais afastada para a produção, e montar um show room em uma região comercial, para expor os itens e alavancar as vendas.

Na prática, o sucesso do negócio vai depender principalmente da qualidade da madeira utilizada e da capacidade da pessoa em criar produtos exclusivos e bem acabados. Por isso, é muito importante buscar bons fornecedores e também investir em cursos e capacitações para aprimorar a técnica de sua equipe.

  • Investimento inicial: R$34 mil
  • Faturamento mensal: a partir de R$18 mil
  • Equipe: a partir de 4 funcionários
  • Lucratividade: de 23% a 28%
  • Espaço necessário: 300m² para área industrial e 70m² para show room

5. Fábrica de conservas

O Brasil é mundialmente conhecido pela diversidade de sabores. Por aqui, é possível encontrar todos os tipos de ingredientes, como frutas, legumes, verduras, o que pode se traduzir em uma grande oportunidade de negócio.

Como hoje as pessoas e empresas buscam cada vez mais praticidade, investir em uma fábrica de alimentos em conservas pode ser interessante.

Um dos nichos mais promissores para se atuar é o de produtos naturais e orgânicos. Além do maior valor agregado, o setor conta com uma aceitação crescente do público. Segundo pesquisa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), o percentual de brasileiros que consomem este tipo de produto aumentou 63% entre 2019 e 2021, e a expectativa é que o mercado movimente US$1,7 bilhão no país até 2026.

Como é um negócio que depende de alimentos perecíveis, o ideal é estar localizado perto de um centro fornecedor, o que vai facilitar a logística e diminuir as perdas. A estrutura necessária para a produção inclui uma pia acionada por pedal, lavador de legumes e vegetais, tanque para esterilização e resfriamento, mesas para seleção, descascamento, corte, salmoura e rotulagem dos produtos, entre outros itens.

É possível iniciar a empresa com uma equipe enxuta, que inclui apenas um operador de máquinas, um ajudante de produção e um auxiliar administrativo, desde que o proprietário também preste apoio tanto na parte de gestão quanto nas funções operacionais.

Por fim, as estratégias para divulgação e distribuição das conservas podem incluir embalagens inovadoras, parcerias com pequenos comércios, presença em eventos com ações de degustação e mesmo a montagem de uma pequena loja no formato show room ou de um e-commerce que amplie o alcance do negócio para todo o país.

  • Investimento inicial: a partir de R$30 mil
  • Faturamento mensal: cerca de R$10 mil para fábricas de menor porte
  • Equipe: a partir de 3 funcionários
  • Lucratividade: de 20% a 35%
  • Espaço necessário: 100m²

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